
Conheça mais sobre esse exame que é de grande importância para todas as mulheres, que é, conhecer melhor o seu corpo, e neste caso específico seus seios.
A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA
O câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres, por afetar imensamente a feminilidade e atingir índices cada vez maiores de incidência em todo o mundo.

Apesar desses fatores, não há como prever o desenvolvimento ou não do mal em alguém. Nesse contexto em que a doença não pode ser evitada, mas sim prevenida e curada, se diagnosticada em fase precoce, é de extrema importância o conhecimento e a utilização das ferramentas de prevenção, como os exames que podem auxiliar na detecção da doença.

Nesse estágio, em que o tumor habitualmente se encontra com menos de um centímetro, as chances de cura são da ordem de 90%.
Todos os órgãos de saúde do mundo alertam o público feminino para a realização periódica da mamografia a partir dos 35 anos de idade.
Caso o primeiro exame não apresente qualquer alteração, a orientação médica é de realizar uma mamografia por ano ou a cada dois anos.

SAIBA QUAL É A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA
Saiba qual é a importância desse exame que detecta a presença do câncer de mama, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, em 2014, mais de 57 mil brasileiras terão novos diagnósticos de câncer de mama, doença que é a principal causa mundial de óbitos por câncer da população feminina entre 39 e 58 anos. Mas a detecção dos tumores mamários na fase inicial aumenta as chances de cura.
Para lembrar a importância do exame, há cinco anos celebra-se o Dia Nacional da Mamografia, em 5 de fevereiro. “A mamografia é o método consagrado de prevenção e diagnóstico precoce. O exame detecta lesões milimétricas que a palpação não identifica.

1. Cura – A capacidade de detecção do câncer em fase inicial, na qual as chances de cura são próximas a 100%, é maior com o uso da mamografia.
2. Informação – Há programas mamográficos, inclusive oferecidos pelo sistema de saúde pública, que podem realizar o diagnóstico do câncer de mama. Informe-se!
3. Intervalos entre os exames – O intervalo entre a realização da mamografia deve ser de um ano a fim de evitar os casos de carcinoma de intervalo, ou seja, o câncer que surge no espaço de tempo entre os exames.

5. Redução da mortalidade – A mamografia é o único exame que, quando feito de forma sistemática a partir dos 40 anos, comprovadamente reduz a mortalidade pelo câncer de mama.

Secretaria de Saúde do município de Jucuruçu –
Secretária Siderlandia Carmos Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário