Aparecer

Aparecer

HOMEM AOS 78 ANOS CAMINHA 8 KM PARA TRABALHAR TODOS OS DIAS, E CRIOU TODOS SEUS FILHOS NA ROÇA

Siga-nos no instagram

domingo, 7 de setembro de 2014

Vera Cruz: Seis mortos e três feridos em chacina



Uma chacina em um bar deixou chocada a população de Vera Cruz, no município de Porto Seguro. Seis pessoas que participavam de uma festa no local foram mortas e três ficaram feridas no começo da madrugada deste domingo (07).

Segundo a polícia, o massacre na Rua do Campo foi realizado por cinco homens encapuzados que chegaram em uma caminhonete modelo S10, cor branca.

Os bandidos - ainda de acordo com as informações, portavam armas longas, como metralhadoras e vestiam roupas das Forças Armadas. A quadrilha mandou os frequentadores deitarem no chão e começou a atirar.

Dentre as vítimas estão duas mulheres grávidas, sendo que uma delas - ainda não identificada, morreu no Hospital Regional de Eunápolis. Morreram no local, segundo a Polícia Militar, Adenilton dos Anjos Carlos, Alex Sandro Cerqueira da Silva e Josimar Santos da Silva.


 Após o crime, os acusados ainda realizaram uma perseguição a Dionei Serafim dos Santos, que saiu do espaço da festa e invadiu a residência de Cleubes da Silva Pereira. O dono da residência morreu no local e Dionei chegou a ser socorrido, mas morreu pouco após dar entrada no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Ainda não há informação sobre a gravidade dos feridos, que estão internados no mesmo hospital.

O delegado Delmar Bittencourt acredita que nem todas as pessoas seriam o alvo da quadrilha. 'Ainda não sabemos a motivação do ataque, mas tudo leva a crer que foi uma ação de traficantes', afirmou o delegado.

A polícia investiga se a chacina em Vera Cruz tem relação com o atentado que deixou três mortos e três feridos, na noite de sexta-feira (5), na cidade de Santa Cruz Cabrália

Pai e filha morrem em acidente envolvendo ambulância na BR-101


carro

Duas pessoas morreram e cinco ficaram  feridas em um acidente na tarde da ultima sexta-feira, 5 de setembro por volta das 12 horas, na BR-101, próximo ao município de São Gonçalo dos Campos, cerca de 120 quilômetros de Salvador. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três veículos colidiram na altura do quilômetro 117.

carro


Segundo a polícia, um caminhão fez uma ultrapassagem proibida e bateu de frente com um carro de passeio, que foi projetado em cima de uma ambulância do município de Conceição da Feira.

O paciente Aristides Moreira de Freitas e a filha dele, Valdete Nascimento de Freitas, que iria acompanhar o pai durante uma sessão de quimioterapia em Salvador, não resistiram aos ferimentos e morreram. O motorista da ambulância, Sinézio Fernandes Carvalho, ficou com ferimentos graves.


No carro de passeio seguiam quatro pessoas: Aurenita Marques Torreão Sá, Sueli Dalto Porfirio, José Anchieta Torreão Sá e Mauricio dos Santos. Todos ficaram gravemente feridos. Eles foram socorridos para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. Ainda segundo a PRF, o motorista do caminhão, não identificado,  evadiu-se do local./portaln3

Tragédia na BR 101 nesta manhã de sábado



Um grave acidente envolvendo o Uno, placas NYU-9526, licença de Ipiaú, um caminhão baú NTJ-7564, de Feira de Santana e uma Parati MWK-6884, matou quatro pessoas: a estudante Taís Souza Cabral, o seu noivo Maicon Palmito e mais duas outras pessoas, não identificadas. 


As vítimas morreram carbonizadas e presas nas ferragens do Uno, que ficou debaixo do caminhão. Segundo a polícia Militar de Ubaitaba, um cachorro do casal que estava no carro, foi carbonizado, o que levou algumas pessoas a confundirem com uma criança. 

A colisão aconteceu por volta das 10 horas, deste sábado (6), na BR-101, logo após a Curva do Padre, município de Aurelino Leal. Outro carro, também envolvido no acidente, caiu de uma ponte, mas ninguém sofreu ferimentos graves. 


