Aparecer

Aparecer

O CARPINTEIRO MAIS VELHO DO BRASIL E SUAS HISTÓRIAS

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

TSE quebra sigilo de informações de eleitores e repassa para o Serasa

TSE quebra sigilo de informações de eleitores e repassa para o Serasa
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai repassar as informações cadastrais de 141 milhões de brasileiros para o Serasa, através de uma cooperação técnica entre as duas organizações. O acordo, publicado no dia 23 de julho no Diário Oficial da União e atinge a todos os cidadãos com mais de 18 anos. Os cidadãos no podem vetar a abertura de seus dados pelo Serasa. 

O acordo prevê que o TSE entregue para o Serasa os nomes dos eleitores, número e situação da inscrição eleitoral, além de informações como o nome da mãe, data de nascimento e até óbitos. As informações repassadas ao órgão serão para identificar se há duas ou mais pessoas que tenham o mesmo nome. 

De acordo com o texto, “as informações fornecidas pelo TSE à Serasa poderão disponibilizadas por esta a seus clientes nas consultas aos seus bancos de dados". Mas diz também que as duas partes deverão zelar pelo sigilo das informações. 

De acordo com o advogado criminalista Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, "fornecer banco de dados para a Serasa me parece uma violação do direito à privacidade, o que é inconstitucional". 

Ele ainda considera que o acordo "pode fazer parte de uma escalada maior de quebra de privacidade" no Brasil. O diretor-geral do TSE, Anderson Vidal Corrêa, nega que o tribunal abriu dados sigilosos, e as informações foram fornecidas apenas para validar se o Serasa dispõe ou não das informações corretas sobre uma determinada pessoa. 

O Serasa ofereceu como contrapartida uma certificação de digital que facilitará a tramitação de processos pela internet. Informações do Estadão.

Fazenda nega uso de empréstimos para custear redução na conta de luz

O Ministério da Fazenda divulgou nota hoje (7) negando que o governo estude usar empréstimos de bancos públicos para custear a Reserva Geral de Reversão (RGR) e a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), cujos recursos são usados para reduzir os valores pagos pelos consumidores na conta de luz.

O comunicado informa que os gastos continuarão a ser cobertos pelo Tesouro Nacional e que houve repasse de R$ 799 milhões esta semana. A nota desmente reportagem sobre o assunto publicada na edição desta terça-feira do O Estado de S. Paulo.

Mais cedo, entretanto, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o governo federal cogita a possibilidade de usar recursos do Tesouro ou da Caixa Econômica Federal para cobrir eventuais gastos acima do previstos em função do desconto na conta de luz.

Lobão destacou que a possibilidade de empréstimo dependeria da avaliação do Tesouro Nacional. “Se o Tesouro achar que o melhor caminho é o empréstimo do BNDES ou da Caixa, este pode ser o caminho”, declarou o ministro após audiência pública na Câmara dos Deputados.

Weldon Setenta morre aos 86 anos em Itabuna

Weldon Setenta morre aos 86 anos (Reprodução Arquivo Familiar/Pimenta)
Morreu aos 86 anos, na madrugada desta terça-feira (06), o produtor rural Weldon Souza Setenta. Ele estava internado há vários dias no hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, onde não resistiu a complicações respiratórias. O corpo do produtor está sendo velado no SAF, em frente ao Grapiúna Tênis Clube, e será enterrado no Cemitério Campo Santo, em Itabuna, às 16h30.

Weldon sempre esteve ligado às lutas dos produtores de cacau, através de obras realizadas por ele à frente da CNP (Conselho Nacional dos Produtores de Cacau), hoje presidido pelo seu sobrinho, Wallace Setenta. Além disso, era agropecuarista e foi coproprietário do Diário do Cacau.

O produtor tentou uma carreira política, ao se candidatar, na década de 70, à prefeitura de Itabuna. Uma importante obra, que teve o "dedo" de Weldon foi o Parque de Exposições Antônio Setenta, construído por ele, que também doou o terreno.

O corpo do produtor está sendo velado no SAF, em frente ao Grapiúna Tênis Clube. O sepultamento está previsto para as 16h30min no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. Weldon era casado com Maria Silvia Viana Setenta e deixa cinco filhos: Catarina, Ângela, Cristina, Sandra e Débora. São 9 netos e 3 bisnetos.
Weldon Setenta deixou um legado de boas obras que beneficiaram a lavoura cacaueira na região (foto:Arquivo/Diário Bahia)
Weldon Setenta deixou um legado de obras que beneficiaram a lavoura cacaueira na região

Ele havia completado 86 anos no dia 27 de janeiro. Ele era casado com Maria Silvia Viana Setenta. O casal gerou cinco filhas: Catarina, Ângela, Cristina, Sandra e Débora. Deixa 9 netos e 3 bisnetos. 

Prefeitura recupera estrada para melhorar o tráfego de Jucuruçu a Monte Azul



A prefeitura de Jucuruçu recuperou os vinte e sete quilômetros da estrada que liga Jucuruçu ao distrito de Monte Azul, o melhoramento dessa estrada sempre foi questionado pelos moradores daquele distrito, e realmente a estrada estava muito danificada pelo motivo da mesma ter muita ladeira.  A Prefeitura Municipal de Jucuruçu deflagrou uma frente de trabalho no Patrolamento da estrada que liga Jucuruçu ao distrito de Monte Azul. São 27 quilômetros, a patrol reabriu as vias consertos em geral nas vicinais e abrindo canalizações, o que tem assegurado condições de tráfego nas vias de terra gerando acessibilidade aos agricultores e aquecido a economia agrícola no escoamento dos produtos do campo.  
O encascalhamento da estrada de Monte Azul, essa estrada tinha grande problema na época das chuvas onde as águas não tinham para onde escoar e a patrol fez um ótimo serviço para desviar as águas de chuva.
Já reabrimos novos acessos a pedido dos produtores rurais da região. Trechos que há muito tempo não recebiam manutenção por parte da Prefeitura Municipal, e os moradores possuíam grandes dificuldades até para um carro buscar a produção agrícola das comunidades. Em nossa gestão as vicinais foram reabertas e vem sendo conservadas.
O povo precisa de muito pouco para que possa ter suas vidas favorecidas, bastando o gestor ter responsabilidade e direcionamento certo para as causas do município, e sobretudo, querer enxergar os problemas e as necessidades da comunidade. Cada região tem sua precisão e o gestor precisa ter esta capacidade de gerenciamento para promover estas ações para que todos ganhem com o progresso administrativo e o município se desenvolva e gere emprego e renda.
 A máquina está trabalhando intensamente aproveitando o máximo possível o período de estiagem, a máquina está nos distritos para realizar serviços e obras necessárias para o benefício direto de famílias que dependem de boas estradas para desenvolver suas atividades agrícolas. Quando se recupera ou se abre uma estrada, também se dá acesso às oportunidades. Inclusive o acesso à educação, porque antes os filhos destas famílias andavam quilômetros até chegar ao ponto do ônibus para levá-los à escola e hoje não, o ônibus já vem buscá-los sem nenhum problema.

Projeto Lei que prevê prêmio para quem delatar corrupção causa polêmica

 Um projeto de lei aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal estabelece uma recompensa para quem delatar às autoridades esquema de 
corrupção, caso a denúncia provoque a recuperação de verba desviada e se transforme em uma ação penal pública. O prêmio será equivalente a 10% do recurso resgatado e poderá ser pago em dinheiro. No caso de mais de um denunciante, a gratificação será dividida.


