Aparecer

Aparecer

Achava-se o todo poderoso e não passa de um bicho do mato.

Achava-se o todo poderoso e não passa de um bicho do mato.

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Jovem morre em acidente automobilístico em estrada vicinal de Teixeira de Freitas



Teixeira de Freitas: Um jovem morreu em um acidente ocorrido no início da tarde desta quinta-feira, 07 de julho, na estrada de chão, conhecida como entrada da Cachoeirinha, próximo à pedreira, às margens da BR 101, em Teixeira de Freitas. A vítima estava em um veículo Fiat/Palio, de cor branca, placa policial OZN 3889. A vítima fatal foi identificada como sendo, Caíque Bittencourt de Souza, morador de Teixeira de Freitas, que estava no banco do carona, no momento do acidente.


De acordo com informações de testemunhas, Caíque voltava, junto com o amigo, de um evento de trilhas. O motorista perdeu o controle do carro e capotou o veículo. Quando a equipe do Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas chegou ao local, o corpo de Caíque já estava fora do carro, a poucos metros de distância, e não dá para saber se ele foi arremessado durante o acidente, ou se o seu corpo foi retirado por uma equipe de socorro.


Estiveram no local, o SAMU, que levou o motorista para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, além de uma equipe de Polícia Técnica que realizou a remoção do corpo ao IML, onde passará por exames de necropsia. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, sob a responsabilidade do delegado de plantão, Júlio César Teles. Após necropsia, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Liberdadenews

113 prefeitos e ex prefeitos que podem ficar inelegíveis; Confira a lista



Prefeitos e ex prefeitos considerados ordenadores de despesas terão, a partir de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do ano passado, seus atos julgados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e não mais pelas Câmaras de Vereadores, que continuam com o poder de julgar as contas anuais. Nesse caso, estão sujeitos à inelegibilidade os prefeitos que tenham seus exercícios financeiros pontuais reprovados pelos tribunais de contas ou que tenham contra si termos de ocorrência ou denúncia, sem que o julgamento final fique com as Câmaras de Vereadores. Na lista da corte de contas baiana, conforme a Tribuna apurou, estão nada menos que 133 gestores, dentre eles o ex-prefeito de Salvador João Henrique, hoje sem partido, mas que já tem planos de retornar a vida pública em 2016 e pode ver o ‘sonho’ naufragado.

O conselheiro e presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), Francisco Andrade Neto, afirmou que a decisão do TSE chama a atenção para a responsabilidade do Tribunal. "Confirmou o entendimento das cortes de contas de todo o Brasil, contra o qual se insurgiram alguns gestores. Às Câmaras de Vereadores cabe o julgamento político. O tribunal julga as contas públicas dos ordenadores de despesa e verifica se os princípios constitucionais da economicidade, razoabilidade, publicidade, moralidade, legalidade, impessoalidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos foram respeitados. Ou seja, se os recursos públicos estão sendo aplicados de forma a gerar o maior benefício para a sociedade”, descreve o conselheiro.

Ainda de acordo com Neto, as Casas Legislativas não perderão a prerrogativa de julgar as contas. "As Câmaras continuarão a exercer o julgamento das contas de governo do prefeito. As suas tarefas e responsabilidades, definidas no parágrafo 2º do art. 31 da Constituição Federal, não foram alteradas e são indispensáveis no regime democrático”, aponta.

Especialistas veem lei como complexa

Já para o advogado J. Pires, especialista em Direito Eleitoral, a situação é mais complexa do que parece. Realçando a importância da matéria e conclamando aos órgãos representativos como TCM, UPB, UVB e TRE a uma discussão maior sobre o tema, ele afirma que "realmente a Lei complementar 135/2010, alterou a Lei Complementar 64/90, denominada Lei das Inelegibilidades”. "Ao proceder essa alteração, ela trouxe duas importantes mudanças para o citado dispositivo. Assim, pelo diploma atual, para efeito de inelegibilidade, a lei exige que as contas tenham sido rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa.

A outra mudança constante da parte final da alínea ‘g’ da referida lei é que se aplica a todos os ordenadores de despesas, sem exclusão de mandatários, como disposto no artigo 71, inciso II, da Constituição Federal. E está hipótese é que verdadeiramente representa a grande mudança e que se traduz em verdadeiro prejuízo aos atuais gestores”, explica o advogado especializado na área de Direito Público Municipal, J. Pires, que prossegue: "Com essa mudança na alínea ‘g’, a legislação deu força de julgamento às decisões dos tribunais de contas dos municípios aos denominados termos de ocorrência ou denúncia. E o prejuízo ocorre na medida em que os julgamentos realizados pelo tribunal de contas não asseguram o chamado amplo direito de defesa, que não se traduz apenas em tomadas de informações como faz o TCM”.

"O amplo direito de defesa constitui-se em todos os meios permitidos pelo direito brasileiro. A consequência é danosa em favor dos atuais gestores que têm direitos à reeleição, ainda que tenha tido uma conta aprovada, mas no decorrer do seu mandato teve um termo de ocorrência julgado procedente em desfavor e que pode, em tese, deixar ele inelegível. Basta que a aquele ato se configure em improbidade”.

Presidente da UPB cita problemas na decisão do TSE

A prefeita de Cardeal da Silva e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, integra o time de críticos contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que dá a prerrogativa de punir prefeitos ao Tribunal de Contas dos Municípios. Para tentar reverter a situação, a gestora conta que a entidade representativa das prefeituras baianas está se articulando para ir a campo combater a resolução. "A gente está formando na UPB um grupo de trabalho com algumas discussões e ouvindo alguns advogados. O TCM é um tribunal, mas é opinativo. A gente não tinha, até então, esses casos, mas nos surpreendemos por conta da perda da prerrogativa da Câmara, que é quem teria essa função”, explica.

Maria Quitéria acredita que a determinação da Justiça Eleitoral vai impactar diretamente nas eleições municipais do ano que vem. "É uma questão de coerência até. Não tem nenhum prefeito que não teve nenhum termo de ocorrência ou multa. Não vai ter ninguém que se salve. Vale ressaltar que não é o gestor sozinho, tem um corpo técnico que responde por isso. Tem muitos agravantes, os termos de ocorrências as vezes levam até três anos para serem sanados. Sem contar a grande quantidade de processos que tramitam dentro do tribunal”, diz a gestora.

"A Corte de contas é também autoridade competente para julgar os exercícios dos prefeitos nas hipóteses que eles atuem na qualidade de ordenadores de despesas, que quer dizer contas de gestão”, explicou o ministro Gilmar Mendes, na ocasião em que a decisão foi aprovada no TSE.

Prefeitos com contas rejeitadas no exercício de 2012 e que estão sujeitos à inelegibilidade, conforme relação do TCM:

