Aparecer

Aparecer

Achava-se o todo poderoso e não passa de um bicho do mato.

Achava-se o todo poderoso e não passa de um bicho do mato.

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Repórter é agredido durante exercício da profissão em Itabela


IMG_20160107_163647


Uma cena lamentável ocorreu na noite de quarta feira, (06), na Rua Jovelino Costa, em frente a uma pousada no centro da cidade de Itabela.

O repórter do site de notícias CliC101, Welisvelton Cabral, foi agredido verbalmente e teve seu aparelho de trabalho quebrado durante a cobertura de uma tentativa de homicídio no referido local.

Segundo informações, um homem identificado como sendo ” Gabriel Bidão”, proprietário da Pousada Garnier, além de agredir verbalmente o repórter, quebrou o seu aparelho celular, que o mesmo utilizava para registrar a ocorrência.

Ainda conforme publicação do site, outras pessoas, que estavam na companhia de “Gabriel”, também agrediram verbalmente o repórter e tentaram partir para agressão física, que não foi consumado devido a intervenção de outras pessoas presentes no local.

Lamentavelmente, no último ano, foi registrado o triste número de aumento de violência aos profissionais da imprensa, quando sessenta e sete jornalistas foram mortos em todo o mundo em 2015 no exercício da profissão, de uma lista de 110 profissionais que perderam a vida em circunstâncias pouco claras, segundo balanço divulgado no último dia 29  pela organização internacional Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Os dados mostraram que, além desses, também morreram 27 blogueiros e outros sete colaboradores de meios de comunicação social, elevando para 787 o número de profissionais de comunicação mortos na última década.  O "JUCURU NET" repudia o ato de agressão contra o ” Gabriel Bidão”.

Assaltantes matam funcionário dos Correios e bandido é morto em confronto com polícia





Itagimirim: Por volta das 09h40 desta manhã de quinta-feira, 07 de dezembro, a Polícia Militar de Itagimirim foi acionada para atender a uma ocorrência de tentativa de assalto, seguida de morte. O fato aconteceu na agência dos Correios de Itagimirim, localizada na Avenida Treze de Maio, no Centro da cidade, nas imediações da BR 101.

Segundo informações, um funcionário da agência dos Correios, que não teve ainda o seu nome divulgado, foi morto na tentativa de assalto. Um dos bandidos ficou irritado por que o cofre só abre em horários programados e acabou dando uma coronhada na cabeça da vítima, que reagiu e foi baleado. De acordo informações, um dos criminosos foi preso e outro fugiu pelo matagal.

Policiais militares de Eunápolis e Itapebi se deslocaram até Itagimirim para ajudar a polícia local nas buscas ao assaltante que fugiu. Um dos assaltantes é menor de idade e foi detido no local. Já o comparsa conseguiu entrar na mata, e em perseguição a polícia entrou em confronto e o bandido acabou morto pela PM pouco tempo depois.

O assaltante morto, também não teve o nome e idade divulgada até o momento./Liberdadenews

Conta de luz pode cair cerca de 10% a partir de fevereiro



Conta de luz pode cair cerca de 10% a partir de fevereiro

A conta de luz pode ficar cerca de 10% mais barata para os consumidores brasileiros. Segundo a Folha de S. Paulo, previsões da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) indicam que a redução deve acontecer gradualmente ao longo do primeiro semestre de 2016. 

As usinas termelétricas, que produzem energia mais cara, devem ser desligadas a partir do próximo mês, com exceção das nucleares. Por conta disso, a cor da bandeira tarifária sobre a energia elétrica deve ser alterada de vermelha para verde. 

Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, a troca anularia um encargo adicional. A bandeira vermelha eleva o custo em R$ 45 por megawatt-hora, valor que é repassado para as usinas térmicas. De acordo com o IBGE, o preço da conta de luz subiu 51,3% entre novembro de 2014 e novembro de 2015.   

“Nem sei quantas passagens tenho”, afirma arrombador preso em Itamaraju; Assista



Policiais militares da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju (CIPM), prenderam e conduziram à Delegacia da Polícia Civil (DEPOL), Danilo Frotas Santana, de 23 anos, considerado um dos maiores arrombadores da cidade. Ele foi preso na última segunda-feira, dia 4, mas acabou apresentado à imprensa somente na tarde desta quarta (6).

Com ele a polícia apreendeu diversos produtos que o mesmo havia furtado de uma residência da cidade, após entrar em companhia de um comparsa pelo telhado. Eles aproveitaram-se que o imóvel estava vazio, quebraram o forro e furtaram tudo o que puderam. Praticamente todos os pertences de valor da residência foram furtados pelos dois. O segundo acusado ainda não foi preso.

danilod1

Perguntado sobre quantas passagens ele possui na polícia, Danilo disse não saber. Durante a entrevista ele assume ser viciado em crack, que seria o motivo dos furtos e pede ajuda para internar-se numa clínica de recuperação./TN

Rai Alves estará no elenco da nova novela das nove



Rai Alves ao lado do Ator, Rodrigo Santoro, no hotel em Mossoró. (Foto: Divulgação)
Com mais de trinta anos de carreira, Rai Alves já participou de vários filmes como "Faca de Dois Gumes"



O ator e diretor de teatro e cinema que mora na cidade de Itabela Bahia, "Rai Alves", está em Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde participa das gravações das cenas iniciais de “Velho Chico”, próxima novela nova das nove da Rede Globo. 

Atores como Rodrigo Santoro e Rodrigo Lombardi, além do elenco de coadjuvantes e técnicos, também estão hospedados no hotel em Mossoró, aguardando a chegada de grandes artistas como Fernanda Montenegro, Carol Castro e Antônio Fagundes, para dar início as gravações que acontecem numa fazenda.

Rai falou da alegria em poder participar da trama. “Estou feliz em poder fazer esse trabalho e ver alguns amigos que hoje são consagrados nacionalmente e internacionalmente. Isso é gratificante. Agradeço a todos que acreditam e respeitam o meu trabalho." Declarou Rai.

No Extremo Sul da Bahia, Rai Alves tem desenvolvido várias oficinas e tem participado de ações culturais em vários municípios, ajudando na formação de jovens atores. Formado em jornalismo, Rai Alves ajudou na fundação do siteBahia Dia a Dia, onde exerce a função de diretor de Jornalismo.

Com mais de trinta anos de carreira, Rai Alves já participou de vários filmes como "Faca de Dois Gumes"(Murilo Salles) "Jardim das Folhas Sagradas"(Pola Ribeiro") "The Guest"(John Philp Low)! Trampolim do Forte" (João Miguel) e "Cidade Baixa"(Sergio), além de várias minisséries na Rede Globo, Manchete e SBT.


Sobre a novela

"Velho Chico" contará a história de um amor impossível a beira do Rio São Francisco. (Foto: Divulgação)
"Velho Chico" contará a história de um amor impossível a beira do Rio São Francisco. (Foto: Divulgação)


Com texto de Benedito Ruy Barbosa e direção de Luiz Fernando Carvalho, Velho Chico, que está prevista para estrear em março, terá uma trama rural sobre o amor impossível entre membros de duas famílias rivais, que vivem às margens do rio São Francisco, na Bahia. A novela vai se passar no ano de 1968 e seguirá até os dias atuais, com um amor impossível entre a filha de um coronel e o filho de um capataz. O público acompanhará também muitos romances, disputas familiares, além de uma boa dose de questões políticas envolvendo a transposição do rio./Bahia Dia A Dia

Tentativa de homicídio é registrada em posto de combustíveis



"Careca" foi alvejado por diversos tiros. (Foto: Leitor Bahia Dia a Dia via Whatsapp)

Lucas Silva Santos “Careca”, idade não divulgada, foi vítima de tentativa de homicídio na noite desta quarta-feira (6), em Itabela. Ele foi atingido por diversos disparos de arma de fogo, quando estava nas proximidades de um posto de combustíveis, as margens da Br101, no centro da cidade.