O primeiro a informar o delito ficará com a maior parte (70%) do prêmio e os outros terão direito a 30% do montante. A proposição seguiu nesta segunda-feira (5/8) para sanção do governador Agnelo Queiroz (PT). As informações são do jornal Correio Braziliense.
Constitucionalidade contestada
Especialistas ouvidos pelo Correio Braziliense questionam a competência da Câmara em legislar sobre o assunto. A tendência é de que a Ordem dos Advogados do Brasil do DF discuta a proposta na sua Comissão de Direito Constitucional.
A decisão dependerá do posicionamento do governador Agnelo Queiroz. Se sancionar a lei, a OAB-DF poderá apresentar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade a fim de contestar a matéria no Tribunal de Justiça do DF. “Tenho minhas dúvidas se esse texto é constitucional. A OAB analisará a constitucionalidade tanto formal e material quanto o vício de iniciativa, no que diz respeito ao conteúdo da norma”, detalhou o secretário-geral da Ordem, Juliano Costa Couto.

Deputado recolhe assinaturas para extinguir remuneração extra na AL-BA

Deputado recolhe assinaturas para extinguir remuneração extra na AL-BA
O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) conseguiu recolher nesta terça-feira (6) 23 assinaturas para colocar em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende extinguir o pagamento da remuneração extra na Casa. 

Pela regra atual, em caso de convocação extraordinária, os parlamentares têm direito a receber dois salários integrais, cada um de R$ 20 mil, um no chamado e outro ao final dos trabalhos "emergenciais", isso além do próprio ordenado mensal, também no mesmo valor. O comunista jura de pés juntos que não aproveitou a onda das manifestações de rua do mês de junho para surfar na chamada "agenda positiva". "Eu defendo essa tese desde 2003, quando assumi o meu primeiro mandato. 

Em 2004, cheguei a apresentar a proposta, mas não consegui assinaturas suficientes. No mesmo ano, fiz indicações ao Congresso Nacional e ao governo ainda de Paulo Souto. Em 2006, o Congresso retirou esse mecanismo da Constituição", detalhou Gomes. 

De acordo com o regimento da AL-BA, para que uma PEC entre em tramitação é necessário o recebimento de pelo menos 21 rubricas. Com o número além do necessário, o deputado promete protocolar o requerimento em até uma semana e espera que a aprovação aconteça "o mais rápido possível". 

"As convocações extraordinárias têm que ser efetivamente extraordinárias. Só em caso de muita urgência. Os dois salários extras independem de quanto dura a convocação. Se chamar por uma semana, é um salário no início e outro no final e mais o salário do mês. 

Seriam R$ 40 mil só de extra. Acho isso errado desde que assumi", criticou. Segundo Álvaro Gomes, há pelo menos três anos o instrumento constitucional não é utilizado. "Embora não se faça há alguns anos, a lei existe", ponderou.

Dez presos são transferidos da 8ª Coorpin para Conjunto Penal de Teixeira de Freitas

Na manhã desta terça-feira (6), por volta das 09h30, dez presos foram transferidos da carceragem da 8ª Coorpin para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. 

Os dez detentos transferidos são: Tiago Batista Cardoso, Deraldete Soares da Silva, Lucas Alves Santos, Ivanildo Paiva Morreira, Genilson Silva Santos, Alex Moura Cairo, Agnaldo dos Santos Nascimento, Hevar Ferreira Resende, Gilson Pereira de Carvalho e Valdeson Alves Rocha.

A iniciativa de fazer a transferência aconteceu após entendimento entre o delegado Marcus Vinícius, coordenador da 8ª Coorpin, o juiz Argenildo Fernandes e tenente coronel Osíres Cardoso, diretor do Conjunto Penal. 

A medida também atende a um acordo previamente firmado entre o comando da Polícia Civil da Bahia e o Sindicato dos Policiais Civis (SINDIPOC), para que nenhum preso permaneça nas delegacias. 

Mesmo com a transferência ocorrida na manhã desta terça-feira (6) ainda restam 27 presos na carceragem da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Empresária não recebe pagamento de Carnaval e denuncia esquema das empresas de Claudia Leitte

CLAUDIA LEITTE - ESCANDALO
Não é novidade para ninguém que algumas empresas contratadas pela Ciel Empreendimentos Artísticos Ltda, que tem a cantora Claudia Leitte como sócia majoritária, não receberam o pagamento pelo trabalho realizado no Carnaval deste ano.

Diante da falta de pagamento, a empresária Sueli Dias – dona da TeleEventos, que tem sede em São Paulo, e foi responsável pelo credenciamento do hotel, do camarote e do bloco Largadinho, em Salvador – resolveu ir à imprensa e denunciar, o que ela chama de esquema para a cantora captar recurso da Lei Rouanet, para a gravação de seu novo DVD, que acontece neste sábado (03), em Recife.

A empresária recorreu ao colunista Léo Dias, do jornal O Dia e disse que “Claudia Leitte possui oito empresas com diferentes CNPJs, inclusive algumas abertas junto com a mãe. Em quase todas, constataram-se notificações de débitos”.

Ainda segundo a publicação, “a única empresa da cantora que estava ‘limpa’ é a recém-criada 2Ts Entretenimento, que conseguiu autorização do Ministério da Cultura no início do ano para a captação de R$ 5,8 milhões pela Lei Rouanet, de incentivo à cultura. O Governo Federal só permite que empresas com nome ‘limpo’ possam captar recursos na área cultural”.

Ao colunista, Sueli afirma que ainda aguarda que uma dívida de R$ 120 mil seja paga. Ela relaciona o problema às mudanças administrativas comandadas nos últimos meses por Fábio Neves, gestor das empresas de Claudia. “Já mandei uma notificação, acionei judicialmente e de nada adiantou. Agora, vamos abrir um processo. Eles estão devendo a muita gente. O bloco se chama Largadinho, mas quem ficou largadinho fomos nós”, disse a empresária ao jornal.

A publicação relatou também, que a 2Ts afirmou em nota, que a empresa de Sueli não cumpriu os serviços acordados no contrato e que aguarda decisão judicial em relação ao pagamento.

Diante da declaração de Sueli, a assessoria de imprensa de Claudia Leitte emitiu uma nota oficial sobre a polêmica envolvendo as empresas da cantora. ”O setor jurídico da 2T´s Entretenimento, que gerencia os negócios que envolvem os produtos e carreira da artista Claudia Leitte, esclarece que a empresa Tele Eventos foi contratada para prestar serviços de credenciamento e distribuição de crachás no camarote da artista no Carnaval de 2013.

Em função do não cumprimento dos serviços acordados em contrato, a 2T´s aguarda decisão judicial em relação ao pagamento sobre a prestação de serviços à referida empresa.  A 2T´s informa ainda que está rigorosamente em dia com o pagamento de todo o seu quadro de profissionais, assim como demais prestadores de serviço. Toda e qualquer informação contrária é improcedente”, diz a nota

Prado: Dona de bar palco de chacina é assassinada a tiros

Vítima foi morta quando estava sentada e na sequência assassino fugiu em um carro l Fotos: Primeiro Jornal

Até os dias atuais ainda não foi esclarecida totalmente a chacina ocorrida na noite de quarta-feira, dia 11 de julho do ano passado, em um bar, localizado na altura do km-02 da rodovia BA-489, no bairro São Sebastião, em Prado. Na época quatro pessoas foram executadas com disparos de pistola 9mm. E talvez justamente por essa impunidade, mais uma vítima acabou sendo morta no mesmo local.


Na noite desta segunda-feira (5) Jussiara Rodrigues dos Santos, conhecida por Sinha, de 26 anos, proprietária do Bar Razão de Viver, palco da chacina, após servir alguns clientes, sentou-se em uma cadeira na parte de dentro do balcão, momento que chegou um elemento desconhecido a bordo de um veículo, desceu, foi em direção e antes mesmo de pedir alguma bebida, sacou uma arma e executou ali mesmo a pequena comerciante. Atingida por três disparos à queima roupa a vítima não teve tempo sequer de levantar-se e veio a óbito ainda sentada. Na sequência o criminoso fugiu em disparada e com a arma em punho.

