Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sábado, 18 de novembro de 2023

Fazenda está sendo consumida por Fogo na da Terra Corrida próxima de Cruzeiro do Sul/ Jucuruçu.

 


Fazenda na Terra Corrida que fica aproximadamente a 5 quilômetros de Cruzeiro do Sul, município de Vereda – BA,  está sendo destruída por uma forte queimada. 

A situação dessa queimada está tirando o sossego de várias pessoas inclusive os vizinhos da fazenda, que fica na Terra Corrida, segundo informações, o proprietário colocou um fogo  em sua propriedade mas o fogo se espalhou muito rápido por ser uma região muito seca, e para piorar estamos vivendo um momento de alta temperatura. 

Já são mais de 24, horas e ninguém tomou nenhuma providência para apagar o fogo, ficamos sabendo que nessa tarde de sábado, (18) Pessoas foram até a localidade tentando amenizar ás fortes chamas, mas ta muito difícil de apagá-las.

QUEIMADA É CRIME! 

De acordo com o Artigo 250 do Código Penal, queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime, além de causar problemas à saúde e uma poluição absurda. O Código Penal nomeia crimes como as queimadas de “crimes contra a incolumidade pública”. 

Art. 250: Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem.

Pena: reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

Aumento de pena 

1º – As penas aumentam-se de um terço:

I – se o crime é cometido com intuito de obter vantagem pecuniária em proveito próprio ou alheio;

II – se o incêndio é:

a) em casa habitada ou destinada a habitação;

b) em edifício público ou destinado a uso público ou a obra de assistência social ou de cultura;

c) em embarcação, aeronave, comboio ou veículo de transporte coletivo;

d) em estação ferroviária ou aeródromo;

e) em estaleiro, fábrica ou oficina;

f) em depósito de explosivo, combustível ou inflamável;

g) em poço petrolífero ou galeria de mineração;

h) em lavoura, pastagem, mata ou floresta. 

As queimadas são provocadas, principalmente, pelo setor agrícola, na limpeza de terreno, cultivo de plantações ou formação de pastos. De acordo com pesquisas, o fogo utilizado para este objetivo não traz benefícios ao produtor, pelo contrário, causa danos ao solo e aos demais recursos naturais. Ela pode ser causada também por pessoas “piromaníacas”, ou seja, que tem o comportamento repetitivo de colocar ou atear fogo. 

Doenças provocadas pela fumaça proveniente das queimadas: 

A queimada descontrolada gera uma quantidade exagerada de fumaça que poderá provocar doenças relacionadas às vias respiratórias, agravadas pelas dioxinas (quando existe plástico envolvido) que podem causar câncer e pelo efeito do calor emanado pelo fogo que pode atingir pessoas com baixa imunidade. Crianças e idosos são os mais atingidos por este problema. 

Perda da fertilidade do solo: 

As cinzas deixadas pelas queimadas deixam o solo mais produtivo por pouco tempo, porém esta situação não é permanente, após a incidência do fogo o solo volta ao estado normal e fica mais suscetível a erosões e pragas, por isso, as queimadas não possuem nenhum benefício para a natureza e ainda diminuem a capacidade produtiva do solo gerando PREJUÍZO AO PRODUTOR. 

PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DAS QUEIMADAS: 

• Erosão no solo;

• Perda da absorção do solo, aumentando os índices de inundações E ENCHENTES;

• Poluição de nascentes, águas subterrâneas e rios por meio das cinzas;

• Extinção de espécies (fauna e flora);

• Destruição de infraestruturas. Ex.: Rede elétrica, galpões, etc. Podendo deixar UMA CIDADE INTEIRA SEM ENERGIA ELÉTRICA. 

• Aumento da liberação de dióxido de carbono, uma das principais causas do aquecimento global;

• Aumento da liberação de dióxido de carbono, uma das principais causas do aquecimento global;

• Destruição de habitats naturais;

• Aumento da liberação de dióxido de carbono, uma das principais causas do aquecimento global;• Aumento do buraco na camada de ozônio;

Empresária é assassinada dentro de sua própria clínica em Ilhéus; cliente também é atingida

 


A empresária Maikely Silva dos Santos,  de 31 anos, proprietária de uma clínica de bronzeamento, foi assassinada na manhã desta sexta-feira, 17 de novembro, em Ilhéus, sul da Bahia, cidade onde residia e trabalhava. O crime ocorreu no fim da manhã. 

Segundo relatos de testemunhas à polícia, um homem, ainda não identificado, invadiu a clínica de propriedade da vítima e efetuou os disparos à queima roupa. Uma cliente da clínica também foi atingida na boca e no ombro, mas não corre risco de morrer segundo informações do Hospital de Base Costa do Cacau, na própria cidade de Ilhéus, para onde foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. 

Testemunhas ainda relatam que o atirador recebeu apoio de um segundo suspeito, que teria ficado do lado de fora da clínica em uma moto. Vizinhos ainda relatam que na noite anterior ao crime um carro foi visto passando várias vezes em frente à clínica em baixa velocidade. 

O crime que abalou a cidade de Ilhéus, já que a empresária era uma pessoa muito conhecida, está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Ilhéus./TN

Casal é executado a tiros durante a madrugada em Eunápolis

 

Na madrugada deste sábado, 18 de novembro, a comunidade do bairro Rosa Neto foi abalada por um trágico evento que resultou na perda de duas vidas. Gustavo Henrique Lima, de 23 anos, e Brenda Vieira, uma jovem de apenas 17 anos, foram vítimas de um brutal assassinato a tiros dentro de uma residência localizada na Rua Mirandela, por volta das 3h30. 

O crime deixou a vizinhança atônita e instaurou um clima de pânico na região, uma vez que a motivação por trás do ato permanece desconhecida. Os disparos, de intensidade notável, despertaram a comunidade, levando a uma rápida mobilização. 

As investigações revelam que quatro criminosos, de forma audaciosa, romperam o cadeado do portão da residência, invadiram o local e, de maneira cruel, executaram o jovem casal enquanto dormiam na cama. 

Na cena do crime  policiais, encontraram uma significativa quantidade de cápsulas de pistola de diversos calibres, evidenciando a extrema violência do ocorrido. A polícia, ainda sem informações concretas sobre os motivos do crime, está intensificando os esforços investigativos para esclarecer o caso e levar os responsáveis à justiça. 