1.Abaré, gestores Geraldo Rodrigues dos Santos e Delisio Oliveira da Silva;
2.Água Fria, Adailton Nunes de Souza Leão; Aiquara, Jutahy Souza Cosme;
3.Amélia Rodrigues, Antônio Carlos Paim Cardoso;
4.América Dourada, Agnaldo Oliveira Lopes;
5.Andorinha, Agileu Lima da Silva; Angical, Gilson Bezerra de Souza;
6.Antas, Agnaldo Félix dos Santos; Araçás, Uelinton Oliveira Coelho;
7.Araci, Maria Edneide Torres Silva Pinho;
8.Aurelino Leal, Domingos Marques dos Santos;
9.Barra do Rocha, Jonatas Ventura dos Santos;
10.Barro Alto, Orlando Amorim Santos;
11.Barro Preto, Adriano Clementino dos Santos;
12.Belmonte, Iedo José Menezes Elias;
13.Boa Nova, Antonio Ferreira Oliveira Filho;
14.Boa Vista do Tupim, Hiran Campos Nascimento;
15.Buerarema, Mardes Lima Monteiro de Almeida;
16.Caatiba, Omar Sousa Barbosa;
17.Cafarnaum, Ivanilton Oliveira Novais;
18.Caldas de Cipó, Jailton Ferreira de Macedo;
19.Caldeirão Grande, Maria Aparecida dos Santos Martins Silva;
20.Camacan, Maria Angela da Silva Cardoso Castro;
21.Campo Formoso, Iracy Andrade de Araújo;
22.Canavieiras, Zairo Jacques Pinto Loureiro; Candeias, Maria Angélica Juvenal Maia e Francisco Silva Conceição;
23.Canudos, Arcenio Almeida Gonçalves Neto;
24.Capim Grosso, Lydia Fontoura Pinheiro;
25.Caravelas, Jadson Silva Ruas;
26.Casa Nova, Orlando Nunes Xavier;
27.Castro Alves, Clovis Rocha Oliveira;
28.Cícero Dantas, José Weldon de Carvalho Santana;
29.Conde, Antonio Eliud Souza de Castro;
30.Condeúba, Odilio Ribeiro da Silveira;
31.Contendas do Sincorá, Joad Souza Teixeira;
32.Coração de Maria, Diego Henrique Silva Cerqueira Martins;
33.Coronel João Sá, Carlos Augusto Silveira Sobral;
34.Crisópolis, José Santana da Silva;
35.Encruzilhada, Ivani Andrade Fernandes Santos;
36.Entre Rios, Fernando Almeida de Oliveira; Esplanada,
37.Diolando Batista dos Santos;
38.Eunápolis, José Robério Batista de Oliveira;
39.Feira da Mata, Alex Ronan Viana Mota;
40.Firmino Alves, José Aguinaldo dos Santos;
41.Gongogi, Altamirando de Jesus Santos;
42.Guaratinga, Ademar Pinto Rosa;
43.Iaçu, Adelson Souza de Oliveira;
44.Ibiassucê, Heliton Alves Cardoso;
45.Ibicaraí, Lenildo Alves Santana;
46.Ibicoara, Sandra Regina Gomes Vidal;
47.Ibicuí, Claudio Antonio Kalil Dourado;
48.Ibipeba, Nei Amorim de Sousa;
49.Ibititá, Francisco Moitinho Dourado Primo;
50.Ichú, José Dias Portugal;
51.Igrapiúna, José Edmundo Seixas Dócio;
52.Iguaí, Ronaldo Moitinho dos Santos;
53.Ipiaú, Deraldino Alves de Araújo;
54.Itabela, Osvaldo Gomes Caribé;
55.Itagi, Wanda Argolo Pinto;
56.Itagimirim, Rielson Santos Lima;
57.Itajuípe, Marcos Barreto Dantas;
58.Itamaraju, Manoel Pedro Rodrigues Soares;
59.Itambé, Moacir Santos Andrade;
60.Itanhém, Milton Ferreira Guimarães;
61.Itaparica, Vicente Gonçalves da Silva e Raimundo Nonato da Hora Filho;
62.Itapé, Jackson Luiz Lima Rezende;
63.Itapebi, Cláudio Henrique Ferreira de Carvalho;
64.Itapicuru, José Moreira de Carvalho Neto;
65.Itapitanga, Dernival Dias Ferreira;
66.Itarantim, Gideão Soares Mattos;
67.Itatim, Raimunda da Silva Santos;
68.Itiruçu, Carlos Roberto Martinelli Iervese;
69.Itororó, José Adroaldo Silva de Almeida;
70.Jacobina, Valdice Castro Vieira da Silva;
71.Jaguaquara, Aldemir Moreira; Jequié, Luiz Carlos Souza Amaral;
72.Jeremoabo, João Batista Melo de Carvalho e Pedro Bonfim Varjão;
73.Jequiriçá, Juvenal Farias Maia;
74.Jitaúna, Edisio Cerqueira Alves;
75.Jucuruçu, Manoel do Carmo Loyola da Paixão e Gilberto Nogueira
76.Silva; Jussara, Ronaldo Almeida Sousa;
77.Lajedão, Danilo Rodrigues Fraga;
78.Lençóis, Marcos Airton Alves Araújo; Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra;
79.Manoel Vitorino, Lenilton Pereira Lopes, Mansidão, Davi Frank Gomes Machado;
80.Maragojipe, Silvio José Santana Santos;
81.Mascote, Rosivaldo Ferreira da Silva;
82.Monte Santo, Everaldo Joel de Araújo;
83.Morro do Chapéu, Cleova Oliveira Barreto;
84.Mortugaba, Rita de Cássia Cerqueira dos Santos;
85.Mucuri, Paulo Alexandre Matos Griffo;
86.Muquém do São Francisco, José Nicolau Teixeira Leite;
87.Muritiba, Epifanio Marques Sampaio;
88.Nilo Peçanha, Maria das Graças Soares de Oliveira;
89.Nova Fátima, Manoel Santos de Oliveira;
90.Nova Ibiá, José Murilo Nunes de Souza;
91.Nova Itarana, José Andrade Brandão de Almeida;
92.Nova Viçosa, Carlos Robson Rodrigues da Silva;
93.Ouriçangas, Nildon da Silva; Pé de Serra, Hildefonso Vitório dos Santos;
94.Pedrão, Alceu Barros de Araújo; Pedro Alexandre, Pedro Gomes Filho;
95.Pilão Arcado, João Ubiratan Queiroz Lima;
96.Piraí do Norte, Heraclito Menezes Leite;
97.Piripá, Anfrisio Barbosa Rocha;
98.Planalto, Edilson Duarte da Cunha;
99.Poções, Luciano Araújo Mascarenhas;
100.Ponto Novo, Antônio Marcos Alves da Silva;
101.Prado, João Alberto Viana Amaral; Presidente Jânio Quadros, José Conegundes Vieira; Presidente Tancredo Neves, Josue Paulo dos Santos Filho;
102.Queimadas, Paulo Sérgio Brandão Carneiro;
103.Retirolândia, José Albérico Silva Moreira;
104.Ribeira do Amparo, Manoel Rodrigues Barbosa;
105.Ribeira do Pombal, José Lourenço Morais da Silva Junior;
106.Ribeirão do Lago, Pacífico de Almeida Luz; Rodelas, Emanuel Rodrigues Ferreira;
107.Salvador, João Henrique de Barradas Carneiro;
108.Santa Bárbara, Jailson Costa dos Santos;
109.Santa Cruz Cabrália, Jorge Monteiro Pontes;
110.Santa Luzia, Ismar Jacobina de Santana; Santa Terezinha, Agnaldo Figueredo Andrade; Santanópolis, Juarez Almeida Tavares;
111.São Félix, Alex Sandro Aleluia de Brito;
112.São Gabriel, José Carlos Gomes Ferreira;
113.São José da Vitória, Jeova Nunes de Souza;
114.São José do Jacuípe, Antonio Roquildes Vilas Boas Almeida;
115.São Sebastião do Passé, Tania Maria Portugal da Silva;
116.Sapeaçu, George Vieira Gois;
117.Saubara, Antônio Raimundo de Araújo; Senhor do Bonfim, Paulo Batista Machado;
118.Sento Sé, Ednaldo dos Santos Barros; Serra do Ramalho, Carlos Caraibas de Souza;
119.Serrinha, Osni Cardoso de Araújo;
120.Sítio do Mato, Danilson dos Santos Silva;
121.Sítio do Quinto, Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa;
122.Souto Soares, Amarildo Neves de Souza; Taperoá, Antonio Fernando Brito Pinto; Teixeira de Freitas, Apparecido Rodrigues Staut;
123.Teodoro Sampaio, Antonio Valente Barbosa;
124.Teolândia, Antonio Santana Junior;
125.Terra Nova, Francisco Helio de Souza;
126.Tucano, José Rubens de Santana Arruda;
127.Uauá, Jorge Luiz Lobo Rosa;
128.Uibaí, Pedro Rocha Filho;
129.Una, Dejair Birschner; Urandi, José Cardoso de Oliveira;
130.Valença, Ramiro José Campelo de Queiroz;
131.Valente, Lucivaldo Araújo Silva e Agnaldo de Oliveira Silva;
132.Vera Cruz, Antonio Magno de Souza Filho; Wanderley, Bionô Roque das Chagas;
133.Wenceslau Guimarães, Susete Nascimento da Silva; Xique-Xique, Reinaldo Teixeira Braga Filho.

Filho mata pai e é preso em flagrante em Serra Preta



Dez horas depois de assassinar o pai a facadas, durante uma discussão por duas tarefas de terra, o lavrador Joelvânsio Silva Reis, de 21 anos, foi preso, na tarde de quarta-feira (6), em Serra Preta, na Região Metropolitana de Feira de Santana.

O crime ocorreu na Fazenda Jiboia, zona rural do município, de propriedade da vítima Teodoro Teles da Silva, de 65 anos. O idoso foi atacado pelo filho na cozinha da casa e esfaqueado várias vezes.Joelvânsio confessou o crime e disse que o pai se recusava a dar-lhe uma parte das terras da fazenda.

