Aparecer

Aparecer

Achava-se o todo poderoso e não passa de um bicho do mato.

Achava-se o todo poderoso e não passa de um bicho do mato.

Siga-nos no instagram

Giro pelo Municipio

Rico conta dinheiro - pobre conta história, assim é o nosso município de Jucuruçu. 


Conheça algumas curiosidades sobre Jucuruçu *Em 1934 o posseiro Ramiro Rocha e Manoel Rodrigues da Silva fizeram a doação de terra cada um doou meio alqueiro para a criação do povoado do Chumbo.

 

*Em 1939 o então Chumbo foi elevado a categoria de Vila, e virou Vila Trindade.

 

*Até 1960 a Vila Trindade pertencia à cidade de Prado, depois o povoado Escondido se emancipou em Itamaraju e a vila passou a pertencer a mesma, se tornando o distrito de Jucuruçu.

 

*Em 08 de agosto de 1988 foi realizado um plebiscito, onde as pessoas votariam a favor ou não da emancipação da Vila Trindade em cidade. O plebiscito teve maioria de votos a favor da emancipação e em 24 de fevereiro de 1989 a Vila se tornou Jucuruçu.

 

*Em 03/10/89 foi realizada a primeira eleição para prefeito de Jucuruçu, onde o sr. Porfiro Antônio Rodrigues venceu as eleições.

 

*O primeiro rádio que veio para Jucuruçu foi trazido pelo sr. Álvaro Pompílio, que era escrivão, tabelião e foi vereador, ele comprou esse rádio na cidade de Prado nos anos 50, entre 1953 e 1954, e o curioso é que as pessoas achavam que tinha alguém dentro do rádio.

 

*A primeira geladeira veio para Jucuruçu nos anos 50, quem trouxe foi o sr. Aderito e a geladeira foi trazida de Rubim MG. E na época teve que ser trazida num varão por 12 homens contratados por sr. Aderito, que revezavam para não se cansarem tanto, e ela funcionava à querosene, demorou de 5 a 6 dias para fazer este percurso.

 

*Essa mesma geladeira, depois de algum tempo foi trocada por uma terra, que valia muito, hoje essa terra pertence a família do sr. Zé de Berto (in memória).

 

*Antes de chegar geladeira em Jucuruçu a cerveja era gelada dentro de sacos de sal grosso ou enterradas em buracos feitos no chão.

 

*Em 1962 entrou em Jucuruçu o primeiro carro que foi um jeep,era de uma firma madeireira FERBA, vindo pela estrada de Itanhém, as pessoas ficaram tão felizes que enfeitaram a rua Vasco da Gama,que na época era a única rua existente, com bandeirolas festejando a vinda do 1º carro motorizado.

 

*A primeira TV chegou primeiro no povoado do Coqueiro, mais ou menos em 1986, e as pessoas saiam de Jucuruçu para assistir os programas lá.

 

*Em 1974 o prefeito de Itamaraju Oscar Pereira Filho conhecido como Casinho, trouxe para Jucuruçu um gerador que funcionava a óleo. O gerador ficava onde hoje fica a torre de TV, perto do cemitério, quem cuidava dele era Sidnei Soares Barbosa pai de Drª Sirlene e depois foi João Ribas.

 

*O gerador funcionava de segunda a sexta-feira das 6:00hs até as 22:00hs, nos sábados e domingos funcionava até meia noite e quando havia festas e velórios de alguém importante amanhecia o dia ligado.

 

*Em 1968 Jucuruçu ainda era Chumbo e teve a maior enchente de sua história, onde pessoas perderam casas, móveis e animais, e foi a primeira vez que um helicóptero desceu nessas terras, pois trazia mantimentos e resgatou pessoas.

 

*Em 1970 chegou em Jucuruçu a primeira professora formada em magistério para lecionar, antes os professores eram leigos e a maioria só tinha o primário, ela veio de Itanhém, era filha do Sr. José Resende e a profª chamava-se Mª do Rosálio, conhecida como Rúzia, ela permaneceu aqui só por um ano.

 

*No dia 05/10/1985 o deputado Dr. Almir Nóbrega de Almeida, e o prefeito Orlandino Lopes da Paixão, prefeito de Itamaraju, trouxeram a energia elétrica para o povoado.

*No dia 17/07/2007 foi sancionada a lei nº 233 onde oficializava o Hino de Jucuruçu com a composição da letra e melodia do Sr. Ildeberto Onofre.

 

*Em Jucuruçu só havia telefone no posto telefônico que foi inaugurado no início dos anos 90, no primeiro mandato de sr. Porfiro Antônio Rodrigues e ficava na rua Trindade, no casarão e funcionava com o número telefônico 229-7138.

 

*Em 2001 foram empossados os primeiros agentes comunitários de saúde do município.

 

*O sinal de celular da Claro foi inaugurado em 24/04/2010.

*A primeira turma formada em nível superior iniciou em maio de 2005 e terminou em junho de 2008, com o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com 46 alunos.

 

*O primeiro professor de nível superior a dar aulas em Jucuruçu para a faculdade foi René Viana formado em Licenciatura Plena em História e Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior e veio de Santo Antônio MG.

 

*Em 28/08/11 houve a colação de grau dos primeiros bacharéis dos cursos de Bacharelado em Teologia, Programa de Formação Docente em História e Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional, pelo Instituto de Educação Teológica (IET), Instituto de Educação Superior do Brasil (IESB), Faculdades Montenegro (FAM) e Faculdade de Educação Tecnológica (FACET) todos ministrados através do sistema de educação à distância.

 

*Em 2007 iniciou a primeira turma do curso de Letras que foi ministrado no município de Jucuruçu pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, que iniciou com 25 alunos em sua extensão no distrito de Monte Azul.

 

*A primeira turma de pós-graduação de Jucuruçu foi pela ULBRA e teve dois cursos Gestão, Supervisão, Coordenação e Inspeção Educacional e Psicopedagogia Institucional, foi concluída em 2010.

 

*Em maio de 2011 acontece a primeira invasão de terras na sede do município intitulado como Acampamento Edmundo Gusmão.

 

*Em novembro de 2011 inicia o primeiro informativo online da cidade o Jucuruçu Agora.

*Em Abril de 2013 foram empossados os primeiros agentes de combate de endemias.

 

*Em 2013 Jucuruçu começa a realizar o sonho da construção do asfalto.

 

*A cidade já teve seis prefeitos com o total de oito mandatos políticos:

Porfiro Antônio Rodrigues (governou por dois mandatos de 1990 à 1992 e de 1997 à 2000);

Teodolino José Pereira (governou por dois mandatos de de 1993 à 1996 e de 2005 à 2008);

Eliana Perpétuo Curvelo Cabanas (2001 à 2004);

 

Manoel do Carmo Loyola (mandato de 2009 à outubro de 2012 por ter seu mandato cassado);

Gelo (mandato de outubro à dezembro de 2012);

Uberlândia Pereira (mandato previsto de 2013 à 2016),

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São Sebastião de Jucuruçu - encerramento.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.