Gustavo, conforme relatos, estava empregado na serralheria de um tio. Segundo seu pai, o jovem havia retornado à cidade de Eunápolis há pouco mais de 8 meses, vindo de Vitória (ES), onde trabalhava como soldador. Vale ressaltar que Gustavo havia tido envolvimento com o crime no passado, o que o levou a mudar-se para outro Estado. Foi lá que ele conheceu Brenda, com quem retornou para Eunápolis./Bahiaextremosul

Moradores e bombeiros mobilizam para conter incêndio em Corumbau

 

O clima seco, o vento e as altas temperaturas elevam os riscos de focos de incêndio na região. Nesta sexta-feira (17) de novembro, moradores do distrito de Corumbau área do município de Prado, vivenciaram momentos de muita aflição. 

As chamas rapidamente avançaram a vegetação castigada pelo sol, chegando perto das moradias, também assustando aos moradores do local. 

As autoridades foram mobilizadas e uma equipe do grupamento de Bombeiro Militares de Teixeira de Freitas foram destinados até a localidade. 

Com apoio de várias pessoas da comunidade os bombeiros conseguiram controlar parte das chamas. No entanto, devido a vegetação castigada e possíveis elevações do clima nos próximos dias, criam o sentimento de insegurança. 

Os incêndios ocorrem de forma rápida e avança na vegetação, onde o controle tem se tornado cada vez mais difícil. 

As temperaturas elevadas colocaram diversos municípios e estados em alerta. A onda de calor, além das queimadas provocam risco a saúde./IN

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Proprietários já podem fazer o licenciamento de veículos de forma “on line” na Bahia


O Governo Estadual dá um passo significativo em direção à modernização dos serviços públicos ao lançar o Licenciamento Integrado de Veículos, permitindo que os cidadãos realizem todos os procedimentos de forma totalmente digital por meio da plataforma ba.gov.br. O anúncio feito nesta quinta-feira 16, destaca a comodidade e agilidade proporcionadas aos proprietários de veículos, que agora podem evitar deslocamentos e filas ao realizar o licenciamento online. 

Uma das inovações mais destacadas é a possibilidade de pagamento do licenciamento utilizando o PIX, oferecendo aos usuários uma opção conveniente e ágil. O IPVA, seguro obrigatório e eventuais multas podem ser quitados por meio de qualquer aplicativo bancário, simplificando ainda mais o processo financeiro relacionado aos veículos. 

O licenciamento já está disponível para veículos com número final de placa 0 e 9 neste ano, permitindo o pagamento integral ou da cota remanescente do parcelamento. Contudo, a partir de 2024, a opção de pagamento parcelado não estará mais disponível, tornando o Licenciamento Integrado exclusivamente em cota única. 

Acessível tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, a plataforma ba.gov.br oferece uma gama de serviços relacionados ao Licenciamento Integrado. Para pessoas jurídicas, a realização dos serviços ocorre pelo portal mencionado, com a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) feita no site do Detran-Ba. 

Após o pagamento dos tributos, os usuários podem emitir o CRLV-e em até 24 horas pelo ba.gov.br. O acesso aos serviços requer um cadastro na plataforma do Governo, proporcionando aos usuários uma experiência mais eficiente e descomplicada. 

Anteriormente, o pagamento do licenciamento estava restrito aos bancos conveniados, o que demandava que cidadãos não correntistas enfrentassem filas. Agora, a iniciativa digital elimina essa barreira, possibilitando o pagamento de forma mais acessível. 

Lançado no início deste mês, o ba.gov.br já oferece 551 serviços públicos, consolidando-se como uma plataforma abrangente e segura. A acessibilidade ocorre por meio da web, dispositivos móveis (iOS e Android), WhatsApp, e um aplicativo próprio, representando uma abordagem pioneira do Estado para proporcionar serviços públicos eficientes e acessíveis./usezapay

Vereador Marcelo Teixeira usa carro oficial da Câmara para fins particulares

 


O vereador Marcelo Santos Teixeira, foi flagrado usando um carro da Câmara Municipal da cidade de Teixeira de Freitas para viagens de interesse particular. O flagrante foi feito pela reportagem do portal Zero Hora News no dia (24/10)  que tinha recebido diversas denuncias que o edil estaria usando os veiculos da Câmara para diversos serviços particulares,e ate mesmo para seu laser.  

No vídeo o vereador aparece entrando no carro da marca, Renault placa RPH-1A56 pertecente a  Câmara Municipal com duas mulheres e uma criança, o carro então segue fazendo a volta no laboratório santa amélia e passa em frente a um restaurante e continua sentido rumo  ignorado, certamente que para fins de ações do legislativo é que não foi.

Vale resaltar que o uso indevido de veículo oficial constitui desvio de finalidade na utilização de equipamento público, podendo configurar ato de improbidade administrativa, tipificado nos arts. 9°, inciso IV e 10, inciso II, da Lei nº 8.429/92, 

A nossa reportagem procurou o Ministerio Público para saber sobre tal situação e o mesmo nos informou que  o MP  sempre que provocado nesses casos pede a condenação do vereador de acordo com as sanções da Lei de Improbidade Administrativa, que correspondem a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, multa civil, entre outras penalidades.

Tentamos contato com a Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, inclusive deixamos uma mensagem no Watszap do presidente o sr. Uivanthê Brito Andrade, popularmente conhecido como Tequinha  pedindo um pronunciamento sobre o caso que foi visualizada e não reapondida. Tentamos contato também  com  assessoria do vereador Marcelo Teixeira que não se pronunciou sobre o assunto. 

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Teixeira de Freitas, os vereadores não podem usar veículos oficiais para fins particulares. A lei prevê punições para quem descumprir a regra, como a perda do mandato. 

Este não é o primeiro caso de vereador da cidade de Teixeira de Freitas que estaria  usando carro oficial para fins particular, por diversas vezes os edis tem  realizado viagens desprovidas de interesse público,  A redação tem recebido inúmeras denuncias e a partir de agora estará mostrando através de uma série de reportagens a farra que está sendo feita com os veiculos da Câmara Municipal que está sendo utilizado de forma ilegal e imoral não só pelo vereador Marcelo Teixeira, mais bem como por quase todos os vereadores. 