Segundo relatos, a vítima que é usuária de drogas conseguiu fugir do atirador e caiu a cerca de 300 metros, próximo a uma pousada, onde foi socorrido por populares e encaminhado ao hospital Frei Ricardo de Itabela. Não a informações sobre seu estado de saúde. 

As marcas dos tiros ficaram nos vidros do caixa do posto de combustível. Até o momento, ninguém foi preso./Bahia Dia a Dia

Vereadora presa com pistola recebe liberdade provisória


IMG_20160106_191047
  Ana Jaira que é a única vereadora mulher da bancada da Câmara de Itabela 


A vereadora Ana Jaira Santana de 33 anos, deixou a carceragem da Delegacia Territorial de Porto Seguro, na tarde desta quarta-feira, 6 de janeiro, depois de receber a liberdade provisória concedida pelo Juiz Rodrigo Bonatti .

A vereadora do PMDB estava presa desde a madrugada quando foi flagrada com uma pistola calibre 380 na rodovia BA001, próximo a Trancoso.  A pistola com 15 munições estava na bolsa da vereadora.

Mais quatro pessoas que viajam com ela no veículo abordado pela Polícia, foram ouvidas e liberadas em seguida.

O advogado da edil informou que ela possui a arma para defesa pessoal. O advogado disse também, que Ana Jaira estava indo para um velório em Trancoso e optou por levar a arma por considerar o trajeto perigoso.

Ana Jaira que é a única vereadora mulher da bancada da Câmara de Itabela foi autuada em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e vai aguardar o julgamento em liberdade./Bahia Dia a Dia

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Vídeo mostra acidente com nanuquenses que deixou um morto e seis feridos na BR 418





Um homem de 36 anos morreu e seis pessoas, com idades entre 26 e 75 anos, todos moradores de Nanuque, ficaram feridas em um grave acidente na BR-418, na tarde desta segunda feira, 04 de janeiro, próximo a Aimorezinho distrito de  Nanuque (MG).

 Segundo informações do Corpo de Bombeiros, dois veículos que seguiam em sentidos opostos se chocaram de frente na pista. Um dos carros foi  atingido na lateral pelo outro automóvel.


Um vídeo enviado para nossa reação mostra o momento do acidente e pessoas que passavam na hora tentando socorrer os passageiros. O trânsito precisou ser interrompido por algumas horas na rodovia. As vítimas foram socorridas por pessoas que passavam pelo local e encaminhadas ao hospital de Nanuque. Uma equipe do Samu também ajudou no socorro dos feridos.

Jovem baleado corre pelas ruas do centro de Teixeira em busca de socorro




Com a violência rondando as ruas de nossa cidade, chega ser assustador ver um jovem baleado correndo pelas ruas do centro de Teixeira de Freitas. Foi o que aconteceu na tarde desta terça feira, 05 de janeiro.

Bruno Nunes Silva, 21 anos, depois de ter sido baleado nas costas, saiu correndo pelas ruas do centro em busca de socorro. Ao se aproximar da Praça dos Leões, Bruno recebeu socorro de um conhecido que estava ali naquele momento.

Uma terceira pessoa ajudou no socorro, levando Bruno às pressas para o hospital onde recebeu atendimento médico, sendo levado imediatamente para o Centro Cirúrgico. O hospital não divulgou o estado de saúde da vítima. A Polícia Civil vai investigar o caso./bahiaextremosul

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Justiça intima Lula como testemunha de lobista preso




O lobista Alexandre Paes dos Santos, o APS, preso por envolvimento no suposto esquema de "compra" de medidas provisórias no governo federal, arrolou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para depor como sua testemunha de defesa na Justiça. A intimação do petista e de mais 11 pessoas foi autorizada pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, que conduz a ação penal sobre o caso, investigado na Operação Zelotes. As oitivas estão marcadas para o fim deste mês.

A ação penal mira 16 pessoas, acusadas pelo Ministério Público Federal de atuar num esquema de lobby e pagamento de propina para viabilizar as medidas provisórias, que favoreceram empresas do setor automotivo com benefícios fiscais. O caso foi revelado pelo jornal O Estado de S.Paulo em outubro do ano passado. Lula era presidente quando duas delas (MP 471/2009 e MP 512/2010) foram editadas. Os investigadores suspeitam que um dos filhos do petista, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, tenha recebido recursos relacionados a uma terceira norma, a MP 627/2013, assinada pela presidente Dilma Rousseff.

Uma das empresas de Luís Cláudio, a LFT Marketing Esportivo, recebeu pagamentos de R$ 2,5 milhões, entre 2014 e 2015, de uma das empresas denunciadas por pagar propina no esquema, como mostrou o Estado. Luís Cláudio nega qualquer irregularidade e diz que os recursos se referem a serviços prestados em sua área de atuação, o esporte.


Além de Lula, o magistrado autorizou a oitiva do ex-ministro e ex-chefe de gabinete de Lula Gilberto Carvalho. Para a Polícia Federal, ele teria atuado em conluio com um dos lobistas do caso. Também foi determinada a intimação do atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dyogo Henriques Oliveira, que, assim como Carvalho, é citado em anotações de APS sobre as medidas provisórias.

O pedido do lobista à Justiça faz parte de uma estratégia para ouvir o máximo possível de testemunhas. Também foi arrolado o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), que relatou a medida provisória 471 na Câmara.

Em petição enviada à Justiça, a defesa de APS requisitou que fossem intimadas 69 pessoas, entre elas dezenas de congressistas que votaram na conversão das MPs em leis. Mas o juiz concordou com a oitiva das 11 primeiras da lista, entre elas Lula e Gilberto Carvalho, mais o secretário-executivo da Fazenda.

"Foge da razoabilidade e da proporcionalidade a quantidade exagerada de testemunhas indicadas, considerando que os fatos envolvendo o acusado são intrincados num contexto único pela acusação de atividade criminosa envolvendo medidas provisórias, embora haja mais de uma tipificação legal", justificou o juiz. Ele sugeriu que as testemunhas não intimadas compareçam independentemente à Justiça para falar.

O advogado de APS, Marcelo Leal, afirmou que, ao arrolar Lula e as demais testemunhas, a intenção é provar que não houve compra de MPs. "O presidente da República é o único detentor do ato de ofício de assinar medidas provisórias. É ato privativo", afirmou. Questionado se seu cliente conhece ou tem ligação com Lula, ele respondeu: "Acho que não".

O advogado disse que vai recorrer da decisão, que classificou de injusta e absurda. "Meu cliente quer provar a sua inocência e não tem o direito de que a Justiça ouça as testemunhas? Isso é o fim do mundo! Não tem nenhuma ali que seja 'encheção de linguiça'", protestou.

Ele argumentou que, por lei, cabe a oitiva de ao menos oito pessoas por fato a ser provado. No caso de APS, explicou, seriam mais de 30.

A Polícia Federal também expediu intimação para ouvir Lula sobre o caso das medidas provisórias no mês passado, mas o depoimento foi adiado a pedido do ex-presidente. Uma nova data ainda não foi divulgada.