A comerciante Jussiara, que em 2012 foi poupada de ser morta pelos autores da chacina, desta vez foi executada com três tiros, sendo um no braço direito, outro na cabeça e o último no ombro. Como os demais clientes do bar se assustaram quando perceberam a ação do assassino, ninguém soube dizer se o mesmo estava sozinho ou se algum comparsa o esperava ao volante do carro, que não teve a placa anotada. O corpo de Jussiara Rodrigues dos Santos, conhecida por Sinha, de 26 anos, foi removido ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (IML) para exames de necropsia. O caso segue sendo investigado pelo delegado Robson Marocci, titular de Alcobaça e substituto em Prado.

Mortos na chacina

Morreram na hora dentro do Bar Razão de Viver, localizado no bairro São Sebastião, em Prado, Valdinei de Jesus Moreira, de 43 anos, natural de São Paulo-SP., e que residia em São José de Alcobaça; Luzivaldo Silva, 38 anos, morador e natural de São José de Alcobaça e Elias Saúde Assis, o “Darzinho”, de 42 anos, natural e morador do Prado. Também morreu o gari Reginaldo dos Santos Ricardo, o “Negão”, de 35 anos, natural e morador do Prado, abatido num dos dormitórios de sua residência que fica localizada ao lado do bar. Ele tentou fugir, mas foi perseguido e assassinado.

Feridos

Morte da pequena comerciante atraiu a atenção de dezenas de populares l Foto: Primeiro Jornal

Ainda no interior do bar ficaram feridos Eliana Ribeiro Santana, alvejada no abdômen e perna, Benedito Jorge dos Santos, alvejado na coxa e tórax e Jarbas Miranda da Silva, que teve uma das pernas fraturadas após ser atingido por um tiro de pistola. Após vários internados no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), os três conseguiram sobreviver.


Morte do motociclista


Na mesma noite que aconteceu a chacina, em 11 de julho de 2012, policiais militares fizeram um cerco no trevo de acesso à cidade de Alcobaça, quando o motociclista Elmilson Santana Ramos, de 29 anos, morador do Prado, supostamente teria tentado fugir da barreira e acabou sendo alvejado. O motociclista, que segundo a polícia transportava o autor da chacina, acabou vindo a óbito. O carona, que teria se embrenhado no mato, naquele dia não foi capturado. Na época os familiares do jovem Elmilson rechaçaram a informação dada pela polícia e disseram que o rapaz fora executado friamente. O criminoso que segundo os policiais estava sendo transportado por Elmilson, seria Jalperaz do Espírito Santo Rocha, natural de Alcobaça e que meses depois acabou preso no Espírito Santo.

Prisão de acusado
Acusado pela chacina foi preso em São Mateus -ES

Em abril deste ano de 2013, foi preso em São Mateus-ES., Jalperaz do Espírito Santo Rocha, o “Soca”, um fugitivo do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), que segundo a delegada Rosângela Santos seria o autor da chacina ocorrida em 11 de junho de 2011, no interior do Bar Razão de Viver, em Prado. Ao ser capturado pela polícia capixaba, nas imediações de seu esconderijo, o acusado estava em companhia de um assaltante de prenome Fábio. As investigações indicaram que Jalperaz, oriundo da cidade de Alcobaça, havia se aliado a outros criminosos, no Espírito Santo, passando a integrar uma quadrilha de assaltantes, também envolvida com o tráfico de drogas. Na época da prisão não foi informado se o acusado foi recambiado de volta para Teixeira de Freitas.

Filho de casal pode ter matado família de PMs em São Paulo

Filho de casal pode ter matado família de PMs em São Paulo
Cinco pessoas da mesma família foram encontradas mortas na noite de segunda-feira em uma casa na rua Sebatião José Pereira, na Vl. Brasilândia, zona norte de São Paulo. Entre as vítimas estava um casal de PMs e o filho deles, de 13 anos.

A polícia investiga se o garoto matou a família e depois se matou. A perícia tem indícios de que houve homicídio seguido de suicídio. Entre os mortos, além de Marcelo Eduardo Bovo Pesseghini, de 12 anos, estão os da mãe Andréia Regina Pesseguini que era soldado, o do pai Luís Pesseguini que trabalhava na Rota, e outros dois corpos, o da prima e da mãe de um dos policiais.

Todas as vítimas foram mortas por uma pistola “.40”, que era da mãe do menino. A arma foi encontrada embaixo do corpo de Marcelo. Segundo a perícia, o menino era canhoto e o disparo foi feito do lado esquerdo da sua cabeça.

Não havia sinais de arrombamento na casa nem nada foi revirado no local. A polícia, porém, não descarta outras linhas de investigação do caso. De acordo com reportagem da Band, na mochila do garoto havia ainda um revólver calibre 32 que também era de propriedade da cabo.

Tanto a casa quanto a rua foram interditadas para a perícia, que deve ser concluída ainda hoje. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, o DHPP, da Polícia Civil. 

É bom lembrar que os dois vereadores estiveram nas caminhadas que aconteceram pela reivindação da CPI da saúde e pelo fim da taxa do esgoto. 

Vereadores do PT apresentam Projeto de Lei para derrubar taxa de 80% da Embasa

Na manhã desta terça-feira (06), os vereadores do PT, Antonio Portugal e Paulo Vitor protocolaram na Secretaria da Câmara Municipal de Itamaraju, Projeto de Lei que pretende acabar com a cobrança da taxa de 80% nas contas da Embasa. O Projeto deve ser votado hoje, no retorno do recesso parlamentar, na sessão da câmara que acontece as terças-feiras às 19h.

O Projeto de Lei apresentado pelos vereadores apresenta no artigo 1º - Fica proibida a cobrança de taxa de esgoto no município de Itamaraju, Estado da Bahia. Em seu parágrafo primeiro: A proibição a que se refere o caput deste artigo aplica-se à prestação dos serviços públicos essenciais de operação, coleta, transporte, tratamento e disposição final dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no meio ambiente.

Os vereadores Antonio Portugal e Paulo Vitor entendem que essa cobrança da taxa de 80% sobre a conta de água é abusiva e prejudica a população, muitas famílias tiveram suas contas aumentadas em valores até superiores aos 80%, sem contar que muitas residências que não tem rede de esgoto vieram com a cobrança da taxa de esgotamento sanitário, muitas pessoas já afirmam que irão entrar na justiça comum contra a Embasa.

O Projeto prevê multa de advertência em caso de descumprimento da lei, e multa que chega a 10 mil reais por cada infração, na pratica cada residência que receber a conta de água com a cobrança de 80%, poderá acionar a Embasa junto a Secretaria de Administração, que encaminha a infração para a Secretaria de Finanças, que fica responsável em multar a empresa de saneamento.

Morte e aniversário de Jorge Amado são lembrados com atrações culturais

Escritor baiano mais conhecido no mundo morreu há exatos dez anos. Se estivesse vivo, ele faria 99 anos na próxima quarta-feira (10).  Jorge Amado ficou famoso por livros como Tieta, Gabriela e Dona Flor.

Se estivesse vivo, ele faria 99 anos na próxima quarta-feira (10), dia em que a  Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, anuncia às 10h30 uma série de ações para celebrar os 25 anos da instituição e o centenário pelo nascimento do escritor, no próximo ano.

Na noite do mesmo dia, a partir das 18h30, no Foyer do Teatro Castro Alves (TCA), acontece a abertura da exposição '100 + 100', composta por ilustrações do artista plástico Carybé feitas para obras de Jorge Amado.

