Aparecer

Aparecer

UMA FAMÍLIA MOROU MAIS DE 6 ANOS EM UMA GRUTA DE PEDRAS NUMA MORADA DE VAMPIROS

Siga-nos no instagram

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Advogados de Lula estudam processar médica que vazou exames de Marisa


Resultado de imagem para Gabriela Munhoz, 31 anos

Os advogados do ex-presidente Lula estudam processar a médica reumatologista Gabriela Munhoz, 31 anos, que divulgou exames de Marisa Letícia, e também aqueles que fizeram piadas em grupos de WhatsApp com a situação de saúde dela, segundo a colunista Monica Bêrgamo.

De acordo com a publicação, a equipe acredita que cabe um pedido de indenização por danos morais. Falta Lula ser consultado e aderir à ideia. Ainda de acordo com a colunista, os defensores já decidiram, de qualquer forma, se habilitar no processo do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) para acompanhar os depoimentos dos médicos ao órgão de classe.

Gabriela foi demitida do Hospital Sírio-Libanês após compartilhar dados sigilosos sobre o estado de saúde da ex-primeira dama Marisa Letícia em um grupo de WhatsApp. Segundo reportagem do jornal "O Globo", Gabriela enviou mensagens no grupo "MED IX", formado por colegas da faculdade de medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, onde se formou em 2009.

Nas mensagens, iniciadas logo após Marisa ser internada no Sírio, no último dia 24, Gabriela conta aos colegas que a ex-primeira dama estava internada no hospital após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico grave e que ela seria levada para a UTI. As mensagens de Gabriela se espalharam em outros grupos. Em nota, o Hospital Sírio-Libanês confirmou a demissão em razão do compartilhamento de informações.

Deputada revela que fez sexo na cama do hospital


Resultado de imagem para deputada Mara Gabrilli


A deputada Mara Gabrilli revelou em entrevista à revista Trip, que fez sexo na cama da UTI quando estava internada. A deputada ficou paraplégica depois de acidente de carro e como restabeleceu sua vida sexual após o trauma.

 "Assim que quebrei o pescoço, uma de minhas maiores preocupações era a de não poder fazer mais sexo". Aliás, não voltar a ter prazer é um assunto que aflige muita gente que se depara com uma deficiência. Comigo não foi diferente.

Resultado de imagem para mara gabrilli


Por isso, na dúvida, quis tirar a prova rápido. Fiz sexo na UTI”, revelou. Segundo a deputada, a relação rolou na cama do hospital. “Era capaz de sentir suas mãos de uma forma nova. As sensações internas estavam todas ali”, lembra. Em todo o texto, a deputada explica como sexo e deficiência ainda são tabus, o que faz as pessoas ainda se espantarem com suas histórias.

Com medo, população evita sair de casa no Espírito Santo


Soldados das Forças Armadas durante patrulhamento em Vitória

Mesmo com a presença de mil homens das Forças Armadas e 200 da Força Nacional, sensação de insegurança é grande na região metropolitana de Vitória (ES)



A falta de policiamento no Espírito Santo causou uma onda de assaltos, arrastões e tiroteios no estado desde o fim de semana, o que tem levado os capixabas a evitarem sair às ruas da Grande Vitória, mesmo após o governo federal, por determinação do presidente Michel Temer, ter deslocado soldados das Forças Armadas e homens da Força Nacional de Segurança para fazer o patrulhamento. Sem policiais pela cidade, lojas foram saqueadas e o número de assaltos e homicídios cresceu nos últimos dias, embora o governo do estado não tenha números precisos das ocorrências.

O caos começou a se instaurar, principalmente na região metropolitana de Vitória, desde sábado, quando parentes de policiais militares começaram a protestar em frente aos batalhões impedindo a saída dos veículos, o que praticamente deixou as ruas sem policiamento. Os PMs, que são proibidos por lei de fazer greve, reivindicam reajuste salarial e pagamento de auxílio-alimentação, auxílio-periculosidade, insalubridade e adicional noturno aos PMS.

Mesmo com cerca de mil militares e 200 homens da Força Nacional nas ruas, a sensação de insegurança é grande no estado, o que levou o governo a adiar a volta às aulas na rede pública, prevista para segunda-feira, e a restringir o atendimento em postos de saúde. Outras repartições públicas estão fechadas por falta de segurança. Ao menos dois ônibus foram queimados na noite de segunda-feira em Serra, na região metropolitana.

“Os efeitos são desastrosos. Quem deveria estar cuidando da população não está cuidando. Quando as polícias não funcionam, temos que recorrer a recursos federais, até que a gente possa retomar a normalidade”, disse na segunda-feira o secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia. O governador Paulo Hartung (PMDB) está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se submeteu a uma cirurgia para retirada de um tumor. O estado está sendo comandado interinamente pelo vice-governador César Colnago (PSDB).

Superlotado após a alta de mortes, o Departamento Médico Legal (DML) da capital foi fechado na segunda-feira por orientação da Polícia Civil. Eram quase 30 corpos no local, que tem só 12 gavetas frigoríficas, segundo o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Espírito Santo (Sindepes). “Parecia campo de guerra da Síria”, disse Rodolfo Laterza, presidente da entidade. “Havia 16 cadáveres no chão”, completou. Segundo um dos agentes, que pediu para não ser identificado, o número de ocorrências atendidas pela perícia aumentou nos últimos dias de forma exponencial.

Crise de segurança no Espírito Santo
Corpo é conduzido por membros do Instituto de Ciência Forense em Vitória, durante paralisação dos policiais militares – 07/02/2017 (Paulo Whitaker/Reuters)

O metalúrgico Prisleno Cesário Alves, de 27 anos, soube da morte do irmão Cleiton, de 34, quando recebeu uma foto pelo WhatsApp – imagens das vítimas dos crimes e vídeos de ataques a lojas têm circulado nas redes sociais. “Reconheci pelo rosto e pela tatuagem no braço”, contou Prisleno, que chegou ao DML na segunda-feira, à noite. Segundo ele, o irmão era foragido da Justiça e pode ter sido vítima de uma emboscada.

Os olhos marejados da comerciante Tânia Regina Campos Chagas, de 49 anos, resumiam a tristeza de quem dali a alguns minutos iria reconhecer o corpo do filho Talisson, de 23 anos. “Ele estava envolvido com droga”, contou. “Acho que foi morto por uma gangue rival.”

Dona de um bar e mãe de outros dois, ela acredita que o assassinato do jovem foi consequência direta da greve da PM. “Nunca vi disso aqui na cidade. Está uma verdadeira bagunça.”

Tensão

A ajudante de cozinha Ana Rita Cardoso, de 28 anos, teve o celular roubado na noite de domingo. Na segunda-feira, ela conseguiu carona para ir ao restaurante onde trabalha, mas foi liberada pelo dono do estabelecimento, que não abriu as portas.

“Não sei como vou embora. Não tem ninguém para ir comigo ao ponto de ônibus ou me levar em casa”, disse Ana Rita, pela manhã. Quando possível, muitos trabalharam de casa.

“Estou dentro de casa, mas já pus um sofá escorando a porta da sala”, contou o auxiliar administrativo Wanderley Casagrande, de 29 anos, de Vila Velha.

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, mais de 200 lojas foram saqueadas. No fim da tarde, um supermercado no bairro Ilha de Santa Maria, que havia fechado três horas mais cedo, foi alvo de saques. “Foram ao menos 300 pessoas”, relatou Rodrigo Passos, supervisor do estabelecimento. Às 21 horas, ele tentava seguranças particulares para o local, que tinha vidros e um caixa eletrônico quebrados, além de produtos espalhados pelo chão. Do lado de fora, soldados já faziam patrulhamento.

