Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sábado, 2 de novembro de 2013

A cada dia, 20 mil jovens com menos de 18 anos dão à luz em países em desenvolvimento

A cada dia, 20 mil jovens com menos de 18 anos dão à luz em países em desenvolvimento
Todos os dias 20 mil adolescentes com menos de 18 anos dão à luz em países em desenvolvimento. Isso representa 7,3 milhões de novas mães por ano nesses países. O número é mais do que dez vezes a quantidade de partos de adolescentes nos países desenvolvidos, 680 mil. 

Os dados foram divulgados esta semana no relatório anual Situação da População Mundial 2013 do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), organismo da Organização das Nações Unidas (ONU).  

Neste ano, o tema é Maternidade Precoce: Enfrentando o Desafio da Gravidez na Adolescência. O estudo mostra que a maior parte dos adolescentes (88%) do mundo está em países em desenvolvimento e que aproximadamente 19% das jovens engravidam antes dos 18 anos. Muitas delas, dois milhões, engravidam antes mesmo dos 15 anos. 

Segundo a Agência Brasil, o documento aponta que se persistirem as tendências atuais, o número de novas mães antes dos 15 anos pode chegar a três milhões em 2030. O relatório apresenta os desafios da gravidez precoce em termos de educação, de saúde e de oportunidades de emprego e faz recomendações aos países. 

O levantamento mostra que as gestações, principalmente entre adolescentes com menos de 15 anos, não são resultado de uma escolha deliberada, mas sim da ausência de escolhas e de circunstâncias além do controle das jovens. 

"A gravidez precoce reflete a falta de poder, a pobreza e as pressões por parte dos parceiros, dos colegas, das famílias e das comunidades. E, em muitos casos, é resultado de violência ou coação sexual", diz o texto.

Porto Seguro: Homem é morto na Avenida Getúlio Vargas

Homem ainda chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu

Um homem foi morto no começo da madrugada deste sábado (2) no centro de Porto Seguro. A vítima - ainda não identificada, foi alvo de vários tiros na Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade.

Socorrido por uma equipe do Samu, o homem ainda chegou a ser encaminhado para o Hospital Luis Eduardo Magalhães, mas, segundo médicos, não resistiu aos ferimentos e morreu 15 minutos depois de dar entrada na emergência. 

O corpo está no Instituto Médico Legal. 

Um policial informou que a vítima estava a pé e foi abordada por dois bandidos de moto. Um dos assassinos estava encapuzado./Por RADAR 64 

Dia de Finados, por que ir ao cemitério?

O culto aos mortos é uma tradição que já existia entre os povos primitivos. Na Igreja Católica, celebra-se o dia com visitas ao cemitério e orações pelas almas dos que já faleceram. O dia de Finados foi oficialmente instituído pela Igreja Católica no século X e denominado, na liturgia, omnium fidelium defunctorum ("de todos os fiéis defuntos"). Com o passar do tempo, a comemoração ultrapassou seu exclusivo aspecto religioso, para revelar uma feição emotiva: a saudade de quem perdeu entes queridos. Algumas pessoas inclusive, preferem chamar a data de “Dia da Saudade”, retirando o peso do aspecto fúnebre e enfatizando as melhores lembranças daqueles que se foram. Pe Francisco Sehnem, scj

Enquanto algumas pessoas têm medo de ir ao cemitério, outras os frequentam demais. Nem todos têm a mesma fé e nem todos acreditam que adianta rezar pelos falecidos? Nossas orações os ajudam? O que a Igreja diz?
Nós podemos, sim, oferecer orações, sacrifícios e Missas pelos mortos, para que eles sejam purificados de seus pecados e possam entrar, o quanto antes, na glória eterna. A Tradição da Igreja confirma a fé no Purgatório e a conveniência de rezar pelos defuntos.

A Igreja tem três motivos para rezar pelos defuntos:

1. A comunhão existente entre todos os membros de Cristo, vivos e mortos;
2. Consolar, confortar e prestar ajuda espiritual a quem está enlutado;
3. Rezar para quem morreu, para ajudar a pessoa a se purificar e chegar a Deus.

No Antigo Testamento Judas Macabeu orou pelos combatentes mortos, para que fossem libertados de seus pecados, para que o Senhor perdoasse totalmente os pecados dos companheiros mortos (2 Mac 12, 42-46). Nas catacumbas dos primeiros cristãos, ainda existem muitas orações esculpidas, demonstrando sua oração pelos mortos: "Ó Senhor, que estás à direita do Pai, recebe a alma de Nectário, Alexandre e Pompeu e proporciona-lhes algum alívio" (inscrição do Sec. II). Cito, também, alguns pensamentos: "Cada dia fazemos oblações pelos defuntos" (Tertuliano 160-222). "Não em vão os Apóstolos introduziram a comemoração dos defuntos na celebração dos sagrados mistérios. Sabiam eles que essas almas obteriam desta festa grande proveito e utilidade" (São João Crisóstomo 344-407).

O católico não só pode como deve rezar por seus defuntos. O nosso desejo, quando morrermos, é de que rezem e se lembrem de nós com a Santa Missa, porque ainda que um católico morra com todos os sacramentos, pode ficar alguma mancha de pecado que será purificada no Purgatório. Mas, lembre-se: a conversão e o arrependimento devem acontecer ainda nesta vida. Nós católicos também pedimos a intercessão da Santíssima Virgem e dos santos por nossos defuntos. Nós cremos na comunhão dos santos, como rezamos na Profissão de Fé.

Desde o século 1º os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que haviam morrido sem martírio. No século 4º encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. No século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos e, desde o século XIII, esse dia é comemorado em 2 de novembro.

Rezar pelos vivos e pelos defuntos é uma obra de misericórdia. Santo Agostinho disse: "Uma lágrima se evapora, uma flor murcha, só a oração chega ao trono de Deus".

Finados é um dos dias mais emblemáticos de todo calendário civil e religioso, dia de sentimento de perda e de saudade, de recolhimento, de silêncio e oração, dia de esperança e de fé na ressurreição dos mortos. Se você for ao cemitério não leve apenas flores. Leve também as flores das suas orações, do seu amor. Acenda velas, mas não esqueça de que elas são o símbolo do Senhor Ressuscitado e da nossa fé na vida eterna. Enquanto a sua vela queimar, eleve sua prece a Deus por seus irmãos que já partiram.

Indulgências

No Dia de Finados podemos conseguir indulgências para os falecidos: "Aos que visitarem o cemitério e rezarem pelos defuntos, concede-se Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos". Para isso, devemos participar da confissão sacramental, da comunhão eucarística e rezar nas intenções do Papa, entre os dias 1 e 8 de novembro. Nos outros dias do ano consegue-se Indulgência Parcial (Encher. Indulgentiarum, n.13).
Na sua visita ao cemitério reserve um tempo para a oração pessoal; acenda velas e peça que seus entes queridos cheguem à plena luz de Cristo; cubra suas sepulturas com flores que falam do seu amor; ajude na limpeza do ambiente e dos túmulos; participe da celebração eucarística ou da palavra e comungue se puder; professe a sua fé na ressurreição e na vida eterna. Cristo ressuscitado estará lá, neste dia, para enxugar nossas lágrimas, fortalecer nossa fé e aumentar a nossa esperança.