Às 20h, também no TCA, o autor moçambicano Mia Couto apresenta na Sala Principal a palestra 'Um Mar Vivo: Como Jorge é Amado na África'. A entrada é gratuita, mas é preciso adquirir os ingressos na bilheteria do teatro.

História

Jorge Amado nasceu no dia 10 de agosto de 1912 e é o filho mais ilustre de Itabuna, no sul da Bahia. O 'menino grapiúna', apelido que ganhou ainda na infância, viveu em Ilhéus e viu florescer a chamada 'terra do cacau'. Morou também no Rio de Janeiro e em Salvador, cidade que inspirou a maioria dos seus 49 romances. Política, folclore, religiao, amor e sexo, são temas comuns nas obras do escritor, responsável por divulgar a cultura baiana.

Os livros publicados em 50 idiomas fizeram dele o escritor brasileiro mais traduzido no mundo. Jorge Amado foi casado por mais de 50 anos com a também escritora Zélia Gattai. É dele uma das mais belas declarações de amor: "Quando conheci Zélia, levantei bandeira e pedi paz".

Mãe é suspeita de envenenar filha de 3 anos com iogurte com chumbinho

A mãe e a filha foram hospitalizadas.

Uma mulher é suspeita de envenenar a própria filha de três anos de idade no município de Brumado, no centro-sul da Bahia. Segundo a polícia, a mulher, que tem 23 anos, teria colocado chumbinho, veneno utilizado para matar ratos, em um iogurte da criança. 

Logo após, a mãe deu a bebida para a menina. O caso ocorreu no sábado (3), mas somente nesta segunda-feira (5) foi registrado na delegacia local. A polícia informou que, após envenenar a menina, a mãe também teria tomado o veneno.  ”A criança e ela foram hospitalizadas, sendo que elas já estão bem. 

A criança deixou o hospital nesta segunda-feira e foi entregue ao Conselho Tutelar, que a entregou para a avó”, relata o delegado Arilano Botelho, que investiga o caso. A mãe da menina continua internada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Após receber alta, ela irá ser ouvida na delegacia local. A polícia também investiga o que teria provocado a ação da mãe.

Governador e movimentos sociais identitários dialogam sobre situação do país

Governador em reunião com Movimentos Sociais Identitários

O governador Jaques Wagner recebeu nesta segunda feira (5) representantes de Movimentos Sociais Identitários para um diálogo sobre a situação do país e o sentido das manifestações populares de Junho e Julho. O encontro realizado na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, teve a participação de indígenas, mulheres e comunidade LGBT e faz parte da série de reuniões com dirigentes de segmentos sociais para discutir o mesmo tema. 

Os eventos são organizados pela Secretaria de Relações Institucionais, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes). O secretário Cezar Lisboa, destacou que a iniciativa tem o objetivo de estreitar a relação com os movimentos sociais e fazer uma escuta sobre a situação do Brasil do ponto de vista de cada grupo. 

“Dessa vez nós trabalhamos com vários movimentos cujo ponto principal é a construção da sua própria identidade enquanto grupo, os chamados movimentos sociais identitários. Eles apresentaram suas opiniões e aproveitaram também para tratar de alguns temas da necessidade de cada segmento”, disse Lisboa. Encontros como estes já foram realizados com os sindicatos e centrais sindicais, empresários, religiosos e acadêmicos. 

Também estão previstos diálogos com a juventude, o movimento negro e os movimentos rurais e urbanos. O líder indígena, Adenilton Tuxá, representante do Movimento Unificado dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), participou da reunião e elogiou a convocação da sociedade para esse debate.

“Achei que foi um encontro muito bom e uma grande iniciativa do governador ter convidado os movimentos sociais para participar de uma discussão sobre as manifestações que estavam acontecendo. Foi muito proveitoso e pudemos alinhar algumas coisas”, afirmou Tuxá.

Vereador Waldir Pires defende diálogo com o MPL



O vereador Waldir Pires (PT) aproveitou hoje a retomada das sessões regulares na Câmara Municipal (fechada há duas semanas porque a bancada governista não concordava com a ocupação das galerias por integrantes do Movimento Passe Livre) para criticar os vereadores governistas e o prefeito ACM Neto (DEM) pela falta de diálogo com os manifestantes.

“Lamento que o prefeito de Salvador, eleito pela vontade do povo, não tenha a iniciativa de receber, dialogar e trocar ideias com os movimentos sociais, para conceber, juntos, os rumos de uma vida saudável e em condições mais justas para toda a população”, disparou.

Quanto aos vereadores, ele lembrou que “sentam nessas cadeiras por terem recebido o honroso mandato do povo para defender seus interesses”. Waldir sustentou que a democracia não é apenas a afirmação da soberania popular pelo voto, mas é o único caminho para a construção de uma sociedade decente e justa.

“Até como o mais velho, quero lembrar que é dever desta casa receber e dialogar com o povo, para assegurar as liberdades políticas”, disse ele, lamentando, ainda, como “é difícil a luta democrática no país”.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Homem é detido acusado de tentativa de homicídio

O fato aconteceu no final da tarde deste domingo (04/08), na cidade de Jucuruçu, onde Valdiel Rodrigues Figueredo, 48 anos foi agredido com diversas pauladas desferidas por Janderson Bonfim Nogueira 26 anos, ambos residentes em Jucuruçu.

Segundo informações de Valdiel, na madrugada de sábado teria havido uma discussão, onde Janderson o ameaçou. A vitima ainda relata que no domingo o mesmo foi surpreendido pelo jovem em posse de um pedaço de pau que o atingiu.

Valdiel foi agredido na cabeça, braços, pernas, ombro e joelho e foi atendido na unidade médica local, em seguida encaminhado ao Complexo Policial de Itamaraju no intuito de registrar um boletim de ocorrências.

Janderson foi capturado por uma Guarnição da Policia Militar lotados na 43ª CIPM que atuam em Jucuruçu e se encontra detido nas carceragens da Delegacia de Policia de Itamaraju a disposição da justiça.

Infor: radar830

Com dispensa de licitação, Sefaz contrata empresa paulista para o Nota Salvador por R$ 10 milhões

Com dispensa de licitação, Sefaz contrata empresa paulista para o Nota Salvador por R$ 10 milhões
Integrante da reforma tributária sancionada no mês passado pela gestão municipal, o programa Nota Salvador começa custando R$ 10,2 milhões para os cofres públicos. O valor será pago apenas a uma empresa, responsável pelo sistema informatizado que será usado pela prefeitura da capital baiana, para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NFS-s) e parcelamento de débitos. No entanto, não houve concorrência para escolher o grupo de informática que também vai prestar “serviços técnicos”, visto que o processo foi feito pela secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) com dispensa de licitação. A escolhida para operar o Nota Salvador – conforme publicado no dia 26 de julho no Diário Oficial – é a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam), grupo que é controlado pela prefeitura da capital paulista. Em contato com o Bahia Notícias, o vereador José Trindade (PSL) criticou a decisão e lembrou que trata-se de uma empresa ligada a administração por onde já passou o titular da Sefaz, Mauro Ricardo Costa, ex-secretário de Finanças de São Paulo. “Não consigo acreditar que em toda à Bahia, em todo o Brasil, não exista outra empresas que possa implantar o sistema que a prefeitura escolheu”, questionou. 
 