A assessoria de Lula informou nesta segunda-feira, 4, que ele não comentaria a intimação para ser testemunha de APS.

Aleluia explicou que foi relator da MP 471 por apenas uma semana e que foi favorável à aprovação porque ela beneficiaria montadora em seu Estado, a Bahia. Ele disse que nunca foi procurado ou recebeu pedido de APS sobre a norma. As assessorias de Gilberto Carvalho e Dyogo Oliveira não retornaram a contatos da reportagem. Com informações do Estadão Conteúdo.

Procon-RJ autua Caixa por propaganda enganosa da Mega da Virada




O Procon do Rio de Janeiro autuou a Caixa Econômica Federal por publicidade enganosa da Mega da Virada. O banco informou durante o mês de dezembro, em peças publicitárias e nos noticiários, que o prêmio seria de mais de R$ 280 milhões. No entanto, o valor dividido pelos ganhadores foi de aproximadamente R$ 246 milhões. O órgão afirmou, em nota, que tem como missão “proteger o consumidor da publicidade enganosa”. Criticou a estratégia do banco de colocar apenas em “letras pequenas e de difícil leitura” a informação de que o valor de R$ 280 milhões era estimado.

De acordo com o Procon, isso acaba fazendo com que o consumidor “incidisse em erro quanto ao valor real a ser recebido”. A margem de erro no valor do prêmio foi de 12%. Segundo o Procon, por ser uma estimativa, era esperada uma margem de dois ou três por cento, mas não é “razoável” um erro de mais de 10%. A Caixa tem 15 dias úteis, contados a partir do recebimento da notificação, para apresentar sua defesa. Caso o prazo não seja cumprido ou os argumentos não sejam aceitos pelo setor jurídico do Procon, o banco será multado.

Em nota, o banco informou que vai avaliar a notificação para depois se manifestar. Segundo a Caixa, as projeções do valor a ser sorteado levam em conta uma série de variáveis, que podem se confirmar ou não. Entre elas, acumulações em concursos anteriores e volume de arrecadação. As previsões são feitas mais de três meses antes da realização do concurso no caso da Mega Sena.

A Caixa disse ainda que todas as peças de comunicação têm a menção de que os valores dos prêmios são estimados. Antes de cada sorteio, o banco divulga os valores fechados da arrecadação e dos prêmios, para “amplo conhecimento”, diz a nota. Atraso A Caixa só divulgou nesta segunda-feira (4) o resultado do concurso 1.776 da Mega Sena realizado no último sábado.

Projeto garante até 100% de desconto na renovação da carteira ao bom condutor


Projeto garante até 100% de desconto na renovação da carteira ao bom condutor

Aprovado em dezembro, na última votação realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o projeto nº 19.421/2015, de autoria do deputado Ângelo Coronel (PSD), cria o Selo Motorista Cidadão, que institui descontos na renovação da Carteira Nacional de Habilitação para os bons condutores.

“É uma maneira de inspirar o motorista a andar com mais prudência e essa prudência se transforma em uma benesse na hora da renovação. Muitos acidentes são causados por motoristas embrigados, drogados, com sono, que usam arrebite nas estradas para entregar a carga na hora certa. É um estímulo para que o motorista procure ao máximo a prudência”, explica o deputado.

Pela proposição, são criados três selos: o Selo Amarelo, que concede 50% de desconto sobre o custo da renovação, para os condutores que não cometam nenhuma infração de trânsito durante um ano; o Selo Azul, que garante 75% de desconto para os que não cometerem infrações durante dois anos; e o Selo Verde, que dá isenção total (100% de desconto) para os que passarem três anos sem infringir o Código Brasileiro de Trânsito (CBT). “Eu estou pelo fator inverso.

Quando você é mau motorista, você recebe multa. Juntando isso à pessoa que é boa motorista, quero premiá-lo para que ele possa ser recompensado, além da multa para o mau, uma benesse para o bom", afirma. O projeto ainda depende da sanção do governador Rui Costa.
às 09:10:00 14 comentários:

Caminhão capota na BR-101 e motorista morre esmagado




Na tarde desta segunda-feira (04), por volta das 15h30, Alzemar dos Santos Soares de 50 anos, morreu em um acidente no Km 631 da BR-101, próximo ao entroncamento de Santa Maria Eterna.

Alzemar conduzia um caminhão de cor vermelha placa OLG-1358, carregado de telhas, quando perdeu o controle da direção vindo a capotar as margens da pista.

No capotamento Alzemar ficou preso nas ferragens tento morte imediata. Alzemar era natural de Itapebi, mas residia em São João do Paraiso distrito de Mascote. O corpo da vítima foi conduzido para o IML de Eunápolis.


Com a constatação do óbito o corpo do caminhoneiro acabou sendo removido ao IML de Eunápolis, onde após necropsiado, foi liberado aos familiares para velório e sepulto. Os motivos do capotamento ainda estão sendo investigados, mas informações dão conta que chovia no momento. /verdinhoitabuna

Segundo homicídio do dia: Dono de mercadinho é assassinado no Bairro Luiz Eduardo em Teixeira



Teixeira de Freitas: A manhã desta terça-feira, 05 de janeiro, começou violenta em Teixeira de Freitas. Enquanto as equipes da Polícia Civil, Militar e Técnica atendiam ao homicídio do empresário e presidiário do semiaberto “Nelson Preto”, houve o chamado de mais um homicídio, acontecido na Rua Eleonoura, no Bairro Luiz Eduardo.


A segunda vítima de homicídio foi identificada como sendo o comerciante e dono do mine mercado, denominado Mercadinho Santos, Marivaldo Correia dos Santos, 54 anos de idade, conhecido como “Bada do Mercadinho”. Segundo informações, a vítima estava tomando café na porta de uma casa, quando foi surpreendido pelos atiradores.


Os homens estavam a bordo de uma motocicleta e já chegaram atirando. A vítima já caiu morta no meio da rua. Bada do Mercadinho morava na Rua Monte Carmelo, no mesmo bairro onde foi assassinado. Uma equipe do DPT e da Polícia Civil, liderada pelo delegado plantonista, Manoel Andretta, realizaram os trabalhos de praxes.


Segundo o delegado Andretta, a vítima apresentava cinco perfurações por projeteis e arma de fogo e no local, próximo ao corpo, foram encontradas 05 (cinco) cápsulas de pistola 380 e dois projeteis do mesmo calibre. Após exames no local, o corpo foi removido ao IML, onde será submetido à necropsia. Um inquérito policial foi instaurado./Liberdadenews

Raios matam 17 animais em Mundo; Adab orienta descarte




Raios matam 17 animais em Mundo; Adab orienta descarte


Dezessete animais morreram após serem atingidos por raios, na segunda-feira (5), em Mundo Novo, região do Piemonte do Paraguaçu. O incidente ocorreu por volta das 14 horas em ao menos três propriedades do distrito de Ibiaporã. Quinze cabeças estavam em uma única fazenda, segundo informações do blog Augusto Urgente. Além do prejuízo, a chuva acompanhada de relâmpagos e ventos provocou queda de energia e destelhou algumas casas. A previsão do tempo para a cidade nesta terça-feira é de dia nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

A temperatura deve variar de 18º C a 38º C. O mau tempo em Mundo Novo deve durar até o fim de semana. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), por meio de nota à imprensa, orientou o descarte dos animais mortos. Segundo o informe, o diretor de Defesa Animal do órgão determinou que técnicos do escritório da agência em Mundo Novo inspecionassem a fazenda.