Itamaraju: Moradores do Itatiaia manifestam reivindicando promessas de campanha eleitoral

No final da tarde desta sexta-feira (01), por volta das 5:00 da tarde, véspera de feriado de finados, os moradores do bairro Itatiaia, zona leste de Itamaraju, fizeram um manifesto, bloqueando a BA 489, que liga os municípios de Itamaraju e Prado.

Os moradores ao serem entrevistados pelo repórter Marcley Farias fizeram todo tipo de reclamações, “Nossas casas estão alagadas, eu mesma perdi tudo, nem colchão pra dormir eu tenho, a mesma coisa aconteceu na outra chuva forte que teve, e não temos qualquer apoio, cadê a assistência social, durante a eleição o Prefeito vinha aqui pedir voto, mandava colchão, sexta básica, remédios, a gente recebia tudo na porta, depois que a eleição passou, esqueceu da gente”, afirmou dona Marinalva.
Funcionários da Prefeitura foram enviados para tentar forçar a liberação da pista, foram eles o namorado da secretária de Finanças Lucilene Curvelo, e Neto da Pousada Itamaraju, mas os moradores se recusavam a aceitar, exigiam a presença do Prefeito, queriam cobrar as promessas de campanha, “O prefeito prometeu investir em nosso bairro, que é o mais pobre da cidade, falou que iria calçar, iria fazer uma praça, agora que se elegeu não ta nem ai, só anda de Hillux, fazendas, boi na manga, votei nele, tinha uma esperança nele, mas hoje vejo que é o pior Prefeito que já teve”, conclui a moradora Evanilda Silva.

Após muitas discussões entre os manifestantes e Helio Vieira, secretário de obras, ele autorizou que um funcionário da Prefeitura conduzindo um trator, desocupasse a pista, nesse momento o clima esquentou ainda mais e foi preciso intervenção da Polícia Militar, que de maneira sensata na autoridade do Major  Leão, negociou com os manifestantes a liberação da pista.

Após aproximadamente uma hora de conversas e negociações entre os manifestantes e a Polícia Militar, ficou acertado que o Prefeito iria receber uma comissão formada por quatro moradores do bairro Itatiaia, para que os mesmos pudessem levar suas reivindicações, comissão formada, foram todos até a prefeitura, mas como os moradores estavam prevendo, tudo não passou de uma enganação do Prefeito, ao chegarem até prefeitura os manifestantes foram recebidos pelo secretário de obras Helio Vieira, que fez algumas promessas.

Por volta das 11:00 da noite os manifestantes desocuparam a pista, mas segundo os moradores do bairro Itatiaia, caso as promessas não sejam cumpridas urgentemente, voltarão a ocupar e fechar a BA 489./Por Radar830

A energia elétrica que a Coelba manda para Jucuruçu tem medo de água porque é só chover a cidade fica as escuras

Toda época chuvosa é um Deus nos acuda na cidade de Jucuruçu, porque é só formar uma chuva a energia elétrica vai embora, isso chega ser um desrespeito com os moradores, o mais incrível é que o município de Jucuruçu fornece grande parte de energia elétrica para outros municípios, e o nosso é o mais prejudicado, pois já ficamos até 5 dias sem energia . O município de Jucuruçu vem passando por esses descasos por parte da Coelba há tempos, além da falta de energia elétrica a cidade e o município vem sendo prejudicados. A energia fornecida pela Coelba não dá 220 volts em nossa localidade, varias reclamações já foram feitas, mas até o momento nada foi resolvido.

Com a falta de energia elétrica os prejuízos são grandes além de gerar vários transtornos, pois tudo fica parado. No dia 5 de setembro de 2013, o analista comercial da Coelba Bruno Borges Epitácio, esteve aqui na cidade de Jucuruçu, e na oportunidade a prefeita Uberlândia, fez várias reivindicações a ele, entre elas, a prefeita exigiu da Coelba, mais atenção e parceria com o município de Jucuruçu, pois sofremos muito com a falta de atendimento, e é o povo que sofre as consequências e o desrespeito quando são feitas as reclamações.

Quem reparará o prejuízo provocado pelo não fornecimento de energia durante tanto tempo? As empresas, principalmente os comércios, que tiveram perdas, pois grande parte dos produtos que se vende é perecível, e eles serão ressarcidos desses valores? Que mecanismos podem ser utilizados para que essas pessoas não tenham que assumir um prejuízo que poderia ser evitado com um plano de emergência.

A necessidade é que haja uma mobilização dos moradores e empresários desse município, para exigir da Coelba a reparação dos danos causados, pois a diversos compromissos que foram impossibilitados. É difícil aceitar que a empresa leve 16 horas para se trocar uma cruzeta de um poste. Enquanto isso, o nosso povo permaneceu sem energia, e ficando sem funcionar. Telefones fixos e celulares, Hospital, Prefeitura, ESF, Internet, Banco, Correios, lotérica, Escolas, até água, pois o funcionamento da bomba abastecedora também depende de energia.

O município de Jucuruçu não pode aceitar a indiferença e o descaso da Coelba com os moradores e com a economia local. A câmara de vereadores deve encabeçar um movimento para que haja reparação, ou que pelo menos a explicação seja convincente, além disso, deve criar dispositivos para que a empresa seja forçada judicialmente a agir com rapidez nos casos de falta de energia.

Suas reclamações podem ser feitas através destes contatos

Pelo telefone 0800 071 0800, a Coelba oferece atendimento comercial e de emergência em todo o estado, 24 horas por dia. Este é o serviço mais procurado pelos clientes.

Lembrando que é bem mais viável o consumidor entrar em contato à ANEEL.

 Fale Conosco: os consumidores de energia elétrica de todo o País passam a contar com um novo número de discagem gratuita disponibilizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL): 0800 727 0167.

Casal é preso com quase 50 quilos de cocaína e maconha em Teixeira de Freitas

Pelo menos 50 quilos de cocaína e maconha foram apreendidos na tarde desta sexta-feira (1º) em Teixeira de Freitas. A apreensão foi o resultado de uma operação da Polícia Rodoviária Federal e da CIPE-Mata Atlântica.

O faro de uma cadela farejadora da Polícia Militar foi decisivo para a descoberta da droga, que estava bem acondicionada no banco traseiro de um carro. Um dispositivo eletrônico possibilitava a abertura do compartimento.
Foram presos, Maria Idiana de Souza, 27 anos e Osvaldir Gianetti Júnior, de 35 de idade.  Segundo o major Anacleto França, comandante da CIPE-Mata Atlântica, o casal seria oriundo de Campinas (SP) e pretendia passar férias em Trancoso, litoral sul de Porto Seguro.

Ainda segundo o major, os suspeitos usaram um caminho que serve de atalho para Teixeira de Freitas, muito usado por bandidos que tentam fugir de fiscalização no posto da Polícia Rodoviária Federal. A droga abasteceria traficantes de Teixeira de Freitas, finaliza o major./Por Teixeira Agora

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Conheça a estenose espinhal, doença que afeta coluna com o envelhecimento

Conheça a estenose espinhal, doença que afeta coluna com o envelhecimento
A estenose espinhal é um estreitamento da coluna vertebral que causa pressão sobre a medula espinhal ou um estreitamento das aberturas, chamadas de forame neural, onde os nervos espinais deixam a coluna espinhal. O fenômeno pode ocorrer no pescoço, na região lombar ou na coluna torácica. “A idade média de início dos sintomas da estenose degenerativa é de 60 anos. 