Conduzido à DT/Serra Preta, Joelvânsio foi autuado em flagrante e ficará à disposição da Justiça, aguardando transferência para o sistema prisional.

Depois da alta do feijão, leite tem aumento e queijo dispara em 30%



O feijão não é o único vilão da vez na mesa dos brasileiros. O leite e o queijo também estão bem mais caros. Segundo pesquisa feita pelo curso de ciências econômicas da Unochapecó, o leite e o queijo tiveram aumento inicial 30%, só nos primeiros seis meses do ano, ficando atrás apenas da farinha de milho que sofreu reajuste de 45%.

Outro levantamento, este feito pelo IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) aponta que só no mês passado o leite aumentou 5,35%, alta justificada pelo inicio do período de entressafra e/ou baixa produção, o que influencia diretamente no preço do Queijo.  E com o leite mais caro, quem começa a sofrer bastante o impacto são os donos de pizzarias, que já sentem a diferença no valor médio do quilo do queijo “Nós pagávamos em média 15 - 16 reais pelo quilo, agora estamos pagando entre 23 – 28 reais” explica Cedric Manzini, Presidente da Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo e Proprietário da Pizzaria Holly’s. “Antes nós comprávamos uma peça de queijo mussarela por volta de 48 – 50 reais agora a mesma peça está sendo vendida por 75- 80 reais” completa Manzini.

A alta do produto, que faz parte de muitos lares brasileiros e do setor de restaurantes, está preocupando a maioria dos donos de pizzarias, que de um lado não querem aumentar o valor da pizza para não perder a clientela, mas ao mesmo tempo precisam reajustar seus cardápios para não fecharem as portas neste momento de crise: “O queijo mussarela representa 40% dos insumos da pizza, ou seja, se ele aumenta infelizmente a pizza aumenta também”, comenta Cedric. E a tendência é piorar nos próximos três meses “A previsão é de que a entressafra do leite chegue ao fim somente em outubro, ou seja, apenas no último trimestre do ano o preço do queijo e do leite podem cair.  Até lá donos de pizzarias e empresários prevêem queda nas vendas e, alguns, temem fechar as portas”, finaliza.

SOBRE APUESP:

A Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo reúne centenas de empresários de pizzarias de todo o Estado e promove o desenvolvimento profissional do setor. Sem fins lucrativos e mantida pelos próprios associados, a APUESP realiza workshops regionais, premiações, missões internacionais para visitas a feiras nos EUA e Europa, e oferece apoio jurídico e assessoria de alimento seguro. Além disso, a Associação oferece compras coletivas de insumos graças a parcerias com as maiores indústrias alimentícias do país, como Sadia, Scala e Embalagens Santa Inês.

Moradores de Porto Seguro protestam contra aumento de salário dos vereadores



Moradores dePorto Seguro- BA, lotaram a Câmara de Vereadores para protestarem contra o aumento de salário dos Edis fato ocorrido na sessão de terça feira (05). O protesto aconteceu durante a sessão desta quarta-feira (6)

O salário dos vereadores era de R$ 10,021, com o aumento aprovado na sessão de terça feira, o valor passará para R$ 12,661 reais a partir de 2017, segundo Élio Brasil, presidente da casa. 

Foto: Taísa moura/ TV Santa Cruz 

Doze dos dezessete vereadores compareceram a sessão desta quarta feira. "A gente votou o subsídio dos próximos vereadores, que passará a vigorar em janeiro”, informou Élio Brasil ao G1.

O presidente disse que o subsídio dos vereadores corresponde a 50% do salário de um deputado estadual, que atualmente é de R$ 25.322. 

Foto: Taísa moura/ TV Santa Cruz 

Os manifestaram fizeram discursos se posicionando contra o aumento em um momento de crise enfrentado pelo país. Eles exibiram faixas e cantaram o Hino Nacional.

Necropsia: gesseiro foi executado com dois tiros calibre 32



De acordo com o exame de necropsia realizado na manhã desta quarta-feira, 6 de julho, o gesseiro, Valter Cley dos Santos, de 25 anos, foi executado com dois tiros. O exame feito no Instituto Médico Legal identificou que a vítima foi atingida no peito e ombro direito. Um dos disparos acabou perfurando o coração e também o pulmão.

Valter Cley foi baleado na porta de casa na Rua Hungria, bairro Ulisses Guimarães por volta das 19 horas desta terça-feira, 5 de julho. De acordo com informações de populares, a vítima foi surpreendida por dois homens armados em uma bicicleta. Ele tentou correr, mas foi atingido e caiu agonizando sendo socorrido por parentes.

Apesar do socorro rápido, Valter não resistiu e chegou já sem vida no hospital municipal. Atualmente, ele trabalhava como gesseiro. A vítima já esteve presa em outubro do ano passado, acusado de assalto no São Lourenço, na época, ele  foi detido em uma ação da Caema juntamente com um amigo. A Polícia Civil vai instaurar um inquérito para investigar a motivação e autoria do assassinato.

Petrobras diz ao STF que Cunha enriqueceu ilegalmente com corrupção na estatal


Ministros entenderam que há fortes indícios de que Cunha recebeu US$ 5 milhões de propina


Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Petrobras pediu para ser assistente de acusação em um das ações penais que tramitam na Corte contra o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). No documento, os advogados da empresa alegam que o deputado "enriqueceu ilegalmente" com valores vindos da empresa e lembram o caso relatado na denúncia feita ao STF.

“(...) Mantém-se incólume o encadeamento narrativo e probatório indiciário que evidenciam que o primeiro denunciado [Cunha], com o auxílio pontual, porém decisivo, da segunda denunciada [Solange Almeida], locupletou-se [enriqueceu] ilegalmente de pelo menos US$ 5 milhoes oriundos da sangria perpetrada por agentes diretores da requerente [Petrobras] e intermediadores financeiros nos dois contratos de navios-sondas em questão”, afirmou a Petrobras no documento.

O documento foi enviado à Corte no dia 21 de junho mas foi tornado público apenas esta semana. No texto, a defesa da empresa recordou ainda que o Ministério Público Federal (MPF), ao acrescentar fatos à denúncia que apresentou ao STF, “evidenciou de maneira irrefutável a forma como o  primeiro denunciado [Cunha] locupletou-se [enriqueceu] do esquema de pagamentos de propina com recursos da requerente”.

Segundo a Petrobras, os danos sofridos são de ordem patrimonial e, para a defesa, o próprio MPF reconheceu estes danos.

Em março deste ano, os ministros do STF, por unanimidade, decidiram pela abertura de ação penal contra Cunha e a ex-deputada federal e atual prefeita de Rio Bonito (RJ) Solange Almeida.

De acordo com o voto do relator, ministro Teori Zavascki, os ministros entenderam que há indícios de que Cunha recebeu US$ 5 milhões de propina por um contrato de navios-sondas da Petrobras. 

Em março deste ano, os ministros do STF decidiram pela abertura de ação penal contra Cunha


“Trata-se de dano direto aos cofres da requerente, à toda evidência vítima de desfalques possibilitados a partir de diversas irregularidades verificadas em auditoria, cujos resultados instruem a presente ação penal. 

Os autos noticiam que contratações permitiram a criação de expedientes fictícios, que nada mais eram do que formas de pagar propina a agentes da própria requerente, intermediadores financeiros e parlamentares. 

Em março deste ano, os ministros do STF decidiram pela abertura de ação penal contra Cunha

Não é por outra razão que o Ministério Público reconhece o dano patrimonial sofrido – e moral, frise-se –, ao pleitear indenização mínima, nos termos do artigo 387, inciso IV, do Código de Processo Penal, em favor da requerente”, acrescentou o documento.

Segurança do prefeito de Mucuri bate o carro em cavalo e é arremessado, seu estado é gravíssimo



O policial aposentado Eusvani Areias Araujo, popularmente conhecido por "Juquinha”, morador da Rua Ibicaraí, bairro Gazzinelândia em Itabatã, colidiu o carro em que viajava em um animal cavalar na BR 101, próximo ao Trevo de acesso a cidade de Mucuri. Com o impacto, Juquinha que não usava cinto de segurança foi arremessado do carro que caiu numa ribanceira. 

