Aparecer

Aparecer

HOMEM AOS 78 ANOS CAMINHA 8 KM PARA TRABALHAR TODOS OS DIAS, E CRIOU TODOS SEUS FILHOS NA ROÇA

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Governo debate “Currículo e Proposta Curricular” com professores em formação continuada

IMG-20150427-WA0121

Visando o bom atendimento aos estudantes e a oferta de condições aos profissionais da Educação, o Governo Municipal, via Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está promovendo encontros com os professores no fomento à formação continuada. Assim, na noite da última segunda-feira (27), os docentes participaram de uma palestra sobre Currículo e Proposta Curricular com a professora doutora Minervina Joselí Espíndola Reis.

“Cada passo na direção da realização de um sonho, é também um passo a mais na distância da realização”, disse o Secretário da pasta Ariosvaldo Alves Gomes, durante o discurso de abertura do evento, instigando a necessidade da inquietação na formação e qualificação da mão de obra.

Em sua abordagem, a professora doutora apontou a necessidade de trabalhar o currículo a fim de fazer do aluno um sujeito com capacidade crítica, autor de sua história e que seja afeito à pluralidade cultural, “prestando atenção aos alunos e entendendo que as diferenças favorecem a renovação”, ensinou ela.

Os coordenadores do Núcleo de Apoio Pedagógico- Anos Finais, Neumásia e Jerson Junior expuseram que o evento proposto teve o objetivo de melhorar a estruturação entre as áreas do conhecimento e aumentar a articulação entre os professores que lecionam as diferentes disciplinas, assim, deu-se a ênfase para ter-se condições para a construção de uma proposta curricular municipal que atenda o perfil dos estudantes locais, numa proposta pedagógica funcional, em que o trabalho nas unidades de ensino possa caminhar por uma perspectiva unificada.

O Departamento Municipal de Cultura participou do momento com apresentações de música, com Daniel, e de Teatro de Bonecos, com Amaro./PTF

Em Teixeira: Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama oferece exames gratuitos


Lucimar

Com o objetivo de facilitar o acesso das mulheres de Teixeira de Freitas e região aos serviços oferecidos pelo sistema de saúde pública, o Governo Municipal, por meio do Governo Estadual e em parceria com Governo Federal, está promovendo o Mutirão de Mamografias, via Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama.

LucimarO evento foi iniciado na sexta-feira (24) e vai até o sábado (09). A teixeirense Lucimar Silva de Jesus Rocha, moradora do bairro Tancredo Neves, considerou a iniciativa como “muito boa” e explicou: “eu não tinha condição de pagar por esse exame, vim aqui e fiz a minha parte, com a prevenção”.

Prog (1)

BrigidaJá Brígida Mendes Porto Pereira, lembrou que “a gente precisa desses exames, porque o câncer é uma doença que está bem presente na vida das pessoas, é a doença do século, e realmente precisamos desse apoio dos órgãos públicos”, e ressaltou a importância do evento.

Prog (2)O mutirão tem como meta atender as mulheres com mais de 35 anos. Ele possui caráter itinerante e funciona em três fases: realização do exame de mamografia; encaminhamento, quando necessário, para realização de ultrassonografia; e tratamento, se for o caso. A equipe vem realizando cerca de 300 mamografias por dia, sem custo para a comunidade.

Prog (2)

Prog (3)A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou equipe para recepção e orientação a todas as mulheres que queiram participar. As interessadas devem comparecer ao local com documento de identificação, comprovante de residência e cartão SUS – a estrutura de atendimento que foi montada em frente ao Estádio Municipal, às margens da Avenida Presidente Getúlio Vargas./teixeiradefreitas

Radialista é agredido por assessor da prefeita de Porto Seguro




O radialista Flávio Porto foi agredido por um assessor da prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD), durante uma audiência pública, na manhã desta quarta-feira (6), no Centro Cultural do município.

De acordo com o radialista, durante a audiência, ele criticou um projeto sobre balsas e foi interrompido pelo vice-prefeito da cidade, que o ofendeu. Flávio foi empurrado ao fim da audiência, quando descia uma escada. Ele teve que sair escoltado por um vereador.


De acordo com Flávio, o assessor que o agrediu é conhecido pelo prenome Maurício. Ainda segundo o radialista, as pessoas que estavam no local presenciaram o ocorrido e ele vai registrar a ocorrência.

Adolescente de 14 anos é torturada e estuprada no bairro Bonadiman em Teixeira de Freitas


Adolescente de 14 anos é torturada e estuprada no bairro Bonadiman em Teixeira de Freitas

Policiais da equipe da delegada Kátia Guimarães, da DEAM – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher estão na captura de um indivíduo moreno claro, musculoso, estatura baixa, cabelos bons e baixos, com dois furos para uso de brincos em cada orelha, aparentando ter uns 25 anos de idade e que possui uma tatuagem um pouco apagada no antebraço esquerdo com a seguinte frase: “Vida Loka”.

Este elemento teria sido o autor de um violento crime de estupro praticado contra uma adolescente de 14 anos, moradora do bairro São Lourenço, no início da manhã da última terça-feira (05/05), dentro de uma pequena reserva florestal às margens do Córrego do Penteado entre os bairros Bonadiman e Jardim Caraípe.

Conforme a delegada Andressa Carvalho, autoridade policial da DEAM que cuida do caso, a menina foi apresentada na Delegacia da Mulher por policiais militares da 87ª CIPM, em estado de choque avançado, chorando muito, vomitando, os olhos avermelhados e lacrimejando sangue, apresentando lesões no pescoço e hematomas no rosto. A moça foi encontrada com as mãos e os pés amarrados e totalmente despida em uma área desabitada do bairro Bonadiman.

Para os médicos legistas do Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas o resultado de a adolescente ter sangrado pelos olhos foi em conseqüência da violência usada pelo estuprador ao apertar demais o seu pescoço e chegou ao ponto de haver estouro de veias e rompimento de vasos que lhe resultou em trauma intraocular e terminou lhe causando o desmaio, além dos médicos ter constado a consumação do estupro vaginal na vítima.

Conforme o depoimento da adolescente, era por volta das 8h30, quando ela trafegava pela Avenida Padre José de Anchieta, imediações do Hipermercado G Barbosa, teria sido acometida por seu violentador que inicialmente lhe abordou solicitando uma pequena informação e logo em seguida lhe anunciou que estava armado e se ela não o seguisse seria morta.

Conta a vítima que obedeceu o marginal e o seguiu pela lateral do G Barbosa no bairro Jardim Caraípe e depois andou ao lado dele por toda a extensão da Avenida São Paulo sempre com fortes ameaças de morte, e numa ladeira antes do Shopping PátioMix, eles desceram a direita em direção ao bairro Bonadimam e, ao chegar na baixada do Córrego do Penteado, o homem passou a lhe atacar sexualmente.

A menina descreveu que foi obrigada a praticar sexo oral no estuprador e teve um momento que ela conseguiu desvencilhar dele e correu em direção à estrada, na esperança que alguém lhe salvasse, até porque, neste momento, ela já sabia que ele não possuía arma alguma, mas o individuo lhe alcançou e lhe levou novamente para o mesmo local e passou a lhe agredir com socos e apertões no pescoço e acabou por consumar o estupro até o seu desmaio.

A adolescente foi encontrada por causa dos seus gritos de socorro e quando acordou do desmaio notou que estava com as mãos e os pés amarrados e uma dona de casa que passava pela avenida de terra, lhe ouviu e ao procurar pela pessoa que gritava, deparou com a menina nua e amarrada. Foi esta senhora que lhe ajudou a desvencilhar das amarraduras e lhe socorreu, levando-a para a Escola Municipal Antônio Chicon Sobrinho, perto do local, onde populares chamaram a Polícia Militar. (Por Athylla Borborema)

‘Mulher tem que apanhar como homem’, diz deputado do DEM


jandira feghali
Jandira Feghali: "Em seis mandatos, jamais fui sujeitada à violência física ou incitação à violência contra mulher"

Em dia de vergonha para a Casa dirigida por Eduardo Cunha, 'manifestantes' que apoiaram projeto da terceirização se tornam paladinos dos trabalhadores; e deputada Brasília – O ambiente foi de tumulto e troca de acusações na Câmara dos Deputados, que realiza desde o início da tarde de hoje (6) sessão para apreciar as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, referentes a mudanças nas regras para benefícios dos trabalhadores. O presidente da casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), suspendeu a sessão por três vezes até conseguir chegar a um acordo para votar os textos. É agredida por parlamentares.

A Medida Provisória (MP) 665, que altera as regras de acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao seguro-defeso, teve seu texto-base aprovado pelo plenário, ressalvadas emendas e destaques que ainda serão votados. Foram 252 votos a favor, 227 contra e uma abstenção. Pelo acordo que possibilitou a aprovação da MP, ainda devem ser votados nominalmente dois destaques que visam a alterar o texto da medida. Os outros destaques e emendas devem ser votados nesta quinta-feira (7).

Encaminharam voto favorável à aprovação da MP 665 os líderes do bloco formado pelo PMDB e outros partidos, do PT, do PSD, do PR, do PCdoB, do PROS e do PRB, além da liderança do governo. Encaminharam contra a aprovação da medida provisória os líderes do PSDB, do DEM, do SD, do PDT, do PPS e do PSOL e o líder da minoria. O único partido da base governista que encaminhou voto contra a MP foi o PDT. O PV liberou sua bancada para votar de acordo com a convicção de cada um.

O momento mais tenso da sessão levou a bancada feminina a levantar as mãos e gritar palavras de ordem em solidariedade à deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), vítima de palavras grosseiras por parte do deputado Alberto Fraga (DEM-DF).

“A violência contra a mulher não é o Brasil que eu quero ver”, gritaram várias deputadas. Muita gente pediu para que a sessão fosse encerrada e a votação, adiada. “Estamos perdendo o controle. Vamos adiar essa sessão em nome do bom senso da casa”, pediu o deputado Veneziano do Rêgo (PMDB-PB).

A confusão envolvendo Jandira Feghali e Alberto Fraga começou quando a deputada foi apaziguar um início de discussão entre os deputados Orlando Silva (PCdoB-SP) e Roberto Freire (PPS-SP). Jandira reclamou que Freire a empurrou com força quando se aproximou e disse que iria entrar com uma reclamação junto ao Conselho de Ética contra ele. Em seguida, Alberto Fraga, que estava próximo, pegou o microfone, virou-se e disse para a líder que “a mulher que participa da política como homem e fala como homem, também tem que apanhar como homem”.

A declaração provocou reações revoltadas em todo o plenário. O líder do Pros, deputado Domingos Neto (CE), defendeu Jandira, lamentou o ocorrido e afirmou que era preciso acalmar os ânimos. O deputado Roberto Freire pediu desculpas e disse que foi mal interpretado. “Em 40 anos de vida parlamentar jamais cometi qualquer atitude de agressão.”

 Jandira Feghali, via Facebook: ‘Assustador o acontece nesta Casa’

Parece que as noites na Câmara não tem como piorar nesta Legislatura. Sim, fui agredida fisicamente pelo deputado Roberto Freire durante discussão das medidas provisórias 664 e 665 agora pouco. Pegou meu braço com força e o jogou para trás. O deputado Alberto Fraga, não satisfeito com a violência flagrada, disse que “quem bate como homem deve apanhar como homem” na minha direção. Fazia menção a mim.