Os homens são atingidos duas vezes mais do que as mulheres. A estenose primária ou congênita pode se apresentar até os 30 anos de idade. O risco dos sintomas aparecerem aumenta com a idade por causa da sobreposição de alterações degenerativas associadas ao envelhecimento”, explica o neurocirurgião Cezar Augusto Oliveira. 

Segundo o especialista em coluna, indivíduos com osteoartrose, artrose, escoliose, nanismo, espondilolistese e doença de Paget apresentam um risco aumentado de desenvolvimento da enfermidade. A estenose espinhal é diagnosticada com exame físico, quando o médico tenta encontrar o local da dor e descobrir como ela afeta os movimentos do idoso. Além disso, um teste neurológico pode confirmar a fraqueza das pernas e a diminuição da sensibilidade dos membros. 

Neste sentido, alguns exames como ressonância magnética da espinha, uma tomografia computadorizada da espinha podem contribuir com o diagnóstico. De acordo com o médico, dentre os sintomas mais comuns, destacam-se dormência, cãibras, dor nas costas, nas nádegas, nas coxas ou panturrilhas, no pescoço, nos ombros ou braços, além de fraqueza em parte da perna ou do braço. 

O neurocirurgião explica que o principal objetivo do tratamento da estenose espinhal é controlar a dor do idoso e mantê-lo ativo. Assim, de acordo com cada caso, é possível indicar fisioterapia, massagem, acupuntura, bolsas de gelo, terapia térmica e alguns medicamentos para dores crônicas. Se a dor não responder a esses tratamentos ou se o paciente apresentar perda de movimento ou de sensibilidade, uma cirurgia pode ser indicada.

Itamaraju: Policia Civil cumpre mandado de prisão contra padrasto acusado de estupro

policia1 interno
A Polícia Civil de Itamaraju prendeu na tarde desta sexta-feira (01), em cumprimento a um mandado de prisão, José Afonso da Cruz, 65 anos acusado de estuprar 4 enteadas, no Assentamento Cruz do Ouro, zona rural de Itamaraju. A ação foi realizada pelos policiais civis Jackson Rosa e Manoel Soares, juntamente com o Delegado Adjunto Willian Telles.

O acusado foi encontrado pela policia no interior de uma residência localizada no Conjunto Habitacional Vale do Jucuruçu, na quadra II, casa 57, por determinação do Juiz da Comarca de Itamaraju Marcus Aurelius Sampaio.

De acordo com a polícia no momento da prisão a mãe das crianças ainda tentou esconder o acusado, que foi preso debaixo de uma cama.

O crime teria ocorrido no mês de Agosto do ano corrente e teria sido descoberto por vizinhos das crianças no dia 27 do referido mês onde a denúncia foi encaminhada as autoridades. Na ocasião José Afonso foi preso como principal suspeito, mais foi liberado na sequência.  Dias depois as investigações o apontaram  como único suspeito da autoria, pois o mesmo convivia na residência com a mãe das crianças (03, 04,06 e 08 anos de idade).
policia2interno
Após cumprir a prisão do acusado, ele foi levado para a Delegacia da Policia Civil onde permanece detido a disposição da Justiça.

A mãe das crianças também foi detida e de acordo com o Delegado Willian Telles ela responderá por tentar beneficiar um procurado da justiça.  Desde o ocorrido as crianças permanecem abrigadas na Creche Arco Iris./ Por IN

Morte de estudante: Ponga é mentira e ônibus era dirigido por estudante, dizem testemunhas

dsc01497-580x370
Pelo menos 10 testemunhas do acidente que vitimou fatalmente o estudante Joelson Oliveira Domingos, de 12 anos de idade, fato ocorrido na noite da última terça-feira (30) na Fazenda Boa Vista, interior de Teixeira de Freitas, foram ouvidas pelo delegado Marcus Vinícius, que preside o inquérito policial, nesta quarta-feira, dia 31.


Entre as testemunhas estão estudantes que também estavam no ônibus no momento da tragédia, esses que contrariaram a tentativa da empresa Vida Nova Tour, de atribuir à vítima a culpa pelo atropelamento. O aluno caiu debaixo de uma dos pneus do veículo e teve sua cabeça esmagada, além de ser arrastado pela estrada de chão batido.

Segundo os depoimentos, o aluno Joelson teria esquecido alguns materiais de escola no interior do ônibus e quando retornou para buscá-los, fora surpreendido por uma manobra brusca do condutor. "No momento em que ele desceu, voltou para apanhar uma bolsa escolar, que ele esqueceu com material. Foi nesse momento que o motorista, que estava na condução do veículo, um ônibus de grande porte, fez manobra brusca e ele veio a cair debaixo do ônibus", disse uma testemunha aos repórteres Reni Pereira e Kátia Petersen, esses da Rede Bahia. A reportagem amanheceu em destaque no G1 na manhã desta quinta-feira (01/11).

O depoimento desmente o gerente da Vida Nova, Damião Fonseca Dias, esse que durante entrevista ao radialista Fernando Moulin nesta quinta-feira (31) insinuou que a vítima tinha morrido pelo fato de supostamente ter pegado uma ponga na estrutura do ônibus.

Ainda segundo outras duas testemunhas, que por serem menores de idade precisam ter suas identidades preservadas, quem dirigia o ônibus no momento do acidente era um outro estudante de 18 anos. "O motorista deu o ônibus a um aluno e foi sentar lá no fundo", disse um dos jovens. O ônibus da empresa Vida Nova Tour presta serviços para a Prefeitura de Teixeira de Freitas fazendo transporte escolar, apesar de suas condições precárias. No interior do veículo é visível muita sujeira, falhas na estrutura, espaços nas janelas que podem provocar acidentes e até vidros quebrados.

Comprovada a informação que o motorista oficial do veículo, identificado pelo prenome de Elias, passou a direção para outra pessoa, ele deve ser indiciado por homicídio doloso, aquele que o agente por imperícia ou negligência, adota de maneira consciente uma medida, que pode culminar em morte. Os donos da empresa também podem ser responsabilizados por não fazer o devido acompanhamento dos serviços que prestam.

O ônibus continua apreendido e como suas condições são precárias, não está descartada a hipótese que o mesmo seja considerado impróprio para o transporte de passageiros. Se assim acontecer, é possível que a “lata velha” seja mandada direto para ser desmanchado./ Por TN

Dilma diz que quer voltar à BA para ver obra de ferrovia

A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira, 1, que quer voltar à Bahia em breve para acompanhar as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que, de acordo com ela, estão a todo vapor. “Eu disse ao Jaques (Wagner, governador da Bahia, do PT) que eu pretendo vir à Bahia ver a Fiol.

O olho do dono engorda o boi”, disse Dilma, sobre a ferrovia que ligará Ilhéus, a 462 quilômetros de Salvador, e Figueirópolis, na região sul do Tocantins. Na sequência, ela abordou o programa Mais Médicos, que, segundo a presidente, beneficiará mais a Bahia do que outros Estados por causa do tamanho da população baiana e das condições sociais do Nordeste.