A jovem estava seguindo para Itabuna, onde cursava odontologia em uma Faculdade da cidade./Ubaitaba Urgente)

Mario Negromonte é apontado por ex-diretor da Petrobras como participante de esquema


Mario Negromonte é apontado por ex-diretor da Petrobras como participante de esquema

O ex-deputado da Assembleia Legislativa (AL-BA) e recém-empossado conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM), Mário Negromonte (PP), é apontado pela Revista Veja, da edição desta semana, como um dos nomes vazados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa na delação premiada. 

Preso em março pela Polícia Federal, sob a acusação de participar de um mega esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor de Abastecimento e Refino elencou outros nomes muito conhecidos pela política brasileira que participaram do esquema investigado pela Operação da Polícia Federal Lava Jato, a partir de contratos realizados na estatal. 

Entre eles, estão os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), além do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA). Do Senado, Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, e Romero Jucá (PMDB-RR), o eterno líder de qualquer governo, o petista Cândido Vaccarezza (SP) e João Pizzolatti (SC). 

Entre os governadores delatados, estão o presidenciável morto em um acidente aéreo Eduardo Campos (PSB), Sérgio Cabral (PMDB), ex-governador do Rio de Janeiro, e Roseana Sarney (PMDB), atual governadora do Maranhão./Bahia Notícias 

sábado, 6 de setembro de 2014

Dono de supermercados que comercializavam merenda escolar é ligado ao deputado petista VALMIR ASSUNÇÃO E JOÃO BOSCO



Desde a sexta-feira, 29 de agosto, que muito se comenta em todo o Brasil sobre a operação do Ministério Público em parceria com a Polícia Civil e Militar, que apreendeu cerca de duas toneladas de alimentos desviados da merenda escolar que estavam sendo comercializadas em supermercados de Teixeira de Freitas.

Ainda há muita especulação sobre quem seria o responsável pelo desvio da merenda escolar, há também um questionamento muito grande, sobretudo pela direção do Sindec (Sindicato dos Empregados no Comércio) sobre o porquê prenderam apenas os funcionários dos supermercados e nada foi feito com os legítimos proprietários dos estabelecimentos. Merenda escolar sendo desviada do MST (9)

Nossa reportagem conseguiu averiguar que os três estabelecimentos onde foram encontrados os produtos desviados pertencem a mesma pessoa, um cidadão conhecido como Antônio Reis, que é filiado ao PT, gente de confiança de um deputado petista, que teria sido nomeado em conformidade com o prefeito de Teixeira de Freitas João Bosco, coordenador da campanha do PT no Extremo Sul da Bahia. Ele coordena tanto a campanha do deputado, quanto à de Erlita Freitas, candidata apoiada por João Bosco, e do candidato a governador Rui Costa, todos do PT.

Merenda escolar sendo desviada do MST (2)

Os supermercados onde a merenda escolar desviada foi encontrada foram Supermercado Colina Verde ( no Colina Verde), Supermercado Teixeira ( na rua Sargento Pedro, no São Lourenço) e Supermercado Distrisul ( do lado do mercadão municipal), ambos de propriedade do senhor Antônio Reis, que aparece sempre nas postagens feitas por pessoas ligadas a João Bosco e ao deputado petista.

Em uma imagem, Antônio Reis, que está de vermelho, aparece ao lado de Anizeto Surlo, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itamaraju, também filiado ao PT.anizeto-SurloAntonio-Reis-e-um-amigo

Outro detalhe interessante de toda essa história é que a diretora da Direc 9 é Maria Assunção, conhecida como Lia Assunção, que, em tese, seria responsável pela merenda escolar do Extremo Sul.