É assustador o que está acontecendo nesta Casa. Em trinta anos de vida pública jamais passei por tal situação. Em seis mandatos como deputada federal, onde liderei a bancada do PCdoB por duas vezes e enfrentei diversos embates, jamais fui sujeitada à violência física ou incitação à violência contra mulher. Muitas foram as frentes de debate político aqui dentro. Parece irônico a mulher que escreveu o texto em vigor da Lei Maria da Penha seja vítima de um crime como este.


Meus advogados vão acionar judicialmente o senhor Fraga pela apologia inaceitável. Esta medida já está sendo encaminhada. Minha trajetória é reta, ética e coerente dentro da política desde quando me tornei uma pessoa pública, na década de 80. Não baixarei a cabeça para nenhum machista violento que acha correto destilar seu ódio. A Justiça cuidará disto. E ela, sim, pesará sua mão.


‘Sem ameaças’


Mas as queixas em relação ao deputado Alberto Fraga continuaram. “Ameaças não são aceitas aqui. O senhor Fraga pode ter a fama que tiver no Distrito Federal, mas não temos medo do senhor”, argumentou o deputado Glauber Braga (PSB-RJ), em alusão ao fato de Fraga, ex-delegado, integrar a chamada bancada da bala e possuir bom trânsito entre os policiais do DF.

“Quem sabe da minha fama são as pessoas do Distrito Federal porque me elegeram o deputado mais votado das últimas eleições e não vou questionar isso aqui.  Minha fama é de estar sempre presente das pessoas que precisam. Mas o que eu quero dizer é que sou um homem e não um moleque”, rebateu Fraga, minimizando os 32 anos do deputado Glauber Braga.

Cédulas jogadas

Cédulas
Parlamentares observam "notas" de dólares, mas eram falsas

O tumulto que envolveu Jandira Feghali e Alberto Fraga foi o segundo mais conturbado do dia. Por volta das 19h, o presidente Eduardo Cunha suspendeu a sessão pela primeira vez depois que manifestantes que estavam nas galerias jogaram em cima dos parlamentares cédulas falsas de dólar com os rostos da presidenta Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula e do ex-tesoureiro do PT João Vaccari.

As cédulas fora atiradas por pessoas ligadas à Força Sindical, central que tem como presidente licenciado o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, que na festa do no último 1º de Maio, promovido pela central em São Paulo, não fez menção ao Projeto de Lei 4.330, da terceirização, que ajudou a aprovar de maneira enfática na Câmara.

Cunha determinou o esvaziamento das galerias para somente depois retomar a votação, que deverá entrar pela madrugada. Parlamentares do PSB, DEM, PSDB, Psol e PPS tentaram obstruir a votação com requerimento de emendas e recursos diversos, posteriormente rejeitados.

Imagens muito fortes: Corpo de vaqueiro é encontrado em decomposição


O corpo do vaqueiro Aderaldo Alves da Silva, 35 anos, foi encontrado em um desfiladeiro de mais de 10 metros às margens da BR-101, a cerca de seis quilômetros do centro de Eunápolis. Ele estava desaparecido desde a tarde do último domingo (03), depois que saiu de sua casa, no bairro Nacional, zona norte da cidade.


A mulher do vaqueiro, Maria d'Ajuda de Jesus, 27 anos, afirmou que ele estava desempregado e iria para uma fazenda em Gabiarra ajudar o irmão a tirar o leite do gado. Ainda de acordo com a mulher, o vaqueiro usava uma bicicleta preta. A Polícia Rodoviária Federal não encontrou o veículo no local.


Um policial  descarta a princípio, a possibilidade de atropelamento. de acordo com ele, não havia marcas de frenagem ou fragmentos de algum carro na pista. A Polícia Civil vai investigar o caso e suspeita que o vaqueiro possa ter sido vítima de um assalto, já que a bicicleta desapareceu.

Desde o dia do desaparecimento os familiares estavam procurando Aderaldo. Nesta quarta, eles resolveram vasculhar o trajeto que seria percorrido pelo vaqueiro.


"A gente já tinha ido ao hospital, ao IML e outros locais. Hoje procuramos também na BR-101 e no Córrego Sapucaieira. Aqui, o irmão dele desceu um barranco e encontrou o corpo", disse Maria d'Ajuda, que trabalha em uma cooperativa de reciclagem.

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal. A causa da morte ainda é desconhecida. O vaqueiro deixa seis filhos./RADAR64

Grave acidente na BR 101 deixa vítima presa nas ferragens



Um grave acidente ocorrido por volta das 06 horas da manhã de quarta feira, no Km 906 da BR 101 próximo ao distrito de Rancho Alegre, deixou uma das vítimas presas as ferragens.

O veículo, uma carreta VOLVO/FH 460, cor preta, placa policial OYE 9589, licenciado em Serra no Espírito Santo, carregada com  pisos cerâmicos, tombou em uma ribanceira em uma curva, após o motorista perder o controle do veículo.


Na carreta, estavam três vítimas. O motorista foi identificado como Joélio  Carlos de Lima, e as passageiras, Sonia Maria da Silva e Sandra Patrícia Batista Santana.

Sandra, ficou presa nas ferragens e precisou do auxílio do Corpo de Bombeiros, que serrou parte da lataria do veículo para retirá-la do local. Uma equipe do SAMU socorreu a vítima para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. O estado de Sandra inspira cuidados.