 
Em nota enviado ao BN, a Sefaz afirma que a Prodam será responsável por instalar o meio que dará suporte ao Nota Salvador, Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) e Parcelamento Administrativo Tributário (PAT). “A empresa foi a responsável pela implantação dos referidos sistemas na Prefeitura de São Paulo e sua contratação propiciará um rápido processo de customização para a Prefeitura de Salvador com reflexos positivos na arrecadação municipal”, diz a nota. A secretaria ainda garante que a dispensa de licitação é legal, conforme conta na Lei Federal 8.666/93 e alega que a Prodam é uma “entidade integrante da Administração Pública, criada para esse fim específico, em data anterior à vigência da referida Lei”. O Nota Salvador promete devolver ao contribuinte 30% do que o mesmo pagar em impostos.

domingo, 4 de agosto de 2013

Dia do Padre

Esta data é dedicada aos sacerdotes por conta de São João Maria Vianney . Falecido neste dia em 1859. Considerado um dos maiores confessores da história da Igreja Católica e, por isso Patrono dos Padres. Nascido em 1786, teve muitas dificuldades de aprendizagem durante seus estudos para ordenação, mas por seu esforço e amor a Deus, superou seus problemas e foi ordenado. Sua fama cruzou as fronteiras da Europa e milhares de pessoas vinham a cidade de Ars, onde ele era pároco, para ouvi-lo. Segundo dados da época, somente no ano de 1855, cerca de 20 mil pessoas foram a Ars para ouvir e se confessar com São João Maria. 

Vejamos quem é o Padre:

É alguém escolhido por Deus, dentro de uma comunidade, no seio de uma família, para ser o continuador da obra salvadora de Jesus. Ele assume a missão de construir a comunidade. Por graça e vocação, o padre age em nome de Jesus: ele perdoa os pecados, ele reconcilia seus irmãos com Deus e entre si; ele trás a bênção de Deus para todos. 

O padre é aquele que celebra a vida de Deus na vida da comunidade. Na Celebração Eucarística , ele trás Jesus para as comunidades. A Eucaristia é a razão primeira do sacerdócio. O padre alimenta seus fiéis por esse sacramento, pela sua pregação e pelo seu testemunho. Padre é o modelo por excelência de Jesus Cristo, o bom Pastor. Por esse motivo ele deve ser como o Cristo Pastor. O Padre deve ser o pastor atencioso de seu rebanho.

Deve guiar por bons caminhos, orientando nas dificuldades e prevenindo quando necessário. Deve defender seus irmãos dos lobos modernos que devoram os menos esclarecidas e dos ladrões que atacam, que confundem e dispersam o único rebanho do Senhor. Padre é o homem de Deus que deve estar no meio do povo: nas Paróquias, nas Pastorais, nos Seminários, nos Hospitais, nas Escolas e Faculdades, nos Meios de Comunicação Social, nas Comunidades Inseridas e entre os mais pobres e marginalizados... É um sinal de que o Reino de Deus existe entre nós.

Onde nascem as vocações? Na família que reza unida; Nos grupos de catequese, de adolescentes, de coroinhas ou acólitos; Nos grupos de jovens, grupos missionários, grupos de vivência da fé; Nas paróquias e comunidades eclesiais, onde o Padre deve ser o maior incentivador das vocações. Eis a nossa mensagem para que tenhamos mais padres:

Vamos rezar sempre pelas vocações; Façamos de tudo para incentivar os jovens e adolescentes para que sigam essa vocação; Vamos falar bem da vocação sacerdotal na família, na escola, na catequese, nos grupos de adolescentes, de jovens. Vamos implantar em nossa comunidade o trabalho vocacional, instituindo um casal ou uma equipe que se interesse pelas vocações, que promova, incentive e oriente os adolescentes e jovens a participarem dos encontros vocacionais;

Façamos de tudo para criar na comunidade um clima favorável ao o surgimento das vocações. Este é um trabalho conjunto exercido pelo Pároco, pelos jovens, pelos catequistas, pelas famílias, pelo Movimento Serra e demais movimentos, pelos que animam a liturgia e grupos de reflexão. Todos somos responsáveis para que tenhamos mais sacerdotes. O Papa João Paulo II nos ensina: “Descei no meio dos jovens e chamai, não tenhais medo de chamar”. Devemos chamar sempre. Que tal fazermos algo concreto pelas vocações em nossa comunidade? O que poderemos fazer?

Parabéns aos nossos padres! Em especial o “padre Kremerson Giesta Dias”, pároco da Paróquia São Sebastião de Jucuruçu.

Prado comemora 117 anos de emancipação política com manifestação popular

O que era para ser motivo de alegria para a cidade de Prado na sua comemoração de 117 anos de emancipação política virou uma amarga manha de sexta-feira de inicio de agosto.

Após a noticia via decreto do executivo de N.º 148/2013 desligando 288 pessoas do serviço público municipal, do concurso realizado em 2010, famílias afetadas e solidárias foram às ruas expressar indignação e repudio á atitude truculenta da prefeita Mayra Brito (PP), que repete ação do pai Wilson Alves de Brito Filho (PP) em 1998 quando o mesmo anulou “Na Marra” outro concurso publico.

Manifestantes, pais de alunos e lideranças políticas desabafaram informando a população Pradense da atitude imatura e precipitada do executivo municipal, já que não há decisão judicial acerca do concurso.

Essa atitude de alguns políticos em utilizar do autoritarismo, impondo suas decisões, conforme seus próprios interesses não é novidade na região extremo sul, em Itamaraju o Prefeito Pedro Campineira tentou anular o concurso publico, mas como o Ministério Público interveio, obrigando a realização, Campineira realizou o concurso, mas não convocou aqueles que passaram nas provas, com raras exceções, e mantém a farra de contratações, dessa forma mantendo o funcionalismo subserviente, humilhando e desrespeitando, deixando o trabalhador refém dos mandatários. 

Informações e foto Pradoonline.

sábado, 3 de agosto de 2013

03 de Agosto – Dia da Capoeira

capoeira2
No dia 03 de Agosto é comemorado o Dia do Capoeirista, a capoeira surgiu no Brasil Colonial, quando ainda tínhamos o sistema escravocrata. A origem da capoeira se deu devido aos gestos de dança composta de gestos que imitavam os animais feitos pelos negros vindos da África.

Em sua origem, eles faziam uma roda em meio ao canto e a dança, acompanhado de berimbaus e dois capoeiristas começavam à luta e o vencedor ficava com sua amada.

A origem do nome capoeira não é cerca, alguns dizem que veio do tupi-guarani, com o significado de “descampado em meio ao mato alto ou clareira”. O que se sabe é que em Portugal, a “capoeira” é a gaiola na qual são carregados os frangos.

O jogo de dança e luta já foi proibido no Brasil, mas com o passar dos anos virou cultura  popular brasileira. Parabéns a todos os capoeiristas do Brasil. Em especial a galera de Jucuruçu, que está engajada e participando neste esporte. 

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cientistas descobrem novo tipo de câncer ocular que afeta bebês

Cientistas descobrem novo tipo de câncer ocular que afeta bebês
Uma equipe de médicos de Toronto (Canadá) descobriu um novo tipo de câncer ocular (retinoblastoma) que acomete mais as crianças. Os especialistas afirmam que o tumor maligno se desenvolve de maneira rápida entre bebês com menos de um ano de idade. 

A novidade do estudo está no reconhecimento de que um único gene cancerígeno (oncogene) pode desenvolver esse tipo de neoplasia mesmo antes de a criança nascer. Os oncogenes resultam de genes normais que levam a célula a uma divisão descontrolada, ocasionando o câncer. 

Segundo o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, é importante que os pais prestem muita atenção aos olhos do bebê. Outro cuidado básico é levar a criança com menos de seis meses a um primeiro checkup oftalmológico. Alterações com brilho amarelado ou esbranquiçado nos olhos também pode ser um sinal da enfermidade.