Leia o comunicado na íntegra: "O diretor de Defesa Animal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Rui Leal, determinou que técnicos do escritório da agência em Mundo Novo, a 292 quilômetros de Salvador, inspecionassem a fazenda no distrito de Ibiaporã, onde 15 cabeças de gado foram mortas por um raio, orientando o proprietário quanto ao descarte dos animais. De acordo com Rui, em casos como esse, a carne não deve ser consumida. 

"A orientação é que os animais sejam incinerados ou enterrados em valas com cal", diz o diretor de Defesa Animal da Adab, vinculada à Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri). Os técnicos da Adab também orientam os criadores quanto a fazer o aterramento correto das cercas para evitar que ao ser atingidas por raios a carga elétrica não se propague, atingindo os animais. "Não temos como evitar os raios, mas podemos minimizar o perigo e as consequências", diz Rui Leal. A morte dos animais ocorreu na tarde dessa segunda-feira (4), quando a região de Mundo Novo foi atingida por um temporal, com ventos fortes, relâmpagos e trovões." (Atualizado às 13h)

Garoto passa 12h com bala alojada no rosto por erro de diagnóstico


Garoto passa 12h com bala alojada no rosto por erro de diagnóstico



Um garoto de 11 anos passou 12 horas com uma bala alojada na boca antes de sua família descobrir que ele havia sido atingido por um tiro. De acordo com a família, o ferimento foi diagnosticado inicialmente como causado por um caco de vidro por um médico que liberou a criança sem nenhum exame. “Ele [o médico] disse que não tinha necessidade de pedir raio-x, porque os cacos não iriam aparecer na imagem. Ficamos a madrugada toda procurando o vidro no portão.

 Ele não pediu receita nem atestado”, afirmou a mãe do garoto, Naiane Araújo, em entrevista ao site G1. Michael de Sousa Araújo começou a sangrar durante a queima de fogos do réveillon, em frente à casa de uma tia, no Distrito Federal. Por conta de um ferimento no supercílio, ele foi levado ao Hospital Regional de Taguatinga e liberado após receber pontos. "Ele estava gritando com a mão no rosto.

Quando eu olhei para ele, achei que poderia ter batido na parede porque era toda chapiscada", relatou o pai do garoto, Cleber Ferreira de Araújo. Para os familiares de Michael, houve negligência por parte do hospital. Em nota, os pais afirmaram que estrarão com uma ação contra a unidade de saúde. Após aumento do inchaço, o pai procurou outro especialista, que fez duas radiografias. O exame identificou uma bala de pistola 380 alojada no rosto. "Eu fiquei sem chão", disse o pai.

Mulher morre ao colidir com caminhonete em Ônibus de turismo





Dieli Bozetti 27 anos, morreu no fim da tarde desta segunda feira 04/01 em um grave acidente na Ba 001 próximo ao Distrito de Trancoso. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, Diele estava conduzindo uma caminhonete S10 em direção a Trancoso e teria perdido o controle da direção e colidido com o Ônibus  de turismo da CVC que seguia no sentido contrario.

O corpo de Diele foi arremessado para fora do veiculo vitimando fatalmente no local. Na lateral da Caminhonete havia um anúncio de um Evento " Na pegada do Lôra"

O ônibus era conduzido por Fabio Souza de Jesus que teve ferimentos leves, uma guia de turismo que estava no Ônibus, teve trauma em um dos braços e foi conduzida para o hospital.


Nenhum dos turistas que estavam no Ônibus tiveram ferimentos. O corpo da vitima foi removido para o IML de Porto Seguro. Diele era moradora de Trancoso e o seu esposo era conhecido Chiquinho Produções. /OBaianão

Oposição ataca articulação de Dilma e Wagner com pedido de afastamento



Oposição ataca articulação de Dilma e Wagner com pedido de afastamento

Os aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), planejam um ataque à articulação da presidente Dilma Rousseff (PT) e do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner. 

Em entrevista ao Bahia Notícias, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) afirmou que a oposição vai pedir o afastamento de ambos, por se "aproveitarem" do cargo que ocupam para interferir no processo de impeachment. “Eles estão usando governo não para administrar, mas para não serem investigados, doando cargos, liberando recursos e verbas para veículos de comunicação”, justificou o parlamentar, que disse usar o mesmo argumento que pede o afastamento de Cunha da presidência da Câmara. 

“Comentei com diversos parlamentares e todo mundo disse que é isso mesmo, estão usando o governo para matar o processo de impeachment. Não sei se vai funcionar ou não, mas meu mandato tem que funcionar. Meu papel como representante do povo baiano é ver algo que estou achando irregular e gritar, protestar, representar no Ministério Público”, acrescentou, mesmo sem saber quando essa representação será feita. 

De acordo com Vieira Lima, é preciso conversar com os partidos de oposição, porque juntos eles têm mais força do que apenas um parlamentar. Questionado sobre como ficaria a situação de Eduardo Cunha, no caso de a representação ao MP ser feita, o peemedebista baiano disse que não é algo a se preocupar. “Não estou aqui para me preocupar com a situação de A, B ou C, mas para ver o que é certo e fazer. 

Quando chegar o momento de ele sair, se for o caso, ele vai sair, se for provada alguma culpa dele. Ele tem denúncia no Supremo [Tribunal Federal, STF] que não foi acatada e processo no Conselho de Ética”, continuou Vieira Lima, dizendo que a saída de Cunha tem a prerrogativa de ser voluntária e unilateral. 

Dólar volta a superar os R$ 4,00 no 1º dia útil do ano



Dólar volta a superar os R$ 4,00 no 1º dia útil do ano

O noticiário negativo vindo da China, somado às preocupações com a economia brasileira, fez o dólar voltar a superar os R$ 4,00 neste primeiro dia útil de 2016. A moeda americana à vista terminou a sessão desta segunda-feira (4) cotada aos R$ 4,0344, em alta de 1,88%, em sintonia com o avanço do dólar ante praticamente todas as demais divisas no exterior. 

A moeda para fevereiro, que fecha apenas às 18 horas, subia no fim da tarde 1,69%, aos R$ 4,0665. A China deu o tom da busca de dólares desde o início do dia. Isso porque pesquisa da Caixin Media e da Markit indicou que o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da China recuou para 48,2 em dezembro, de 48,6 em novembro. 

Foi o décimo mês consecutivo de leitura abaixo da marca de 50,0, o que indica contração da atividade. Além disso, está próximo o fim da proibição de vendas de ações por grandes investidores e do impedimento de venda de ações a descoberto na China. Para alguns profissionais, isso abriu espaço para uma antecipação de vendas de papéis hoje, o que fez as bolsas chinesas despencarem e espalhou um movimento de aversão para outros mercados, entre eles os de moedas. 

Não bastasse isso, o Brasil segue com seus problemas. Profissionais ouvidos pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, voltaram a demonstrar cautela com as mudanças mais recentes na equipe econômica, com a substituição de Joaquim Levy por Nelson Barbosa no Ministério da Fazenda. Durante a tarde, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou que em 2015 o saldo comercial foi positivo em US$ 19,681 bilhões. 

Foi o melhor resultado do ano desde 2011, quando o saldo foi de US$ 29,793 bilhões, conforme tabela atualizada pelo ministério. O problema é que o resultado de 2015 foi obtido às custas de um redução forte das importações e também das exportações, que tiveram os piores números anuais desde 2009 (em dólares).