Dilma lembrou da chegada de 406 médicos do programa à Bahia e ressaltou a importância de se investir na questão social na região. “Iniciamos aquilo que vai significar, até maio, a cobertura para 5 milhões de baianos e para pessoas que moram nas diferentes cidades”, disse, referindo-se ao acesso da população ao médicos do projeto. “Temos de investir muito na questão social no Nordeste”, afirmou.Sobre o Bolsa Família, a presidente lembrou que a Bahia é um dos maiores beneficiários do programa e, para uma plateia formada por trabalhadores que construíram a Via Expressa, citou também o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Dilma afirmou que 5 milhões de brasileiros fizeram o Pronatec e que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se formou num curso técnico. A presidente disse que o governo deve sempre criar condições para melhorar a qualificação dos trabalhadores. Dilma está na capital baiana, onde participa da inauguração da Via Expressa Baía de Todos os Santos. “Eu, de fato, tenho vindo muito aqui. Não pretendo deixar de vir”, brincou, sobre as frequentes idas à capital. (Agência Estado)

Hackers criam projetos para ajudar eleitores a fiscalizar parlamentares

Ferramentas fazem parte de maratona hacker organizada pela Câmara, Analistas de sistemas e desenvolvedores de softwares apresentaram nesta sexta-feira (1º), na Câmara dos Deputados, sites, programas e aplicativos elaborados para auxiliar a população a fiscalizar parlamentares e a aplicação dos recursos  públicos da Casa.

Entre as ferramentas desenvolvidas por hackers em apenas quatro dias de competição estão sites que permitem que os eleitores saibam o custo diário de um deputado e senador aos cofres públicos e que filtram projetos de lei que afetam um município específico, por meio de um sistema de geolocalização.

A apresentação dos projetos encerrou a 1ª Maratona Hacker (Hackaton 2013), promovida pela Câmara ao longo da semana com o objetivo de estimular a criação das ferramentas.

Os trabalhos desenvolvidos durante o evento servem para que o cidadão possa consultar com mais agilidade e precisão dados relativos à Câmara, como gastos dos parlamentares, atividades dos congressistas dentro das comissões e andamento de propostas criadas no Legislativo.

No dia 28 de novembro, na Câmara, serão divulgados os trabalhos vencedores do Hackaton. Os links para os projetos mais bem qualificados deverão estar disponíveis  no site da Câmara até o final de novembro. Ao todo, 50 pessoas participaram do concurso.

Grande parte dos projetos já está disponível na internet, mas ainda podem conter falhas e pequenos problemas de layout, segundo os autores dos trabalhos.

Os participantes terão até o dia 11 de novembro para aprimorar os sites e aplicativos e entregar a versão final. Cada concorrente teve à disposição para desenvolver o projeto apenas informações já presentes no portal da Casa.

Um prêmio de R$ 5 mil será concedido aos três primeiros lugares. A comissão avaliadora é formada por deputados, servidores da Câmara, jornalistas e especialistas na área de Tecnologia da Informação.

Projetos

O doutorando em engenharia de software na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Kellyton Brito, por exemplo, criou um site (meucongressonacional.com). Na página, ele cruzou todos os dados disponibilizados no portal da Câmara para fornecer ao leitor índices de gastos de cotas parlamentares e de atividades realizadas pelos políticos eleitos.

"Você faz a busca pelo parlamentar de seu interesse ou por estado e vê o quanto que ele gastou desde o início do mandato e com o quê. Dá para ver também de quais comissões participou e quais projetos ou emendas propôs", explicou.

Brito ainda separou os gastos de cada deputado e senador por dia desde o início do mandato de cada um. "Fiz assim para termos os gastos proporcionais, não só geral, e também para ficar mais próximo da população, ficar mais paupável", completou.

Perguntado se um cidadão que acessa pela primeira vez o portal da Câmara poderia encontrar e contextualizar essas informações facilmente, Brito disse acreditar ser "muito difícil, quase impossível".

Já a dupla de engenheiros Caio Lucena e Wesley Seidel, moradores de São Paulo, desenvolveram um sistema analítico de geolocalização na web que identifica em um mapa municípios brasileiros afetados pela seca e rastreia todos os projetos de lei e emendas parlamentares criados para solucionar o problema no local.

Para isso, além dos dados da Câmara, reuniram informações oficiais de outros órgãos do governo federal. O sistema deverá ser lançado em breve no endereço infoseca.org., que ainda não está no ar.

"Um morador de União, no interior do Piauí, por exemplo, clica na cidade no mapa e vê o que foi investido e proposto pelo governo para combater e reverter os efeitos da seca lá. Tem o que foi proposto pelo Congresso, o que foi feito, a quantidade de retroescavadeiras dadas e quantos carros-pipa foram comprados e existem", detalhou Seidel.

Para Lucena, o principal objetivo do programa é possibilitar que a população acesse as informações e veja se o que consta realmente é empregado na prática. "Dá uma possibilidade de a pessoa conferir. A retroescavadeira está ali? Está sendo usado para alguma obra para combater a seca? Se não estiver, vou na prefeitura cobrar. Esse é o pensamento", concluiu./ G1

Jucuruçu é contemplado com área privilegiada da fazenda Caledônia reunida

Auto de imissão de posse

Aos 31(trinta e um) dias do mês de outubro (10) do ano de 2013(dois mil e treze) em cumprimento ao respeitável mandado retro expedido pelo MM. Juiz de Direito desta comarca Autos de desapropriação tombado sob o número 0004643-63,2013 em que são partes MUNICÍPIO DE JUCURUÇU e demandado OSMAR RODRIGUES TORRES JUNIOR,  dirigimo-nos à FAZENDA CALEDÔNIA REUNIDA, zona rural desta comarca e ali estando às 14 horas e após as formalidades de estilo e com o apoio da Polícia Militar da Bahia procedemos a IMISSÃO DE POSSE em favor do MUNICÍPIO DE JUCURUÇU do imóvel abaixo discriminado:

01(uma) área correspondente a 25.000m2do imóvel rural encravada na Fazenda Caledônia Reunida, localizada próxima a Escola Municipal Cecília Meireles na estrada intermunicipal que liga o município de Jucuruçu ao município de Palmópolis- MG.
E, para constar lavramos o presente Auto que depois de lido e achado conforme vai assinado por mim Oficial de Justiça pelo Oficial de Justiça Companheiro e pela Sra. UBERLÂNDIA CARMOS PEREIRA Prefeita Municipal e representante legal deste município.



'Quero ser solução, não um problema', diz Otto sobre 'chapa dos sonhos'

'Quero ser solução, não um problema', diz Otto sobre 'chapa dos sonhos'
Citado como cabeça da "chapa dos sonhos" à sucessão de Jaques Wagner (PT) por aliados e cotado como governadorável pelo presidente estadual do PP e deputado federal Mário Negromonte, o vice-governador Otto Alencar preferiu não botar ainda mais lenha na fogueira que incendeia a base antes da definição do time que vai enfrentar as urnas em 2014. 

Declaradamente postulante ao Congresso Nacional, onde diz pretender ser um "senador reformista", o comandante do PSD na Bahia se limitou a retribuir a "gentileza" do pepista. "Agradeço a lembrança dele, que é um líder importante na Bahia, assim como o PP: um partido forte que, nas eleições de 2012, foi o segundo maior em número de votos. 

Eu fico muito grato pela lembrança. O deputado Negromonte me conhece bem e sabe que trabalho com muita verdade no que faço, até porque, trabalhamos juntos. Considero e valorizo muito ele, como todo o PP, mas isso é uma coisa que, na minha opinião, ainda está na fase preliminar. 