Pré-candidato a presidência do Vitória é preso em Operação Prometheus

Pré-candidato a presidência do Vitória é preso em Operação Prometheus
Conselheiro do Esporte Clube Vitória e pré-candidato à presidência como oposição a atual gestão comandada por Alexi Portela, o empresário Petter Souza e Silva, contador da ONG Pierre Bourdieu – apontada por promover convênios irregulares com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Salvador – foi preso na tarde desta sexta-feira (2) durante a Operação Prometheus. Além dele, seu irmão, o diretor de projetos Michel Souza e Silva, também está entre os detidos. 

Ambos estão entre os fundadores do projeto “Vitória Século 21”. De acordo com a investigação realizada pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a atividade delituosa consistia na emissão de notas fiscais falsas em três contratos com a pasta municipal, no valor de R$ 100 milhões, entre 2011 e 2012, na gestão do recém-exonerado secretário João Carlos Bacelar, para cessão de terceirizados, qualificação de funcionários e treinamento de professores das creches administradas pela rede de ensino do Município. 

Itamaraju: Em menos de 24 horas outro veículo capotou na BR-101


O acidente aconteceu na noite de ontem quinta-feira (01), na altura do km – 819 da BR – 101 envolvendo um VW – 24 250 de placa (MSC – 6201 –  Piúna – ES), de cor Vinho que era conduzido pelo Gaúcho Carlos Barion Reck de Paula de 57 anos de idade. Segundo ele o caminhão recebeu a carga em Ubatã e seguia para Serra, no Espírito Santo.


De acordo com informações cedidas pelo próprio motorista que não se feriu, o acidente aconteceu por volta das 23:00hs, quando o mesmo trafegava por uma curva onde descia em baixa velocidade quando se deparou com duas carretas na via sendo que uma delas realizava a ultrapassagem em cima da curva. Para evitar a colisão frontal ele desviou para o acostamento e o veículo caiu na vala e tombou.

O caminhão estava carregado com poupas de frutas e por muita sorte a carga ficou intacta evitando que os saqueadores entrassem em cena. Carlos relatou que a Polícia Rodoviária Federal esteve no local e deixou os cones para que os demais motoristas reduzam a velocidade enquanto a toda carga fosse transferida para outro veículo.

Já é o segundo caso em menos de 24h de acidente envolvendo caminhoneiros que vem sendo vítimas de irresponsabilidade de outros motoristas e que pela falta de acostamento digno os veículos capotam ou tombam.

Portaria da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Primeira etapa do Mais Médicos seleciona 1,7 mil, 11% da demanda



Divulga o resultado do processamento eletrônico da seleção de municípios pelos médicos
formados em instituição de educação superior brasileira ou com diploma revalidado no Brasil,
inscritos para o Projeto Mais Médicos para o Brasil, nos termos do Edital/SGTES nº 39, de 8
de julho de 2013 e respectivas alterações no Edital/SGTES nº 41, de 18 de julho de 2013 e
Edital/SGTES nº 43, de 26 de julho de 2013.
Nº 08 - O SECRETÁRIO DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE, no uso das
atribuições que lhe confere o art. 53, do Anexo I do Decreto nº 7.797, de 30 de agosto de 2012, e das atribuições
pertinentes ao Projeto Mais Médicos para o Brasil, instituído pela Medida Provisória nº 621, de 8 de julho de 2013
e regulamentado pela Portaria Interministerial nº 1369/MS/MEC, de 8 de julho de 2013, alterada pela Portaria
Interministerial nº 1493/MS/MEC, de 18 de julho de 2013, resolve:
Art. 1º O resultado do processamento eletrônico da seleção de municípios pelos médicos formados em
instituição de educação superior brasileira ou com diploma revalidado no Brasil, inscritos para o Projeto Mais
Médicos para o Brasil, nos termos do Edital/SGTES nº 39, de 8 de julho de 2013 e respectivas alterações no
Edital/SGTES nº 41, de 18 de julho de 2013 e Edital/SGTES nº 43, de 26 de julho de 2013 encontra-se disponível
no http://maismedicos.saude.gov.br.
Art. 2º Nos termos do subitem “5.10”, alínea “b.3” do Edital/SGTES nº 39, de 8 de julho de 2013, o médico
selecionado conforme resultado a que se refere o art. 1º desta Portaria terá o prazo de 48h (quarenta e oito horas), a
contar da publicação desta Portaria, para homologar a sua participação no Município selecionado no sistema
eletrônico do Projeto, através do site http://maismedicos.saude.gov.br e adotar os procedimentos referidos no
subitem “5.10”, alínea “b.4” do Edital/SGTES nº 39, de 8 de julho de 2013.
Art. 3º Conforme subitem “5.10”, alínea “b.5” do Edital/SGTES nº 39, de 8 de julho de 2013, o médico
selecionado que não realizar a homologação terá sua inscrição e a seleção no Projeto canceladas, sem prejuízo da
possibilidade de realizar nova inscrição.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação

Programa Mais Médicos - Relação de Classificados - 1a. Chamada.

1613 01775143104 TAIANA COELHO PEDREIRA TO ARAGUAINA
1614 53193890278 TAIANE CARVALHO FROTA AM MANAUS
1615 05776753708 TAILA HOFFMANN BICALHO MG JANUARIA
1616 09803271644 TALIA DIAS RIBEIRO MG SANTO ANTONIO DO ITAMBE
1617 04094967907 TALITA PEREIRA SC BANDEIRANTE
1618 00469187107 TALITA SIADE BARBOSA FERREIRA RR BOA VISTA
1619 01046953311 TALITA VIANA DE OLIVEIRA CE CASCAVEL
1620 00266165303 TAMISA CARMELITANA CIPRIANO DA SILVA MA SAO LUIS
1621 30347386768 TANAN MORENO CE BOA VIAGEM
1622 31418503720 TANIA FATIMA DE CARVALHO RJ RIO DE JANEIRO
1623 91019249900 TANIA FERREIRA VICENTE CERQUEIRA LIMA DE CAMARGO SC ANTONIO CARLOS
1624 01784863378 TARCILA RABELO MORAES MA SAO LUIS
1625 02019190524 TARCILLA LEAL TEIXEIRA BA JUCURUCU
1626 01195693613 TARCISIO ALVES LEAL MG CRISTALIA
1627 12430742721 TARNARA VALERIANO CAMPOSTRINI MACHADOES SERRA
1628 06702197624 TARSSIUS CAPELO CANDIDO MG CONTAGEM
1629 06044555690 TASSIA DORNELLAS OLIVEIRA SP ITAQUAQUECETUBA
1630 02887705440 TATIANA BACELAR ACIOLI LINS GO APARECIDA DE GOIANIA
1631 83955119220 TATIANA BARBOSA BARROS CUNHA BA SALVADOR
1632 12463342757 TATIANA LOBO ARPINI ES GUARAPARI
1633 70232687072 TATIANA MARLOWE CUNHA BRUNINI RS SAPIRANGA
1634 42439361291 TATIANA PAULA BALIEIRO SILVA PA BELEM
1635 05348186767 TATIANA REICH RJ MESQUITA
1636 00795676573 TATIANA TEREZA MAGALHAES RIBEIRO BA BOM JESUS DA LAPA
1637 26563960855 TATIANE CAMPOS BRANDAO RO CABIXI
1638 05062184657 TATIANE DANIELE DE ALMEIDA COSTA MG CORACAO DE JESUS

O aniversário de morte de Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga do Nascimento [1] (Exu, 13 de dezembro de 1912 — Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o "rei do baião". É considerado mestre do cantor Dominguinhos.