Os outros ocupantes do veículos tiveram apenas escoriações leves. A ocorrência foi atendida pela Polícia Rodoviária Federal, que controlou o trânsito no local, que ficou com uma parte da BR interditada. Um carro guincho foi utilizado para retirar a carreta da ribanceira./Opovonews

11 tiros: Homem é assassinado a tiros próximo a ponte da Piatã na Zona Rural de Teixeira



Teixeira de Freitas: Na tarde desta quarta-feira, 06 de maio, uma guarnição do 1º Pelotão da Polícia Militar, lotada na 87ª CIPM de Teixeira de Freitas foi informada acerca de um homicídio ocorrido próximo a ponte da Piatã, localizada na Zona Rural do município, sentido a Massaranduba. Os militares confirmaram o fato e isolaram a área até a chegada da Polícia Civil.


O delegado do SILC, Kleber Gonçalves e sua equipe foram até o local, e realizaram o levantamento cadavérico. O delegado solicitou perícia e uma equipe da Polícia Técnica, composta pelos peritos Manuel Garrido e Pedro Paulo, efetuou a perícia de local de ação violenta (homicídio). Trata-se de Jefferson da Silva Mota, 26 anos de idade, morador de Teixeira de Freitas.


Segundo o perito Manuel Garrido, o homem foi encontrado em decúbito ventral, e foi assassinado com 11 tiros, sendo 05 nas costas, 03 no braço direito, 01 no lado esquerdo das nádegas e 02 na cabeça. No local, foi encontrado 04 estojos calibre .32 longo e um projetil. Após a perícia, o corpo foi removido ao IML de Teixeira de Freitas, onde será necropsiado, em seguida liberado.


Na noite desta quarta-feira, policiais militares encontraram um veículo abandonado na Rua Veneza, no Bairro Santa Rita, próximo a Farmácia Indiana e após averiguação, encontraram no interior do automóvel, um documento de identidade, pertencente ao Jefferson. Trata-se de um veículo VW/Polo, de cor preta, placa policial JRD 7038, licenciado em Teixeira de Freitas.


O veículo está em nome de Rodrigo Martins Costa. O automóvel foi conduzido para o pátio da delegacia, onde passará por perícia. Um inquérito policial foi instaurado para investigar autoria e motivação do crime./Liberdadenews

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Mais um assassinato em Teixeira de Freitas numa série que não tem fim


jovem morto em teixeira de freitas
Jovem foi morto à tiros no bairro Arco Verde, em Teixeira de Freitas

Mais um jovem é vítima da violência que assola os moradores da cidade de Teixeira de Freitas. O número alarmente de mortes chama atenção. São muitas vidas ceifadas, num lugar onde há poucos anos, se dormia com as janelas abertas. Neste últimos tempos a realidade é outra.

Na manhã desta terça-feira, dia 14, um vida foi violentamente encerrada pro disparos de arma de fogo, que romperam a tranquilidade de moradores do bairro Arco Verde. O crime aconteceu por volta de 06h50 da manhã.

Éder Rosa de Oliveira, de 23 anos, caminhava pela rua quando foi surpreendido por duas pessoas numa moto. A cena que se repete: um deles desceu, apontou a arma e iniciou a execução. Foram vários disparos. Ferido, o jovem ainda tentou se refugiar dentro de uma casa, mas, não resistiu aos ferimentos. O caminho percorrido deixou as marcas da violência, com o sangue dos teixeirenses, que passaram a conviver numa das cidades mais violentas do estado da Bahia.

jovem morto em teixeira de freitas2
Jovem foi executado por bandidos que chegaram numa moto

No corpo, a Polícia Técnica de Teixeira de Freitas localizou várias perfurações (02 nas costas e 02 na face, 01 em cada um dos lados do rosto). A lei do silêncio prevalece nesses casos, dificultando o trabalho da polícia./primeirojornal

Maio começa violento. Mais um homicídio em Teixeira de Freitas



Luciano Carvalho Rocha vulgo “Cabelo” foi executado por volta das 10 horas da manhã desta quarta feira,(06), no cruzamento das Ruas Cruz das Almas com Pirají no bairro Liberdade II, em Teixeira de Freitas.

A vitima, estava abordo de uma motocicleta Honda Bros, cor preta, placa policial  OUN 3945, licenciada em Ibirapuã – Bahia .

De acordo com informações colhidas no local, a vítima não é conhecida dos moradores das imediações. Luciano, estava trajando uma blusa preta e uma bermuda  cinza com  detalhes vermelhos e estava segurando duas buchas de maconha em uma das mãos.


Luciano foi alvejado com pelo menos 09 disparos de arma calibre 380. Vários projéteis foram encontrados no chão. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Teixeira de Freitas para ser necropsiado./Opovonews

Brasil tem 1ª vacina contra meningite B




(Medicamento é recomendado principalmente a crianças com até 1 ano. GSK quer incorporar vacina ao SUS; ministério ainda não recebeu pedido).

A farmacêutica GSK lança nesta terça-feira (5) no Brasil uma nova vacina para prevenir a meningite bacteriana tipo B, imunização ainda não realizada na rede pública para combater o subtipo da doença.
Aprovada em janeiro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina chamada de Bexsero já é oferecida pela companhia nos Estados Unidos e na Europa.

Desenvolvida a partir de 1995, a medicação é recomendada principalmente para crianças com até 1 ano. Segundo a GSK, cada dose será oferecida às clínicas por R$ 340, mas o preço pode variar entre os estados brasileiros devido à tributação.

Segundo a empresa, bebês com idade entre 2 a 5 meses precisam tomar três doses. Em crianças com faixa etária entre 6 e 11 meses, a recomendação é de duas doses. Ambas as faixas etárias são classificadas como grupo prioritário.

Já para quem tem mais de 1 ano e até 50 anos, a recomendação é de duas doses. A GSK vai requerer ao Ministério da Saúde a incorporação do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Caso seja aprovada, a vacina poderá integrar o calendário nacional de vacinação.