Caption 

O caso do vereador Marcelo Teixeira com certeza está gerando polêmica na cidade, pois nas redes sociais a muito tempo a população vem criticando atos assim realizado por aquele que deveria ser o fiscal do povo e ter o dever de zelar pelo erário público.  

A utilização do bem público, com alterações de destinos e devios de finalidade, por aquele de quem mais se espera zelo com o dispêndio dos recursos públicos, evidencia o agir voluntário do vereador Marcelo Teixeira,  ensejando assim no dolo costumaz./zerohoranews

Acidente na BA-290 mata dois funcionários da Fox Solar em Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: Dois funcionários da empresa Fox Solar, que trabalhavam na instalação de painéis solares, morreram em um acidente de carro na manhã desta sexta-feira (17) na BA-290, no trecho conhecido como "Ladeira da Cascata", em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), as vítimas estavam em um Fiat Uno cinza, de placa HAI-0709 (Governador Valadares/MG), quando um dos pneus estourou em uma curva e o motorista perdeu o controle do veículo. O carro tombou e caiu em uma ribanceira, matando os dois ocupantes na hora. 

As vítimas foram identificadas como João Cleves Silva Ferraz de Oliveira, de 20 anos, que dirigia o carro, e Edson Batista Gonçalves, 34 anos. Segundo a polícia, eles não usavam cinto de segurança e foram arremessados para fora do veículo. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas apenas constatou os óbitos. O delegado plantonista, acompanhado dos peritos Pedro Paulo e Felipe West, esteve no local. Após o levantamento cadavérico e a perícia de local, os peritos autorizaram a remoção dos corpos para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, onde serão necropsiados e liberados para as famílias. 

A PRE registrou a ocorrência e orientou o tráfego na via, que não chegou a ser interditada. A Fox Solar, que tem sede em Minas Gerais, ainda não se pronunciou sobre o acidente./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Defesa Civil alerta para onda de calor que ameaça 6 municípios do Extremo Sul


A Defesa Civil do Estado da Bahia emitiu um alerta vermelho em resposta a uma onda de calor prevista para atingir seis municípios no Extremo Sul até esta sexta-feira 17. 

Os municípios afetados, incluindo Vereda, Guaratinga, Medeiros Neto, Lajedão, Itanhém e Jucuruçu, estão sob a vigilância intensa da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). 

De acordo com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a onda de calor, que também se estende a outras regiões da Bahia, pode resultar em temperaturas até 5°C acima da média, persistindo por mais de cinco dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está monitorando de perto esse fenômeno climático. 

A Sudec emitiu uma série de recomendações para a população enfrentar essas condições extremas. É crucial manter-se hidratado, evitar exposição solar entre 10h e 16h, utilizar protetor solar e roupas leves, além de evitar esforços físicos ao ar livre. Recomenda-se ainda consumir alimentos leves, evitar cafeína, umidificar ambientes e limitar o tempo em veículos. 

A lista de municípios afetados abrange uma extensa área, incluindo cidades como Vitória da Conquista, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. A população dessas localidades é instada a adotar medidas preventivas para garantir a segurança e o bem-estar diante das condições climáticas adversas. 

A Defesa Civil permanece em alerta máximo, coordenando esforços para mitigar potenciais impactos. A colaboração da comunidade é essencial para enfrentar essa situação desafiadora e garantir a segurança de todos. 

Lista completa de municípios baianos afetados: 

Anagé, Angical, Aracatu, Baianópolis, Barra do Choça, Barreiras, Belo Campo, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brumado, Caatiba, Caculé, Caculé, Canápolis, Candiba, Cândido Sales, Caraíbas, Carinhanha, Catolândia, Caturama, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Dom Basílio, Encruzilhada, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Ibiassucê, Ibipitanga, Igaporã, Itambé, Itanhém, Itapetinga, Itarantim, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jucuruçu, Lagoa Real, Lajedão, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Malhada, Malhada de Pedras, Matina, Medeiros Neto, Mortugaba, Muquém do São Francisco, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Pindaí, Piripá, Presidente Jânio Quadros, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Tremedal, Urandi, Vereda, Vitória da Conquista e Wanderley./casacivil

RONDESP-ES: Suspeito de tráfico em Teixeira troca tiros com policiais da RONDESP e acaba tombando; confronto aconteceu no bairro Santa Rita

 


Após mais uma denúncia no final da tarde, desta quinta-feira, 16 de novembro, de um determinado local situado aos fundos do bairro Santa Rita, já em uma área de vegetação, aonde traficantes vinham usando para comercialização de drogas, bem como, efetuando disparos de arma de fogo, para intimidar moradores e populares próximos ao referido local, no qual, na data do dia de ontem (15), um jovem de 18 anos teria sido preso por policiais do PETO da 87ª CIPM após denúncia da mesma natureza, juntamente com uma sacola de drogas. 

Momento que uma guarnição da RONDESP-ES (Extremo Sul), estava em patrulhamento pela cidade, tomou conhecimento da denúncia, e se deslocaram para averiguação, que ao chegarem à Rua Arapiraca, em um local conhecido como “Beco da Arapiraca”, que dá acesso justamente à área de vegetação, ao desembarcarem já foram recebidos com disparos de arma de fogo, quando houve a primeira resposta a Injusta Agressão, e de forma tática, os PM’s avançaram para dentro da área de vegetação, instante que foi avistado um suspeito, que disparou novamente contra os militares, que responderam também com disparos, que ao cessar os disparos, os policiais encontraram atrás de um barranco o referido suspeito ferido, sendo lhe prestado socorro para unidade Hospitalar (HMTF), onde foi constatado o seu óbito. 

Os demais suspeitos conseguiram fugir mata adentro, não sendo localizados, mas no local foi apreendida a arma de fogo que estava de posse do suspeito que morreu no confronto, que foi identificado como, Clemente Antônio Ribeiro Neto, vulgo “Lekinha”, 25 anos, um revólver da marca Taurus, calibre .38, que estava municiado com 05 cartuchos deflagrados, além de 83 pinos de cocaína, 02 tabletes pequenos de maconha, uma balança de precisão, e um celular possivelmente do resistente. 