Segundo informações, a vítima é policial da reserva e trabalha como segurança do preito de mucuri Paulinho de Tixa. Socorrido em estado gravíssimo para o hospital São José em Itabatã onde recebeu os primeiros atendimentos médicos, Juquinha, neste momento está sendo transferido para Teixeira de Freitas.


Assim que a noticia do acidente se espalhou, familiares, amigos e colegas se aglomeravam na porta do hospital esperando por notícias. Juquinha é muito querido em Mucuri, e nas redes sócias familiares e amigos estava pedindo oração pela vida dele./bahiaextremosul

Noivo de professora morta a facadas em Riachão é preso suspeito pelo crime


005
Noivo e professora: polícia acredita em crime passional (Foto: Reprodução/Facebook)

O noivo da professora Ienata Pedreira Rios, 35 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira (6) em Serrinha, segundo informação do delegado à frente do caso, Sérgio Araújo Vasconcelos. A professora foi assassinada a facadas em Riachão do Jacuípe neste final de semana. O delegado pediu a prisão temporária de Cassio Fabrício Carneiro, 29. Ele vai ficar detido na delegacia de Teofilândia.

Segundo Vasconcelos, a investigação até agora aponta para Cassio como o principal suspeito do caso. “Pudemos observar desde o primeiro dia que ele chegou no local (do crime) que não demonstrava emoção nenhuma. Uma pessoa fria o tempo todo”, afirma o delegado. Segundo Vasconcelos, algumas evidências apontam par ao noivo.

“Existem pegadas de sangue no piso da casa (da professora) que coincidem com as pegadas do pé dele. Coletamos uma cópia da planta do pé dele para ter a prova pericial. Algumas conversas dele no WhatsApp com a vítima e conversas da vítima com outras pessoas demonstravam que ela estava insatisfeita com a relação, porque ele dava muita atenção à ex-mulher”, relata o delegado.

Outro ponto considerado pela polícia é que na casa da professora havia um café da manhã intocado no dia do crime. “Tomamos depoimento da empregada, que informou que a vítima só tinha costume de fazer cuscuz quando o noivo ia para lá”, diz.

O delegado resolveu pedir a prisão temporária do suspeito, decretada pela Justiça, e Cassio foi preso quando fazia exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha. Vários exames periciais foram solicitados, incluindo coleta de sangue no aparelho celular do suspeito, exame para recolher material biológico na unha, além do corpo de delito já feito por conta de um ferimento na testa que aparenta ter sido feito com unha de alguém. “Ele é o nosso principal suspeito, mas a investigação continua e a perícia vai dar a palavra final”, afirma.

Também será feita perícia em três facas que a polícia apreendeu no local. Ienata foi morta com cerca de 20 golpes de arma branca. Segundo o delegado, na casa a polícia recolheu duas facas de serra pequena e uma do tipo peixeira, que foi deixada no pescoço da vítima. “Não descartamos que as três tenham sido usadas de algum modo. Uma das facas pequenas tinha manchas de sangue”, explica Vasconcelos.

“Ele continua negando a autoria. Ele alega que no sábado passou o dia com o filho e a ex em um shopping de Salvador porque era aniversário do filho. Depois retornou para Dias D’Ávila por volta das 20h, onde foi para uma festa com um casal de amigos. Diz que chegou em casa por volta das 5h e ficou até 11h dormindo sozinho em casa”, explica o delegado.

Cassio mora com os pais em Dias D’Ávila, mas estes não estavam em casa no final de semana. “A vítima morreu entre 7h e 9h”, estima o delegado. A viagem entre Dias D’Ávila e Riachão leva cerca de 3h.

O suspeito vai ser encaminhado para Teofilândia. O delegado diz que a polícia considera esta opção melhor porque o clima de revolta ainda é grande em Riachão.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Mini zoológico é apreendido em casa no Prado



Na última segunda-feira, dia 04 de julho, uma ação conjunta ICMBio,IBAMA e CIPPA - PM/BA realizou uma das maiores apreensões de animais da última década no município de Prado, ao atenderem uma denúncia anônima.

Macaco prego, várias espécies de pássaros e psitacídeos (papagaios e periquitos), bem como oito jabutis, todos animais silvestres, nativos da Mata Atlântica e retirados da natureza de forma ilegal, foram encontrados em cativeiro, numa residência, no Bairro Portal do Prado, perímetro urbano da cidade.

Infelizmente, as pessoas ainda mantêm o mau hábito de capturarem animais silvestres como bichos de estimação, o que é ilegal conforme a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 / 98. Ela proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres e prevê pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa para quem a desrespeita.


Além de estarem cometendo crime ambiental e contribuindo para extinção de espécies, as pessoas não se atentam para o sofrimento desses animais ao serem criados em espaços físicos reduzidos e longe do seu habitat natural.   Sem falar no perigo de ataques e na transmissão de doenças, as zoonoses, como: raiva, tuberculose, febre amarela, etc , e outras ainda desconhecidas, através do contato direto diário  com a saliva e fezes de animais silvestres domesticados, podendo trazer grande risco para saúde humana.

Segundo o analista ambiental do ICMBio, Lauro Paiva, coordenador da ação, de cada 10 animais capturados, nove morrem no caminho para que um chegue às mãos dos compradores. “Lugar de animal silvestre é na natureza e todos podem ajudar a preservar a biodiversidade, denunciando a prática ilegal de captura e comercialização de animais silvestres. ”

A ação contabilizou 44 mil reais em multa administrativa, e o infrator ainda terá de responder processo penal na comarca do município. Os animais foram destinados ao Centro de triagem de animais silvestres (CETAS), de Porto Seguro, onde serão reabilitados, com poucas chances de retorno à natureza.


Vale lembrar que o IBAMA possui um canal de atendimento ao cidadão, a Linha Verde,0800-618080, e que as pessoas que estiverem em posse de animais silvestres e entregá-los voluntariamente ao órgão ambiental competente, não deverão sofrer as sanções e penas previstas.

Bombeiros localizam corpo de pescador no Rio Itanhém



O pescador, Gione Gilbert Alcântara Santos, de 37 anos, estava desaparecido desde o início da tarde da última segunda-feira, 4 de julho.

De acordo com informações da Polícia, a vítima pescava com um amigo no Rio Itanhém em Alcobaça, quando passou mal e caiu da canoa.

Gione foi arrastado pela correnteza das águas e só foi encontrado na tarde desta quarta-feira, 6, durante buscas realizadas pelo Corpo de Bombeiros.

O corpo foi achado próximo a ponte que faz divisa entre os municípios de Alcobaça e Caravelas, distante cerca de mil metros do ponto de afogamento. O corpo foi encaminhado para exames de necropsia no Instituto Médico Legal de Itamaraju./sulbahianews

Vídeo: Pastora Bianca Toledo anuncia separação por caso de homossexualidade e pedofilia do marido



A pastora e escritora Bianca Toledo anunciou separação do pastor Felipe Heiderich na noite desta terça-feira (5) em um vídeo publicado nas redes sociais. Em tom de tristeza, ela revela que Felipe era homossexual e cometeu pedofilia.

"O que eu descobri é muito grave, muito grave. No dia em que eu o confrontei, ele chegou a confirmar comigo que ele tinha um quadro de homossexualidade latente no tempo vigente do meu casamento com ele, o que me fez desejar cancelar esse casamento”, disse ela, explicando o motivo da separação.

Bianca conta que após um momento de confronto entre o casal, Felipe tentou suicídio numa noite em que ela não estava em casa. Depois disso, ele foi internado em uma clínica psiquiátrica. "Na clínica, ele foi diagnosticado com uma psicose maníaco depressiva, com neurose grave, duplas personalidades”, relata Bianca.

A escritora também falou sobre uma situação que envolve pedofilia. "Como mãe, eu posso dizer que esses foram os piores dias da minha vida. Ele está cautelado por crime de pedofilia. Eu estou aguardando a justiça do céu e a justiça da terra”.

Algumas horas antes de publicar o caso, a pastora havia cancelado sua participação no Encontro de Mulheres que aconteceria no próximo sábado (9), na Expoevangélica.
No Facebook, Bianca informou que "a anulação do casamento foi aceita como legítima diante das provas apresentadas ao juiz, e que o pedido de prisão foi feito mediante comprovação suficiente". Ela disse também que na quarta (6) haverá uma sessão sobre seu caso na Assembleia Legislativa, dirigida pelo Senador Magno Malta - que está acompanhando o processo de perto. A reunião será exibida pela TV Senado.