O que é a meningite?

As meninges são as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central. A meningite ocorre quando há alguma inflamação desse revestimento, causado por micro-organismos, alergias a medicamentos, câncer e outros agentes.

Ela é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com barras de apoio dos ônibus, por exemplo.

Os principais sintomas da doença são dor de cabeça, febre e confusão mental. Nem sempre há rigidez na nuca, e o teste não pode ser feito por um leigo apenas ao baixar a cabeça – só um médico pode avaliar o quadro corretamente.

Sem previsão de incorporação

De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não foi feito nenhum pedido de incorporação da vacina para prevenir a meningite B. No entanto, quando isto ocorrer, o medicamento precisará ser analisado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), onde terão que ser comprovadas evidências clínicas consolidadas, eficácia, eficiência e custo-efetividade como produto de estratégia de saúde pública.

Infográfico explica a meningite (Foto: G1)

Atualmente fazem parte do calendário nacional de vacinação quatro vacinas que protegem contra a meningite: a BCG, em dose única aplicada ao nascer; a pentavalente, com doses aos dois, quatro e seis meses de vida; a meningocócica C, oferecida à criança aos três e cinco meses de idade; e a pneumocócica, recebida pelo bebê quando ele tem dois, quatro e seis meses de vida.

Segundo a pasta, em 2014 foram notificados 17 mil casos de meningite, de todos os tipos, sendo 146 do sorogrupo tipo B.

Caliman é morto a tiros dentro de açougue no Vila Vargas em Teixeira de Freitas




Teixeira de Freitas: No início da noite desta terça-feira, 05 de maio, a Central de Polícia Militar foi acionada por moradores do Bairro Vila Vargas, que relataram ter ouvido diversos disparos de arma de fogo, e flagraram homens armados a bordo de uma motocicleta fugindo do local.

Uma guarnição da Polícia Militar se deslocou até a Rua Aurelino J. de Oliveira, no Bairro Vila Vargas, e encontraram um jovem baleado dentro do açougue "Casa da Carne e Peixaria Carvalho". Os militares acionaram o SAMU e uma equipe esteve no local, mas, nada pôde ser feito. Só confirmou o óbito.


Trata-se de Kalijairo Amaral de Araújo, conhecido como “Caliman”, 26 anos de idade, e que residia no Bairro Santa Rita. Segundo informações colhidas no local, a vítima possivelmente foi perseguida, e após ficar encurralada no banheiro do referido açougue, os criminosos terminaram a execução.

A Polícia Civil foi acionada e o delegado Kleber Gonçalves e uma equipe de investigadores foram até o local, onde realizaram o levantamento cadavérico. O delegado solicitou perícia e uma equipe do Departamento de Polícia Técnica, composta pelos peritos Manoel Garrido e Pablo Bonjardim realizaram os trabalhos periciais de ação violenta (homicídio).

Segundo o perito Manuel Garrido, a vítima foi atingida por 14 tiros, sendo 07 na cabeça, 01 no peito, 02 no abdômen, 01 no lado direito do rosto, 01 no braço esquerdo, 01 no braço direito e 01 nas costas, do lado esquerdo. Ainda segundo o perito Garrido, no local foi coletado 17 estojos de pistola 380. Após perícia, o corpo foi removido ao IML.


A vítima já possuía algumas passagens pela polícia, acusado de tráfico de drogas, e neste ano conseguiu fugir de uma guarnição, abandonando uma motocicleta. Após exames de praxe o corpo será liberado aos familiares para velório e sepulto. Um inquérito policial foi instaurado para investigar autoria e motivação do crime./Liberdadenews

Ex-portadora de câncer, baiana de 120 anos pode ser a mais velha do mundo



Uma baiana de 120 anos pode ter se tornado a mulher mais velha do mundo. Isso porque Dona Eurides Fagundes, que mora em uma casa de apoio em Salvador, desbancou a idosa que ostentava o título, a japonesa Misao Okawa, que morreu aos 117 anos, em abril.

Lúcida, Eurides, batizada carinhosamente de 'Vovó', já não consegue caminhar sozinha, mas a cabeça ainda funciona muito bem. Ela nasceu em Salvador no dia 6 de dezembro de 1894, como confirma uma certidão de nascimento emitida por um cartório da capital. O documento original foi substituído por outro há 18 anos.

Dona Eurides passou a juventude no interior da Bahia e teve apenas um companheiro. Ficou pouco tempo com ele e não teve filhos. "Era pedreiro. Caiu de um andaime e morreu. Chamava Manoel Ramos", lembra a idosa, que não se casou de novo após a morte do marido.

Quando jovem, ganhava a vida trabalhando como empregada doméstica. Atualmente, é a mais velha paciente de uma casa de apoio a pacientes com câncer, que fica em um bairro popular da capital. No local, vive há 18 anos.

Ela chegou ao abrigo doente, com câncer no intestino, mas se curou e, depois, foi adotada pela casa de apoio. Na época, pelo registro de nascimento, já era centenária, mas ninguem imaginava que ela pudesse chegar tão longe.

A saúde da idosa vai bem, mas a alimentação tem de ser controlada. "Gosto de comer peixe, negócio de marisco, caranguejo, siri. [Mas] aqui não come", diz. Quando perguntada até quando pretende viver, Eurides responde de forma simples: "Jesus que sabe".