O Auto de Resistência com resultado em morte, em resposta a Injusta Agressão sofrida contra a vida dos Policiais Militares, e contra o Estado de Direito, naquele momento representado pelos PM’s, foi registrado na delegacia territorial para com a equipe da delegada plantonista, Dra. Andressa Carvalho, que após realização dos procedimentos legais, solicitou ao Departamento de Polícia Técnica – DPT a remoção do corpo para o IML, onde irá passar por exame de necropsia nesta sexta-feira (17), ficando logo após, à disposição dos familiares para realização dos procedimentos funerários./Netinhonews

Radialista Jader Pereira passará por cirurgia de emergência


O estado de saúde do radialista e pastor batista Jader Pereira tem se agravado nos últimos meses. 

Entre os dias 23 e 28 de outubro, Jader esteve internado para a realização de uma bateria de exames, em que constatou uma série de problemas cardíacos. 

Por esta razão, no dia 6 deste mês, Jader foi encaminhado para o Hospital Sobrasa, onde foi realizado um cateterismo que descobriu novas complicações. 

Foi constatado que o coração de Jader possui obstruções de até 80%, 70% e 60% de suas respectivas artérias. Além disso, verificou-se, também, algumas calcificações em seu coração.  

Por esta razão, a equipe de cardiologia informou que Jader precisa urgentemente passar por uma angioplastia, isto é, um procedimento cirúrgico de alto risco que visa desobstruir as artérias. 

A data para a cirurgia ainda não foi marcada; neste momento, Jader encontra-se em casa, a espera deste dia decisivo. 

Como ajudar? 

Devido o agravamento de seu quadro, Jader faz uso diário de 23 medicamentos, além do custo contínuo da insulina e dos itens necessários para a sua aplicação. E, é claro, há também as demais despesas básicas. 

Por este motivo, Jader precisa de ajuda e os interessados em ajudar podem fazer uma doação por meio do PIX de Léia Victer Pereira, esposa de Jader: 73999420525. 

Além disso, está sendo realizada a rifa de uma carteira de habilitação na categoria AB por apenas R$ 20. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (73) 99942-0525. 

Entenda o quadro clínico de Jader 

Em março deste ano, Jader ficou internado por 15 dias em decorrência de uma infeccção pulmonar, um quadro de pneumonia, uma infecção urinária, além de ter sofrido uma série de AVCs que comprometeu sua coordenação motora, de modo que, hoje, tenha dificuldades de se locomover. 

Além disso, Jader possui problemas renais devido a diabetes, tendo cistos em ambos os rins; carótidas entupidas, gordura no fígado, hipertensão, gastrite de grau 3, pulmões comprometidos, trombose e refluxo. 

Para piorar a situação, Jader perdeu mais de 70% da visão, devida a diabetes. 

Recentemente, foi constatada uma piora significativa da retinopatia diabética e da trombose retiniana. Além disso, a visão de Jader foi drasticamente prejudicada por conta do aumento da pressão ocular (glaucoma neovascular)./Bahiaextremosul/Ascom

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Gestão Responsável: Contas de 2022 do prefeito Manrick Teixeira são aprovadas pelo TCM

 

Na sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (16/11), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, por unanimidade, as contas da Prefeitura de Vereda referentes ao exercício financeiro de 2022. 

A decisão ressalta a gestão responsável do prefeito Manrick Teixeira, destacando o equilíbrio financeiro do município como evidência do compromisso e seriedade na condução dos recursos públicos. 

A aprovação das contas reflete não apenas a transparência administrativa, mas também a habilidade da gestão em realizar investimentos significativos. 

A cidade de Vereda continua a trilhar um caminho sólido de desenvolvimento, consolidando-se como exemplo de eficiência na administração pública municipal./Fernanda Silva

Fabiano que estava Desaparecido foi encontrado e passa aparentemente bem

 

Fabiano Alves da Rocha Ele tinha sido visto na fazenda de DR. Nelson no córrego da onça MG - e nesta quinta-feira, 16 de novembro, familiares e amigos retornaram na própria fazenda onde foi visto e realmente ele ainda estava lá, ele passou a noite no relento.


Fabiano Alves da Rocha foi trazido para a residência de sua mãe, e segundo a genitora seu filho precisa ser medicado, pois ele está psicologamente abalado ele está delirando e não está falando coisa com coisa.


A família e os amigos de Fabiano - agradecem a todos que colaboraram no seu reencontro.

"Nego Dai" morre em confronto com o PETO da 89ª CIPM no Assentamento Paulo Freite em Mucuri


 Mucuri: Um homem de 26 anos, conhecido como "Nego Dai", morreu em confronto com a Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (15) em Mucuri. Segundo a polícia, ele era suspeito de maus tratos a uma criança e tráfico de drogas. A ação policial aconteceu no Km 41 da Rodovia BA/698, no Assentamento Paulo Freire. 

De acordo com a PM, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) foi atender uma denúncia de que uma criança estaria sendo agredida na localidade. Durante o trajeto, os policiais abordaram veículos e pessoas e receberam a informação de que criminosos estariam escondidos em uma casa no final de uma rua. 

Ao chegar no local, os policiais avistaram um homem que fugiu para uma área de vegetação, atirando contra a guarnição. Houve revide e, após o cessar-fogo, os policiais encontraram o homem caído no chão, com um revólver calibre 38, duas munições intactas, quatro deflagradas e 22 buchas de maconha. 

O homem foi identificado como Adailton Correia de Souza, vulgo "Nego Dai". Ele foi socorrido e levado para a Clínica Municipal de Mucuri, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. 

O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, no plantão do delegado Ricardo Amaral. A polícia investiga a origem das drogas e a possível participação de outros envolvidos no crime./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Indígena é morto a tiros na porta de casa em aldeia de Porto Seguro

 


PORTO SEGURO – Um indígena foi morto na madrugada desta quinta-feira (16), na Aldeia Pará, região de Caraíva, zona rural de Porto Seguro. 

Messias Braz Correa, de 36 anos, foi atingido por diversos tiros no momento em que abria a porta de casa para atender uma pessoa. 