"Eu fui enganada. Eu fui enganada. Mas se essa é a minha missão, eis-me aqui. Eu tenho clamado para que tudo o que está em oculto na Igreja do Senhor seja revelado, e eu fui tocada por essa revelação, mas o Senhor me livrou e eu quero que a justiça seja feita, em nome de Jesus”, finalizou.

Prefeito confessa que médico recebia cerca de R$ 50 mil por plantões que não cumpria


DSC_0889

Em entrevista a rádio 99 FM nessa segunda-feira, dia 04, o prefeito de Itamaraju, Pedro da Campineira (PSD), que reassumiu o comando do município após licença médica de 20 dias, confessou o que já era especulado nos bastidores políticos da cidade, que o médico urologista, Marcelo Angênica, exonerado dos quadros do município no ano passado, recebia volumosa quantia, entre 45 a 50 mil reais por mês, sem a obrigatoriedade de cumprir corretamente os plantões.


O esquema foi chamado por Campineira de ‘sobreaviso’. “O que é Sobreaviso? Ele ficava na casa dele, na clínica dele, e só seria chamado quando precisava lá no hospital. E ele recebia 45, 50 mil reais por mês. E agora o cara fica denegrindo”. Desabafou o gestor, que ainda rebateu as críticas do médico quanto ao sistema público de saúde em Itamaraju.

A prática irregular, confessada pelo gestor, pode criar sérios problemas judiciais tanto para a administração municipal, quanto para o profissional. Informações dão conta que o esquema de ‘sobreaviso’ era uma exigência do médico para prestar serviço ao município, uma vez que ele não abriria mão do conforto de seu lar e de continuar atendendo em sua clínica particular, mesmo que os horários conflitassem com seus plantões no Hospital Municipal de Itamaraju.

MARCELO

Nas redes sociais, onde circula o áudio de Campineira confessando o esquema, internautas lembram que o referido médico, que também já foi diretor do Hospital Municipal de Itamaraju, enquanto recebia os volumosos proventos do Município, nunca antes teceu criticas a saúde pública local, e só após ter sido exonerado do cargo resolveu atacar o problema./RADAR830

Prefeito de Nova Viçosa é multado por irregularidade na contratação sem licitação



O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira, 5 de julho, multou em R$2 mil o prefeito de Nova Viçosa, Marvio Lavor Mendes, por irregularidades na contratação sem licitação da empresa ENGECOP – Engenharia, Consultoria e Projetos e determinou a restituição aos cofres municipais da quantia de R$49.710,00, com recursos pessoais, pela não comprovação da efetiva prestação dos serviços. O contrato foi celebrando no exercício de 2014 e tinha por objeto a elaboração de um diagnóstico sobre o sistema hídrico do município.

O relator do processo, conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, apurou que a Administração Municipal não realizou pesquisa de mercado, apresentando apenas a proposta da própria empresa contratada, sem qualquer justificativa para se ter pago exatamente o valor por ela proposto e também sem qualquer demonstração documental de que a Prefeitura se cercou de cuidados para não arcar com um preço superior ao do mercado, o que questiona a economicidade da contratação realizada. O prefeito também não comprovou a prestação efetiva do serviço contratado, nem designou agente público para fiscalização contratual.

Cabe recurso da decisão.

Gesseiro alvejado á tiros no Ulisses Guimarães morre ao dar entrada no hospital



Valter Cley dos Santos, popularmente conhecido como "Val”, 25 anos, gesseiro, morador da Rua Hungria, foi alvejado á tiros por volta de 19h30 desta teça feira, 05 de julho no bairro Ulisses Guimarães, em Teixeira de Freitas. 

Alvejado com vários tiros nas costas e na cabeça, a vítima que trabalhava com gesso, caiu na porta de sua casa, foi socorrida por populares para o hospital municipal mais não resistiu aos ferimentos. Valter Cley havia sido preso pela CAEMA em 2015, no bairro são Lourenço, acusado de assalto.

A vítima deixa mulher e filhos, um recém nascido.

Em dois trabalhos coordenados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foi diagnosticado que, das 266 cidades com mais de 100 mil habitantes, apenas 10 apresentam um elevado grau de vulnerabilidade dos jovens com idade entre12 e 29 anos. Ente as dez cidades com maior índice de vulnerabilidade que expõe o jovem brasileiro á violência, Teixeira de Freitas figura em 8º lugar entre as cidades mais perigosas para os jovens, já a Bahia aparece com três das 10 cidades citadas.

Relação das cidades;

·1º - Itabuna- BA.
·2º - Marabá- PA.
·3º - Foz do Iguaçu- RJ.
·4º - Camaçari – BA.
·5º - Governador Valadares- MG
·6º - Cabo de Santo Agostinho – PE.
·7º - Jaboatão dos Guararapes – PE
·8º - Teixeira de Freitas – BA
·9º - Linhares –ES
·10º - Serra - ES/bahiaextremosul

Reapareci para acabar com boatos de morte: ‘Mal-estar muito grande’ diz o Kajuru diz que



O jornalista Jorge Kajuru afirmou que reapareceu depois de dois dias sumido depois que começaram a circular boatos de que ele estava morto nas redes sociais e até em alguns sites de notícia. Ele disse que foi aconselhado na última semana por dois amigos a deixar Goiânia, onde mora, depois de fazer denúncias contra o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) em seu Facebook. Ele também fez piadas com a prisão do empresário Carlinhos Cachoeira.

“Ontem eu senti um mal-estar muito grande. Às 18h, eu fui informado que tinham publicado que acharam o meu corpo. Aquilo me deixou muito revoltado e me fez parar com isso”, disse o colunista esportivo.

Kajuru contou que resolveu ir com amigos até Ribeirão Preto, onde iria rever conhecidos da infância e conversar com o filho do jogador de futebol Sócrates.  Ele resolveu fazer a viagem após o alerta dos amigos. “Eles me perguntaram se eu tinha algum lugar para ficar nesses últimos 20 dias. Algum lugar, tranquilo e seguro. E falaram: ‘Kajuru, você entrou nessa semana com denúncias muito graves’”, diz, esclarecendo que não recebeu nenhuma ameaça direta.

Já em Ribeirão, um dos amigos reclamou porque Kajuru continuava usando o telefone para ligações. Ele diz que o aparelho teria sido rastreado. “Falaram para eu só usar o WhatsApp e com quem eu confio. Aí eu fiquei assustado, com medo.”

O jornalista foi então para a fazenda de um amigo em Andradina, também no interior de São Paulo. Ele não conseguiu falar com a mulher para dizer que havia ido para outra cidade e a falta de notícias deixou amigos e produtores preocupados. Kajuru disse que vai voltar a Goiânia e seguir fazendo denúncias. O governo de Goiás não quis comentar o caso./Correio

terça-feira, 5 de julho de 2016

Crueldade: Animal é golpeado e agoniza por dias até a morte no Loteamento Nanuque



Teixeira de Freitas: Uma ação de maltrato e descaso com os animais foi registrada por uma equipe. Um cavalo foi ferido em várias regiões do corpo, agonizou durante dias no Loteamento Nanuque, e morreu, provavelmente, na manhã desta segunda-feira, 04 de julho. De acordo com um morador, ele passava na tarde de domingo pela localidade e percebeu que o cavalo ainda estava agonizando, tentou reanimá-lo, mas, não obteve sucesso.

Ao chegar no local, na manhã de segunda-feira, o cavalo já estava morto. Percebemos que ele tinha cortes no pescoço e nas pernas, e que estava marcado com a numeração 99. Ninguém na localidade soube dizer de quem era o proprietário do animal. Na Secretaria de Agricultura, conversamos com Francisco Alves Duque, conhecido por 'Chicão', que nos disse que várias vezes tentou recolher aqueles animais e sabe da grande quantidade de cavalos e gado soltos lá, porém, os donos dos animais ameaçam os trabalhadores da secretaria de morte.


Chicão ainda relatou que foi realizada uma operação conjunta com a Polícia Militar naquela localidade, onde foram apreendidos cerca de 200 cavalos, a pedido do dono do Loteamento, mesmo assim, as pessoas voltaram a soltar os animais ali. Ainda foi dito que os animais que vão para a BR são recolhidos sempre e que os donos têm consciência do risco que os animais oferecem.