"Quem fez aquilo estava com muita raiva", diz delegado sobre garçom espancado em Itapuã



Vítima foi carimbada na testa com inscrição 'bang-bang' em vermelho
(Foto: Betto Jr./CORREIO)


Compareceu na tarde desta segunda-feira (4) na 12ª Delegacia (Itapuã), o vendedor e garçom Romário Ferreira da Silva, 26 anos, agredido na madrugada de domingo (3) após sair de um bar em Itapuã. As suspeitas são de que Romário, abordado na Rua Professor Souza Brito, por volta das 3h, tenha sido vítima de homofobia (crime motivado por ódios a homossexuais).

Segundo o delegado Antônio Carlos Magalhães Santos, titular da 12ª Delegacia, Romário compareceu hoje na unidade acompanhado da patroa. Até então, a polícia já estava investigando o caso de acordo com o que havia sido veiculado pela imprensa. Segundo o delegado, com o comparecimento de Romário à unidade policial, foi possível perceber a violência da ação. “Aquilo ali não tem nada a ver com gangue, quem fez aquilo estava com muita raiva. Pode ser um crime de homofobia”, acredita o delegado.

A vítima conta que foi marcada com um carimbo na testa, com a inscrição em vermelho "bang-bang”. Santos não acredita que isso se trate de uma ação coordenada por algum grupo criminoso. “Se isso começar a se repetir aí sim ficaremos atentos e preocupados”, afirmou o delegado.

Em depoimento a polícia, Romário contou que o crime aconteceu após sair de uma confraternização com amigos no bar Villa Bahiana, frequentado, segundo o delegado, pelo público LGBTTT. Ele disse que ao tentar tomar um táxi, por volta das 3h, foi abraçado por um homem que disse “não brinque com ladrão”. O possível assaltante teria o obrigado a correr em direção à praia, ameaçando-o com uma garrafa quebrada. Na areia da praia, o criminoso teria o despido e arremessado um coco em sua cabeça, levanto ele a desmaiar. Ao acordar, Romário teria percebido que estava com as costas machucadas e o agressor então pediu que ele se dirigisse a região de pedras da praia e ele, então, se recusou e fugiu, pelado.

“Eu acredito que o depoimento dele é desconexo, fantasioso. Há algo errado aí, os locais que ele diz que correu são muito distantes. Isso não foi uma ação praticada por apenas uma pessoa, como ele diz”, afirma o delegado. Santos diz que suas equipes de investigadores apontam outra versão para a história. “O que nós sabemos, e estamos procurando câmeras de segurança para confirmar, é que ele contratou um programa com mais de uma pessoa e pode ter se desentendido, não quis pagar ou não quis fazer algo, o que pode ter motivado a agressão”, afirmou o delegado.

Romário foi ferido em várias partes do corpo com garrafadas. Ele foi levado para o HGE e teve alta ontem (Foto: Betto Jr./CORREIO)


Segundo o delegado o local onde o garçom aponta ter passado é movimentado, mesmo pela madrugada, por conta da presença de usuários de crack. E que mesmo com o movimento ninguém o avistou. O bandido levou R$ 35 da vítima e suas roupas: uma blusa preta manchada, uma bermuda e sandálias havaianas, segundo o registro da ocorrência./correio

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Veja mitos e verdades sobre o zika





O surto de microcefalia que atingiu o Brasil nos últimos meses chamou a atenção da população para o vírus zika – doença similar à dengue, transmitida pelo mesmo mosquito, e tida como um dos possíveis causadores da microcefalia. Entretanto, o clima de medo que o vírus causou na população pode fazer com que muitas pessoas compartilhem informações equivocadas sobre o vírus. Para tirar as dúvidas, veja uma lista de mitos e verdades sobre o zika.

- Crianças e  idosos apresentam sequelas neurológicas graves após zika: Mito. As sequelas neurológicas descritas são apenas da síndrome de Guillan-Barré, doença autoimune que pode surgir após o zika e causa fraqueza muscular.

- Mulheres com zika no segundo e terceiro trimestre de gravidez não correm risco de ter bebês com microcefalia: Não confirmado. Apesar da microcefalia ser mais comum quando a grávida é infectada no primeiro trimestre, ainda não há estudo comprovando que não há riscos em outros períodos da gravidez.

- Zika pode ser transmitida por sêmen e leite materno: Verdade. O vírus pode ser transmitido por fluidos corporais, inclusive o sangue, quando o vírus está ativo.

Tão rápido quanto se espalha o vírus zika pelo Brasil, correm também os boatos e informações alarmistas a respeito da epidemia. Dados que relatam mortes de crianças e consequências graves, além da microcefalia, são alguns dos rumores que tomam conta das redes sociais e aplicativos de comunicação instantânea. Com isso, crescem as dúvidas a respeito do vírus, seus efeitos e prevenção. Nancy Bellei, professora e infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), lista ao R7, os mitos e verdades a respeito do zika, para ajudar a população a se proteger e, também, a não dar continuidade à corrente de boatos. Veja a seguir!


- Repelentes naturais de cravo, citronela e óleo mineral funcionam: Mito. Nenhuma pesquisa científica comprova a eficácia de repelentes naturais.

- O zika é o responsável pelo surto de microcefalia: Não confirmado. Já foi comprovado que alguns casos foram causados pelo zika, mas não é possível afirmar que todos os casos tenham relação com a doença.

- Usar roupas brancas evita a picada: Mito. Não há qualquer evidência de que os mosquitos evitem qualquer cor.

- Uma vacina contra zika pode surgir em médio prazo: Verdade. Estudos estão sendo feitos para desenvolver o medicamento preventivo. Vacinas contra dengue, febre amarela e encefalite japonesa, doenças similares, já existem

- A melhor prevenção contra o zika é combater o Aedes aegypti: Verdade. Sem o mosquito transmissor, a tendência é reduzir os casos da doença.


- Não se pode usar repelente com protetor solar: Mito. Os produtos podem ser usatos simultaneamente sem problemas.

- Se pegar zika uma vez, não pegará novamente: Não confirmado. Ainda não há comprovação dessa afirmativa, mas indícios apontam que só se pode pegar a doença uma vez.

Dados preliminares apontam redução de acidentes, feridos e mortos nas estradas federais


Segundo PRF, 106 acidentes com cinco mortes foram registrados na Bahia

A Polícia Rodoviária Federal na Bahia registrou, nas rodovias federais que cortam o estado, redução de 32,39% em números de acidentes entre os dias 28 de dezembro de 2015 e 3 de janeiro de 2016.

Os números preliminares apontam queda de 32,08% em quantidade de pessoas que ficaram feridas e diminuição de 74,82% em número de pessoas que morreram em todo Estado, comparando-se com a semana do feriado de fim de ano de 2014.

Neste feriado foram registrados 106 acidentes, com 93 feridos e cinco mortos, contra 150 acidentes, com 131 feridos e 19 mortos no ano passado.

A imprudência, a inabilidade, a falta de cuidado e o desrespeito às Leis de Trânsito dos condutores continuam sendo determinantes para a maioria dos acidentes graves, segundo a PRF./R7

Ex-foragido de Teixeira é encontrado enforcado no presídio




O corpo de Fabrício Pereira Vieira, 24 anos foi encontrado pendurado por um lençol no início da madrugada desta segunda-feira, 4 de janeiro, em uma cela no presídio de Eunápolis. Segundo informações repassadas para a Polícia, o detento teria se enforcado.

Fabrício é um ex-foragido do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas onde cumpria pena por assalto e porte ilegal de arma de fogo. Preso em agosto de 2011, durante uma operação da Polícia Rodoviária Federal na BR 367 em Eunápolis, ele confessou que fugiu de Teixeira para vingar a morte do irmão, Alex Pereira Vieira de 17 anos.