A mulher de Messias, que também estava na residência, afirmou que um homem desconhecido o chamou do lado de fora, por volta das 3h. 

OUTRO CRIME NA MESMA REGIÃO – Ainda na madrugada desta quinta-feira, outra pessoa, não identificada até o momento, também foi assassinada por disparos de arma de fogo na Aldeia Boca da Mata, na mesma região. 

Ainda não há informação se a vítima era outro indígena. A polícia está investigando os dois crimes./RADAR

Epidemia de Dengue assola 14 cidades baianas em meio à onda de calor

 


Em meio a uma onda de calor que atinge mais de cem municípios na Bahia, a população enfrenta não apenas o clima abafado, mas também uma epidemia de dengue que assola 14 cidades do estado. Segundo dados recentes da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o número de casos prováveis da doença atingiu 46.234 entre 1º de janeiro e 4 de novembro deste ano, representando um aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2022. 

Entre as cidades em estado de epidemia, Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Guanambi, Macaúbas, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista destacam-se. A situação crítica se estende também a Jeremoabo, Morro do Chapéu, Mucuri, Piripá, Rio Leal, Santo Estevão, Uruçuca, e outras localidades. 

As altas temperaturas aliadas às chuvas criam o ambiente ideal para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A proximidade do verão, que se inicia em 22 de dezembro, promete elevar ainda mais as médias máximas, intensificando o cenário propício para a disseminação da arbovirose. 

O presidente da Associação Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo, alerta para o aumento esperado nos casos nas próximas semanas. Durante o webinar “Dengue: O Impacto da Doença no Brasil”, ele destacou a conjunção da onda de calor em todo o país com as chuvas, criando a condição climática ideal para a proliferação do mosquito. 

Chebabo também aponta a possível associação do aumento de casos na Bahia com a entrada do sorotipo 3 da dengue no Nordeste, que não circulava há um bom tempo no país. Com quatro sorotipos distintos, a dengue apresenta desafios adicionais para controle e prevenção./correio24horas

Recapturado serial killer que assassinou 7 mulheres em Minas e Arraial d’Ajuda inspirado em filme de terror

Roberto matou turista em Arraial d'Ajuda, em agosto de 2006

Roberto Marcelo Paiva Ramos, sentenciado a 60 anos de prisão por matar pelo menos sete mulheres em Minas Gerais e no distrito de Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, foi capturado novamente na tarde desta quarta-feira (15) em Cabo Frio, Rio de Janeiro. 

Ao ser detido em agosto de 2006, após confessar o assassinato de uma naturalista no litoral sul de Porto Seguro, Roberto, que na época tinha 33 anos, informou à Polícia Civil que seus homicídios eram inspirados pelo filme “Rejeitados pelo Diabo”, lançado um ano antes. O filme retrata a história de um homem que comete crimes em série motivado por vingança. 

Há dois anos, ele foi considerado foragido pela justiça mineira depois de não retornar ao sistema prisional, mesmo tendo obtido progressão de pena para o regime semiaberto. 

Roberto Marcelo Paiva Ramos cometeu diversos crimes entre 1997 e 2006 e já era reconhecido como um dos maiores serial killers do Brasil quando confessou o assassinato de Adriana Chamie Nunes, uma turista paulista de 32 anos, em uma pousada em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro. 

O homicídio de Adriana, que era naturalista, envolveu estrangulamento com um fio elétrico seguido de agressões na cabeça com um porrete. Ao ser detido na Costa do Descobrimento, ele alegou que cometeu o crime a pedido de sua companheira, Rosângela Teixeira da Silva, de 21 anos, devido a ciúmes. Rosângela também foi presa. 

Em 2006, Roberto alegou que matou turista em Arraial a pedido de sua companheira, Rosângela

As investigações revelaram que o serial killer se destacava por sua extrema violência e pela satisfação que sentia ao testemunhar o sofrimento prolongado de suas vítimas até a morte./RADAR

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Ex-presidiário com tornozeleira eletrônica é executado a tiros em Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: Um homem de 32 anos, identificado como Marcelo Lucas dos Santos, foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira, 15 de novembro, em Teixeira de Freitas. Segundo a polícia, ele era ex- presidiário, acusado de homicídio, e usava uma tornozeleira eletrônica. 

O crime aconteceu na Rua Memorial Roberta, na Invasão Califórnia, extensão do Bairro Liberdade II. De acordo com testemunhas, Marcelo foi perseguido por dois homens em uma moto, que dispararam várias vezes contra ele e fugiram em seguida. 

A Polícia Militar (87ª CIPM) foi acionada e isolou o local até a chegada da Polícia Técnica (DPT). O delegado plantonista, Ricardo Amaral, e os peritos Everton dos Anjos e Felipe West, realizaram a perícia e recolheram um projétil. Eles constataram que Marcelo foi atingido na cabeça, nas costas, na perna direita e no ombro. 

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. A motivação e a autoria do assassinato ainda são desconhecidas. O caso será investigado pelo Núcleo de Homicídios da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas./Lenio Cirdreira/Liberdadenews

Show de Bel Marques no aniversário de 251 anos de Alcobaça entra para a história como o maior do extremo sul da Bahia


Em um espetáculo que ficará marcado na memória dos alcobacenses e visitantes, Bel Marques, o renomado ex-vocalista do Chiclete com Banana, protagonizou um arrastão histórico na tarde desta quarta-feira, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, celebrando os 251 anos de emancipação política da "Princesinha do Extremo Sul". 


A cidade, conhecida por suas águas mornas e encantos naturais, atraiu uma multidão de fãs não apenas local, mas também de toda a região do extremo sul da Bahia, de Minas Gerais e do Espírito Santo. A combinação do aniversário da cidade com o show de Bel Marques transformou Alcobaça no epicentro da festa na região. 

O show, que aconteceu em um trio elétrico percorrendo a orla de Alcobaça, proporcionou aos presentes uma experiência única. Bel Marques, carismático como sempre, reviveu os grandes carnavais da Bahia, entoando sucessos que marcaram época e continuam a conquistar corações. 

O prefeito Zico de Baiato e sua equipe desempenharam um papel fundamental para garantir o sucesso do evento. Medidas foram tomadas para oferecer suporte logístico aos milhares de moradores e visitantes, assegurando a segurança proporcionada pela Polícia Militar, Bombeiros e Polícia Civil..