Biografia
Nasceu na fazenda Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.
AnteAntes dos dezoito anos, ele se apaixonou por Nazarena, uma moça da região e, repelido pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, ameaçou-o de morte. Januário e Santana lhe deram uma surra por isso. Revoltado, Luiz Gonzaga fugiu de casa e ingressou no exército em Crato, Ceará. A partir dali, durante nove anos ele viajou por vários estados brasileiros, como soldado. Em Juiz de Fora-MG, conheceu Domingos Ambrósio, também soldado e conhecido na região pela sua habilidade como acordeonista. Dele, recebeu importantes lições de música.
Em 1939, deu baixa do Exército no Rio de Janeiro, decidido a se dedicar à música. Na então capital do Brasil, começou por tocar na zona do meretrício. No início da carreira, apenas solava acordeão (instrumentista), tendo choros, sambas, fox e outros gêneros da época. Seu repertório era composto basicamente de músicas estrangeiras que apresentava, sem sucesso, em programas de calouros. Apresentava-se com o típico figurino do músico profissional: paletó e gravata. Até que, em 1941, no programa de Ary Barroso, ele foi aplaudido executando Vira e Mexe , um tema de sabor regional, de sua autoria. O sucesso lhe valeu um contrato com a gravadora Victor, pela qual lançou mais de 50 músicas instrumentais. Vira e mexe foi a primeira música que gravou em disco.
Veio depois a sua primeira contratação, pela Rádio Nacional. Foi lá que tomou contato com o acordeonista gaúcho Pedro Raimundo, que usava os trajes típicos da sua região. Foi do contato com este artista que surgiu a ideia de Luiz Gonzaga apresentar-se vestido de vaqueiro - figurino que o consagrou como artista.

Em 11 de abril de 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor: a mazurca Dança Mariquinha em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira.

Também em 1945, uma cantora de coro chamada Odalisca Guedes deu à luz um menino, no Rio. Luiz Gonzaga tinha um caso com a moça - iniciado provavelmente quando ela já estava grávida - e assumiu a paternidade do rebento, adotando-o e dando-lhe seu nome: Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior. Gonzaguinha foi criado pelos seus padrinhos, com a assistência financeira do artista.
Em 1946 voltou pela primeira vez a Exu (Pernambuco), e o reencontro com seu pai é narrado em sua composição Respeita Januário, parceria com Humberto Teixeira.

Em 1948, casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti, professora que tinha se tornado sua secretária particular. O casal viveu junto até perto do fim da vida de "Lua". E com ela teve outro filho que Lua a Chamava de Rosinha.
Gonzaga sofria de osteoporose. Morreu vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte (a contragosto de Gonzaguinha, que pediu que o corpo fosse levado o mais rápido possível para Exu, irritando várias pessoas que iriam ao velório e tornando Gonzaguinha "persona non grata" em Juazeiro do Norte) e posteriormente sepultado em seu município natal. Sua música mais famosa é Asa Branca
Sucessos

A dança da moda, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1950)A feira de Caruaru, Onildo Almeida (1957)A letra I, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1953)A morte do vaqueiro, Luiz Gonzaga e Nelson Barbalho (1963)A triste partida, Patativa do Assaré (1964)A vida do viajante, Hervé Cordovil e Luiz Gonzaga (1953)Acauã, Zé Dantas (1952)Adeus, Iracema, Zé Dantas (1962)Á-bê-cê do sertão, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1953)Adeus, Pernambuco, Hervé Cordovil e Manezinho Araújo (1952)Algodão, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1953)Amanhã eu vou, Beduíno e Luiz Gonzaga (1951)Amor da minha vida, Benil Santos e Raul Sampaio (1960)Asa-branca, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1947)Assum-preto, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1950)Ave-maria sertaneja, Júlio Ricardo e O. de Oliveira (1964)Baião, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1946)Baião da Penha, David Nasser e Guio de Morais (1951)Beata Mocinha, Manezinho Araújo e Zé Renato (1952)Boi bumbá, Gonzaguinha e Luiz Gonzaga (1965)Boiadeiro, Armando Cavalcanti e Klécius Caldas (1950)Cacimba Nova, José Marcolino e Luiz Gonzaga (1964)Calango da lacraia, Jeová Portela e Luiz Gonzaga (1946)O Cheiro de Carolina, - Sua Sanfona e Sua Simpatia - Amorim Roxo e Zé Gonzaga (1998)Chofer de praça, Evaldo Ruy e Fernando Lobo (1950)Cigarro de paia, Armando Cavalcanti e Klécius Caldas (1951)Cintura fina, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1950)Cortando pano, Jeová Portela, Luiz Gonzaga e Miguel Lima (1945)De Fiá Pavi (João Silva/Oseinha) (1987)Dezessete légua e meia, Carlos Barroso e Humberto Teixeira (1950)Feira de gado, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1954)Firim, firim, firim, Alcebíades Nogueira e Luiz Gonzaga (1948)Fogo sem fuzil, José Marcolino e Luiz Gonzaga (1965)Fole gemedor, Luiz Gonzaga (1964)Forró de Mané Vito, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1950)Forró de Zé Antão, Zé Dantas (1962)Forró de Zé do Baile, Severino Ramos (1964)Forró de Zé Tatu, Jorge de Castro e Zé Ramos (1955)Forró no escuro, Luiz Gonzaga (1957)Fuga da África, Luiz Gonzaga (1944)Hora do adeus, Luiz Queiroga e Onildo Almeida (1967)Imbalança, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1952)Jardim da saudade, Alcides Gonçalves e Lupicínio Rodrigues (1952)Juca, Lupicínio Rodrigues (1952)Lascando o cano, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1954)Légua tirana, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1949)Lembrança de primavera, Gonzaguinha (1964)Liforme instravagante, Raimundo Granjeiro (1963)Lorota boa, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1949)Moda da mula preta, Raul Torres (1948)Moreninha tentação, Sylvio Moacyr de Araújo e Luiz Gonzaga (1953)No Ceará não tem disso, não, Guio de Morais (1950)No meu pé de serra, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1947)Noites brasileiras, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1954)Numa sala de reboco, José Marcolino e Luiz Gonzaga (1964)O maior tocador, Luiz Guimarães (1965)O xote das meninas, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1953)Ô véio macho, Rosil Cavalcanti (1962)Obrigado, João Paulo, Luiz Gonzaga e Padre Gothardo (1981)O fole roncou, Luiz Gonzaga e Nelson Valença (1973)Óia eu aqui de novo, Antônio Barros (1967)Olha pro céu, Luiz Gonzaga e Peterpan (1951)Ou casa, ou morre, Elias Soares (1967)Ovo azul, Miguel Lima e Paraguaçu (1946)Padroeira do Brasil, Luiz Gonzaga e Raimundo Granjeiro (1955)Pão-duro, Assis Valente e Luiz Gonzaga (1946)Pássaro carão, José Marcolino e Luiz Gonzaga (1962)Pau-de-arara, Guio de Morais e Luiz Gonzaga (1952)Paulo Afonso, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1955)Pé de serra, Luiz Gonzaga (1942)Penerô xerém, Luiz Gonzaga e Miguel Lima (1945)Perpétua, Luiz Gonzaga e Miguel Lima (1946)Piauí, Sylvio Moacyr de Araújo (1952)Piriri, Albuquerque e João Silva (1965)Quase maluco, Luiz Gonzaga e Victor Simon (1950)Quer ir mais eu?, Luiz Gonzaga e Miguel Lima (1947)Quero chá, José Marcolino e Luiz Gonzaga (1965)Padre sertanejo, Helena Gonzaga e Pantaleão (1964)Respeita Januário, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1950)Retrato de Um Forró,Luiz Ramalho e Luiz Gonzaga (1974)Riacho do Navio, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1955)Sabiá, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1951)Sanfona do povo, Luiz Gonzaga e Luiz Guimarães (1964)Sanfoneiro Zé Tatu, Onildo Almeida (1962)São-joão na roça, Luiz Gonzaga e Zé
Dantas (1952)Siri jogando bola, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1956)Vem, morena, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1950)Vira-e-mexe, Luiz Gonzaga (1941)Xanduzinha, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1950)Xote dos cabeludos, José Clementino e Luiz Gonzaga (1967)Antônio Nunes, meu Amor, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro (1000)Maçons, Meus Relógios, Luiz Gonzaga e [Jackson do Pandeiro] (1500)A minha tia godofreda weberrenta, Luiz Gonzaga, e seu tio [Antônio Nunes] (1395)