Oito dias após fugir do presídio, Fabrício matou na Agrovila, zona rural de Porto Seguro, o trabalhar rural, Gildásio Oliveira, 38 anos.

A direção do presídio de Eunápolis informou que um inquérito vai investigar se Fabrício realmente cometeu suicídio ou foi assassinado. Na mesma cela em que ele foi encontrado morto, outros detentos também cumprem pena e serão ouvidos na delegacia local./Sulbahianews

Morador com problemas psicológicos está desaparecido há 30 dias




Teixeira de Freitas: Parentes de Nélio Orlando Nunes Santana, 45 anos morador do bairro Colina Verde, mais uma vez procurou nossa reportagem, e na tarde desta quarta feira (30), solicitaram ajuda para encontrar o senhor. 

Segundo um familiar, Orlando tem problemas psicológicos e toma remédio controlado. E da última vez que ele desapareceu, foi encontrado após veiculação de reportagem no Liberdade News.

A irmã de Orlando registrou ocorrência na delegacia da cidade, e informou que essa não é a primeira vez que ele some, porem já se passaram 30 dias e nenhuma notícia. Os parentes pedem para quem tiver qualquer tipo de informação, entrar em contato através dos números (73) 9982.1979/9968.3774./Liberdadenews

Filho de Manoel Fura Olho é assassinado com mais de 10 tiros a queima roupa em Itabatã



maxuel

Maxuel Ribeiro de Jesus, filho do Manoel Fura Olho, acusado por ser o mandante do assassinato de um casal de idosos em outubro de 2008, foi executado á tiros por volta 12h30 desta segunda feira, 04 de janeiro,  no local conhecido por Gramado Verde próximo ao motel em Itabatã.

Manoel Santos de Jesus de 55 anos, natural de Ibirapuã, mais conhecido como “Fura Olho” Foi assassinado a quase de um ano atras, Maxuel  acusado de ser o mandante do assassinato do casal de idosos, pois Fura Olho e Maxuel havia contraído uma dívida com as vítimas, o Joaquim Aranha, como não teve condições de quitar a referida dívida mandou executar o casal de idosos. Na época o crime chocou a população de Itabatã. Fura Olho foi assassinado com 03 tiros e 15 facadas no dia 02 de abril de 2015 em sua residência situada na Fazenda Primavera, no Km 27 da BA 698, Zona Rural do Distrito de Itabatã.

Segundo informações de pessoas que estavam presente no local do crime, dois homens chegaram a bordo de uma motocicleta e o carona assim que avistou Maxuel sacou a arma e disparou várias vezes contra a vítima que caiu sem vida ali mesmo debaixo de uma mesa. A polícia está no local. Mais informações sobre o crime a qualquer momento.

Ainda segundo populares, os assassinos chegaram a dizer que o problema não era com os demais presentes e sim com a Vitima que foi morto com mais de 10 tiros a queima roupa. Os 3 pistoleiros chegaram de moto cerca de 30 minutos depois da chegada de Maxuel na empresa Gramado verde que fica as margens da Br 101 no inicio do perímetro urbano de Itabatã./radar101

Foragido do Espírito Santo é morto na frente de esposa grávida, em Eunápolis (BA)

  Foto- radar64

Um homem foi morto a tiros dentro da própria casa, na noite de sábado (3), em Eunápolis, município localizado no extremo sul da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, o crime ocorreu por volta das 21h30, no bairro de Alecrim II.

Ainda segundo a polícia, a vítima identificada como Alisson Santana dos Santos, de 33 anos, estava em casa em companhia da esposa, grávida de sete meses. Um grupo de homens armados invadiu o local, efetuou os disparos e em seguida fugiu. A esposa de Alisson tentou pedir socorro aos vizinhos, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Em 20 de julho deste ano, policiais do Espírito Santo vieram até Eunápolis tentar prendê-lo. A ação contou com apoio da polícia eunapolitana. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa de Alisson no Alecrim II. No local foram encontrados apenas um notebook e diversos móveis comprados recentemente, mas o acusado conseguiu fugir

A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. A vítima estava foragida de Serra, no Espírito Santo, por furtar cerca de R$ 60 mil e três notebooks de uma empresa. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT)./varelanoticias

90% dos munícipios não conseguirão pagar novo mínimo, afirma presidente da Ubam

IMAGEM_NOTICIA_5 (2)


O presidente da União Brasileira dos Municípios (Ubam), Leonardo Santana, afirmou que pelo menos 90% das cidades brasileiras não terão condições de pagar o novo salário mínimo de R$ 880, que entrou em vigor nesta sexta-feira (1º). Previsão semelhante em âmbito estadual já havia sido feita na última terça-feira (29) pela presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, em entrevista ao Bahia Notícias (leia mais aqui).

 Segundo Santana, para que os municípios possam arcar com o novo valor do mínimo, é necessário que o governo federal faça a reforma do pacto federativo e aumente a participação dos municípios na distribuição do dinheiro arrecado com impostos. Para o mandatário da entidade municipalista, o cenário de crise econômica vivido pelo Brasil acentua ainda mais as dificuldades das prefeituras de pagarem os vencimentos de seus funcionários.

 “O governo da União age como se os municípios não tivessem nenhuma importância no contexto federativo republicano, tomando medidas que vêm atingindo as administrações municipais durante esses últimos 20 anos, mantendo as cobranças indevidas e saques do INSS nas contas das prefeituras, aumentando as obrigações sociais com a municipalização e fazendo vista grossa para o caos financeiro que enfrentam menores entes federados”, criticou.

 Santana afirmou que o Congresso Nacional terá que encontrar uma saída para que os gestores não sejam condenados por não conseguirem cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, já que não podem ultrapassar o teto de 54% em gastos com pessoal.

 A dificuldade em manter as despesas deste tipo dentro da meta, causada pelo aumento das despesas sem acréscimo na arrecadação, fez inúmeras prefeituras baianas vivenciarem uma onda de reprovação de suas contas (saiba mais aqui) pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). 

O presidente da Ubam afirmou, ainda, que vai apresentar ao Congresso Nacional proposta de criação do Fundo de Compensação Tributária (FCT). Na avaliação dele, o FCT é “a salvação econômica dos municípios de todo o país, tornando real o pacto federativo, com uma mais justa repartição do “bolo Tributário”.

Grupo de ciganos é preso após comemorar 2016 com tiros para o alto


IMAGEM_NOTICIA_5 (3)

Quatro ciganos foram presos na última sexta-feira (1º) após comemorarem a chegada de 2016 de uma forma inusitada.

O grupo teria efetuado diversos disparos para o alto, assustando moradores do bairro de Campo Limpo, em Feira de Santana, no centro-norte baiano.

Os homens foram presos por guarnições da Polícia Militar na Rua Aeroporto e encaminhados para a delegacia. Com eles, foram apreendidas duas armas de fogo e 21 munições. /Bahianoticias

domingo, 3 de janeiro de 2016

Teixeira registra 225 novos casos de Aids



Itamaraju e Santo Antônio, são as cidades com maior número de mortes por conta da Aids, juntas elas somam 31 óbitos.


De acordo com informações divulgadas pelo Bahia40Graus na última quinta-feira, 31 de dezembro, Teixeira de Freitas registrou 225 novos casos de Aids em 2015.