Soldados das Forças Armadas realizam patrulhamento nas ruas da cidade de Vitória (ES) na tentativa de conter a onda de violência durante paralisação da polícia militar do estado - 06/02/2017

Só na segunda-feira, foram registradas 200 ocorrências de furto ou roubo de veículos na delegacia especializada nesse tipo de crime em Vitória.

Vídeo: “Eu mato e bebo o sangue”, disse homem que matou mulher a facadas no Bela Vista



Nova Viçosa: Por volta de 00h50, desta segunda-feira, 06 de fevereiro, foi apresentado no Plantão Regional de Teixeira de Freitas (8ª COORPIN), o indivíduo, identificado como Luan Ribeiro dos Santos. Segundo policiais militares de Posto da Mata, o Luan é acusado de ter praticado um homicídio, na companhia de um comparsa, utilizando-se de uma faca, em que desferiu diversos golpes nas costas da vítima, até a morte. A vítima foi identificada como Atila Maria Tiago da Silva, 35 anos de idade.

De acordo com os militares, a vítima e seu esposo estavam bebendo mais cedo, por volta das 18h30, no Bar da Zilda, na companhia dos dois autores e eles teriam discutido. Por volta das 22h30, os dois indivíduos arrombaram a porta e invadiram a casa da vítima, desferindo os golpes na mulher. O esposo correu ao ver a ação dos criminoso. O outro acusado conseguiu fugir, e o Luan foi capturado na BR 101, nas proximidades da quadra de esportes do referido distrito e recebeu voz de prisão. A faca do crime estava no local da ação.


O acusado foi conduzido para Teixeira de Freitas, mas, antes de ser apresentado, os militares precisaram passar no HMTF, para que o Luan fosse medicado, pois ele estava muito alterado, visivelmente sobre efeitos de álcool ou drogas. Nossa equipe de reportagem flagrou o acusado no xadrez da viatura, e bastante alterado ele confessa o crime. “Matei mesmo porque o marido dela me ameaçou. Eu mato e bebo o sangue, não vou ficar preso a vida toda. E se eu não morrer na cadeia eu vou matar de novo”, disse.
 

Segundo o esposo da vítima, realmente houve uma discussão e que mais tarde os dois invadiram a sua casa, cada um com uma faca na mão. “Eu não tinha como enfrentar os dois armados com a faca e corri, pulei a cerca de arame e alguns muros”, disse o esposo. Um inquérito policial foi instaurado. A polícia procura o segundo acusado, identificado pelo prenome de Rodrigo. O procedimento será encaminhado ao delegado de Nova Viçosa, Maderson Souza./Liberdadenews

Mato e bebo o sangue: Polícia prende assassino transtornado em Nova Viçosa e “doidona” armada em Teixeira de Freitas


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

No início da madrugada desta última segunda-feira, dia 6 de fevereiro, policiais militares de Posto da Mata, Distrito de Nova Viçosa, prenderam Luan Ribeiro dos Santos, assassino confesso de uma mulher identificada como Átila Maria Tiago da Silva, de 35 anos de idade, morta a golpes de faca do tipo peixeira. Quando era conduzido preso em uma viatura da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), visivelmente transtornado, o valentão assumiu ter assassinado a mulher, supostamente depois que foi ameaçado pelo marido da mesma e ameaçou outras pessoas do lugar, dizendo que ia continuar matando para “beber o sangue” das vítimas.

De acordo com os militares que prenderam Luan, a vítima e seu esposo estavam bebendo mais cedo, por volta das 18h30, em um bar, na companhia do assassino e de um comparsa e eles teriam discutido. Por volta das 22h30, os dois indivíduos arrombaram a porta e invadiram a casa do casal, desferindo os golpes na mulher. O esposo correu dos criminoso pulando cercas e muros de casas vizinhas. O outro acusado conseguiu fugir, e  Luan foi capturado às margens da rodovia BR-101, nas proximidades da quadra de esportes do referido distrito, onde recebeu voz de prisão. A faca usada no crime estava no local da ação.

Um caso parecido aconteceu horas antes, em Teixeira de Freitas, quando por volta das 22h30 deste último domingo, dia 5 de fevereiro, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), compareceram à sede da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, apresentando Genilde Silva Costa, de 26 anos de idade, pelo fato da mesma ter sido abordada em frente um Bar, na Rua da Paz, no Bairro São Lourenço. Ao ser revistada, foi encontrado em poder da Genilde, um revólver calibre 32, marca Taurus, número 773788, municiado com 05 cartuchos intactos e 01 deflagrado.

Segundo a polícia, Genilde estava sob efeito de drogas e reagiu à prisão. Chegando na sede da Polícia Civil, a mesma estava se debatendo com a cabeça na grade do xadrez da viatura, sendo necessário algemar as pernas dela. Em seguida, como não havia condições de ser ouvida, os militares levaram a acusada ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), para que a “doidona” fosse medicada. Mas, ela continuou se debatendo e tentou morder os policiais, um enfermeiro e a todo tempo dizia que ia matá-los.

doidad

Após ser medicada, a acusada foi apresentada ao delegado Bruno Ferrari, de plantão na 8ª Coorpin, para adoção das medidas cabíveis. Genilde foi autuada por crime de porte ilegal de arma de fogo, e como o crime cabe fiança, assim que for paga, ela poderá responder em liberdade. A acusada foi recolhida à carceragem, ficando à disposição da Justiça. O revólver foi apreendido e encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica – DPT./TN

Exército começa a atuar no ES após dia de caos, violência e medo


Exército atua nas ruas da Grande Vitória (Foto: Divulgação/ Sesp-ES)

O Exército começou a atuar nas ruas da Grande Vitória na tarde desta segunda-feira (6). Eles foram acionados por causa da grande quantidade de atos criminosos ocorrendo desde sábado (4), quando famílias de militares começaram a impedir a saída de viaturas, paralisando o policiamento. A Grande Vitória registrou 62 mortes violentas desde o início dos protestos, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo.

Um vídeo enviado por um morador mostra o início da ação do Exército no bairro Praia do Canto, em Vitória. Nas imagens é possível ver os militares revistando e apontando as armas para suspeitos próximo à Ponte Ayrton Sena. Uma das pessoas está deitada no chão.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a partir desta terça-feira (7), 1200 homens das Forças Armadas e Nacional estarão nas ruas de todo o Espírito Santo.

Os militares do Exército do 38º Batalhão de Infantaria saíram da Prainha, em Vila Velha, em nove veículos por volta das 18h45. Ao cruzarem as ruas da Grande Vitória, os soldados foram aplaudidos pelos moradores, que passaram dias sem segurança. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, chegou a Vitória na tarde desta segunda para acompanhar de perto a situação no estado.

"Atendendo a um pedido do governador, o presidente recomendou que as Forças Armadas realizassem uma ação de garantia da lei e da ordem. Os militares já estão nas ruas. Entre hoje e amanhã estaremos com um efetivo compatível com a necessidade do estado", disse.

Os homens do Exército vão trabalhar em conjunto com policiais civis, guardas municipais e policiais militares que estiverem nas ruas. "Seremos inflexivos e determinados em instaurar a ordem, a paz e a tranquilidade em Vitória e onde for necessário. Não vamos deixar margem para que triunfem os bandidos e a criminalidade", garantiu o ministro.