Merenda escolar sendo desviada do MST (9)

Resta saber agora se, apesar de todas essas coincidências, alguns dos referidos nomes foram pelo menos intimados a prestar depoimento. O deputado tem ligações diretas com a administração do prefeito João Bosco, tanto que indicou membros do seu governo, a exemplo de secretario, além de outras pessoas que estão nomeadas em outros setores da administração.


anizeto-SurloAntonio-Reis-e-um-amigo

Em nota publicada essa semana pela assessoria de João Bosco, o prefeito alegou não haver qualquer ligação entre a merenda desviada e sua administração, apontando que o material era do Estado, que, neste caso, seria de responsabilidade de Lia Assunção./Repórter Coragem

Previsão do Tempo para Jucuruçu - BA





Esta semana
Previsão do tempo atualizada às: 17:00

Sábado, 06/09
Nascer do sol:05h43Pôr do sol:17h35
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 99%56%
Índice UV: Moderado
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
Ver mais dados
Domingo, 07/09
Nascer do sol:05h43Pôr do sol:17h35
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 100%60%
Índice UV: Muito Alto
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
Ver mais dados
Segunda-Feira, 08/09
Nascer do sol:05h42Pôr do sol:17h35
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 100%67%
Índice UV: Muito Alto
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Ver mais dados
Terça-Feira, 09/09
Nascer do sol:05h41Pôr do sol:17h35
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 100%67%
Índice UV: Muito Alto
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Ver mais dados
Quarta-Feira, 10/09
Nascer do sol:05h40Pôr do sol:17h35
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 100%48%
Índice UV: Alto
Sol o dia todo, com muitas nuvens de manhã. Noite com muita nebulosidade.
Ver mais dados
Tendências para os próximos dias:
Quinta-Feira, 11/09
  • Max 25ºMin 12º
  • 0mm
    0%
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Sexta-Feira, 12/09
  • Max 28ºMin 17º
  • 0mm
    0%
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Sábado, 13/09
  • Max 31ºMin 19º
  • 2mm
    60%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Domingo, 14/09
  • Max 30ºMin 22º
  • 2mm
    60%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
Segunda-Feira, 15/09
  • Max 22ºMin 19º
  • 3mm
    80%
Chuvoso durante o dia e a noite
*Esta tendência é resultado de modelos numéricos e não tem interferência direta dos meteorologistas. Estes valores podem variar muito de um dia para o outro.

Resultado 1633 Mega-Sena; Prêmio principal é de R$ 3 milhões



A estimativa de prêmio da Mega-Sena para o sorteio do concurso 1633, a ser realizado neste sábado (6) é de R$ 3 milhões.

Uma aposta de SP acertou as seis dezenas do concurso 1632 da Mega Sena, realizado na noite de quarta-feira (3). O sorteio do próximo concurso, 1633, estima pagar R$ 3 milhões.

Já 244 apostadores acertaram a quina e cada um recebeu R$ 19.385,55.

Mais de 16 mil apostadores acertaram a quadra e cada um levou R$ 413,56.


As apostas para a Mega Sena podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país e custam a partir de R$ 2,50

PT admite danos à campanha de Dilma com delação de ex-diretor da Petrobras


PT admite danos à campanha de Dilma com delação de ex-diretor da Petrobras

Os dirigentes do PT admitiram nesta sexta-feira (5) que a revelação dos nomes apontados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa nos esquemas de desvios e lavagem de dinheiro pode deixar a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) na defensiva nestes próximos dias. 

De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a torcida dos aliados da presidente é para que o impacto da denúncia se dilua entre os parlamentares citados pelo ex-diretor da estatal. Porém, o envolvimento de políticos da base da presidente certamente irá prejudicar a campanha. 

Dilma tentará, segundo auxiliares, retomar o discurso de combate à corrupção e evocar a “faxina ética” como fizera no início de seu governo, em 2011, quando afastou seis ministros. Já o comitê de Aécio Neves (PSDB) ficou animado com os possíveis danos se estenderem à candidatura de Marina Silva (PSB/Rede), principalmente com a delação do nome de Eduardo Campos, antigo presidente nacional da sigla. 

Onze jovens passam mal após vacina contra HPV; duas delas estão sem movimento das pernas


Onze jovens passam mal após vacina contra HPV; duas delas estão sem movimento das pernas

Após receberem a segunda dose da vacina contra o HPV, entre os dias 3 (quarta) e 4 (quinta), 11 adolescentes foram levadas ao Hospital municipal de Bertilonga, em São Paulo, sentindo dores no corpo, na cabeça e no local onde a vacina foi aplicada. Na última sexta-feira (5) duas delas, as adolescentes Luana e Mariana, de 12 e 13 anos, apresentaram dificuldade de locomoção e tiveram que retornar ao hospital. A principal suspeita é de que elas tenham sofrido reação devido à vacina. Todas as pacientes afirmam que receberam a vacina na mesma unidade escolar.