Ao todo foram 3.400 casos registrados nos municípios baianos, 1.568 destes apenas em Salvador. Com 251 casos, Feira de Santana é a cidade do interior com maior número de registros.

Ainda de acordo com a publicação, 166 pessoas morreram em Salvador ano passado em decorrência da doença. No interior, Teixeira de Freitas, Itamaraju e Santo Antônio, são as cidades com maior número de mortes por conta da Aids, juntas elas somam 31 óbitos.

Capixaba raspa cabelo da filha, após menina colorir mecha


A polícia foi chamada ao receber uma denúncia de que havia uma arma na residência, em depoimento ele assumiu que ameaçou bater na filha e que raspou os cabelos dela para educá-la.



Um homem foi preso em Jacaraípe, Espírito Santo, acusado de raspar a cabeça da filha de 12 anos na noite deste sábado (2). De acordo com a mãe da garota, o pai ficou irritado porque a filha havia colorido o cabelo de verde com papel crepom.

“Ela usou papel crepom para fazer pequenas mechas, por isso deixei. Eu saí de casa para ir à praia com uma amiga e, lá, recebi uma ligação da minha filha mais velha pedindo para eu comprar uma tintura na farmácia para pintar o cabelo da mais nova, senão o pai rasparia a cabeça dela”, disse

A mulher contou que estava em farmácia quando recebeu uma ligação dizendo que o marido havia usado uma máquina de cortar cabelos para raspar a cabeça da adolescente. "Os meus filhos pequenos, de 3 e 5 anos, juntaram os cabelos do chão e disseram para a irmã que iriam colar novamente, por isso guardaram o cabelo cortado”, afirmou.

A polícia foi chamada ao receber uma denúncia de que havia uma arma na residência, em depoimento ele assumiu que ameaçou bater na filha e que raspou os cabelos dela para educá-la. O comerciante foi autuado pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e por ameaças contra a filha. O suspeito foi conduzido para o Centro de Detenção de Viana./Bahia

Daniel Cady fica surpreso com repercussão de cena de ciúme: ‘Não entenderam a brincadeira’



Daniel Cady fica surpreso com repercussão de cena de ciúme: ‘Não entenderam a brincadeira’

O nutricionista Daniel Cady se disse surpreso com a repercussão do vídeo em que sua mulher, a cantora Ivete Sangalo, aparece dando uma “bronca” nele por causa de ciúme. Em conversa com o Ego, Cady negou que a artista tenha falado sério ao perguntar sobre uma mulher com quem falava durante show em Guarajuba, no “Melhor Réveillon do Mundo”. "Quem é essa aí, papai? Tá cheio de assunto, hein... 

Vou passar a mão na cara", disse a cantora nesta sexta-feira (1º), em tom sério. Segundo o nutricionista, porém, tudo não passou de uma brincadeira. “As pessoas que propagaram isso não entenderam a brincadeira de Ivete. Estávamos todos sentados em família e entre amigos numa mesa assistindo ao final do show, quando um casal de amigos veio se despedir de mim e agradecer pelo convite da festa. Ivete fez uma brincadeira nessa hora, perturbando. 

Como tudo que Ivete fala e faz repercute na mídia, com essa brincadeira não foi diferente”, explicou. “Estamos bem e surpresos com essa repercussão toda”, completou. O vídeo da bronca viralizou nas redes sociais (veja aqui o momento da “bronca”) e virou até música (ouça).

 Uma mulher chegou a se defender da queixa, afirmando ser a mulher que falava com o marido de Ivete no momento (veja aqui). A assessoria de Ivete Sangalo informou que a cantora está de folga em Praia do Forte, na Bahia, após a maratona de shows no fim do ano. Sangalo e Cady estão juntos há nove anos e são pais de Marcelo, de 6 anos.

Número de desabrigados passa de 1 mil após pedra rolar no Espírito Santo



Número de desabrigados passa de 1 mil após pedra rolar no Espírito Santo

O número de desabrigados após o rolamento de uma pedra em Vila Velha, no Espírito Santo, já ultrapassa 1.030. A prefeitura isolou um raio de 80 metros no local após o incidente, que aconteceu na noite da última sexta-feira (1º) (veja aqui). 

Ao menos 297 famílias ficaram desalojadas e 15 pessoas ficaram feridas, mas não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. A administração da cidade notificou as famílias que ainda estão no local para deixarem duas casas. "Nosso objetivo é garantir a segurança da população", afirmou o prefeito Rodney Miranda, em nota. 

No sábado (2), a prefeitura decretou estado de emergência na região. As causas que levaram à queda da pedra ainda não foram identificadas. Não choveu nas últimas semanas. Segundo a Folha de S. Paulo, equipes da Defesa Civil sobrevoaram o local em um helicóptero para dimensionar os impactos da queda da pedra.

[Itamaraju] Carreta e dois carros de passeio se envolvem em acidente na BR-101


Itamaraju - in - ac- 2016.01.03.2

Por volta das 10:50hs, deste domingo (03), uma carreta e dois veículos de passeio se envolveram em um acidente de trânsito no KM-818, da BR-101, entre Itamaraju e Teixeira de Freitas.


Segundo transeuntes, a carreta, uma Scania, com placa LOO-6799 teria perdido o controle da direção em uma curva e tombado, e os dois veículos de passeio que seguiam pela via se chocaram contra a carreta. Ainda de acordo com informações o material de construção civil (ferragens), que a carreta transportava se desprendeu e atingiu um dos veículos que caiu em uma ribanceira.

O serviço de Atendimento Móvel de urgência (SAMU 192), foi acionado para o local e fizeram o resgate das vítimas. As vítimas, o motorista da Scania, este que permanece em estado grave e duas crianças e uma mulher que ocupavam os veículos de passeios foram encaminhados para o Hospital Municipal de Itamaraju. Os outros passageiros que tiveram ferimentos leves permanecem no local.

A PRF foi comunicada do acidente e um agente permanece na localidade registrando o caso e orientando o tráfego de veículos. O transito no trecho está lento. Os veículos envolvidos deverão ser retirados do local por uma empresa de Guincho da região./IN

Vítimas fatais de acidente da estrada de Corumbau eram mãe e filho; família tinha vindo do ES passar Réveillon na região



Vítimas fatais de acidente da estrada de Corumbau eram mãe e filho; família tinha vindo do ES passar Réveillon na região

O  grave acidente automobilístico do tipo capotamento aconteceu na noite deste sábado, dia 2 de dezembro, numa estrada vicinal que dá acesso ao balneário de Corumbau, no litoral norte do município do Prado, quando Valdeon Pacheco Ferreira, mais conhecido como “Deon Santana”, que é cantor de música brega, conduzia uma Ford Ecosporte, de cor prata, placa MQA-3642, licenciado em Vila Velha-ES., perdeu o controle da direção e o veículo capotou numa ribanceira.

“Deon Santana”, que tem parentes em Itamaraju, havia deixado a cidade de Vila Velha, na Região Metropolitana da Vitória-ES,. em companhia da família, onde passaram o Réveillon no litoral da região e antes da tragédia, tinha jantado na casa de um conhecido em um assentamento agrário próximo de Corumbau. No retorno para Itamaraju, por volta das 21h40, foi quando aconteceu o acidente.