Força Nacional

O governador em exercício, César Colnago, afirmou que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Alexandre Moraes, autorizou o envio de homens da Força Nacional para o policiamento, sendo que 80 vêm do Rio de Janeiro e 120, de Brasília.

Reajuste fora de cogitação

O governador em exercício, César Colnago, disse que o governo está disposto a conversar, mas explicou que o reajuste salarial está fora de cogitação no momento.

"Acreditamos que o bom senso e a racionalidade possam retornar e que possamos conversar e dialogar a partir desse entendimento. O governo entende que quando ele tiver caixa, que quando tiver superávit de receita, poderá mexer nos salários e fazer ofertas de serviço. Enquanto tiver deficitário, eu não tenho como prometer aquilo que eu não tenho", disse.

Para o novo comandante da Polícia Militar, Nylton Rodrigues, os pedidos dos PMs são legítimos, mas que o movimento não pode ocorrer dessa forma.


"Eu considero legítimas as reivindicações dos meus policiais, vou me tornar uma voz da instituição junto ao governo, para que essa situação seja revertida e os nossos policiais sejam valorizados. Mas não posso admitir como está a Polícia Militar não vai abandonar a população capixaba", falou.

Policiais nas ruas

Nylton Rodrigues explicou que os policiais militares estão começando a voltar para as ruas aos poucos. "Os policiais que trabalham no serviço administrativo estarão fazendo o policiamento ostensivo a pé. O Batalhão de Missões Especial e a ROTAM prestarão apoio a esses policiais caso seja necessário", explicou.

O presidente da Associação de Cabos e Soldados, cabo Renato, explicou que esses policiais que estão a pé precisam do apoio de viaturas. Ele não soube informar quantos estão trabalhando.

"A Polícia Militar não está em greve, então se o comando exige que eles vão para a rua a pé, eles devem ir. Porém, o trabalho de madrugada é feito com rádio-patrulha, não a pé. Se for exigido que esses policiais fiquem a pé de madrugada, vai ser como jogá-los em uma cova de leões", disse.

‘Greve’

A Justiça decretou o movimento ilegal e já determinou que os manifestantes saiam das portas dos quartéis. No entanto, na manhã desta segunda os protestos continuavam, e a polícia ainda não estava trabalhando. As manifestações acontecem em toda a Região Metropolitana de Vitória, Guarapari, Linhares, Aracruz, Colatina e Piúma.

Os familiares protestam no lugar dos PMs, porque eles são proibidos pelo Código Penal Militar de fazer greve ou paralisação. A pena para o PM que participar em atos desse tipo pode chegar a dois anos de prisão.

Decisões

Na manhã desta segunda-feira, o secretário de Segurança Pública André Garcia anunciou uma série de decisões tomadas para conter as manifestações e a violência na Grande Vitória. São elas:
- Suspensão de negociações com os policiais enquanto não voltarem ao trabalho de patrulhamento nas ruas e o atendimento das ocorrências.

- Troca do comando da Polícia Militar do Espírito Santo. O coronel Laércio Oliveira, que tinha sido nomeado em 16 de janeiro, foi substituído pelo coronel Nilton. - Ação judicial pedindo a ilegalidade do movimento. - Pedido do apoio da Força Nacional ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
- Pedido do apoio das Forças Armadas ao Ministério da Defesa.

Nesta segunda-feira, o desembargador Robson Luiz Albanez declarou a paralisação ilegal e decidiu:
- Restauração imediata da segurança pública;

- Multa diária de R$ 100 mil contra a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Espírito Santo (ACS-PMBM-ES), Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiro Militar do Espírito Santo (ASSES), Associação dos Bombeiros Militares do Espírito Santo (ABMES), Associação dos Oficiais Militares do Espírito Santo (ASSOMES), Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e Pensionistas de Militares (ASPOMIRES).

Outro lado

O presidente da Associação de Cabos e Soldados, cabo Renato Martins Conceição, informou que representantes das cinco associações de militares estão reunidos no Clube dos Oficiais, analisando a decisão judicial que decretou a ilegalidade do movimento. A reunião só deve terminar no início da tarde. As associações foram notificadas da decisão da Justiça durante a manhã.

O major Rogério Fernandes Lima, da Associação dos Oficiais Militares, disse que a associação não é responsável pelo movimento e não serão eles que vão repreender a ação dos familiares dos policiais.

"O movimento é legítimo, pleiteando melhorias salariais, visto que tem o pior salário do Brasil. Mas, se não somos nós que organizamos como podemos ser penalizados?", questionou.

Suspensão de atividades

O Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários-ES) informou que os ônibus estão paralisados desde as 16h. A circulação ficará suspensa até que a situação da segurança seja normalizada. A Prefeitura de Vitória suspendeu o atendimento em todas as unidades de saúde da capital, inclusive a vacinação contra a febre amarela. Também não haverá atendimento no Palácio Municipal, no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Casa do Cidadão e nos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social, como Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e Centro de Referência da Juventude (CRJ), entre outros.

A Prefeitura de Vila Velha informou que as aulas continuam suspensas nas 98 escolas da rede pública nesta terça-feira. O expediente na prefeitura e de seus órgãos estará suspenso pela manhã.

Para a tarde, será avaliada a situação da segurança pública. Atendimento de urgências nos Prontos-Atendimentos (PAs) da Glória e de Cobilândia funcionarão durante a noite toda a noite. A vacinação contra febre amarela ocorrerá nesta terça nos postos de: Jaburuna, Ibes, Paul, Jardim Marilândia e Barra do Jucu.

No estado, escolas e faculdades públicas e particulares cancelaram as aulas nesta segunda. São elas:
- Escolas públicas municipais de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares;

- Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes): campi Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus;
- Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes): 20 campi, no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e na Reitoria. A exceção será o Campus Venda Nova do Imigrante, que optou por manter o funcionamento;

- Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli);
- Faculdade de Direito de Vitória (FDV);
- Universidade Vila Velha (UVV): até as 12h
- Emescam;
- Escola Leonardo da Vinci;
- Darwin: unidades Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares;
- Up: todas as unidades;
- Colégio Marista de Vila Velha
- Colégio Ápice Jacaraípe.

Os seguintes órgãos públicos estão com atividades paralisadas:

- Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES);
- Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES): a Procuradoria da República em Colatina será a única a manter o expediente normal

- Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES): fóruns de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Viana fechados. Expediente mantido na sede do Tribunal de Justiça;
- Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES): enquanto durar a crise do sistema de segurança pública.

Mortes

A Grande Vitória registrou 62 mortes violentas desde o início dos protestos de familiares de policiais militares, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) ainda não tem um balanço.

Se confirmado, o número de mortos nos últimos três dias significa um aumento de mais de 1.000% em relação a todo o mês de janeiro, quando ocorreram apenas quatro registros no Departamento Médico Legal (DML).

Lojas arrombadas

Várias lojas de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari foram arrombadas por criminosos. Por causa disso, os estabelecimentos não vão funcionar nesta segunda.

No bairro da Glória, em Vila Velha, o equivalente a um caminhão de mercadorias foi roubado das Casas Bahia. O portão da loja foi arrombado e, segundo o gerente, os criminosos destruíram muita coisa dentro do local. A Eletrocity também foi alvo da ação de assaltantes.