Em declaração, o prefeito Zico de Baiato ressaltou o compromisso da gestão em proporcionar eventos de qualidade à população e aos visitantes. "Estamos muito felizes em celebrar os 251 anos de Alcobaça com um show tão grandioso. Trabalhamos arduamente para garantir que todos pudessem desfrutar dessa festa com segurança e alegria", destacou. .

Vídeos- Reprodução redes socias

O show de Bel Marques não apenas celebrou o aniversário da cidade, mas também reforçou a posição de Alcobaça como um destino turístico de destaque no extremo sul da Bahia. O evento entra para a história como o maior espetáculo já realizado na região, deixando uma marca indelével na memória daqueles que participaram desse momento único./ Bahiaextremosul.

Confronto armado resulta em morte e apreensão de drogas em Ibirapuã

Em uma ação de patrulhamento ostensivo na cidade de Ibirapuã, no loteamento Jaqueira, realizado pela Companhia Independente de Policiamento Especializado da Mata Atlântica (CIPE-MA), na madrugada desta quarta-feira (15), resultou em um confronto armado que culminou na morte de um indivíduo e na apreensão de arma e drogas. 

O local da ocorrência já era conhecido pelas autoridades policiais devido ao histórico de atividades relacionadas ao tráfico de drogas, inclusive com relatos de uma festa com presença de drogas na noite anterior. 

Após denúncias de moradores que indivíduos armados estavam atirando na rua, uma guarnição da CIPE-MA foi até o loteamento Jaqueira por volta das 5h10 da manhã para averiguar a denuncia. 

A polícia declarou que, ao chegarem ao local, os policiais se depararam com um indivíduo portando uma arma de fogo, que, ao perceber a presença da força policial, efetuou disparos na direção dos militares, tentando empreender fuga. Em resposta à ameaça iminente, os policiais reagiram, resultando em um confronto armado. 

Após cessarem os disparos, os agentes avistaram o suspeito identificado por Ramon Ivo Batista de Almeida, caído ao solo, ainda segurando a arma de fogo. 

Imediatamente, foi prestado socorro ao indivíduo, sendo encaminhado para o hospital municipal Isaura Chácara de Ibirapuã, onde foi constatado o óbito pelo médico plantonista. 

No local as autoridades encontraram e apreenderam um revólver marca Rossi calibre 32, com numeração suprimida, 12 porções de maconha e 1 pino de cocaína. Essas evidências foram recolhidas e apresentadas no plantão regional da Delegacia de Polícia Judiciária de Teixeira de Freitas-BA para a adoção das medidas legais cabíveis. 

O caso está sendo investigado pelas autoridades competentes, que buscarão esclarecer os detalhes do confronto e verificar possíveis conexões com atividades criminosas na região. Ramon tinha um pedido de prisão preventiva em aberto por homicídio na Comarca de Ibirapuã./Bahiaextremosul.

Carlos Alberto de Nóbrega é internado após acidente doméstico

 


Carlos Alberto de Nóbrega, de 87 anos, está internado Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sofrer um acidente doméstico e trincar a costela. Para Quem, o SBT explicou que o apresentador passa por exames no local, mas já se encontra melhor.

"Ele caiu na sua casa de campo e foi levado ao hospital. Ele está fazendo vários exames, mas já está bem melhor. Como está com uma costela trincada, não chegou a fraturar, e bateu a cabeça, deve ficar internado por mais algum tempo para observação", informou a assessoria da emissora. 

Segundo a assessoria de imprensa de Carlos Alberto, ele sofreu uma queda ao tropeçar após sair da piscina do local. Não há previsão de alta, mas o apresentador está bem. "Ele está fazendo tudo normalmente, tomando banho, comendo, conversando... Só está no hospital para ficar em observação mesmo", ressaltou a assessoria da família. 

A médica Renata Domingues de Nóbrega, que é casada com o apresentador, postou em seu Instagram uma foto na sala de espera na unidade médica com a frase "tudo sob controle"./revistaquem

Mucuri: Serralheiro morre após cair de três metros de altura em Itabatã

 


Mucuri: Um serralheiro de 48 anos, natural de Rio do Prado/MG, morreu na manhã desta terça-feira, 14 de novembro, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), após sofrer um acidente de trabalho no distrito de Itabatã, em Mucuri. 

Segundo as informações, José Nilton Borges Brito estava exercendo suas atividades na quinta-feira, 09 de novembro, quando caiu de uma altura de três metros. Ele foi socorrido e levado para o HMTF, onde ficou internado por seis dias, mas não resistiu a uma parada cardíaca. 

O corpo de José Nilton foi removido do hospital para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, onde passou por exames de necropsia. Em seguida, foi liberado para a família realizar o sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

terça-feira, 14 de novembro de 2023

De milionários a endividados: Entenda como Ana Hickmann e Alexandre Correa perderam tanto dinheiro

 

Como um casal que trabalha duro e celebra o sucesso juntos há mais de 20 anos consecutivos, tonando-se referência quando o assunto é riqueza e bens materiais pode estar envolvido em tantas dívidas e processos judiciais? Esta é a pergunta que muitos estão indagando no momento após as recentes notícias da vida pessoal e patrimonial da apresentadora Ana Hickmann e seu marido e empresário, Alexandre Correa estourarem na mídia. 

Não bastasse o drama vivido pelo casal no último sábado (11) que culminou em uma violência doméstica sofrida por Ana, ambos também enfrentam agora o peso dos processos de cobrança financeira por não cumprimento de dívidas relativo a empréstimos passados. 

Estima-se que o casal, que agora irá se divorciar, detenha um patrimônio de R$ 150 milhões e um rendimento mensal de R$ 2 a 4 milhões. A fonte principal desta renda está atrelada ao contrato que Ana Hickmann possui com a Record ao comandar programas de televisão desde 2004. 

Como empresários, Ana e Alexandre possuem também clínicas de estética, linha de óculos, esmaltes e outros empreendimentos. Ela e o marido detêm ainda a empresa Hickmann Serviços Ltda, que teria uma dívida acumulada de R$ 3,5 milhões em decorrência de um empréstimo no Banco do Brasil. 