Qualquer morador que se sentir incomodado com a presença dos animais em seu quintal, ou que ver uma situação de maltrato, pode acionar a Polícia pelo 190./Liberdadenews

vídeo: Mãe amamenta bebê instantes após quebrar a perna, ainda no local do acidente



Mesmo com a perna com graves fraturas e esperando socorro, parece que esta definitivamente não era a maior preocupação daquela mãe. Logo após a moto em o casal estava ser destruída por um carro, a mãe ainda no local do acidente e com uma perna quebrada pegou seu filho nos braços e começou a amamentá-lo, na tentativa de acamá-lo, já que o bebê chorava.


Não se sabe muito sobre o vídeo, a não ser que se passa no Brasil, aparentemente em uma região mais humilde, onde por falta de alternativas é comum mães e pais andarem de moto com seus filhos./medeirosdiadia

Homem confessa ter matado três, entre eles sua esposa



Márcio Ribeiro Liberato de 30 anos, preso na última quarta-feira, 29 de junho, em uma Lan House em Buerarema, confessou três assassinatos cometidos em Itamaraju.

Segundo informações, A Polícia recebeu uma denúncia anônima, informando que um homicida estava em uma Lan House. Márcio possuía um mandado de prisão em aberto, ele foi preso e ficou a disposição da justiça.

Na sexta-feira, 1 de julho, uma equipe da Polícia Civil de Itamaraju se deslocou até a cidade onde ele estava preso e encaminhou o acusado para ser apresentado a justiça da Comarca onde cometeu os crimes.

Em depoimento na Delegacia, Márcio confessou ter matado sua esposa identificada como Fabricia Viana Silva de 27 anos, morta no dia 16 de janeiro deste ano, na Rua Teresinha no bairro Várzea Alegre. Sem remorso, ele disse que desconfiava que estivesse sendo traído enquanto estava trabalhando, chegou a dizer que várias vezes levou tapas no rosto até que no dia que ela tentou agredi-lo, ele a matou sufocada.

Confessou também ter matado mais dois homens, que segundo ele eram criminosos, ladrões que foram presos pela justiça e em poucos dias eram soltos. Contou ainda que já chegou a receber ameaça e que foi vítima de um dos homens que matou.

Finalizando o depoimento, o acusado disse não se arrepender de ter matado os dois bandidos, e que se arrepende apenas de ter matado Fabricia, e que a amava./sulbahianews 

Vídeo: Apresentadora de TV tem mão perfurada ao vivo após mágica dar errado




Um truque de ilusionismo feito em um programa na Polônia, no último sábado (2), deu completamente errado para a apresentadora Marzena Rogalska.

Durante um quadro da atração, um mágico utilizou a apresentadora como cobaia em um truque, que necessitava apertar a mão sobre uma superfície coberta por um saco de papel. O problema é que em um deles havia um enorme prego e esse seria o perigo do truque.

Porém, a técnica acabou sendo mal executada e a apresentadora acabou colocando a sua mão exatamente no saco que possuía o prego virado para cima. O ferimento foi tão doloroso, que Marzena não conteve os gritos durante a exibição ao vivo e saiu de cena com o prego ainda preso a sua mão.


Após receber atendimento médico, Marzena publicou um vídeo em seu Facebook ao lado do ilusionista, provando que estava tudo bem e que ficou apenas com a mão enfaixada.

Situação da ponte sobre o Rio Itanhém causa indignação


DSC01297

Moradores próximos da Ponte da Prainha, rio Itanhém, Teixeira de Freitas reclamam com frequência da situação em que se encontra a ponte, localizada na BR 101, saída de Teixeira de Freitas-BA, em direção a Itamarajú-BA.

Os danos causados por acidentes nunca foram reparados, a  exemplo do acidente ocorrido ha cerca de dois meses que culminou com a morte de pai e filho.

“Aqui é uma tragédia anunciada. A ponte está cedendo! Será que, quantas vidas precisarão ser ceifadas para que os órgãos responsáveis tomem providência? Mesmo que os carros diminuam a velocidade, ainda levam pancadas. Isso é um absurdo” comentou um morador das proximidades, que não quis se identificar.

Não são só os moradores e transeuntes que reclamam:

“Deveria ter uma placa antes da ponte, dizendo, REDUZA A VELOCIDADE,PONTE PRESTES A CAIR. Só Deus pra nos proteger nessa BR  pois ela está toda acabada e o poder público não faz nada –  SÓ SABE DESVIAR AS VERBAS QUE VEM PARA A DUPLICAÇÃO” concordou um motorista./opovonews

Espero que as obras continuem, afirma Wagner sobre investigação na Fiol



O ex-governador da Bahia e ex-ministro do governo Dilma Rousseff, Jaques Wagner (PT), se manifestou, na manhã desta segunda-feira (4), sobre a Operação Tabela Periódica da Polícia Federal, que apura um esquema de cartel, fraude em licitações, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro nos contatos da construção das ferrovias Norte-Sul e Integração Oeste-Leste (Fiol).

Em entrevista ao Bocão News, Wagner disse que as investigações da Polícia Federal têm prejudicado o andamento de algumas obras no País. Ressaltou que torce para as apurações não atrapalhem a construção da Fiol. “Acho que deve ter as investigações, mas devem deixar as obras andarem. Espero que não atrase. Isso tem sido um problema, porque paralisa uma obra por uma suspeita e depois na retomada acaba saindo mais caro. É importante que obra continue”, afirmou o petista.

A Operação Tabela Periódica foi deflagrada na semana passada. A ação da PF é um desdobramento das investigações da Lava Jato e da nova etapa da Operação “O Recebedor”, que decorre de acordo de leniência que a Camargo Corrêa fechou com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Ministério Público Federal da Goiás (MPF).

Há indícios de que o contrato para a construção das ferrovias possa ter sido afetado pela conduta de 37 empresas entre 2000 e 2010. Destas, três são baianas: Top Engenharia, Paviservice (Paviservice Serviços de Pavimentação Ltda) e Embratec (Empresa Brasileira de Terraplanagem e Construção Ltda)./Bocão News

Três dos sete deputados baianos na CCJ devem votar contra Cunha





Três dos sete deputados baianos  que integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados devem votar contra o recurso apresentado pelo presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 
 
No documento que será apreciado pelo colegiado, Cunha tenta anular a votação do parecer final do Conselho de Ética, que aprovou o início do seu processo de cassação.
 
Presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia afirmou que, pessoalmente, acha “difícil” que Cunha tenha êxito na tentativa de continuar parlamentar. “Não li o relatório do relator ainda. Em pessoal, acho difícil passar. Acho difícil mandar rever uma decisão tão discutida no Conselho de Ética”, afirmou. 
 
Também demista, Elmar Nascimento afirmou que, “a não ser que aponte algo que todo mundo concorde”, a tendência é votar pela rejeição do recurso. “Vamos levar logo para o plenário”, indicou. 
 
Presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Jr. afirmou que o recurso “não passa”. “O Conselho de Ética é bem conceituado. [O recurso] é procrastinatório. Apesar do presidente e do relator serem aliados de Cunha, acho que não passa”, estimou, em conversa . 
 
Já Paulo Magalhães, do PSD, ainda não arrisca nenhum palpite. “Eu vou conversar com meus pares. Ainda não tenho opinião formada”, afirmou, ao completar que “não acompanhou” o processo no Conselho de Ética, assistido por todo Brasil com atenção. 
 
O site tentou entrar em contato com os deputados João Carlos Bacelar (PR), Arthur Maia (PPS) e Jutahy Junior (PSDB), mas não obteve sucesso. 
 
No Conselho de Ética, no entanto, Bacelar votou a favor de Cunha. Por coerência, deve tentar “afrouxar” a pena do peemedebista. O PSDB, de Jutahy, tem orientação para votar contra Cunha.
 
ARGUMENTOS DE CUNHA - a defesa de Cunha argumenta que, da forma como ocorreu a votação no Conselho de Ética, sendo apresentado o voto dos parlamentares um por um, os últimos a votar podem ser influenciados pelos primeiros. Cunha também questiona, no recurso, a escolha do relator do caso e o que a defesa chama de "parcialidade" do presidente do colegiado.
 