Em Guarapari, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informou que 35 lojas da cidade haviam sido assaltadas até o início da manhã desta segunda./G1

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Mucuri é o 1º município baiano a receber repasse milionário do FUNDEB, além de Jucuruçu, Itabela e Itapebi


A imagem pode conter: atividades ao ar livre, texto e natureza

O município de Mucuri é um dos primeiros municípios baianos a ser contemplado com a primeira parcela dos recursos do FUNDEB – Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e Valorização dos Profissionais. A maioria dos municípios brasileiros está ajuizando na justiça ação contra o governo para receber corrigido os repasses que o governo deixou de depositar entre 1998 e 2007 nas contas dos municípios.

Um dos prefeitos precursores da gestão anterior em busca desses direitos foi o ex-prefeito de Mucuri, Paulo Alexandre Mattos Griffo, o “Paulinho de Tixa” (PSL) que conseguiu colocar o município de Mucuri entre os primeiros da lista brasileira. Paulinho que é advogado e hoje já não é mais prefeito, continua ajudando os atuais gestores a buscar estes recursos por meio do escritório de advocacia em que é integrante.

Em 25 de fevereiro de 2015, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região transitou e julgou o processo de Mucuri e em 25 de junho de 2015, manteve a decisão e em 1º de dezembro de 2016, finalmente o valor de R$ 32.707.729,86 sob o valor total de R$ 74.042.887,34 que Mucuri tem direito a receber, foi depositado na conta jurídica do Banco do Brasil nº 4000101241964.

Durante todo mês de dezembro de 2016, o ex-prefeito Paulinho ainda tentou transferir o dinheiro para a conta da Prefeitura Municipal de Mucuri. Apesar do esforço do então prefeito para liberar o dinheiro em favor do município, houve um entendimento do TRF que não era prudente liberar o dinheiro para gestão anterior em vista que só restavam 30 dias para terminar o mandato e autorizou o deposito somente para este atual governo.

Dos R$ 74.042.887,34 que o município de Mucuri tem direito a receber, o valor de R$ 32.707.729,86 já está na conta e o atual prefeito de Mucuri, o médico Carlos Simões (PDT) agora trabalha para transferir o dinheiro da conta jurídica para a conta da Prefeitura Municipal ainda neste mês de fevereiro. O dinheiro pode ser gasto da maneira que o prefeito preferir, mas o Ministério Público Federal ainda busca na justiça uma decisão que obrigue os municípios brasileiros a limitar os gastos por percentualidade, devendo priorizar os setores da educação, cultura e saúde pública.

Além de Mucuri os próximos municípios do extremo sul da Bahia a serem contemplados ainda em 2017 pela ordem serão:

Jucuruçu com R$ 44.053.298,04.

Itabela com R$ 90.593.618,97.

Itapebi com R$ 26.819.238,84.

E em 2018 serão pela ordem:

Alcobaça com R$ 98.184.545,66.

Itanhém com R$ 61.304.532,10.

Caravelas com R$ 51.392.129,52.

Prado com R$ 76.027.398,29.

Teixeira de Freitas com R$ 236.494.614,01.

Santa Cruz de Cabrália com R$ 59.531.224,19.

Guaratinga com R$ 80.900.888,07.

Itagimirim com R$ 30.559.700,84.

Medeiros Neto com R$ 57.996.066,95.

Vereda com R$ 20.578.094,73.

Ibirapuã com R$ 18.730.617,07.

Itamaraju com R$ 161.981.288,80.

Lajedão com R$ 9.056.520,00.

Nova Viçosa com R$ 93.588.955,21.

Eunápolis com R$ 200.574.382,46.

Porto Seguro com R$ 245.210.749,87.

Belmonte com R$ 53.960.318,99.

(Por Athylla Borborema).


Polícia Militar emite nota e nega novas mortes em Porto Seguro

A imagem pode conter: 1 pessoa, chapéu


Em nota o 8ª Batalhão de Polícia Militar de Porto Seguro (BMP) negou o registro de novas mortes após a chacina ocorrida na noite de domingo, 5 de fevereiro. 

Ainda de acordo como que foi divulgado à imprensa, o policiamento da cidade foi reforçado e o comércio funciona normalmente, “O Oitavo BPM informa à comunidade de Porto Seguro que o policiamento foi reforçado em toda a cidade e o comércio funciona normalmente.

Todas as providências de segurança estão sendo tomadas para manter a ordem que sempre tivemos no município”, informa. Sobre boatos de novas mortes, o major França, comandante do 8º BPM, pediu para que os cidadãos não dêem importância ao que tem sido divulgado nas redes sociais, pois grande parte do conteúdo não se trata de casos ocorridos na região.


As imagens divulgadas em grupos de Whatsapp seriam de mortes ocorridas no Espírito Santo, o Estado vive momentos de caos com greve da Polícia Militar./sulbahianews

Sexo na vitrine- tarado invade loja e transa com manequim



O ser humano é muito complexo, alguns tem taras por partes do corpo humano, outros por animais e até por objetos, é o caso de um cidadão da cidade de Bulawayo no Zimbábue- África que invadiu uma loja para transar com um manequim.

O fato aconteceu semana passada e chocou quem trabalhava na loja e quem passava pelo local quando um homem entrou na no estabelecimento, jogou um manequim no chão, arriou as calças, deitou sobre o boneco e começou  a transar com ele sem se importar com quem estivesse olhando.

O tarado estava tão concentrado em fazer sexo com o manequim que nem se importou com os flashes das máquinas fotográficas.

Forças Armadas já estão em Vitória para reforçar policiamento


Resultado de imagem para Forças Armadas

Tropas das Forças Armadas já estão em Vitória, capital do Espírito Santo, para atuar no patrulhamento da cidade, informou no início da noite de hoje (6) o ministro da Defesa, Raul Jungmann. Desde a última sexta-feira (3), a capital capixaba está sem policiamento nas ruas e familiares de policiais militares estão dificultando a saída de viaturas como forma de protesto. Nas manifestações, eles reivindicam reajuste salarial e o pagamento de auxílio-alimentação, periculosidade, insalubridade e adicional noturno para os policiais.

De acordo com o ministro, as tropas federais permanecerão “o tempo necessário” no estado até que a situação esteja normalizada. “Nosso compromisso é de seremos inflexíveis e determinados em restaurar a normalidade, a ordem, a paz e a tranquilidade em Vitória e onde for necessário.  O presidente [Michel] Temer determinou a nossa presença aqui e que permanecêssemos o tempo necessário para que a ordem fosse recuperada”, disse o ministro.

À tarde, atendendo solicitação do governador em exercício do estado, César Colnago, o governo federal autorizou o envido de militares das Forças Armadas e 200 homens da Força Nacional com o objetivo de ajudar na retomada dos serviços de policiamento no estado.

“Já estamos nas ruas e nas próximas horas ou até amanhã [7] estaremos com efetivo compatível com a necessidade. Se o planejamento em conjunto com as forças policiais aqui no Espírito Santo assim determinar, teremos a disposição de agregar efetivos adicionais”, disse Jungmann em entrevista à imprensa, em Vitória.


Já o governador em exercício do estado afirmou que a solicitação de reforço federal se deu devido ao impasse com os familiares dos policiais militares. “A população precisa de um serviço de segurança que não pode se ausentar na forma da lei e da Constituição e, devido a esse impasse, estamos aqui garantindo que vamos trabalhar diuturnamente para reestabelecer a ordem, o serviço de segurança com a ajuda do governo federal”, disse Colnago./Amanda Cieglinski

Com tiro na perna: Assaltantes tocam o terror mais uma vez nas proximidades de Dois Abril



Resultado de imagem para TIROS

O fato aconteceu por volta das 10h da noite de sábado, 4 de fevereiro de 2017, onde quatro elementos armados assaltaram o Sr Gerino Souza Gomes (Bieca), em sua fazendo que fica próximo do distrito de Dois Abril, eles chegaram na residência do Sr Gerino  atiram na perna  do mesmo ele que ainda se encontra com a bala alojada em sua perna.