Segundo a empregada doméstica Rosália Alves Barros, mãe de Luana, a filha começou a passar mal cerca de uma hora depois de ter tomado a vacina no colégio. Ela, Mariana e as outras meninas que apresentaram os sintomas estudam na mesma escola. “A minha filha estava bem. Ela recebeu a vacina às 12 horas, e às 13 horas começou a passar mal na escola. Tremia e sentia uma dor de cabeça muito forte”, conta a mãe. No mesmo dia, Luana foi medicada e teve alta. No entanto, os sintomas persistiram no dia seguinte. “Eu estava no trabalho e me ligaram da escola, dizendo que a Luana estava passando mal de novo. Aí eu fiquei preocupada”, relata Rosália. Mais uma vez, a menina foi medicada e liberada, mas quando chegou em casa, passou mal pela terceira vez. “Ela estava deitada no sofá e, de repente, começou a tremedeira, a dor de cabeça e a tontura. E da cintura para baixo, ela paralisou”, diz a mãe.

Com Mariana, a reação se deu de forma parecida. De acordo com a mãe da adolescente, a diarista Fabíola Freitas de Lima, a filha tomou a vacina no mesmo dia que Luana e também começou a passar mal em seguida. “Foi na saída da escola. Ela estava indo para casa acompanhada de uma colega, quando teve a tremedeira na rua e desmaiou. Uma viatura da ronda escolar passava na hora, e a outra menina pediu socorro. Aí trouxeram a Mariana para o hospital”, lembra a mãe. A menina também foi medicada e liberada no mesmo dia, mas voltou a passar mal. Na terceira vez que procurou o hospital, ficou internada. 

“A Mariana já teve reação quando tomou a primeira dose da vacina. Ela desmaiou e teve dor de cabeça, mas não sentiu nada nas pernas. Agora, ela não consegue andar”, descreve Fabíola.As meninas aguardam a realização de um exame que vai determinar o motivo dos sintomas. As mães garantem que elas estão calmas, mas quando cessa a aplicação da medicação, os sintomas reaparecem. “Com remédio, elas ficam bem. Até conseguem se locomover com dificuldade. Mas, quando o remédio acaba, voltam as tremedeiras, as dores e elas choram muito”, afirma Rosália.

Em nota, a Prefeitura de Bertioga informou que as reações estão sendo investigadas e que a orientação da Secretaria Estadual da Saúde é não suspender a aplicação da vacina. A Secretaria de Comunicação do município informou que o lote da vacina aplicado em Bertioga é o mesmo que é utilizado em outras regiões. Segundo Ministério da Saúde, a vacina é segura e recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Quase cinco milhões de meninas em todo o Brasil já foram imunizadas contra o vírus HPV, que é o causador do câncer de colo de útero, o terceiro que mais leva mulheres à óbito no País. 

Sucesso total na 1ª Olimpíada Estudantil de Jucuruçu


logo olimpiadaa
  “O vencedor não é aquele que sempre ganha, mas o que nunca deixa de lutar.”   

A Prefeitura de Jucuruçu, através das Secretarias Municipais de Educação, Esporte, Cultura, Saúde e Assistência Social, realizou nesta quinta e sexta-feira, 04 e 05 de setembro, a primeira Olimpíada Escolar no Município Jucuruçuense com o objetivo de incentivar a prática de atividades esportivas, oferecendo a oportunidade de construção de valores que contribuirão para fortalecer a participação e interesse esportivo dos alunos e também promover a confraternização entre as escolas.

Prefeita Uberlândia
  Prefeita Uberlândia  

Escolas municipais e estaduais da sede e dos distritos e povoados de Coqueiro, Monte Azul, São João da Boa Nova e Água Limpa trouxeram como representantes jovens e adolescentes que  competiram nas Modalidades: futebol, futsal, salto em distância, 100 e 400 metros rasos, revezamento 4 x 100 e 4 x 400, ciclismo, maratona, malabarismo com bike e embaixadinha. O primeiro dia de competições terminou com o acendimento da tocha olímpica, uma emocionante apresentação de karatê da Escolinha do professor Elielson de Coqueiro.