À CCJ caberá analisar somente se houve algum erro de procedimento durante a tramitação do processo no Conselho de Ética, sem se pronunciar sobre o mérito do que foi decidido no colegiado. Em tese, porém, se entender que em algum momento o rito previsto no Código de Ética e no Regimento Interno da Câmara foi desrespeitado, a CCJ poderá decidir que determinada etapa seja refeita.

Exames de Zika serão obrigatórios para planos de saúde




A partir da próxima quarta-feira (6),  os planos de saúde terão que cobrir obrigatoriamente três exames de detecção do vírus Zika. Os procedimentos deverão ser disponibilizados para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo zika.

A escolha destes grupos levou em conta o risco de bebês nascerem com microcefalia devido à infecção da grávida pelo vírus durante a gestação. A microcefalia é uma malformação irreversível que pode comprometer o desenvolvimento da criança em diversos aspectos.

A norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece que os planos têm que oferecer o PCR, indicado para a detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG, para verificar se a pessoa teve contato com o zika em algum momento da vida.

Normalmente, a ANS revê a cada dois anos o rol de procedimentos obrigatórios a serem cobertos pelos planos de saúde. A última revisão começou a valer em janeiro deste ano. Porém, no caso do exame de diagnóstico do vírus Zika, a incorporação dos testes laboratoriais ocorreu de forma extraordinária, segundo a agência reguladora, por se tratar de uma emergência em saúde pública decretada pela Organização Mundial da Saúde.

TRE reforma decisão e regressa Manoelzinho da Madeira ao cargo de prefeito de Nova Viçosa



TRE reforma decisão e regressa Manoelzinho da Madeira ao cargo de prefeito de Nova Viçosa

O TRE – Tribunal Regional Eleitoral da Bahia reformou na noite desta segunda-feira (04/07), a decisão liminar que proporcionou a posse do presidente da Câmara de Nova Viçosa, vereador Antônio Santana de Oliveira, o “Toninho do Sacolão” (PTB), no cargo de prefeito do município. Com a nova decisão, Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho da Madeira” (DEM), segundo colocado nas eleições municipais de 2012, reassume o seu lugar de prefeito de Nova Viçosa, que já havia tomado posse no cargo no último dia 24 de junho.

Entenda a cronologia do caso:

Nas eleições de 2012, Márvio Lavor Mendes (PMDB) e Célio Oliveira Ferreira, o “Célio da Farmácia” (PP) foram eleitos prefeito e vice-prefeito com 9.650 votos (47,72%). Embora a chapa foi acusada e denunciada a Justiça Eleitoral de ter se beneficiado com a aprovação pela Câmara Municipal de um Projeto de Lei propondo desconto e anistia de multas e juros para os contribuintes que quitassem o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) até o final daquele exercício financeiro, embora o projeto não tenha sido sancionado na época e nem fora nunca executado, mas prevaleceu o entendimento do MP e da justiça da busca do beneficio, levando-se em conta que na ocasião o prefeito eleito Márvio Mendes era presidente da Câmara.

Na manhã de segunda-feira, do dia 17 de fevereiro de 2013, a então juíza eleitoral da 35ª Zona Eleitoral das comarcas de Mucuri e Nova Viçosa, Tarcísia de Oliveira Fonseca expediu a primeira sentença do caso, cassando o mandato da chapa. Na época a chapa segunda colocada nas eleições de 2012, composta por Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho da Madeira” (DEM) e Erivaldo Santos Soares, o “Vade” (DEM), que obteve 9.363 votos (46,30% do total apurado), 287 votos a menos do que a primeira, chegou a ser diplomada pela Justiça Eleitoral, embora Márvio Mendes obteve uma liminar no TRE para se manter no cargo de prefeito até o transitado e julgado.

No julgamento do mérito no próprio TRE, o colegiado reformou por 4 a 3, a sentença de primeira instância que havia cassado a chapa vencedora, por entender que não ficou configurado o alegado abuso de poder e manteve Márvio Mendes no cargo de prefeito. Por sua vez Manoelzinho da Madeira, que havia denunciado o prefeito eleito, recorreu da decisão do TRE concluindo ao TSE que a atitude de Márvio Mendes, que na época era presidente da Câmara Municipal, configurou conduta vedada aos agentes públicos em campanha, prevista na Lei das Eleições (Lei 9504/97), como compra de votos, abuso político-econômico e corrupção.

E na terça-feira do dia 31 de maio deste ano, o pleno do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, decidiu em sessão plenária, cassar os mandatos do prefeito e do vice-prefeito do município de Nova Viçosa, Márvio Lavor Mendes (PMDB) e Célio Oliveira Ferreira, o “Célio da Farmácia” (PP), eleitos no pleito de 2012, acompanhando por unanimidade a decisão de primeiro grau da então juíza eleitoral da 35ª Zona, Tarcísia de Oliveira Fonseca, por 7 votos a 0.

A ata da sessão do último dia 31 de maio de 2016 com a decisão do pleno do TSE só foi votada na terça-feira do último dia 21 de junho e publicada no Diário Oficial da Justiça de quarta-feira do último dia 22 de junho. As 17h de quarta-feira (feriado de São João), dia 24 de junho, o presidente da Câmara Municipal de Nova Viçosa, vereador Antônio Santana de Oliveira, o “Toninho do Sacolão” (PTB), deu posse ao novo prefeito Manoelzinho da Madeira e seu vice Vade, em obediência a determinação do atual juiz eleitoral da comarca, Felipe Remonato, da 35ª Zona.

Embora, duas horas antes, em Salvador, o juiz do plantão do feriadão de São João no TRE – Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano negou o pedido de liminar que buscava embarcar a posse de Manoelzinho da Madeira até o julgamento do parecer sobre o mérito do recurso arguindo a inconstitucionalidade do mérito de terceiro grau interposto pela defesa do prefeito Marvio Mendes junto ao STF – Supremo Tribunal Federal.

Mas, exatamente oito dias depois da posse de Manoelzinho da Madeira, na tarde de sexta-feira do último dia 1º de julho, foi empossado como novo prefeito de Nova Viçosa, presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Santana de Oliveira, o “Toninho do Sacolão”. A sua posse ocorreu por força de uma liminar proferida pelo juiz corregedor Fábio Alexsandro Costa Bastos, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), que atendeu um mandado de segurança baseado na Lei Orgânica do Município que assegura ao presidente da Câmara Municipal assumir a função em caso de vacância do cargo de prefeito, caso já esteja decorrido dois anos de mandato.

Mas quatro dias depois do presidente da Câmara ter tomado posse como prefeito, o próprio TRE/BA reformou a decisão e determinou que Manoelzinho da Madeira retorne ao cargo de prefeito de Nova Viçosa, considerando que não houve vacância de cargo e sim cassação dos mandatos de prefeito e vice, portanto, os votos dos cassados foram anulados e, neste caso, assume sim o segundo colocado nas eleições de 2012.

A decisão foi do próprio desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, que no último dia 24 de junho, já havia negado o primeiro pedido de liminar que solicitava o embargo da posse de Manoelzinho -, e novamente foi sorteado para deliberar sobre o assunto, onde acabou reformando a decisão do colega de colegiado por meio de outro mandado de segurança que lhe fora impetrado pelos advogados de Manoelzinho da Madeira, que anulou o primeiro.

Para o advogado e mestre em direito constitucional Odilair Carvalho Junior, procurador de Estado e um dos mais renomados juristas da Bahia, não se pode confundir vacância de cargo com anulação de votos. E nem se pode aplicar a legislação eleitoral deste ano, nas eleições de 2012. Explica que a legislação atual vale a partir das eleições de 2016 e, o que se discute em Nova Viçosa é sobre as eleições de 2012, portanto, segundo ele, não existe dúvida, o legítimo prefeito atualmente, com a cassação da chapa Márvio/Célio, é Manoelzinho da Madeira. (Por Athylla Borborema).

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Com preço “nas alturas”, feijão é novo alvo de ladrões na Bahia


feijaso
Bandidos roubaram 1000 sacas de feijão em Barreiras


O preço do feijão nosso de cada dia subiu tanto que o produto passou a ser um preferidos de ladrões na Bahia. Nos últimos dias, foram registrados roubos e furtos em Barreiras e em Vitória da Conquista.

O quilo do produto pode chegar a R$ 19,00, a depender da marca. Cinco ladrões invadiram uma fazenda em Barreiras e roubaram cerca de mil sacas de feijão fradinho. Os bandidos ainda roubaram um carro, dois televisores, objetos e dinheiro, conforme companhia especializada da PM no município. Os ladrões ainda renderam um casal que estava na sede da fazenda. Até o meio-dia desta segunda (4), a carga não havia sido recuperada.