O que se contam que Foram 4 indivíduos armados  eles chegaram tocando terror o na fazenda do  Sr Gerino,  cortaram os pneus das motos  Furou o pneu do carro  depois cortaram fio do telefone.
                       
 E atiraram na perna do senhor Bieca os bandidos quase foram surpreendidos por populares que quando souberam do acontecido partiram em direção a fazenda do senhor Bieca, mas infelizmente não tiveram êxito, pois os larápios desapareceram.

A população não aguenta mais tanta impunidade querem fazer justiça com as próprias mãos, porque, vários acontecimentos vêm acontecendo na região de Dois Abril, Jeribá e a própria cidade de Palmópolis, e as autoridades não fazem nada isso é um absurdo

(O povo mineiro clama por justiça)

IMAGENS FORTES: Professor de Posto da Mata é brutalmente assassinado a pauladas dentro de sua residência



Nova Viçosa: A Polícia Militar de Posto da Mata foi acionada para atender a uma ocorrência de homicídio, no Bairro Cajueiro. Chegando ao local, os militares confirmaram o fato e preservaram a área até a chegada da Polícia Civil. Uma equipe do Plantão Regional esteve no local do crime e realizou o levantamento cadavérico. A vítima foi identificada como sendo, Gilson Queiroz dos Santos, 51 anos de idade.


A vítima apresentava lesões lacerantes na região do rosto, tendo o rosto desfigurado, sendo traumatismo cranioencefálico a causa da morte, provocada por instrumento contundente (pedaço de madeira), o qual estava próximo ao corpo. Os peritos do Departamento de Polícia Técnica realizaram a perícia de local de ação violenta [homicídio], em seguida autorizaram a remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas.


Segundo informações, a vitima estava em casa bebendo, depois dois homens chegaram na residência, adentraram, vizinhos teriam visto a luz da casa ser apagada e chamou a polícia, quando a polícia chegou, a vítima estava caída, com diversos ferimentos, principalmente na cabeça. O procedimento foi encaminhado ao delegado titular de Nova Viçosa, Maderson Souza.


A população de Posto da Mata está chocada com a onda de violência no distrito. Esse crime bárbaro deixou a população muito apreensiva e comovida, pois, o Gilson era professor do município de Nova Viçosa, e uma pessoa muito querida. A polícia instaurou um inquérito policial para investigar autoria e motivação do crime./Liberdadenews

Porto Seguro: Chacina deixa oito mortos e pelo menos um ferido




Uma chacina foi registrada às 22h deste domingo (5), no bairro Porto Alegre I, na cidade de Porto Seguro. As informações confirmadas até agora pela polícia dão conta que oito pessoas morreram e uma ficou ferida.

Quase 10 homens armados, segundo populares, invadiram uma casa onde acontecia uma festa e começaram a disparar. Os relatos dão conta que a quadrilha usava armas pesadas, como fuzil e metralhadora, além de pistola. O grupo teria chegado em uma caminhonete modelo Ranger, cor vermelha. 

Os policiais que estiveram no local dizem que encontraram três corpos do lado de fora do imóvel e cinco na parte interna. O sobrevivente, que também estava dentro da residência, foi encaminhado para o Hospital Luís Eduardo Magalhães.

Em um áudio que circula nas redes sociais, uma mulher começa a relatar o ataque, quando interrompe a gravação repentinamente ao ouvir uma rajada de tiros. Na cena do crime, havia cápsulas de fuzil calibre 556.

Chacina deixa oito mortos e um ferido durante festa em Porto Seguro


Ainda não há informação confirmada se houve mais pessoas feridas. 


POLÍCIA CONFIRMA NOMES

O major Anacleto França, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, confirmou os nomes dos mortos: Os irmãos Vinicius Bispo Santos, 25 anos, cabo da Aeronáutica, Victor Claudio Bispo, 18 anos, servidor público municipal e o adolescente Caio Felipe Bispo, 14 anos, eram filhos de um policial civil. 

Igor Lelis dos Santos Santana, 21 anos, também era filho de um policial militar. Gabriel Lobo Fernandes, 22 anos, era filho de um soldado da Polícia Militar morto em 2009 em Arraial d'Ajuda.

Também morreram Felipe Ricardo Lopes Borges, 27 anos, os irmãos Gabriel de Jesus Feitosa, 25 anos, Leandro de Jesus Feitosa, 21 anos. A vítima hospitalizada no Luís Eduarda Magalhães foi identificada até o momento com Atos./Radar 64

Por melhorias em assentamentos, MST ocupa prédio da Prefeitura do Prado


Por melhorias em assentamentos, MST ocupa prédio da Prefeitura do Prado

No início da manhã desta segunda-feira, dia 6 de janeiro, cerca de 100 famílias de trabalhadores ligados ao Movimento Sem Terra (MST), estão acampadas nas dependências da Prefeitura do Prado. São cobradas melhorias por parte do município para os assentamentos.

Entre os pontos que constam na pauta de reivindicação apresentada pela coordenação regional do MST, constam investimentos em educação, saúde, infraestruturas e políticas sociais.

A prefeita do Prado, Mayra Brito (PP), não apareceu hoje na prefeitura pra trabalhar e por isso, as reivindicações não apresentadas a ela. Os sem terra dizem que só sairão do prédio quando as reivindicações forem atendidas./TN

Sem polícia, prefeitura de Vitória suspende volta às aulas


Vista da fachada da escola EMEF Ceciliano Abreu de Almeida, em Vitória (ES), nesta segunda-feira (6). A falta de policiamento nas ruas de Vitória levou a prefeitura a suspender o início do ano letivo na rede municipal na manhã desta segunda-feira (6).
Vista da fachada da escola EMEF Ceciliano Abreu de Almeida, em Vitória (ES), nesta segunda-feira (6). A falta de policiamento nas ruas de Vitória levou a prefeitura a suspender o início do ano letivo na rede municipal na manhã desta segunda-feira (6).


A prefeitura de Vitória suspendeu hoje (6) a volta às aulas na rede municipal e o atendimento em todas as unidades de saúde da capital do Espírito Santo. Segundo o executivo local, a decisão foi tomada em virtude do protesto de familiares dos policiais militares, que impedem a saída de viaturas dos batalhões. O objetivo é preservar a integridade e a segurança de alunos, pacientes e servidores e profissionais da saúde e da educação.

A suspensão das aulas acontece para os estudantes do turno matutino e vespertino e o reinício das atividades será decidido pela administração municipal. Nas unidades de saúde, a vacinação contra a febre amarela está temporariamente suspensa até o fim do protesto dos familiares de policiais militares. O atendimento nos pronto-atendimentos da Praia do Suá e São Pedro continua normal neste início de semana.

As manifestações de familiares começaram na sexta-feira (3), quando 12 mulheres, familiares de militares se reuníram em frente à 6ª Companhia, no bairro de Feu Rosa, na Serra, e fecharam a saída de viaturas. Elas reivindicam reajuste salarial e o pagamento de auxílio-alimentação, periculosidade, insalubridade e adicional noturno.

As manifestações se estenderam para outros batalhões durante o fim de semana e, segundo a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado do Espírito Santo (ACS), já atingem todos os batalhões do estado.