Associação de investidores da Telexfree irá ao Acre para tentar resgatar dinheiro e bens bloqueados

Associação de investidores da Telexfree irá ao Acre para tentar resgatar dinheiro e bens bloqueados
Investidores da Telexfree e de outras instituições de "marketing multinível" criaram uma associação sediada na Bahia para resgatar os bens bloqueados pela Justiça após acusações de suposto crime financeiro por parte das empresas. O Ministério Público investiga se as entidades praticam esquema de pirâmide financeira, que depende do recrutamento progressivo de pessoas a níveis insustentáveis. “Estamos lutando juntos para que, pelo menos, os investidores que puseram dinheiro na empresa continuem recebendo o que investiram. Podem até bloquear novos cadastros, mas que pelo menos mantenham os que estavam ativos”, considerou o presidente da Associação de Proteção aos Investidores de Multinível (Apim), Felipe Senna, ao Bahia Notícias. No dia 12 de agosto, uma comitiva de quatro advogados contratados pela associação irá ao Acre, onde corre o processo contra a Telexfree, para intervir na ação. “As pessoas que são investidoras podem ingressar no processo como terceiros para acompanhar de perto. Inicialmente não vamos brigar com as empresas. Vamos trabalhar lado a lado para derrubar a liminar. Caso seja decretada a falência delas, a associação, através de seus advogados, muda o foco para que se tenha ressarcimento das pessoas”, afirmou um dos defensores da Apim, Rogério Mattos. Segundo ele, como o processo corre em segredo de Justiça, os investidores não sabem o que realmente está acontecendo. “Só sabemos o que os advogados da Telexfree estão divulgando”, apontou.
 
Para um dos conselheiros da Apim, Bruno Bittar, há um “preconceito” em relação ao “marketing multinível” que, segundo ele, “como em qualquer empresa precisa de sustentabilidade”. “Existem pessoas debaixo de nossa rede que ganham mais do que a gente. Se fosse pirâmide, quem estava no topo ganhava mais. Se eu convidar você [para a Telexfree], você pode ganhar mais dinheiro do que eu, só é aplicar força de trabalho”, avaliou. Bittar diz que os problemas que ocorreram com a Telexfree, a BBom e outras empresas similares “foi muito culpa dos divulgadores”. “Muita gente da classe C ou D botava dinheiro em cima da mesa ou cama e tirava fotos para ostentar. Já é determinação que não ostentem dinheiro ou outros bens, mas sim qualidade de vida”, pregou.
 

 Segundo Rogério Mattos, a quantia bloqueada pela Justiça que a Promotoria deve devolver aos investidores para mover a ação “não dá para pagar nem 10% das pessoas”. O advogado defende que os investidores se associem porque, segundo ele, haverá prioridade para quem estiver na Apim. “Quando houver a devolução, a sentença vai ser genérica. A pessoa terá que constituir advogado para executar a sentença. Ao contrário de você intervir [no processo], porque vai ser individualizado, com procuração”, divulgou. Mattos diz que, “na pior das hipóteses”, no dia 12, os associados “terão uma luz”. “Para o bem ou para o mal”, pontuou.

Extremo Sul: Trecho de mais de 700 km da BR-101 será privatizado

O governo federal anunciou quarta-feira (31) que irá privatizar o trecho da BR-101 que vai do Extremo Sul do estado, no entroncamento com a BA-698, ao entroncamento com a BR-324. O trecho de 772,3 quilômetros, que passará a ser pedagiado, deverá ser duplicado e requalificado pela empresa vencedora da licitação num investimento de R$ 3,58 bilhões.

A decisão foi publicada no Diário da União e justifica a entrega à iniciativa privada à “necessidade de garantir investimentos” mediante a cobrança de “tarifas módicas para os usuários”. A concessão será pelo prazo de 30 anos, prorrogáveis pelo mesmo período. A escolha da empresa que administrará a via será através de leilão na Bolsa de Valores de São Paulo, em data a ser definida pelo Ministério dos Transportes.

O principal critério será o de menor tarifa. O projeto prevê nove praças de pedágio — um a cada 85 quilômetros —, e estipula prazo de um ano para requalificar a via e de cinco anos para a duplicação.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Vejam as fotos da III Conferência Municipal de Assistência Social de Jucuruçu

Lembrando que todas essas fotos estão no meu Facebook.   https://www.facebook.com/

III Conferência Municipal de Assistência Social Jucuruçu

  
Nesta quinta feira 1º de agosto aconteceu em Jucuruçu a III Conferência Municipal de Assistência Social que teve como  Tema: “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”.Vejam as propostas escolhidas pela a população de Jucuruçu.

PROPOSTAS:

EIXO I: O COFINANCIAMENTO OBRIGATÓRIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.

1.  Definição do piso para a SMDS nas três esferas do Governo;
2.      Aumentar o valor da contrapartida dos pisos;
3.      Que sejam realizados programas e serviços para indivíduos que não estejam no PBF;
4.      Audiência Publica sobre Orçamento Público;
5.      Que todos os Conselhos tenham Fundo próprio com CNPJ próprio;
6.      Cursos profissionalizantes para adolescentes e jovens;


EIXO II: GESTÃO DO SUAS: VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL, PROCESSOS DE PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO.

1.    Intensificar a fiscalização e monitoramento da Assistência Social;
2.    Disque denuncia da Assistência Social;
3.    Que o CMAS promova Fórum sobre os Programas Sociais;
4.    Implantar a vigilância Socioassistêncial até Dezembro de 2013;
5.    Caixinhas de sugestões em cada programas sociais;

EIXO III: GESTÃO DO TRABALHO.

1.     Serviços destinados a jovens que estão em situação de uso de álcool e outras drogas;
2.     Processo seletivo para os profissionais dos programas;
3.     Serviços destinados a atenderidosos que tiveram seus direitos violados.
EIXO IV :GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS.

1.      Expansão dos programas e projetos dos Distritos;
2.      Capacitação continua dos técnicos e profissionais dos programas;
3.      Fortalecimento da participação no planejamento dos serviços de proteção básica;
4.      Acessibilidade e territorialidade;
5.      Maior variedades de custos de geração de renda; 


EIXO V: GESTÃO DOS BENEFÍCIOS NO SUAS.
1.      
Disque denuncia;

2.      Campanha de divulgação sobre a rede da oferta de serviços socioassistênciais;
3.      Aumentar o número de oficinas de geração de renda e cursos profissionalizantes;
4.      Ampliar a cobertura relacionada a todos os benefícios;

EIXO VI:REGIONALIZAÇÃO:

1.      Que o CREAS atenda uma vez por semana em Jucuruçu;
2.      Que seja realizada capacitação regionalizada e captação de recursos através de projetos;
3.      Centro de Acolhida para crianças e adolescentes retirada de poder familiar;
4.      Casa de apoio aos feirantes como suporte para quem expõem produtos para a venda na feira;
5.      Centro de apoio para indivíduos em situação de risco;
6.      Audiência Publica sobre o papel do Conselho Tutelar;

Os organizadores agradecem a todos que compareceram na  III Conferência Municipal de Assistência Social.

São Sebastião de Jucuruçu - encerramento.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.