Vamos aguardar a decisão do governador, que é o coordenador do processo", ponderou Otto, eleito em 2010 pelo Partido Progressista, em entrevista ao Bahia Notícias. Interpelado diretamente sobre a hipótese de ele próprio disputar o Palácio de Ondina, o atual vice-governador resumiu que o seu apoio será para "o candidato de Wagner", independentemente de quem será o escolhido. "Quero ser na sucessão uma solução, não um problema. Não vou criar dificuldade. 

Agora, gosto de jogar para ganhar. Sem desconhecer a força das oposições e reconhecendo que lá existem bons quadros, temos que criar condições de ganhar e governar bem. Wagner vai deixar um legado e tem que ter continuidade", avaliou./por Evilásio Júnior

Advogado de médica acusada de matar irmãos em Ondina deixa o caso

Advogado de médica acusada de matar irmãos em Ondina deixa o caso
O advogado da médica Kátia Vargas Leal Pereira, acusada de matar os irmãos Emanuel e Emanuele Gomes Dias no último dia 11 de outubro, na Avenida Oceânica, no bairro de Ondina, em Salvador, deixou o caso. “Por questões éticas não comentarei o motivo”, afirmou o criminalista Vivaldo Amaral, em entrevista ao Bahia Notícias. 

A família deverá anunciar nos próximos dias o novo defensor da oftalmologista, que está presa na carceragem do Complexo Penitenciário de Mata Escura, na capital baiana. No último dia 23 de outurbo, a Justiça baiana negou uma liminar impetrada pelo jurista que pedia a urgência no julgamento do pedido de habeas corpus de Kátia Vargas, que foi indiciada por duplo homicídio triplamente qualificado após perseguir e provocar o acidente que vitmou os irmãos de 22 e 23 anos./ Folha do Estado 

Silvio Santos dá carta branca apara Ivete escolher programa, dia, horário e até o próprio salário

Silvio Santos dá carta branca apara Ivete escolher programa, dia, horário e até o próprio salário
Era só questão de tempo para que os reflexos da participação de Ivete Sangalo no Teleton deste ano  o que levou o programa à liderança de audiência – surgissem na mídia. Quem assistiu ao programa e viu a desenvoltura e leveza com que Ivete e Silvio tocaram a atração percebeu que dali surgiria uma grande parceria – ou pelo menos o convite. É o que atesta o colunista Léo Dias, do jornal O Dia, que relata que ao final do programa, o dono do SBT foi pessoalmente fazer uma proposta à baiana.

Ele afirma que o homem do baú a quer num programa do SBT no dia que ela quiser, no horário que ela quiser e com o salário que ela estipular. Ao colunista, a cantora desconversou: “Silvio Santos é um ícone brasileiro. Foi um prazer estar com ele no sábado. Ainda mais pelo motivo especial do encontro. Acredito que os motivos fazem os encontros serem especiais. Foi uma noite de alegria e ele foi um querido comigo”.

Poucos artistas no Brasil têm relação tão boa com emissoras concorrentes e bom trânsito para aceitar projetos especiais (a exemplo do Estação Globo e o especial Ivete, Gil e Caetano) sem ficar com imagem vinculada somente a um canal. Ivete é ums dessas artistas e sabe aproveitar muito bem./por Rafael Albuquerque

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia do Repórter Policial


Normalmente, as "datas comemorativas" são instituídas pela tradição popular, pelo nascimento ou morte de alguma pessoa marcante para a celebração a ser festejada, por ser o dia de um santo padroeiro da causa a ser homenageada, a partir da iniciativa popular, pelo ato de uma ONG [Organização Não-Governamental], OSCIP [Organização da Sociedade Civil de Interesse Público], e/ou coisa do gênero, ou ainda por lei [municipal, estadual ou federal].

Sendo que esta última, muitas vezes, somente surge para oficializar aquilo que já é tradição para um determinado grupo de pessoas e, no Brasil, de acordo com a Lei Nº 12.345 de 9 de dezembro de 2010.

O estabelecimento de uma "data comemorativa" deverá ter alta significação para os diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e/ou étnicos que compõem a sociedade para a qual uma comemoração venha a ser instituída, importância essa que deverá ser comprovada por meio de consultas e audiências públicas [devidamente documentadas], realizadas junto a organizações e associações legalmente reconhecidas, e que estejam de algumas formas vinculadas aos segmentos interessados).

Repórter policial, ou mais modernamente, jornalista investigativo; este é o profissional de imprensa que trabalha apurando os bastidores dos crimes e das contravenções, sejam elas do “crime organizado” ou dos chamados “colarinhos brancos”. Essa modalidade de jornalismo ficou mais conhecida recentemente através do triste episódio da morte do jornalista da Rede Globo, Tim Lopes. É bem verdade que se o assassinato de Tim espalhou medo entre os jornalistas, também é verdade que a garra e o exemplo do profissional acenderam o desejo de luta por justiça e dias melhores em toda a imprensa nacional.

O dia do repórter, profissional caçador de notícias, que nos informa a cada dia todos os fatos ocorridos no mundo, através da televisão, dos jornais impressos ou de revistas, pelo rádio e também pela internet.

Os repórteres possuem outras funções, como de apresentadores de telejornais e de rádio, editores de textos jornalísticos para os telejornais, assessores de imprensa, atuam em websites, etc.

Esses são os nossos repórteres e contribuintes, o trabalho desses profissionais é de relevante importância para a população, pois se utilizam de fatos políticos, econômicos, culturais, sociais, naturais e outros para transmitirem informações que possam ou não modificar as opiniões públicas.

Mas preparar uma notícia não é coisa fácil. Exige conhecimentos e técnicas específicas da área jornalística, além de envolver a pesquisa e a confecção da notícia.

Muitos profissionais não levam esse aspecto a sério, preferindo trabalhar em cima de notícias sensacionalistas, que provocam grandes impactos ao serem divulgadas. Com o tempo, esse tipo de trabalho fica desacreditado, perdendo o valor integral do produto, a transmissão do fato ocorrido.

Podemos considerar esse o trabalho do repórter sério como arte, em razão da forma como é feita a escrita desses textos e notícias, pois precisam ser interessantes e atraentes para o público. Com a evolução dos meios de comunicação, chegamos à era da informatização, onde as notícias correm de forma bem mais rápida. A globalização e o acesso à internet possibilitam que, em tempo real, acompanhemos um fato acontecido do outro lado do mundo.

As novas tecnologias auxiliaram muito na transformação do trabalho jornalístico. As edições são feitas nos computadores e tornaram-se digitalizadas e mais rápidas. A grande tacada da imprensa é lançar em primeira mão uma notícia, o "furo de reportagem", pois o valor jornalístico da mesma é exatamente o instante em que o fato acabou de acontecer.

Parabéns a todos que exercem essa belíssima profissão com dignidade e transparência.

Homem é acusado de estuprar filha de 11 anos, diz delegada

Foi preso em Porto Seguro o homem acusado de estuprar a filha de apenas 11 anos. Carlos Henrique Neri, que vinha sendo investigado em sigilo, teve a prisão preventiva decretada pelo juiz André Strogenski.

A delegada Viviane Scofield informou que Carlos Henrique pegava a menina e um irmão dela para passar o fim de semana porque ele está separado da mãe.

Ainda segundo a delegada, o menino era colocado para dormir no chão. Já a irmã ficava na cama com ele.