Salário defasado

Segundo a ACS, o salário base de um policial no Estado é R$ 2,6 mil, enquanto a média nacional chega a R$ 4 mil, "o pior salário do Brasil" e sem aumento salarial há anos. "Cansadas desta situação e de presenciar o estresse dos companheiros que, mesmo com o pior salário do país, saem para o serviço e cumprem com eficiência a missão que lhe é dada, elas resolveram reivindicar. Estas mulheres resolveram falar e elas representam a voz de todos os policiais militares neste momento", informou a associação.

O diretor Social e de Relações Públicas da ACS, Thiago Bicalho, disse que o movimento de mulheres foi espontâneo e que a associação está colaborando na interlocução com o governo do estado. "Mas o governo não quer dialogar. De forma equivocada e arbitrária disse que enquanto as mulheres não saírem não vão dialogar. E as mulheres estão batendo o pé que não vão sair", disse.

Bicalho contou que o fim de semana no Espírito Santo foi "um inferno", com aumento de criminalidade, com homicídios, arrombamentos, assaltos e arrastões. "Estamos lutando para que isso acabe. Agora o que precisávamos é dialogar", disse.

Ajuda federal

O governo do Espírito Santos solicitou apoio do governo federal para retomar o policiamento. Segundo o secretário de Segurança Pública, André Garcia, durante o fim de semana o estado negociou com os ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Defesa o envio das Forças Armadas e da Força Nacional. "Agora estamos ultimando o procedimento para que as forças sejam imediatamente disponibilizadas para o estado", disse em comunicado.


Garcia disse ainda que a justiça concedeu liminar declarando a ilegalidade do movimento, a necessidade de desobstrução de todos os quarteis e unidades da polícia. Também foi feita a substituição do Comando Geral da Polícia Militar, que será comandada pelo coronel Nilton Rodrigues. "Ele assume o comando com a missão de restabelecer a ordem e disciplina e continuar conversando com os policias com a premissa fundamental de colocar policiamento na rua", disse./Agência Brasil

"Negão" é assassinado a tiros de "ponto 40" nos eucaliptos de Posto da Mata



Nova Viçosa: Por volta das 09h00, deste domingo, populares encontraram um cadáver do sexo masculino, em uma plantação de eucaliptos, na estrada vicinal, a aproximadamente 500 metros da Casa Salvador, Km 926, da BR 101. A Polícia Militar foi informada e esteve no local, tomando as primeiras providências, até a chegada da Polícia Civil.

Uma equipe do Plantão Regional se deslocou até no local, onde realizou o levantamento cadavérico. A vítima apresentava uma tatuagem de uma gueixa no antebraço direito; coroa; diamante e escrito: "vida loka", no antebraço esquerdo. O corpo estava em decúbito lateral direito, trajando bermuda estampada, blusa do time italiano "Milan", e sandália.

 

O corpo apresentava perfurações por projéteis de arma de fogo, na cabeça, costas, e perna. No local foram encontrados dois estojos calibre "ponto 40". Segundo informações preliminares, a vítima foi identificada como sendo, Danielison Gonçalves Bonfim, 19 anos de idade, vulgo "Negão", morador do Bairro Bela Vista, em Itabatã.



"Negão" foi visto deixando um Bar no Centro de Posto da Mata, por volta das 21h00 do dia anterior (sábado). Uma pessoa, que teria sido vista pagando uma cachaça para a vítima, foi ouvida pela polícia. Os peritos do Departamento de Polícia Técnica realizaram a perícia no local e removeram o corpo ao IML de Teixeira de Freitas, onde passará por exames de necrópsia. A Polícia Civil instaurou inquérito policial para investigar autoria e motivação do crime./Liberdadenews

Polícia Militar fecha “boca” com grande quantidade de drogas e R$ 1,5 mil em espécie no Prado; duas são presas


Polícia Militar fecha “boca” com grande quantidade de drogas e R$ 1,5 mil em espécie no Prado; duas são presas

No início da noite deste domingo, dia 5 de fevereiro, após denúncia anônima, policiais da 88ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que atuam no Pelotão do Prado, deslocaram-se a uma residência localizada no Bairro Novo Prado, onde estaria funcionando um ponto de venda de drogas, inclusive com intensa movimentação de viciados, principalmente nos finais de semana.


Chegando ao endereço os militares depararam-se com duas jovens, identificadas como Ananda Ferreira Cruz e Yzes Maria Santos Cruz, que tentaram negar envolvimento com o tráfico de drogas, mas quando foi feita uma varredura no interior do imóvel, foram encontrados R$ 1,5 mil em dinheiro, 250 gramas de maconha, 44 gramas de cocaína e uma balança de precisão.


Com a descoberta, Ananda e Yzes receberam voz de prisão e foram informadas que seriam apresentadas ao plantão regional da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas. 


Como a sede regional da Polícia Civil não possui celas específicas para mulheres, após concluído o inquérito, as duas serão recambiadas à ala feminina do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), onde vão permanecer à disposição da Justiça./TN

Revoltado, Romário diz que é 'vítima' de Pezão e afirma que Crivella é 'safado'


Resultado de imagem para Romário

O ex-jogador e senador do PSB do #Rio de Janeiro, Romário, desabafou em uma entrevista desse ultimo domingo, (05). Ele se dirigiu ao governador do Rio, Pezão, e ao prefeito da capital, Crivella, com comentários ofensivos sobre a atuação dos políticos em seus cargos. Ao ser questionado sobre a precariedade que se encontra o Maracanã, Romário não poupou as palavras para apontar os culpados na má administração.

Romário disse que a situação do estádio do Maracanã está péssima, porém ele diz não ser novidade, já que Pezão é um "imbecil" e "idiota", por ter deixado o estádio nas ruínas. O senador disse que foi uma das vítimas de Pezão, ele disse que apoiou o candidato que a princípio se apresentou competente para comandar o Estado, mas para Romário, a competência do governador se transformou em "covardia".

Entre uma das promessa de Pezão para Romário era de construir um hospital que atendesse pacientes com doenças raras e deficientes. Depois que tinha ajudado na campanha do segundo turno, Romário disse que o governador nunca mais o atendeu para discutir a ideia.


Crivella

Quem também não escapou de críticas, foi o prefeito do Rio, Crivella. Romário disse que o apoiou achando que ele fosse ser o melhor para a cidade, contando que o prefeito depois de eleito o convidou para participar da administração, mas segundo Romário, Crivella "sumiu".

Romário disse que quase foi expulso de seu partido e agora Crivella mostra que falta muita atitude em suas ações. O senador é enfático ao dizer que "falta palavra", e ironiza ao dizer que prefere se referir ao prefeito como uma pessoa que não tem atitude, do que o chamar de "safado".

"Tem que ter atitude de me ligar, me chamar no gabinete dele e dar uma satisfação. Não falo com ele desde o último dia em que estivemos juntos no plenário".

Arrependimento


O senador revelou que se arrependeu de ter apoiado a eleição de Pezão, ele avalia que as consequências administrativas de agora revelaram a ele um grande arrependimento. Sobre Crivella, Romário disse que ainda dá para "dar uma chance" ao prefeito, mesmo já mostrando ter feito "várias besteiras". #Governo #Senado Federal./blastingnews

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Homem é assassinado em Posto da Mata a golpes de instrumento contundente




Nova Viçosa: A Polícia Militar de Posto da Mata foi acionada para atender a uma ocorrência de homicídio, ocorrida na Rodovia BA-418, no distrito de Posto da Mata, Município de Nova Viçosa, em uma região muito conhecida como ponto de consumo de drogas. Trata-se de uma vítima do sexo masculino, aparentando 25 anos de idade.