Sócios, os dois enfrentam inúmeros processos e dívidas que superam a casa dos R$ 14 milhões. Isso porque a empresa em que eles são sócios, a Hickmann Serviços Ltda, tem R$ 14,6 milhões em dívidas, oriundas de 46 processos de cobrança contra o casal e a empresa no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Entre os alvos da inadimplência, estão empréstimos bancários não quitados, condomínio e IPTU. 

O levantamento foi feito pelo Banco Safra, uma das instituições a qual Ana e Alexandre deviam pagamento de empréstimo. A empresa fez a averiguação para pedir o bloqueio dos bens do casal. O pedido porém, foi indeferido no início de Novembro de 2023. Quando averiguaram a conta conjunta de Ana e Alexandre encontraram apenas R$ 15 mil de saldo. 

“Os fatos acima aduzidos demonstram a premente necessidade de concessão de tutela de urgência de natureza cautelar para que seja realizado o arresto liminar de bens e direitos dos Executados. É inegável que tal fato evidencia a fragilidade das chances de o Exequente satisfazer seu crédito, pelo que se exige adoção de medidas efetivas pelo Poder Judiciário”, diz o advogado em um dos processos. 

No último dia 8/11, o pedido foi negado pelo juiz Evandro Lambert de Faria. “O fato de existirem outras execuções em face dos devedores não tem o condão de, por si só, autorizar a constrição patrimonial, o que torna o seu deferimento prematuro nessa fase processual”, assinalou o magistrado. 

O casal está afastado desde o último sábado (11/11), quando Ana Hickmann registrou boletim de ocorrência contra o marido por lesão corporal e violência doméstica na casa onde moram, em Itu, no interior paulista. Nesta segunda-feira (13/11), Alexandre Correa confessou a agressão. 

O advogado que representa o banco afirmou na ação que as dívidas de R$ 14,6 milhões acumuladas pelo casal diminuem as chances de que o empréstimo contraído no Safra seja pago. 

Em outro processo, o Banco do Brasil (BB) exige o pagamento de uma dívida de R$ 1,2 milhão. O próprio Alexandre Correa foi quem acionou a Justiça para tentar acordo./msn

Familiares procuram por sobrinhas distante cerca de 10 anos


 A senhora Joelma Guimarães dos Santos, residente na cidade de Tomar do Geru no estado do Sergipe, mas tenta localizar suas sobrinhas, após perder contato por mais de 10 anos. 

Atualmente Joelma Guimarães dos Santos, tem utilizado os principais meios na tentativa de contato com suas sobrinhas Andreia Guimarães dos Santos e Andreza Guimarães dos Santos, filhas de Eraldo Guimarães dos Santos. 

Onde as suas últimas informações dão conta que as sobrinhas residiam no município de Itamaraju (BA). Também contou que recentemente sua avó paterna faleceu, deixando assuntos de interesse das duas a serem resolvidos. 

Desta forma Joelma Guimarães dos Santos, tenta encontrar as filhas de Eraldo Guimarães dos Santos. 

Agora utiliza as redes sociais para identificar o paradeiro de suas sobrinhas. Caso tenha informações sobre Andreia Guimarães dos Santos e Andreza Guimarães dos Santos, poderá repassada no telefone (79) 99870-3088./IN

Um político à beira do abismo: O ex-prefeito Robério Oliveira coleciona mais uma derrota na justiça

 


O ex-prefeito José Robério Batista de Oliveira (PSD), sofreu mais um derrota na justiça, desta vez o processo de ação civil de improbidade administrativa foi movida pelo Ministério Público do Estado da Bahia. 

O Ministério  Público moveu a ação alegando que o réus ocupantes de cargos públicos no município de Eunápolis, contrataram servidores para a área da educação sem a realização de concurso público ou processo seletivo, o que contraria a Constituição Federal e a Lei Municipal 341/99. A parte autora argumenta que as contratações foram feitas para beneficiar as campanhas eleitorais dos réus. 

O Ministério Público pede a condenação dos réus nas sanções previstas na Lei no 8.429/92, incluindo perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa civil. Foi deferida uma medida liminar de indisponibilidade de bens. O município de Eunápolis manifestou interesse em participar do processo. O réu José Robério opôs exceção de suspeição contra o promotor de justiça, que foi rejeitada. 

A ação foi recebida e os réus foram citados. Os réus apresentaram contestações e o réu José Robério nega ter agido ilegalmente. A decisão ainda cabe recursos. 

Robério Oliveira, ex-prefeito de Eunápolis, tem colecionado ao longo de seus anos de vida pública muitos escândalos, chegou a ser afastamento do cargo, foi preso e responde a vários processos. Em maio de 2023 a 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) condenou o ex-prefeito a devolver ao erário estadual o valor de R$ 67.324,02 (data de referência 29/06/2010) e pagar uma multa no valor de R$ 4 mil. O órgão reprovou a prestação de contas do convênio 198/2010, firmado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) com a Prefeitura Municipal em 2010. 

O convênio visava executar serviços de pavimentação asfáltica e drenagens de vias. No entanto, as obras foram parcialmente executadas e graves irregularidades e fragilidades foram detectadas na gestão financeira dos valores recebidos. José Robério Batista foi prefeito de Eunápolis por três mandatos (2005-2008, 2009-2012 e 2017-2020). O processo é Referente ao não de 2010. 

Em maio de 2023 a justiça federal julgou e condenou o ex-prefeito de Eunápolis Robério Oliveira por improbidade administrativa. A justiça federal acabou de tornar Robério Oliveira inelegível por cinco anos. 

“Diante de todo o exposto, no art. 12, II, da Lei n. 8.429/92, condenar: A) JOSÉ ROBÉRIO BATISTA DE OLIVEIRA A sanção de suspensão dos direitos políticos por cinco anos”, diz trecho da sentença. 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, no dia (17/06/2023), a inelegibilidade de Robério Oliveira. 