Coreografia da Escola Cecília Meireles e apresentações diversas dos alunos e monitores do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo) antigo PETI, teve ainda a presença da Prefeita Municipal Uberlândia Pereira, que destacou a importância do esporte na vida das crianças e jovens, onde além de proporcionar uma melhor qualidade de vida, ensina também valores os quais, serão muito importantes no decorrer de sua vida, agradeceu a presença de todos, encerrando sua fala.


Tiveram presentes o comandante da Polícia Militar local, a Secretária Municipal de Educação Carmen representando todas as Secretarias envolvidas, logo em seguida ouve a entrega das medalhas para as modalidades encerradas no primeiro dia.

Por final aconteceu o tão esperado desfile, onde os Jurados avaliaram a beleza, desenvoltura e simpatia dos participantes que representaram modalidades esportivas, resultando na vitória de Lázaro Costa Rodrigues, aluno da Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães, representando Muaitai – SEDE e Taiza Alves Gonçalves, aluna da Escola Municipal Orlandino Lopes da Paixão, representando Futebol – Monte Azul. 
Ganhadores do desfile: Taíza e Lázaro
  Ganhadores do desfile: Taíza e Lázaro  


O segundo dia de competição assim como o primeiro, começou logo cedo com a disputa de ciclismo e maratona, onde os atletas tiveram que demonstrar toda sua concentração e resistência, em seguida aconteceram várias outras modalidades. Mas a emoção mesmo ficou por conta do futebol e futsal, onde teve disputas eletrizantes, na qual a torcida deu um show de animação, recarregando assim a energia de seus atletas.

DSC_2475


No final do dia teve a entrega das medalhas para os vencedores do dia. Ouve para todas as modalidades categoria masculina e feminina.

DSC_2500

“As Olimpíadas Escolares resgatam a importância das competições estudantis, promovendo a inclusão Social a partir de uma prática positiva e saudável e abrindo espaço para os novos talentos”, afirmou o Secretário de Esportes./jucurucuonline



Traficante foragido do Espírito Santo é preso em Teixeira de Freitas


FOTO2

Em cumprimento a um mandado de prisão em aberto na 4ª vara das execuções penais da comarca de Vitória-ES, policiais da 8ª Coordenadoria de policia civil de Teixeira de Freitas, coordenados pelo delegado Marcos Vinícios de Almeida, prenderam no início da tarde desta última quinta-feira (04), por volta das 12h30, o teixeirense “Nelson Fernandes, de 58 anos de idade, morador da Rua Barão do Rio Branco, no centro de Teixeira de Freitas.

“Nelson” foi condenado a 7 anos e 6 meses de reclusão em regime fechado pela 4ª vara da justiça criminal da comarca de Vitoria-ES, em razão de envolvimento com o tráfico de drogas naquele estado, fato ocorrido no ano de 2003. “Nelsão” se encontra preso provisoriamente na carceragem da 8ª Coorpin, e na manhã desta sexta-feira (5), por volta das 11h, o sentenciado foi apresentado a imprensa local, onde de forma espontânea ele concedeu entrevista aos repórteres presentes e confirmou a veracidade do débito que o mesmo possui com a justiça capixaba.

Durante a sua entrevista, “Nelsão” fez questão de enfatizar a imprensa presente que a sua condenação é do ano de 2003, época em que foi preso e acusado de envolvimento com o tráfico de drogas pela justiça capixaba. Mas como o seu advogado a época conseguiu anular a sentença junta tribunal de justiça capixaba, 8 meses após a prisão o mesmo foi posto em liberdade. Eu não sabia que a justiça superior havia mantida a minha condenação de 7 anos e 6 meses de reclusão e nem tão pouco, esse mandado de prisão em aberto.

FOTO1

“Nelsão” afirmou durante a sua entrevista que mora em Teixeira de Freitas há mais de 30 anos, onde tem residência fixa no centro da cidade, além de  trabalhar licitamente como empresário do ramo de “terraplanagens”. Eu estou consciente do ocorrido, eu não sou um fugitivo da justiça, pois não sabia do mandado de prisão que estava em aberto. Já que a minha condenação foi mantida, agora preciso o que devo para a justiça.  (declarou o sentenciado Nelsão).

Segundo o coordenador da policia civil da 8ª Coorpin, delegado Marcus Vinícius, “Nelsão” será recambiado para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, onde ficará a disposição da 4ª vara das execuções penais da comarca de Vitoria-ES, uma vez que todas ás peças de seu processo de execução penal se encontra naquela comarca. Mas segundo o advogado de defesa do sentenciado, o mesmo irá peticionar junto aquele juízo da vara, a possibilidade de seu cliente cumprir a sua pena no Conjunto penal de Teixeira de Freitas, uma vez que ele tem residência fixa e família aqui na cidade./teixeiranoar

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

"Ele vai ficar preso", afirma delegada sobre ex-BBB

Após ser preso ao ser acusado por agredir a namorada Angela Sousa na manhã desta sexta-feira (5), o ex-BBB Yuri Fernandes será enquadrado na Lei Maria da Penha e permanecerá detido, onde será encaminhado para a Casa de Custódia da Capital, em Maceió. Foi o que afirmou a delegada Fabiana Leão, em entrevista.

"Como houve a lesão, o caso será enquadrado na Lei Maria da Penha. Eu não vou estabelecer fiança e ele vai ficar preso", afirmou titular da Delegacia da Mulher. Apesar de Angela também agredir o ex-BBB, a delegada ressaltou que somente Yuri será indiciado. "Foi uma briga entre os dois, mas só ele será indiciado. Ela [Ângela] será ouvida e liberada em seguida", explicou.

Ainda de acordo com a publicação, uma policial da delegacia disse que Angela chegou bastante machucada para prestar a queixa. "Ao que parece, ela só tentou se defender das agressões, por isso ele ta arranho. Mas acho que ele bateu bastante nela, pelas marcas no corpo", afirmou.

De acordo com a delegada, o casal passará por exames de corpo de delito no  Instituto Médico Legal (IML) e outras pessoas serão ouvidas sobre o caso, como o gerente e um funcionário que conteu Yuri durante a agressão.

O caso

Funcionários de um hotel em Maceió (AL), onde estava hospedado o ex-BBB Yuri Fernandes e sua namorada Angela Sousa denunciaram o lutador por ter agredido a parceira dentro de um quarto do estabelecimento na manhã desta sexta-feira (5). De acordo com os funcionários, Angela entrou em contato com a recepcção pedindo ajuda após ser agredida por Yuri. A polícia foi chamada e quando chegou no local encontrou a bailarina do Domingão do Faustão com um hematoma no rosto e reclamando de dores na barriga.

uma em cada dez jovens foi vítima de estupro ou violação até os 20 anos



Cerca de 120 milhões de mulheres jovens em todo o mundo, o equivalente a uma em cada dez, foi vítima de estupro ou violação até os 20 anos, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (5) pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em estudo global sobre a violência contra crianças, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra que um quinto das vítimas de homicídio são crianças ou adolescentes com menos de 20 anos.

O homicídio é a principal causa de morte em rapazes e em jovens com idade  entre 10 e 19 anos nos países da América Latina, incluindo a Venezuela, a Colômbia, o Panamá e o Brasil.

O Unicef diz que o estudo Escondido à Vista (Hidden in plain sight) é o maior trabalho realizado sobre violência contra crianças e foi baseado em dados de 190 países.

“Esses são fatos desconfortáveis, nenhum governo ou pai vai querer vê-los”, disse o diretor executivo da instituição, Anthony Lake. “Mas se não enfrentarmos a realidade que cada estatística representa – a vida de uma criança que tem direito à segurança, a uma infância protegida e que foi violada – nunca deixaremos de pensar que a violência contra as crianças é normal e permissível. E não é”, acrescentou.

Outro abuso é o bullying, que afeta uma em cada três crianças com idade entre 13 e 15 anos.

O estudo revela ainda que 17% dos jovens em 58 países foram vítimas de punições físicas severas e de forma repetida.

Como prevenção da violência contra crianças, o levantamento recomenda que se fomente o apoio aos pais e às crianças com competências para a vida, uma mudança de atitudes e comportamentos, o fortalecimento do sistema judicial e uma consciencialização para a violência e os custos humanos e socioeconômicos que ela acarreta. Mudanças de atitudes e de legislação são outras sugestões./agencia Brasil

São Sebastião de Jucuruçu - encerramento.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.