A vítima apresentava lesão corporal no crânio, provavelmente provocada por instrumento contundente, que causou traumatismo crânio encefálico aparente. O corpo foi encontrado em decúbito dorsal, trajando calça jeans de cor azul e camiseta de cor verde. Não há qualquer informação a respeito da motivação ou autoria do crime.



Uma equipe do Plantão Regional realizou o levantamento cadavérico e acionou o DPT, que realizou a perícia de local e removeu o corpo ao IML de Teixeira de Freitas, onde passará por exames de praxe. O procedimento foi encaminhado ao delegado titular de Nova Viçosa, Maderson Souza. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o crime./Liberdadenews

Netinho desabafa contra Sírio Libanês e promete livro contando verdade criminosa




De volta aos palcos, o cantor Netinho usou as redes sociais para anunciar uma biografia. Segundo o cantor de “Mila”, ele vai contar “uma verdade que vai salvar a vida de muita gente”.

“E é uma verdade terrível, criminosa e nada humana. Assim que meu livro for lançado, enviarei todas as provas que eu tenho para TODOS os órgãos FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS que fiscalizam e cuidam da PRÁTICA DA MEDICINA e da SAÚDE PÚBLICA DO BRASIL”, prometeu.

O cantor fez o desabafo após a morte de Marisa Letícia – mulher do ex-presidente Lula.

“Soube ontem à noite da passagem de D. Marisa Letícia. Não tenho com não me emocionar MUITO com essa notícia. Chorei. Quando adoeci em 2013, fui me tratar no Hospital Sírio-Libanês, o mesmo hospital em São Paulo onde ela foi se tratar [...].


FIQUEI VIVO E VOU CONTAR TUDO NO MEU LIVRO. EU COMETI UM GRANDE ERRO, sabem qual? ACREDITAR CEGAMENTE EM DOIS MÉDICOS. A verdade virá toda à tona”, disse.

Fim da caçada: Homem que matou mulher a pauladas, em Medeiros Neto é preso pela polícia


Pauladas: Acusado de matar a ex-companheira em Medeiros Neto é preso pela PM do Prado


Policiais do Terceiro Pelotão da cidade do Prado prenderam no início da noite do último Sábado (04), Janilton Sampaio Rodrigues, (Vulgo Zói ou Cocão) de 30 anos, acusado de matar a ex-mulher, Felícia Salomão Rodrigues, com pauladas na cabeça, na noite de 29 de Novembro de 2016, as margens da BA 290.

A polícia Civil de Medeiros Neto havia recebido uma denúncia anônima no dia 18 de Janeiro dando conta de que na noite anterior, o psicopata Zói, teria sido visto catando latinhas nas proximidades da barraca do Morocha, centro de Arraial Dajuda. Desde então, a policia Civil de Medeiros Neto, iniciou a caçada ao meliante, com todas as ferramentas possíveis, inclusive enviando dados do mesmo para as forças policiais da região, que iniciaram a busca a Zói.

Uma outra denúncia anônima recebida ainda no mês de Janeiro, relatou que o mesmo havia ingressado para trabalhar num parque de diversões de nome "Veneza" e que este mesmo parque iria para a cidade do Prado. Estas informações foram repassadas para os policiais do Prado, que após algumas oitivas, conseguiram identificar o suspeito e após ligarem para o Delegado Jorge Nascimento, confirmaram que aquele indivíduo realmente tratava-se do acusado Janilton e então o conduziram para a delegacia local.

Janilton saiu da cidade de Itahém, praticamente foragido, e desde que se estabeleceu em Medeiros Neto, adotou o apelido de Zói, justamente na inteção de alardear sua má fama que deixou na cidade vizinha, já que também, lá ele tornou-se um velho conhecido da polícia com o apelido de Cocão.

Por muita sorte, o Delegado Substituto de Medeiros Neto, Bel. Jorge Nascimento, havia dado andamento no inquérito e pedido em tempo habil o mandado de prisão do acusado, mandado este que foi expedito também com rapidez, pelo Juiz da Comarca, William Bolsaneli,o que possibilitou o sucesso da operação. Sedo assim, Zói ficará preso até que aguarde seu julgamento.




  O delegado Jorge Nascimento irá providenciar o mais breve possível, o recambiamento do acusado para Medeiros Neto, para que o mesmo possa responder pelos seus atos. A qualquer momento mais informações./medeirosdiadia


Ciclista morre atropelado na BR 418 em Nova Viçosa



Nova Viçosa: Um acidente na BR 418, Km 66,7, vitimou fatalmente um ciclista, por volta das 16h20, deste sábado, 04 de fevereiro. O atropelamento envolveu o ciclista e um veículo GM/S-10, que seguia de Sete Lagoas/MG para Alcobaça.

 

O condutor da S-10, de placa policial OLR 6211, foi identificado como sendo, Antônio Augusto Araújo, 62 anos, que permaneceu no local após o acidente. A vítima fatal foi identificada como sendo, Cícero Ednaldo de Monte, 48 de idade.

 

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e tomou as devidas providências. O delegado Manoel Andreetta, autorizou a remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas, onde passará por exames de necrópsia, em seguida, será liberado aos familiares para velório e sepultamento.  Um inquérito policial foi instaurado para apurar responsabilidade./Liberdadenews

Polícia investiga suposta fraude na Câmara Municipal de Porto Seguro



A Polícia Civil em Porto Seguro investiga uma fraude que pode ter desviado até R$ 28 mil da Câmara Municipal de Porto Seguro, no mês de janeiro.

Segundo o presidente do Legislativo, Evái Fonseca (PHS), o golpe foi descoberto na última terça-feira (31), durante a conferência dos extratos de uma das contas correntes.

O presidente afirmou que os saques foram feitos por meio de cheques clonados e com assinaturas falsificadas. O vereador pediu a microfilmagem dos cheques, que foram anexados ao inquérito.

Mulher de Moro admite participar de manifestação anti-petista




Mulher do juiz que cuida da Lava Jato em primeira instância - Sérgio Moro -, Rosangela Moro rompeu o silêncio e falou sobre sua relação com o magistrado. De acordo com Rosângela - que é advogada -, ela já foi a manifestações que pediam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

“Eu via pela TV em lágrimas. De verdade. E pensei: ‘Nossa, tenho em casa uma das engrenagens que está mudando o país (...) Quando a multidão gritou: Mooooroo, postei #emocionada. Fui à rua de verde e amarelo. Completamente no anonimato. Tanto que não repercutiu em lugar algum”, disse Rosangela.

À Revista Claudia, Rosangela é a advogada de defesa de Moro na ação por abuso de autoridade, movida pelo ex-presidente Lula. Na entrevista, afirmou que não advoga e nem pretende atuar na área criminal, e que assumiu o caso por se tratar de uma questão pessoal.

Segundo ela, Moro não leva a Lava Jato para dentro de casa e ela não faz perguntas sobre quem será preso, nem quanto. Informação privilegiada, explicou, só recebe quando se refere à segurança da família.


Rosangela contou ainda que dedica uma hora por dia à página “Eu Moro com ele”, no Facebook, onde posta homenagens ao marido e agradece aos fãs do juiz, que mandam bonés, santinhos, caricaturas, desenhos e mensagens de fé. 

Com a ajuda de uma amiga, apaga as mensagens inconvenientes. “Sempre o tive como referência e o admiro. Mas ele está apenas cumprindo seu trabalho. Essa situação incentivou outros magistrados a mostrar que o Judiciário pode ser forte.”