Carlos Henrique, conforme a denúncia, costumava agredir a mulher quando estavam casados há dois anos e ameaçava tomar a guarda das crianças. Por RADAR 64

Câmara aprova exigência do teste da linguinha nas maternidades

Câmara aprova exigência do teste da linguinha nas maternidades
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (30), a proposta que obriga os hospitais e as maternidades a realizar o “teste da linguinha”, avaliação do frênulo ou membrana da língua em bebês recém-nascidos. O exame avalia a existência de problemas que podem levar a desmame precoce, baixo ganho de peso e língua presa. 

O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família aos projetos de lei 4832/12, do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), e 5146/13, do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que tramitam anexos. A proposta será enviada ao Senado, a menos que haja recurso para análise no plenário da Câmara.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Flamengo vence o Goiás e consegue vantagem na semifinal

 
Paulinho tem boa atuação, sai lesionado e time faz 2 a 1 nos goianos no Serra Dourada. Até mesmo derrota por 1 a 0 garante ao Fla vaga na final.

Na arquibancada do Serra Dourada, em alguns pontos, era possível ver mensagens para Walter. A torcida do Goiás não esquece o seu ídolo. Mas, machucado, ele não pôde atuar. E fez falta. O Flamengo, que não teve o goleiro Felipe, viu Paulo Victor ajudar a segurar a pressão. E viu também Paulinho ter outra boa atuação, marcar um bonito gol e Chicão fazer de falta o seu segundo com a camisa rubro-negra (novamente no Serra Dourada). Vítor até que dimiunuiu na noite desta quarta-feira, mas o placar de 2 a 1 para o Fla nesta partida de ida da semifinal da Copa do Brasil dá vantagem para os cariocas na volta, no Rio de Janeiro, próxima quarta-feira - até uma derrota por 1 a 0 garante a vaga na final ao time de Jayme de Almeida.

Antes de a bola rolar, o público de 37.555 presentes (35.112 pagantes) fez a festa. Eram balões nas cores do Goiás, rubro-negros que, mesmo em minoria, gritavam alto. Parecia fazer falta apenas a ausência de um personagem. Eram várias faixas citando Walter, com direito a pedido por convocação, inclusive. Fora do jogo por lesão, o atacante assistiu à partida do estádio, mas fora de campo. Ouviu ainda uma brincadeira dos torcedores ao cantarem: "ah, eu vou deitar e rolar", em referência a um vídeo publicado durante a semana com uma declaração do atleta.

O Goiás recebe outro carioca no fim de semana. Na luta para entrar no G-4 do Campeonato Brasileiro, o time recebe o Botafogo domingo, às 17h, no Serra Dourada. O Flamengo tem um clássico contra o Fluminense, às 19h30m, no Maracanã.

A falta e o escorregão

Parecia o Flamengo em casa. A torcida incomodava. Bastava Paulinho dominar bem uma bola e os rubro-negros vibravam. O Goiás, nervoso, chegou a 20 minutos de bola rolando com 12 passes errados contra três do adversário. Eduardo Sasha e Roni trocavam constantemente de lado, tentavam arrumar alguma coisa pelas pontas, e nada. Júnior Viçosa, substituto de Walter, passou a maior parte do tempo fora da área.

Faltava espaço para a criação de uma chance mais clara. Aí Paulinho deu um passo mais a frente para cair nas graças da torcida. Uma tabela bonita com André Santos, um drible curto em Rodrigo e o toque por baixo de Renan: 1 a 0. Mas Elias escorregou ao sair jogando aos 38 minutos, e Viçosa, agora muito útil fora da área, tocou para Vítor empatar.

Só que na Copa do Brasil as coisas têm dado certo para o Fla. Quando Hernane cai junto com Rodrigo, a falta parece para o Goiás. Mas Wilson Luiz Seneme deu a Chicão a oportunidade de marcar novamente um gol de falta no Serra Dourada, assim como na sua estreia, contra o mesmo adversário. O goleiro Renan escorregou, olhou para o gramado, fez cara de decepção, mas era tarde. Hugo ainda quase empatou de cabeça. E o jogo chegou a ficar paralisado por conta de um sinalizador aceso na parte destinada aos rubro-negros.

Pressão, pressão, mas nenhum gol

O Goiás voltou mais calmo, disposto a mudar o placar. A saída pelas pontas passou a funcionar, e Paulo Victor a trabalhar com mais intensidade. O Flamengo parecia apenas esperar o momento ideal para avançar em contra-ataque. Mas sua maior arma em lances de velocidade sentiu. Paulinho levou a mão à coxa esquerda, caiu no gramado e pediu substituição. Nenhum adversário jogou a bola pela lateral e houve discussão. Hugo e Chicão levaram amarelo, e o primeiro está suspenso para a partida de volta.

Junior Viçosa, apagado, saiu para entrada de Paulo. Welinton Junior entrou na vaga de Eduardo Sasha. E deu trabalho. As finalizações do time goianos quase triplicaram em comparação ao adversário: 14 a 5. Welinton Junior, por duas vezes, teve a chance clara de empatar. E bola não entrou. Melhor para o Flamengo.

Jucuruçu: Escola Cecília Meireles realiza 1ª Feira de Ciências

 
Nesta quarta feira (30/10/2013), a Escola Cecília Meireles realizou a 1ª Feira de ciências, com certeza saber a teoria sobre uma matéria escolar, pesquisar em livros ou sites e estudar muito é importante entender os conteúdos, mas quando partimos para experimentar, na prática como as coisas funcionam, aí sim fica muito mais fácil para realmente aprender uma matéria escolar.
Assim, experimentar e aprender estão intimamente ligados. Percebendo essa ligação, no início do séc. XX professores do ensino básico de algumas escolas dos Estados Unidos propuseram a seus alunos que desenvolvessem projetos científicos para demonstrar determinados fenômenos para seus colegas de classe. A idéia deu certo e esses professores perceberam que com essa estratégia os alunos aprendiam de forma muito mais eficaz e prazerosa.
A partir daí estava “dada a largada” para as Feiras Científicas ou Feiras de Ciências que conhecemos hoje e que fazem parte do calendário de muitas escolas pelo mundo todo.

Para organizar uma Feira de Ciências é fundamental ter senso de equipe, organização, empenho e muita disposição!
Os professores e a coordenação da escola devem ser os responsáveis pela organização desse evento, mas é claro que a ajuda dos alunos é muito importante.

Aos professores e coordenadores cabe a tarefa de prever o evento no calendário escolar, orientar os alunos para o desenvolvimento dos projetos, criar normas para o funcionamento da feira, cuidar da segurança da feira em geral e de cada experimento especificamente, além de orientar a divulgação e montagem.
Para os alunos fica a tarefa mais gostosa e desafiadora: desenvolver projetos inovadores a partir de conteúdos já estudados em sala de aula. É necessário ser criativo e ter espírito de cientista, pois mesmo para experimentos simples, seguimos os passos de um cientista, ou seja: observamos, formulamos hipóteses e criamos o experimento em si para verificar a veracidade dessas hipóteses.
Seguem algumas dicas importantes para sua participação ser nota 10:

 Tema: para escolha do tema você deve penar em algo desafiador, que instigue sua curiosidade para aprender mais, mas também não exagere, pois não adianta escolher um tema que esteja fora de seu alcance de pesquisa. Lembre-se de que alguns fenômenos demoram anos para serem desvendados por cientistas e, portanto você não conseguirá pesquisar em pouco tempo;
 
 Método científico: além de aprender mais sobre um determinado assunto, o desenvolvimento do experimento deve ajudar a percorrer os passos do método científico, ou seja - observar, especular, formular hipóteses, experimentar, deduzir e chegar a conclusões;

 Um laboratório de Ciências é um ambiente da escola com materiais e organização especifica que viabiliza a realização de experimentos científicos. É um espaço educativo que faz a ligação entre a teoria e a pratica dos conteúdos escolares.
Veja algumas Experiências interessantes, realizadas com os alunos da escola Cecília Meireles de Jucuruçu.