Já em Vitória da Conquista, dois homens foram presos por furto de 100 quilos de feijão de um supermercado. Um dos acusados era funcionário do estabelecimento. Trabalhava como caixa. O outro se apresentava como cliente. Segundo a polícia, o “cliente” passava com vários quilos de feijão, porém o funcionário do supermercado só registrava um. Além de cem quilos de feijão, a dupla também furtou 360 latas de leite em pó./Pimenta

Dois mortos em menos de 12 horas na cidade de Porto Seguro


006

Dois homens foram mortos no município de Porto Seguro no fim de semana. De acordo com a Polícia Civil, os homicídios aconteceram em menos de 12 horas. Marchel Santos Pliru, 19 anos, morreu no Hospital Luís Eduardo Magalhães, na madrugada de domingo (03), minutos depois de ter sido atingido por tiros em um bar no bairro Cambolo.

Conforme a informação, dois homens, que estavam em uma moto, pararam em frente ao bar, quando um deles desceu do veículo, entrou no local e atirou em Marchel, que foi alvejado por três tiros. Já na tarde de sábado (02), o corpo de um homem, aina não identificado, foi encontrado enrolado em uma lona em uma estrada de chão no bairro Vila Vitória.

Segundo informações levantadas pela polícia, ocupantes de um carro Fiat Palio, cor vermelha, jogaram o corpo no local. De acordo com a polícia, o corpo apresentava perfurações de faca e facão nas costas e pescoço. Além disso, o homem apresentava sinais de tortura, pois estava com pés e mãos amarrados. O corpo foi encaminhado para o IML local./Radar64

Jorge Kajuru entra em contato com assessor após relato de desaparecimento



O jornalista Jorge Kajuru, de 55 anos, está vivo e passa bem, informou seu assessor de imprensa, Marco Paim, nesta segunda-feira. O apresentador de televisão preocupou amigos e parentes, quando desapareceu no último sábado. O sumiço do paulista chegou a ser denunciado em uma rede social.

— Ele apareceu. Está vivo e passa bem, graças a Deus — disse Paim, que foi procurado por Kajuru, nesta manhã. — Ele postou algumas coisas no Facebook. Algo aconteceu (com Kajuru), mas não sei o quê. Ele não me disse nada — acrescentou o assessor.

Em seu perfil no Facebook, o jornalista fez uma série de publicações, nesta madrugada, nas quais escreveu: "Grato Deus, Abel, Jussara, Claudio, policiais Neto, e Michel e Alexandre. Vou depor tudo hoje no MP aos Drs. Krebs e Mário Lúcio. Nada é", "Por mais q devo e agradeço aos amigos da imprensa, primeiro vou contar detalhes pra justiça e sem show. Vida!" e "Duro é passar o que passei , e ter que ouvir certos comentários aqui. Mas nada mais me derruba, nem a morte, Bj aos de bem".

Professora de inglês é morta com mais de 20 facadas dentro de casa na Bahia



Uma professora de inglês foi encontrada morta dentro de casa em Riachão do Jacuípe, na microrregião de Serrinha, na tarde deste domingo (3). A vítima, identificada como Ienata Rios, 35 anos, trabalhava como professora de inglês na cidade, informou o delegado Sérgio Vasconcelos, titular da Delegacia de Polícia Civil da região.

O crime aconteceu por volta das 13h30, no Loteamento São José, em uma localidade conhecida como 'Troca Tapa'. Ienata morava sozinha e foi morta a facadas. O corpo dela foi encontrado nu. "Há suspeita de que ela tenha sido violentada antes de ser morta, mas só uma perícia que poderá confirmar se houve violência sexual", disse Vasconcelos ao CORREIO.

O local do crime está isolado pela Polícia Militar, e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) está no local realizando uma perícia. No Facebook pessoal da vítima consta que Ienata era formada em Letras pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb), e estava noiva. Ela deixa um filho.

Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. Os moradores de Riachão do Jacuípe estão chocados com o caso - a professora era muito querida na região. "O mais impressionante é que o portão da casa dela estava aberto, nada foi roubado, não tem marcas de arrombamento. Parece que quem matou era íntimo dela, porque esteve dentro da casa enquanto ela estava de toalha", comentou a jornalista Alana Adriele, moradora de Riachão e repórter do site A Hora da Verdade. 

Diversos alunos de Ienata já fizeram homenagens à professora no Facebook. "Ainda não acredito que é verdade, por que você se foi? Uma pessoa maravilhosa, amiga, legal, companheira, dedicada... Uma professora maravilhosa, só quem já foi ou é aluno dela que sabe", escreveu uma aluna.

"Hoje o céu ganhou mais uma estrela para brilhar e olhar por todos nós", disse uma ex-aluna. "Muito triste, não esqueço do carinho que todos da sala tinham por uma ela. Uma pessoa acolhedora, carinhosa, lembro dos abraços, dos conselhos. Que Deus conforte o coração de todos que estão sofrendo por essa triste perda, espero que Deus encontre os verdadeiros culpados e que seja feita a justiça", lamentou outro.

Irmão do goleiro Bruno revela onde está o corpo de Eliza Samudio



Rodrigo Fernandes das Dores de Sousa, 27 anos, irmão do ex goleiro do flamengo, Bruno Fernandes, em depoimento á polícia do Piauí, informou onde estão enterrados os restos mortais de Elísia Samudio. A noticia foi confirmada pela assessoria da polícia do Paiuí, segundo noticias veiculada no portal UOL nesta segunda feira, 04 de julho.

Eliza desapareceu em 2010 e até hoje a polícia não conseguiu encontrar seu corpo. Em 2013, Bruno foi condenado a 22 anos de prisão pela morte da ex-amante e mãe de seu filho. O depoimento foi colhido pelo chefe da Delegacia de Polícia Interestadual do Piauí Elídio Duarte, através de carta precatória. Segundo o irmão de Bruno, os restos mortais da ex-amante de Bruno estão em uma cidade do interior de Minas Gerais.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Ridel Batista, o depoimento foi pedido pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que investiga o caso. "Foi um depoimento solicitado pela polícia do Rio em que pegamos alguns fatos da investigação do desaparecimento da Eliza", resumiu Batista.

DESAPARECIDO: Familiares do Sr: Antônio Pereira vivem momentos de angústia


13537675_908223235971602_3948508224030103955_n (1)

A família de Antônio Pereira dos Santos mais conhecido por (TOIN) de 70 anos, vive momentos de angústia por não saber o paradeiro do aposentado, que desapareceu no dia de terça-feira (26 de Junho de 2016 ). O idoso estava morando sozinho no momento e foi visto pela última vez no domingo na Baixa fria em Itamaraju.

13553388_987141221402264_127510157_n

Aline Lopes, Graziele lopes, e Ângela Lopes, que relataram o drama da família e informou que já registraram um Boletim de Ocorrência (B.O.), e procuraram em todos os lugares, mais nada da sua pessoa, principalmente pelos principais pontos da cidade de Itamaraju em que Antônio costumava frequentar, o mesmo tem 17 filhos./radar830

VÍDEO : Carreta carregada de café tomba durante a madrugada na BR-101 em Itamaraju



Um acidente foi registrado na madrugada desta segunda-feira (04/07), por volta das 04hrs, na altura do KM-817 da BR-101, trecho da rodovia que liga os municípios de Itamaraju a Teixeira de Freitas.

Segundo informações, a carreta de cor branca com placa policial PJP-9828 licenciada em Feira de Santana/BA, seguia sentido Teixeira de Freitas quando numa curva acentuada o motorista acabou tombando o veículo. Segundo o motorista que preferiu não se identificar, chovia muito no momento do acidente além de forte neblina.

Apesar do susto o condutor não se feriu, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi acionada e durante o dia uma equipe esteve no local, centenas de pessoas se aglomeraram realizando o saque da carga. 



O saqueamento só foi interceptado com a chegada da polícia que manteve a ordem, a PRF registrou a ocorrência e orientou o trânsito evitando maiores transtornos, um caminhão foi contratado pela empresa para realizar a remoção da carga. Empresas de guincho estiveram no local para remoção do veículo e liberação da via./Cocobongo

São Sebastião de Jucuruçu - encerramento.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.