Para a equipe da casa de apoio, o mais importante é poder conviver e aprender com a vovó, que, segundo os cuidadores, ainda tem muito a ensinar. "O carinho que ela passa para a gente, a paz. A paz é fundamental", destaca a cuidadora Maria Helena Cardoso.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Jumento mata homem com diversas mordidas na Bahia



"De quem é esse jegue/ de quem é esse jegue/ de quem é esse jegue/ ele que me morder" esse é um refrão da musica de Genival Lacerda, mas o que aconteceu na zona rural de amargosa na Bahia, não foi musica e sim tragédia. Um trabalhador morreu após ser atacado por um jumento em uma fazenda, localizada conhecida como Água Sumida,  Zona Rural do município de Amargosa, na última sexta feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.


segundo informações de um site local, o mototaxista identificado como Alírio Juvêncio da Silva Filho, 24 anos, sofreu diversas mordidas de um jumento. Segundo informações, a vítima trabalhava como mototaxista, mas como o movimento estava fraco naquele dia, ele ia aproveitar para colher cacau. Ao se aproximar do animal, Juvêncio teria se abaixado para pegar algumas frutas, foi quando o jumento o atacou a mordidas.



A vítima sofreu cerca de 50 violentas mordidas no pescoço e na cabeça e teve seu corpo pisoteado pelo animal. O SAMU chegou a ser acionado por vizinhos, porém Alírio não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Um dos amigos da vítima comentou que nunca tinha presenciado algo desta natureza na região./gazetaonline

Tio é preso suspeito de estuprar a sobrinha de 8 anos em Pedra Azul




Um homem foi preso na tarde desta segunda-feira, 4 de maio, suspeito de estuprar uma sobrinha de oito anos em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha. Ele morava com uma irmã e cinco sobrinhos na Fazenda Água Branca, na zona rural do município, depois que ela se separou do marido, há cerca de cinco meses.

A prisão aconteceu após o pai das crianças ter procurado a Polícia Militar porque ficou sabendo pelo cunhado, o homem detido pelo estupro, que uma das filhas havia sido agredida com várias pauladas pela ex-esposa. Além disso, a mulher também teria ameaçado dar veneno para os filhos, com a intenção de mata-los.

A PM e o Conselho Tutelar foram até a casa da família e a mulher confessou ter batido na garota com um pedaço de madeira, pois ela estava dormindo com o tio e mantinha relações sexuais com ele. A garota foi questionada sobre o que ocorria e confessou que dormia com o tio há um bom tempo e que ele masturbava e ejaculava nas suas coxas.

Já o suspeito confirmou que dividia a cama com a criança e que praticava os abusos. Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante. Ele e a irmã foram conduzidos a Delegacia de Polícia para demais providências. A menina foi encaminhada para um hospital para passar por exames médicos./dojequi

Acusado de matar jovem a facadas tentou sequestrá-la antes, diz irmã



O homem acusado de matar a ex-namorada a facadas na madrugada de segunda-feira (4), em Vargem Pequena, tentou, segundo a família, sequestrar a menina cinco dias antes do assassinato.

SEgundo matéria do Extra, Rayanne Cristina Ferreira, de 18 anos, foi atingida por pelo menos três golpes de faca, e um deles perfurou o seu coração. O namorado da vítima, Ramoni Galindo de Souza, de 24, também ficou ferido no ataque.

Segundo ele, o crime foi cometido por um ex-companheiro de Rayanne, amigo de infância de ambos, que estaria com ciúmes da atual relação. A Divisão de Homicídios (DH) da Polícia Civil investiga o caso.

A irmã da vítima, Daiane Cristina Ferreira, de 22 anos, contou que o ex-namorado foi procurar Rayanne na escola dela na última quarta-feira. Ele teria dito que queria se despedir porque havia alugado uma casa em Macaé e ia morar lá. Os dois caminharam até o ponto de ônibus e, quando o coletivo chegou, Rayanne teria sido empurrada para dentro do ônibus./Extra.globo

Dez presos fogem pelo teto de delegacia em Porto Seguro


“Peneirão”: Dez presos fogem da Delegacia de Porto Seguro


Grupo teve acesso ao teto após quebrar uma das vigas de concreto da cela utilizando pedaços de madeira. Dez presos fugiram da delegacia de Porto Seguro, município do extremo sul baiano, na madrugada deste domingo (3). Os detentos utilizaram uma corda feita com lençóis, conhecida como "tereza", para terem acesso ao teto da cela, por onde fugiram.

Segundo informações da Polícia Civil, havia 37 detentos nas quatro celas da delegacia. Ainda de acordo com a polícia, o grupo teve acesso ao teto após quebrar uma das vigas de concreto da cela utilizando pedaços de madeira, que foram encontrados no local após a fuga.


Os presos aguardavam transferência para o presídio de Eunápolis ainda essa semana. Apesar de haver agentes penitenciários e um delegado trabalhando durante a madrugada, a fuga só foi percebida na manhã de domingo (3), durante a contagem na cela. Até o momento, nenhum dos fugitivos foi localizado. O caso segue sob investigação da delegacia de Porto Seguro./ Correio 24 horas

Criminalidade sem limites: Três escolas foram arrombadas neste fim de semana em Teixeira




Teixeira de Freitas: A criminalidade tem aumentado de maneira assustadora em nossa cidade. A onda de assaltos e arrombamentos têm atingido números alarmantes. Várias ocorrências estão sendo registradas todos os dias na delegacia. Nossa equipe de reportagem tem acompanhado o trabalho incansável da Polícia Militar, que mesmo com todo o trabalho ostensivo não tem intimidado os criminosos.

Só esse fim de semana foi registrado três ocorrências de arrombamentos em escolas do município. Na Escola Municipal Batista Monte Sinai, a zeladora ao chegar para o trabalho, percebeu a porta da escola arrombada, da qual foi subtraído uma TV de 32”. A Escola Bom Pastor, localizada no Bairro Ouro Verde, também foi arrombada no fim de semana, e os criminosos levaram uma botija de gás.