Dia Mundial do Câncer alerta para importância do diagnóstico precoce


São Paulo - Campanha Força Amiga disponibiliza robôs interativos que compartilham mensagens de conscientização sobre o câncer de colo do útero em unidades do Poupatempo (Rovena Rosa/Agência Brasil)

No Dia Mundial do Câncer, lembrado neste sábado (4), entidades médicas alertam para ampliação de campanhas para o diagnóstico precoce da doença e que a população não negligencie os sintomas.

O câncer é a segunda causa de morte no mundo. Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer no Brasil em 2016-2017, dos quais cerca de 180 mil serão de pele não melanoma. Os cânceres de próstata (61 mil) em homens e mama (58 mil) em mulheres também serão os mais frequentes.

Às vésperas de completar 35 anos e após duas gestações, Cristiane Souza da Silva Félix viu interrompido o desejo de uma cirurgia para redução de abdômen ao descobrir um câncer de mama.

A descoberta foi apontada em exames de rotina, entre os quais uma mamografia. O câncer foi descoberto precocemente e pôde tratá-lo a tempo.

Prudência

“Se minha médica não fosse alguém prudente, porque é muito importante isso. Muitas vezes, o médico insiste nesse exame [mamografia] só aos 40 anos e ela fez de forma prudente, recomendando primeiro exames de saúde para depois pensar em cirurgia”, contou Cristiane, que passou pelos processos de quimio e radioterapia.

Sete anos depois, Cristiane está fazendo exames de dois em dois meses, e tomando medicação até completar dez anos de operação.

Cristiane não fez a abdominoplastia, mas criou a Associação Mulheres Vitoriosas, que presta assistência a mulheres mastectomizadas (que tiraram a mama), no município de Campos dos Goytacazes, norte fluminense. “Das 500 mulheres a que eu presto assistência hoje, 75% têm menos de 40 anos e o número de pacientes mastectomizadas tem sido muito grande abaixo dos 40 anos”.

A engenheira de segurança Jocilene Braga de Aguiar também destaca a importância da detecção precoce para eliminar um tumor na mama. Ela está com 39 anos e, portanto, fora da faixa etária em que é recomendável o início da realização de exames de mamografia. Mesmo assim, a médica pediu uma mamografia, cujo resultado, divulgado em novembro, confirmou a alteração na mama. “Foi Deus”, disse Jocilene à Agência Brasil, referindo-se ao diagnóstico precoce. Ela está em fase pré-operatória para extrair o câncer. A cirurgia está marcada para o próximo dia 14.

O oncologista Ronaldo Corrêa, editor científico da Revista Brasileira de Cancerologia do Inca, destaca que as campanhas devem abordar todos os tipos da doença e não apenas os mais comuns, como os de próstata e mama. “Acho que é muito pouco em comparação a outros países, em especial os desenvolvidos”, disse.

Para Ronaldo Corrêa, a linguagem das campanhas também deve levar em conta a diversidade do país e “falar a língua” dos moradores de cada região. “A linguagem tem que ser diferente nesses diferentes contextos, até pelas características e os hábitos da população de cada região. Fica difícil fazer uma campanha nacional”. Em países pequenos, segundo ele, é mais fácil ter um discurso uniforme para a população entender.

Sintomas negligenciados

O presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Gustavo Fernandes, alerta que vários sintomas que podem indicar a presença de um tumor não são observados pelo paciente, que acaba demorando a procurar um serviço médico. Por exemplo, dores persistentes após uma ou duas semanas, tosse e rouquidão ininterruptas, perda de peso acentuada e sangue nas fezes.

“São dois atrasos: um atraso na procura [do paciente por um médico] e um atraso na obtenção daquilo que se procura”, disse.

Cigarro

Já o presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), Robson Moura, o cigarro é o principal fator de risco para o câncer. “É, individualmente, o principal agente causador de morte no mundo, tanto das doenças cardiovasculares, como está associado ao câncer de pulmão, de laringe, boca, esôfago, estômago. Também os alimentos constituem um fator de risco. “Carnes vermelhas estão muito associadas ao risco de câncer de intestino”. Já carnes salgadas ou defumadas e os embutidos têm substâncias que aumentam o risco de câncer de estômago.

Segundo o presidente da SBC, apenas 15% dos cânceres têm um fator genético significativo, como o câncer de mama. Moura destacou também que alguns tipos de câncer, como o ósseo, são mais comuns em adolescentes do que em pessoas idosas por estar relacionado ao processo de crescimento. "Não impede que um adulto possa ter câncer ósseo”, disse.

De acordo com Moura, mulheres na menopausa têm um risco maior de câncer de mama, que tende a diminuir a partir dos 70. Já o câncer de estômago tem incidência maior acima dos 50 anos. Moura lembrou que também as crianças têm cânceres, em geral hematológicos, como leucemia.

Campanhas

No próximo dia 10, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, lançará no Inca a campanha deste ano, que tem como tema o combate ao câncer infantojuvenil. Será divulgado estudo que, pela primeira vez, trará dados sobre a incidência do câncer e principais tumores na faixa etária de 5 anos a 19 anos. O ministro irá inaugurar ainda a ala de pediatria oncológica do Inca.

A campanha mundial da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) foca, no triênio 2016/2018, na temática Eu Posso Nós Podemos, englobando ações individuais e coletivas para diminuir o risco de ter câncer. Entre as ações individuais, cita uma alimentação saudável, não fumar, não consumir álcool em excesso, ter uma atividade física regular.

As estratégias coletivas vão desde a promoção de hábitos saudáveis no ambiente de trabalho, como subir escadas para diminuir o peso e evitar o consumo de cigarro, até cobrar das instituições públicas melhores serviços de saúde, melhor acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer, entre outras. “A ciência já tem conhecimento suficiente para dizer que se eu não fumar, não consumir álcool em excesso e manter um peso ideal, praticamente reduzo em quase 50% a chance de ter um câncer”, disse Ronaldo Corrêa.

Envelhecimento

Ronaldo Corrêa estimou que nos próximos 20 ou 30 anos o número de casos aumente por causa do envelhecimento, que é um dos principais fatores de risco para câncer. “Quanto mais velha a população, maior a probabilidade de aquela população ter câncer”.

Nos países desenvolvidos, a população já envelheceu há 30 ou 40 anos, por isso a incidência de novos casos de câncer tende a ficar estável ou diminuir.

No Brasil, além de a população jovem estar envelhecendo e ter se tornado prioritariamente urbana, nos últimos 20 anos, está sujeita a fatores de risco, como poluição, sedentarismo, excesso de peso, alimentos fast food.

Corrêa, no entanto, diz que as taxas de mortalidade precisam diminuir, relacionadas à melhoria dos sistemas de saúde e comprometimento da sociedade. “Quanto mais uma sociedade avança em questões que não são somente o setor saúde, mas no emprego, Previdência Social, educação, transporte, habitação, meio ambiente, o setor saúde avança alinhado com esses avanços da sociedade e a resposta na redução da mortalidade é muito maior”.

Brasília - Palácio do Planalto com iluminação cor-de-rosa para a campanha Outubro Rosa, que alerta para a prevenção do câncer de mama (Valter Campanato/Agência Brasil)

Ele lembra que o Brasil já teve conquistas nessa área. Na década de 1950, por exemplo, a sobrevida média dos indivíduos com câncer atingia 30%, 40%. Hoje em dia, supera 80%.

São Sebastião de Jucuruçu - encerramento.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.