Com o capotamento uma mulher de prenome Aline e o filho dela de apenas 01 ano de idade, morreram no local. Os outros ocupantes do carro, Josué Pacheco Ferreira, de 29 anos, Luzinete Pacheco, 33 e uma criança de 7 anos, ficaram feridos, mas foram atendidos no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI) e estão fora de perigo. O cantor “Deon Santana”, que um dia antes tinha concedido entrevistas às emissoras de rádio de Itamaraju falando de sua carreira, praticamente nada sofreu.

ecod

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas, mas a polícia desconfia que Valdeon tenha perdido o controle da direção ao passar por algum trecho de areia, o que é muito comum nas estradas dessa região. O veículo foi guinchado e o acidente segue sendo investigado pela delegada Rosângela Santos, titular de Itamaraju e que responde também pela Polícia Civil no município do Prado./TN

Taxa de religação: Governador Rui Costa pode acabar com abuso cometido pela Coelba



Foto:


Até que enfim - aliás, diga-se de passagem, sempre defendi tal tese aqui no blog - os baianos poderão se ver livres de um dos maiores absurdos impostos aos consumidores de energia elétrica, e que é a taxa de religação, por parte da Coelba, em caso de corte por falta de pagamento, ao meu ver um verdadeiro achaque no bolso da população.

Faço o registro porque a abusiva cobrança deste pagamento deverá proibida, segundo o projeto de lei nº 21.154/2013 de autoria do deputado Targino Machado (DEM) aprovado recentemente pela Assembléia Legislativa da Bahia. O projeto determina que em caso de suspensão por atraso, a concessionária, que terceiriza o serviço e chega a cobrar em torno de R$ 50,00 por cada religação - em trabalho que leva minutos -  deve, em prazo máximo de 24 horas, retomar o fornecimento sem qualquer custo ao consumidor.

Para o deputado, é um absurdo o consumidor pagar as multas e juros e ainda ter que pagar a taxa de religação. "É um absurdo. É uma conduta abusiva da concessionária. E com este Projeto de Lei, haverá a proibição desta taxa, retirando esta cobrança da população", diz o deputado.

Após o pagamento total da dívida, concessionária cobra da população a taxa para a religação, como se os consumidores ainda estivessem inadimplentes, mesmo depois do débito ser quitado. "A via de cobrança natural, dentro de um Estado Democrático de Direito, é a judicial, com obediência ao devido processo legal. O contribuinte não pode ser submetido a constrangimento pela adoção desta via, que, embora aceita, submete-os a danos materiais e morais, de difícil reparação", completa o parlamentar.

O projeto agora vai ser submetido a sanção do governador Rui Costa. Só depende dele./topatudonews

Rui sanciona lei que amplia Prêmio por Desempenho Policial



Foto:


Em publicação na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial do Estado, o governador Rui Costa sancionou a lei que amplia o Prêmio por Desempenho Policial (PDP). Com a mudança, a gratificação, a partir de 2016, passa a ser paga duas vezes no ano – nos meses de abril e outubro. 

O prêmio, destinado aos servidores das polícias Militar, Civil e Técnica, além de policiais lotados na Secretaria da Segurança Pública, incentiva a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), através de metas pré-estabelecidas para Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) e suas respectivas Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp). 

Com o objetivo de estimular e ampliar a diminuição desses índices criminais, o prêmio, com as novas regras, será distribuído da seguinte forma: 50% estão garantidos se a Aisp em que ele atuar atingir a meta ou reduzir homicídios; 25% se a Risp cumprir a meta; e os outros 25% se todo o estado cumprir a meta. 

“Mais uma vez o Governo do Estado demonstra sua sensibilidade com os servidores das forças de segurança da Bahia. Tenho certeza de que essas mudanças, além de valorizar o trabalho do policial, incentivarão na redução dos crimes contra a vida”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa./Governo da Bahia

sábado, 2 de janeiro de 2016

Salário mínimo de R$ 880 vale a partir desta sexta



Dinheiro - Nota Real
Salário mínimo teve reajuste de 11,6%(Istockphoto/Divulgação)



Está em vigor a partir desta sexta-feira o novo valor do salário mínimo, que foi reajustado em 11,6%, passando de 788 reais para 880 reais. Segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a medida terá impacto de 30,2 bilhões de reais nas contas públicas em 2016. Desse total, 27,3 bilhões de reais já estão previstos no Orçamento. Outros 2,9 bilhões de reais não estão na peça orçamentária e será necessário encontrar maneiras - o governo não informou quais - de equacionar a conta.

O reajuste foi definido com base na inflação apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos 12 meses anteriores ao mês do reajuste. A fórmula para o cálculo leva também em conta a variação do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas do País, de dois anos anteriores.

O Dieese espera um aumento de 30,7 bilhões de reais na arrecadação tributária, por meio da elevação do consumo, apesar da expectativa de recessão em 2016. A previsão de incremento de renda na economia é de 57,042 bilhões de reais. Dos 48,3 milhões de brasileiros que recebem o mínimo, 22,5 milhões são beneficiários do INSS, 13,4 milhões são empregados, 8,1 milhões trabalham por conta própria, 3,99 milhões são trabalhadores domésticos e apenas 169 são empregadores.

Com seis meses de seca, o Rio Jucuruçu pede socorro



Temos um projeto bacana de restauração do Rio Jucuruçu. Estamos empenhados para este ano letivo de 2016 formalizarmos uma grande Audiência Pública denominada Plano Decenal Jucuruçu 2025 com autoridades políticas e sociedade dos municípios banhados por este importante rio. Iremos construir um documento, uma agenda se compromissos, objetivando a imediata restauração desta importante bacia ao longo de 10 anos Contamos com vocês.


Lastimável dizer que a natureza chora e o culpado e o próprio homem, pois DEUS nunca quer que o homem se perca mais a humanidade só pensa em dinheiro então eles só vão acordar quando a última árvore for cortada o ultimo rio poluído e o ultimo peixe ser pescado ai eles vão ver que dinheiro não se come.


Não é culpa de Deus, tudo isso acontece devido a ganância do homem, que só pensa em dinheiro e poder, agora quero ver se todo o dinheiro do mundo pode comprar a água vinda do céu, mas não se preocupe apesar de toda maldade dos homens, Deus não deixará que os seus sejam tocados e logo virá a água, é só ter fé.


A campanha está direcionada de forma errônea. Estamos os preocupando com o rio grande. Caso o rio grande seque as nascentes, os mananciais, os regatos, os minadores não virão a secar.

Devemos nós, de forma bem individual, cada casebre, choupana, choça, barraco, rincão de mundo, grotão, qualquer forma de presença humana, nos preocupar com qualquer tipo de mina d'água, seja a nascente do rio amazonas (em minúsculas para igualar) ao "chorinho d água no pé do barranco".


Ai me prendo, neste chorinho. Ele me diz que a terra tá encharcada, com ele sim devemos dedicar carinho as lagrima de prazer do chão em resposta aos carinhos dos seres que a ele pertencem. Quando a água cai no rio grande ela já cumpriu a parte principal de sua missão, molhou refrescou, irrigou, matou sede, recebeu bostas.

E sabe Deus mais o que. Portanto, senhores que tem sob sua guarda pequenas nascentes, atentai, estas gotas formarão o grande rio que nos dá vida. O grande rio não formará pequenos arroios. O grande rio já é o fim da missão da água. Lamentável a situação de Itamaraju.


Não mais triste que tantas outras, basta olhar pro Nordeste de Minas Gerais, ou pro sertão nordestino... Mas nem por isso merece menos de nossa atenção.  Fala-se em retenção criminosa das águas que alimentam o rio donde fazem a captação para Itamaraju. Então que as autoridades tomem e apliquem, enfatizando, as medidas necessárias. Tenho dito.

São Sebastião de Jucuruçu - encerramento.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.