O maior prejuízo ficou com a Escola Municipal Clélia das Graças Figueiredo Pinto, localizada no Bairro Santa Rita. Na madrugada de domingo, os bandidos destelharam parte do telhado da sala dos professores, e subtraíram uma TV de 32” e 09 violões, que estavam pendurados na referida sala. Segundo informações, eles não chegaram a adentrar a sala, de cima do telhado conseguiram pegar os objetos.

A direção da escola lamentou muito o furto, pois subtraíram objetos de suma importância para os alunos e a comunidade escolar. O caso foi registrado na 8ª COORPIN, e investigadores do SI vão investigar os furtos. Em conversa com alguns funcionários das escolas, a tristeza era visível, pois os maiores prejudicados foram os alunos, que necessitam diretamente destes recursos.



“A educação é o principal meio de inclusão social e de oportunidades. O bem público deve ser tratado como qualquer bem particular, afinal de contas, pagamos muito bem por ele. Escola é sinônimo de esperança e prejudicar uma escola é dar um tiro no próprio pé, pois em algum momento da vida utilizamos, ou utilizaremos, direto ou indiretamente, independente de quem somos, ou de quem nos tornamos”, disse um professor que não quis se identificar./Liberdadenews

Detran divulga lista com 210 motoristas proibidos de dirigir no estado



No intuito de zelar por um trânsito seguro e proteger a sociedade de motoristas que representem riscos à vida da população, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) divulgou no dia 1º de maio, em publicação no Diário Oficial da União, a suspensão de 210 carteiras de habilitação de condutores baianos.

O motorista tem o prazo de 60 dias para recorrer da decisão.


As penalidades para os motoristas que atingem 20 pontos na carteira podem variar de um mês a um ano de suspensão, determinado pelo órgão ou pelo tipo de infração. No caso de dirigir sob efeito de álcool, por exemplo, a punição é de um ano.

Além disso, o condutor é obrigado a fazer um curso de reciclagem de 30 horas para obter a habilitação novamente. "Quem for flagrado dirigindo com a carteira de habilitação suspensa poderá ter o documento cassado por até dois anos", alertou o coordenador do Acompanhamento de Processos e Pontuação de Habilitação do Detran, Eduardo Bittencourt./detran.ba

"Brasil vive epidemia de dengue", reconhece o ministro Chioro





São Paulo tem mais da metade dos casos do país. Dos 745,9 mil casos, 401 mil ocorreram no estado paulista. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, confirmou nesta segunda-feira (4), na capital paulista, que o país enfrenta uma epidemia de dengue. “Nós temos 745.957 casos até 18 de abril.

Sabemos que esse número aumentará. O Brasil vive situação de epidemia concentrada em nove estados, que são os que têm mais de 300 casos por 100 mil habitantes”, declarou, após participar de encontro na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) com empresas de biotecnologia. Ele destacou que apenas três estados tiveram redução dos casos de dengue neste ano em relação a 2014: Espírito Santo, Distrito Federal e Amazonas.

Chioro destacou que houve elevação em praticamente todo o país, na comparação com 2014, sobretudo, porque ele foi um ano “excepcionalmente bom” em relação à dengue. “Tivemos redução do número de casos, de ocorrências graves, dos óbitos. De certa forma, em algumas localidades, o bom ano passado fez com que se desarmasse a mobilização da sociedade e de algumas ações”, avaliou.

Em relação ao mesmo período de 2014, houve aumento de 234,5%. O ministro comparou a situação deste ano também com 2013, quando no mesmo período haviam sido registradas 1,4 milhão de casos da doença. “Nós ainda temos uma redução de 48% [sobre 2013]”, disse.

São Paulo tem mais da metade dos casos do país. Dos 745,9 mil casos, 401 mil ocorreram no estado paulista, assim como as mortes (169 das 229 registradas no país). Em termos proporcionais, a pior situação é do Acre, com 1.064 casos por 100 mil habitantes, seguido por Goiás (968 por 100 mil/hab), São Paulo (911 por 100 mil/hab), Mato Grosso do Sul (462 por 100 mil/hab) e Tocantins (439 por 100 mil/hab). O ministro apontou que é fundamental olhar os estados, pois isso define o plano de contingência. “O fato de termos uma situação epidêmica nacionalmente, não muda em absolutamente nada o plano de contingência, a estratégia de controle, a gravidade”, reforçou.

O ministro explicou que a tendência é de diminuição da dengue, com a chegada do inverno. “Em alguns estados, isso já se observa. As temperaturas começam a cair e as medidas de controle estão funcionando”, apontou. Embora o frio ajude a diminuir o impacto da doença, as estatísticas ainda devem indicar crescimento. Isso ocorre porque as próximas divulgações incluirão o restante de abril e maio.

Ele destaca que é preciso manter as ações de prevenção, mesmo com a diminuição dos casos. “É possível que em muitos estados se interrompa em definitivo, até o início do verão. Isso não significa que a dengue deixou de ser uma preocupação”, destacou.

Entre os fatores que explicam a situação epidêmica neste ano, além do desarme pelos bons resultados do ano passado, Chioro disse que os eventos climáticos anteciparam o início da doença. “Tivemos um adiantamento que nós não sabemos se vai ter encerramento mais rápido do que nos anos anteriores. Vamos ter que esperar as próximas semanas”, apontou. Ele destacou ainda a crise hídrica, que favoreceu a armazenagem de água, sem a devida proteção. “No Nordeste, que tem intermitência no abastecimento, conseguíamos identificar maiores criadouros nos lugares onde as pessoas armazenavam água. No Sudeste, é um fenômeno novo. A gente percebeu aumento”, disse.

O ministro disse ainda que pediu prioridade à Agência Nacional de Vigilância Sanitária nos encaminhamentos relacionados à vacina contra a dengue. “Seria grande ganho para o Brasil e para mundo se chegássemos a uma vacina eficaz e segura.