A certidão emitida, através de consulta ao site do citado Tribunal, afirma que Robério não está quite com a Justiça Eleitoral em razão de multa eleitoral e suspensão de direitos políticos (Improbidade Administrativa), não podendo exercer o voto, nem ser votado, enquanto durar o impedimento./girodenoticias

Inmet inclui Jucuruçu em área de alerta vermelho para onda de calor histórica

 

OInstituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou na manhã desta segunda-feira, 13 de novembro, um aviso meteorológico para onda de calor incluindo municípios do extremo sul baiano. 

Jucuruçu é uma das cidades incluídas na lista do aviso, que prevê risco à saúde. É prevista temperatura 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias. 

Outras cidades da região que também estão na lista: Vereda, Itanhém, Lajedão, Mucuri e Medeiros Neto. 

Visualize o aviso aqui. 

Segundo o portal ClimaTempo, esta é a quarta onda de calor que o Brasil vive no segundo semestre deste ano e poderá ser mais forte do que as onda de calor de agosto, setembro e de outubro de 2023. 

O meteorologista Vinicius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo comenta: 

"Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos". 

Dentro desta nova e intensa onda de calor de novembro de 2023, há possibilidade de que o Brasil estabeleça um novo recorde histórico de calor.

Vereador de Itamaraju é acusado de injúria racial contra uma humorista negra de Salvador


Um comentário feito do WhatsApp do vereador de 2º mandato por Itamaraju, Edson Dias Souza, o “Som de Nova Alegria” ou “Som do PT” como é popularmente conhecido, está levando o parlamentar a acusação de crimes de racismo e injúria racial ao postar um texto discriminatório em um Grupo de WhatsApp abaixo de um Vídeo da humorista e influenciadora digital Raquel da Bahia. 

A humorista e influenciadora digital Raquel Moser, a “Raquel da Bahia”, com mais de 500 mil de seguidores em suas contas sociais na internet, tendo o TikTok como sua principal conta digital, vem ganhando espaço nas redes sociais ao se mostrar uma cidadã negra que se nega a seguir pautas idealizadas pelo governo do PT na Bahia e no Brasil. Apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Raquel se queixa da falácia, segundo ela, de que Lula é “pai dos pretos e dos pobres”. 

A influenciadora postou em 26 de junho de 2023, o vídeo, intitulado “OH NINHO, A BAHIA JÁ VIROU VENEZUELA KKK OH QUE MÍSERA”, mas o conteúdo só viralizou agora e já tem 1,8 milhão de visualizações, onde ela censura as ações dos governos petistas na Bahia e no Brasil e, alfineta diretamente as políticas sociais do presidente Lula. 

O vídeo ao ser compartilhado em um grupo de WhatsApp na cidade de Itamaraju, o vereador Edson Dias Souza, o “Som de Nova Alegria”, de 42 anos, não teria gostado do conteúdo e ao tentar proteger seu partido e o governo que defende, teria escrito às 18h48 do último domingo (05/11), o seguinte comentário discriminatório contra a influenciadora: “Essa eu boza chorona kkkkk – Pior além de chorona pobre Negra otária – Fazendo humor no tic Tok”. 

O comentário do parlamentar repercutiu nas últimas horas, pois estão entendendo que o seu comentário foi infeliz e claramente discriminatório e, estão lhe acusando de racismo e principalmente de crime de “injúria racial”. Enquanto o racismo é entendido como um crime contra a coletividade, a injúria é direcionada ao indivíduo, como define a Lei 14.532, de 11 de janeiro de 2023, em seu Artigo 2º, com pena prevista de dois a cinco anos de reclusão. 

A equipe do portal “Teixeira News” tentou por inúmeras vezes entre ontem e hoje (07 e 08/11) falar com o vereador Som, pelo número do seu celular tradicional, fornecido pela Câmara Municipal e pelos seus colegas vereadores, mas hora está desligado, hora chama e não atende. 

Versão do Vereador “SOM” 

Depois das nossas tentativas de falar com o parlamentar, as 10h30 desta quarta-feira (08/11), o vereador SOM nos retornou e disse que jamais faria tal comentário neste sentido, primeiro por ser filho de uma família quase toda negra e segundo por causa do seu perfil de decência. Nos explicou que no feriado do dia 2 de novembro, estava em um estabelecimento comercial no distrito em que mora “Nova Alegria”, quando seu celular sumiu, em um recinto em que tinha 10 pessoas. E somente ontem à tarde uma senhora moradora do povoamento lhe telefonou para perguntar se ele havia realmente perdido o celular, como estavam comentando e, ele respondeu que sim. Lhe informou que seu esposo havia achado na rua um ‘aparelho de celular’ e que ele fosse na casa dela para verificar se poderia ser o dele. E chegando na residência da senhora, certificou que era realmente o seu aparelho. 

Disse também que logo após o sumiço do aparelho tentou registrar uma queixa policial online, mas a conexão do sistema estava ruim e não conseguiu promover o registro. Somente ontem (07/11), ele viajou do interior do município onde mora em direção à cidade de Itamaraju, há 70 Km de distância, para participar da sessão plenária da Câmara Municipal, mas a sessão não aconteceu por falta de quórum – mas, que permaneceu na cidade, para somente hoje cedo, às 09h30 (08/11), conseguisse registrar uma ocorrência policial de forma presencial na Polícia Civil de Itamaraju, sob o nº 00696106/2023. E mais uma vez, nega que no período que o comentário partiu contra a humorista, ele estivesse em posse do seu telefone. 

“Sou um vereador de 2 mandatos, sou uma pessoa simples, respeitoso ao extremo com as pessoas e minha família é quase toda da raça negra. Nunca faria tal comentário absurdo contra uma pessoa qualquer, independente dos seus ideais políticos. Jamais ofenderia uma pessoa na sua intimidade pessoal, por causa de paixão política, especialmente uma mulher. Não estou dizendo que a pessoa que me entregou o aparelho, fez uso do meu celular na intenção de me prejudicar, até porque ela me disse que foi o esposo dela que achou na rua, mas a única coisa que tenho certeza, é que meu aparelho não estava na minha posse entre a tarde do feriado do dia 2 e a manhã do dia 7 de novembro. O registro policial Eu precisava fazer, pois sou o 1º secretário da mesa diretora da Câmara Municipal e todos acessos das contas do órgão estão no meu celular, então, precisava me proteger”, esclareceu o vereador Som./Teixeiranews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.