1º (A e B) Densidade da água ( ovo que afunda ou bóia)
2º (A) o vulcão e água que corre no barbante sem derramar.

2º (B) e 4º (B) filtração de água.
3º (A) e  5º (A)   o vulcão
 4º (A) gelo que afunda ou flutua na água?
4º (C) passas bailarinas e arco-íres

5º (B) dança de cores

6º (A) explosão de cores

6º (B) e 8º (A)  enchendo balão

6º (C) fogo que não queima o papel

6º (D) a cor violeta some

7º (A) granada

7º (B) vela na garrafa

7º (C) café que não mistura na água

8º (B) água que muda de cor

8º (C) areia movediça
Depois de todas as experiências realizadas, alunos e professores ficaram maravilhados e torcendo pra que venha logo a 2º feira de ciências, porque esse acontecimento foi muito proveitoso.  De acordo com os organizadores do evento, a iniciativa visa dar continuidade ao trabalho de produção científica, permitindo que estes alunos, ao escolherem uma carreira, continuem a produzir, com muito mais propriedade.


Pré-candidato, Geddel quer pressa na definição do candidato, mas o DEM protela

Ex-ministro e Geddel Vieira Lima promove governos de Minas e Pernambuco
Geddel, ex-ministro e pré-candidato ao governo da Bahia
Ao que tudo indica não será fácil a decisão das oposições de lançar candidato a governador para competir com o nome escolhido pelo grupo do governador Jaques Wagner. A divergência com relação à data melhor para anunciar o nome é hoje o principal empecilho para que o grupo marche todo unido com vistas a 2014.
Na prática, a questão afasta o DEM e o PMDB, uma vez que o primeiro partido deseja protelar a escolha, enquanto o segundo quer apressar a definição do nome, apresentando como candidato o ex-ministro Geddel Vieira Lima. Agora, depois que o deputado estadual Leur Jr. revelou o interesse do PMDB em definir logo o candidato a governador das oposições, é possível que a discussão se acelere.(Raio Laser/Tribuna)

PM prende filho de policial Civil com 41 papelotes de cocaina

Policiais Militares do Pelotão Especial e núcleo de inteligência da 3ª Compainha Independente de Polícia Militar (CIPM), prenderam na tarde desta quarta-feira (30), Daniel da Silva Latão, vulgo "Danielzinho", filho de um policial Civil do Estado da Bahia.

Ele estava em atitude suspeita passando em frente a compainha, quando foi abordado pelos policiais. Durante as buscas pessoais, 41 trouxas de cocaína foram encontradas com o acusado. Daniel foi apresentado na 13ª Delegacia Territorial (DT), em Cajazeiras.

Cantor Cleiton Frack do “Astros” morre afogado em Ilhéus

O cantor gospel Cleiton Frack morreu na tarde desta terça-feira (29) em Ilhéus. O músico, natural de São Paulo e que cantava desde os 7 anos, morreu afogado na praia de São Miguel, zona norte. Ele estava na cidade devido a algumas apresentações em igrejas e já tinha retorno marcado para São Paulo. Cleiton teria inclusive perdido um voo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a área é perigosa por conta dos buracos e a a maré estava enchendo quando ocorreu o afogamento.

Ele ficou muito conhecido após vencer a edição de 2008 do programa Astros do SBT. Na época, ele foi campeão junto com o grupo que integrava, o ArtPela./Informações: Radar Notícias

Família desaparecida é encontrada morta dentro de carro na BR-174

Família do Amazonas desapareceu durante viagem a Roraima (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
Família do Amazonas desapareceu durante viagem a Roraima (Foto: Reprodução/TV Amazonas)

Casal e filho de seis anos haviam saído de Boa Vista na sexta-feira (25) A Polícia Rodoviária Federal no Amazonas (PRF-AM) confirmou a morte da família desaparecida desde a sexta-feira (25). De acordo com a PRF, os corpos foram encontrados dentro do carro do casal em um lago nas proximidades do km 235, da BR-174, área da reserva indígena Waimiri-Atroari, na manhã desta terça-feira (29). Ao G1, o Instituto Médico Legal (IML) confirmou que foi acionado nesta manhã para uma remoção no local do suposto acidente.

Segundo a polícia, o representante comercial Levy Oliveira Nascimento, de 32 anos, a esposa, Gislane Santos Mesquita Nascimento, de 34 anos, e o filho do casal, Ian Levy Mesquita Nascimento, 6 anos, teriam capotado com o veículo no dia do desaparecimento.

Na manhã desta terça-feira (29), a Polícia Rodoviária Federal divulgou imagens em que o suposto carro da família passou, na última sexta-feira (25), pelo trecho da BR-174, que fica na reserva indígena Waimiri-Atroari. Não há imagens do carro deixando área indígena.

A PRF conseguiu identificar que a família, antes de desaparecer, utilizou o cartão de crédito para abastecer o veículo Honda City, de placa NON-9378, em um posto de combustível em Rorainópolis, município situado no Sul de Roraima.

Entenda o caso
Carro foi localizado em lago no km 235 da BR-174
Carro foi localizado em lago no km 235 da BR-174

Levy, Gislane e Ian saíram de Boa Vista (RR) na sexta e desapareceram antes de chegar a Manaus, segundo familiares e amigos. O último contato com a família, que mora na capital amazonense, ocorreu às 10h48 de sexta-feira (25), quando estavam de saída da cidade. O veículo utilizado pela família era um Honda City, de cor cinza escuro e de placa NON-9378.

Eles seguiram pela BR-174, rodovia que liga os dois estados. De Boa Vista até Manaus são aproximadamente 785 km. Seguindo de carro, o percurso pode durar de 8 a 10 horas com velocidade entre 80km/h a 110km/h, velocidade permitida na rodovia.

Davi Nascimento, irmão do representante comercial, informou que Lev foi para Boa Vista na segunda-feira (21) a trabalho e, na quarta-feira (23), a esposa e o filho chegaram à cidade de avião para fazer compras na Venezuela. "Eles vieram para voltarem todos juntos de carro para Manaus. Na quinta-feira [24], provavelmente, eles seguiram para Santa Elena [de Uairén] e na sexta-feira saíram de Boa Vista sentido Manaus, mas até agora não temos informações deles", relatou.

Dilma marca reuniões com PMDB para tentar resolver atritos

Dilma marca reuniões com PMDB para tentar resolver atritos
A presidente Dilma Rousseff terá encontros com peemedebistas, com o objetivo de tentar resolver atritos existentes com o PT em diversos estados na formação das chapas regionais para as eleições de 2014, de acordo com a Folha de S. Paulo. 

As reuniões foram acertadas com o vice-presidente Michel Temer (PMDB). Principal aliado do PT, o PMDB tem pressionado o governo federal e a cúpula petista a interferir nas negociações em algumas unidades federativas, principalmente o Rio de Janeiro e o Ceará. 