É a intenção do ministério, tanto que temos investimentos no Instituto Butantan, na Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz], no sentido de estabelecer parcerias para produção desta vacina, mas não podemos queimar etapas”, ponderou. Apesar de apostar na vacina como medida de prevenção, ele disse que considera um equívoco alimentar esperanças na população de que se terá uma vacina já nos próximos meses.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Homem diagnosticado como depressivo desaparece em Teixeira e família busca informações



Teixeira de Freitas: Na tarde deste domingo, 03 de maio, familiares de Tadeu Almeida Reis, 33 anos de idade, natural de Alcobaça/BA e que reside na Avenida Pedro Alves dos Santos, no Bairro Novo Jerusalém, procurou a sede da 8ª COORPIN onde registrou um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento do Tadeu. Segundo o irmão do desaparecido, ele saiu de casa no último dia 27 de abril, por volta das 16H00, e desde então não se teve mais informação do seu paradeiro.

O irmão relatou que já realizou buscas em hospitais e em locais onde o mesmo frequentava, mas nenhuma pista do Tadeu. O irmão relatou que quando saiu de casa Tadeu trajava bermuda listrada de tactel e camiseta verde. O irmão ainda relatou que Tadeu foi diagnosticado como depressivo, mas se recusava a fazer o uso dos medicamentos. A família pede que se alguém tiver alguma informação sobre o paradeiro dele, entrar em contato pelo telefone (73) 9805-4776.

O desaparecimento foi registrado na sede da 8ª COORPIN e comunicado a delegada plantonista, Rina Andrade, que pede se alguém tiver alguma informação sobre Tadeu entrar em contato com a família ou informar a Polícia Militar via 190 ou Polícia Civil 197./Liberdadenews

Padre Kremerson celebra missa de despedida em Jucuruçu e deixa comunidade emocionada




"Querido Padre Kremerson"

Em um momento como este nos faltam palavras para expressarmos o misto de sentimentos que estamos trazendo para essa celebração; pois dizer um até logo a que amamos doí.

O Senhor com seu jeito simples chegou de mansinho e foi nos conquistando com seu dom de ver estrada onde víamos apenas o fim...

Em uma troca de padre sempre fica a pergunta como será o outro? Será que vai ser bom? E nesse emaranhado de questões chega o Padre Kremerson Giestas Dias que nos ensinou que todos os dias é tempo de recomeçar, de fazer diferente, de ser a diferença na vida do nosso próximo.


Sempre com uma palavra amiga nos momentos mais difíceis nos convencia de que as coisas não eram bem assim; e que a paciência e a fé são frutos de quem serve a um Deus vivo que jamais abandona os seus, e as lagrimas e os momentos ruins são para serem vencidos, chorados se preciso, mas firmes em Deus sempre, pois Ele tem seus propósitos e Nele está a verdadeira essência....

E depois de nos acolhermos somos surpreendidos pela noticia de sua partida. Ficamos muito tristes, mas sabemos que se pela força da distancia tu te ausentas pelo poder que há na saudade voltaras. Ou melhor, quem amamos e queremos bem nunca parte, pois a saudade, esse sentimento sem tradução e que doí, mantém perto de nós aqueles que por algum momento fisicamente longe estarão.

Lembraremos que em nossos momentos de solidão foi o nosso ouvido não somente de confessor, mas de amigo que nos ensinou que Deus é fiel em tudo e seus planos irão se cumprir sempre para o bem daqueles que o amam. E que quando não compreendemos a vida ou nossa dor são os amigos que nos ajudam a sofrer a demoras de Deus porque Ele sempre tem o melhor para nós.


Quantas vezes em nossa pequenez no motivou a olhar além dizendo sempre pode contar comigo, e acima de tudo nos mostrando que como pastor nos conduziria a Jesus, o Senhor dos Senhores.O seu amor e zelo pelo serviço ao reino de Deus, o cuidado com as ovelhas que te foram confiadas, em tudo somos gratos ao pai que nos concedeu esse tempo sobre seu pastoril.

Nova serão suas ovelhas para onde vais; mas jamais nos esqueceremos do pastor que deu novo animo a essa paroquia e fez com que muitos que estavam desanimados pelo caminho voltassem ao Deus de misericórdia que tantas vezes por sua voz nos disse: Coragem! Deus te ama e cuida de você.


Agora seremos seus intercessores, acredite; sempre nos lembraremos de você com carinho em nossas orações. Você ajudou muitos a experimentarem Jesus; não apenas comunga-lo, mas torna-se intimo dEle.



Ficam aqui o nosso abraço, nossas orações, nossa saudade e o pedido de que você continue sendo luz por onde quer que vá.

Carinhosamente Paróquia São Sebastião.




Menor de 16 anos é baleado na cabeça no bairro Nova Teixeira



O crime aconteceu por volta de 19h30 deste domingo, 03 de maio, no bairro Nova Teixeira em Teixeira de Freitas.

Henrique Alves Brito, 16 anos, residente no bairro Luiz Eduardo Magalhães em Teixeira de Freitas, foi baleado com dois tiros na cabeça por homens desconhecidos. Segundo informações, o menor recebeu uma ligação e saiu de casa, sendo alvejado a tiros em seguida. Socorrido para o hospital municipal seu estado de saúde é considerado gravíssimo.

O caso foi registrado na 8ª Coorpin. A polícia civil instaurou inquérito para apurar a autoria do crime. A delegada plantonista, Rina Andrade, já ouviu testemunhas do homicídio tentado.
Seja o primeiro a comentar!/bahiaextremosul

São Sebastião de Jucuruçu - encerramento.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.