Dilma já havia se reunido com os senadores peemedebistas Eduardo Braga, que planeja concorrer ao governo do Amazonas, e Jader Barbalho, que deseja o apoio do PT para a candidatura de seu filho Helder Barbalho no Pará. 

Agora, estão planejados encontros com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Vital do Rêgo (PMDB-PB). No Rio, Cabral quer o apoio do PT ao seu vice, Luiz Fernando Pezão (PMDB), mas a legenda da presidente defende a candidatura do senador petista Lindberg Farias.

Pesquisa diz que 29% de alimentos contêm agrotóxicos

Pesquisa diz que 29% de alimentos têm agrotóxicos; morango e pepino são vilões
Uma pesquisa sobre agrotóxicos revelou que 29% das amostras de 2012 apresentaram a presença de componentes químicos. No mesmo período, o morango apareceu com 59% de irregularidades nas amostras e o pepino, com 42%. Em 2011, a presença de agrotóxicos foi de 36% entre todos os pesquisados. 

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (2011/2012), responsável pelo estudo, alertou sobre a necessidade de investir na formação dos produtores rurais e no acompanhamento do uso do produto. Na consulta de 2011, o pimentão teve o maior número de amostras com irregularidades, 84%, das 213 analisadas. 

Em seguida, vieram cenoura, com 67% de amostras irregulares; pepino, com 44%, e a alface, com 42%. Segundo a agência, os agrotóxicos aplicados nos alimentos agrícolas e no solo têm a capacidade de penetrar em folhas e polpas. Assim, mesmo com a lavagem dos alimentos em água corrente e a retirada de cascas e folhas externas, não é possível eliminar resíduos de agrotóxicos.

Reajuste de combustíveis levará em consideração preço internacional, diz Petrobras

Reajuste de combustíveis levará em consideração preço internacional, diz Petrobras
A política de reajuste automático periódico dos preços do diesel e da gasolina, definida no dia 25 pela Petrobras, levará em consideração fatores como o preço dos derivados no mercado internacional, taxa de câmbio e origem do derivado (ou seja, se o petróleo é refinado no Brasil ou no exterior). 

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30). Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da estatal, o cálculo também terá um mecanismo para impedir o repasse de volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico. 

Isto porque questões como demanda internacional, crises entre países e guerras podem elevar ou derrubar preços do petróleo por um curto período de tempo. De acordo com a Petrobras, a metodologia foi aprovada pela diretoria da empresa e apresentada ao Conselho de Administração, que, por sua vez, solicitou estudos adicionais, que já estão sendo elaborados. Com informações da Agência Brasil.

Prefeito de Itanhém contraria desportistas e diminui campo de futebol

Não há nos cofres da prefeitura nenhum centavo para construir a sede do CAPS, pois o projeto ainda está em análise no Ministério da Saúde, e muito menos a academia, que ainda aguarda chamada pública do Governo Federal. 

Mesmo contrariando a maioria dos desportistas o prefeito Milton Ferreira Guimarães (PSB), o Bentivi, que tanto fala em participação popular, autorizou a diminuição da área pertencente ao estádio Teixeirão, na lateral da rua Padre Roma. A prefeitura pretende construir no terreno do estádio a ESF (Estratégia de Saúde da Família) do bairro São João, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma academia.

Desportistas chegaram a sugestionar a construção da Unidade de Saúde em área pertencente ao Colégio Municipal São Bernardo, que também está localizado no bairro São João. Na tarde desta terça-feira (29) funcionários da secretaria da Infraestrutura já fizeram as novas demarcações. 

O tamanho do campo já foi diminuído.
O próprio secretário Juarez Correia acompanhou as alterações que mudarão para sempre a história que começou a ser contada pelo prefeito Sady Teixeira Lisboa, em 1969. O campo principal, o Teixeirão, não será afetado, mas o Teixeirinha ganhará novas dimensões. O muro deve ficar bem próximo de uma das traves e em um dos cantos do retângulo não há espaço suficiente para efetuar a cobrança de escanteios.


O município já recebeu parte do dinheiro para a construção da Unidade de Saúde, mas não há nos cofres da prefeitura nenhum centavo para construir a sede do CAPS, pois o projeto ainda está em análise no Ministério da Saúde, e muito menos a academia, que ainda aguarda chamada pública do Governo Federal.
Mais de quatro décadas depois o prefeito Bentivi quer desestruturar a área criada exclusivamente para a prática esportiva.

Enquanto as construções não começam a transformar parte da paisagem da história de Itanhém tão bem contada por Sady Teixeira e a desestruturar uma área destinada à prática esportiva há mais de quatro décadas, fica a sensação de que o esporte foi colocado no banco de reserva pela atual administração. por Edelvânio Pinheiro

Líder do governo vai esperar poeira baixar para votar contas de Wagner

Líder do governo vai esperar poeira baixar para votar contas de Wagner
Os deputados estaduais não terão muito tempo de tranquilidade na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), no que depender do líder do governo na Casa, Zé Neto (PT), que só espera a poeira baixar para colocar mais projetos na pauta, entre os quais dois devem enfrentar grande resistência da oposição. Trata-se de duas contas do governador Jaques Wagner (PT) que chegam à AL-BA com indicação pela aprovação do Tribunal de Contas do Estado. “Não estou no clima para acirrar nada esta semana na Assembleia”, adiantou o petista, ao confirmar que não há previsão de polêmica nos próximos dias. 

No máximo, a votação de matérias “de menor importância” nesta quarta-feira (30), se houver acordo com o líder da minoria, Elmar Nascimento (DEM). Contudo, na próxima terça (5), o plenário vai debater as prestações de Wagner referentes a 2010, aprovadas nesta terça pela Comissão de Finanças da AL-BA. Com a promessa da oposição de “obstruir tudo” (ver aqui), a previsão é de mais uma sessão longa e tensa. 

Para completar, em 15 dias deve desembarcar no colegiado as contas referentes a 2011, que até o final de novembro podem ser votadas no plenário. Se tudo ocorrer como esperado, ambas serão aprovadas por maioria, com votos contrários da oposição. A expectativa é do líder do governo, que minimizou as disputas internas na bancada por causa do orçamento impositivo (ver aqui). “Tensão normal. Claro que não vai ser um mar de rosas enfrentar esses debates. 

As pretensões dos deputados são legítimas, mas tem que ver até que ponto tem condição [de votar]”, argumentou o petista. Outro motivo para o pensamento positivo é o fato de que, na segunda (4), o Executivo costuma resolver pendências solicitadas pelos deputados, o que não aconteceu esta semana por causa do feriado do Dia do Servidor. 

Na próxima terça também devem ser apreciados o projeto que altera o Planserv (ver aqui e aqui) e a doação de uma área em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, para o Ministério Público da Bahia. Também na próxima semana, está prevista uma sessão conjunta de comissões com temas que devem dar mais trabalho, como os fundos de recursos para as áreas de Segurança Pública e Cultura. /  Bahia Notícias

Em reunião com DNIT, prefeito define medidas para garantir segurança na BR-101

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, 29, definiu as ações que serão feitas para garantir a segurança de moradores e o fluxo de veículos na BR-101, nas margens das localidades do Vale do Sol e do Conjunto São Bernardo. O prefeito Paulo Cezar recebeu o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) Gerson Oliveira.

Na reunião ficou definido que serão implantados três redutores de velocidade (quebra molas) na região. “Essa é uma ação paliativa, já que no projeto de duplicação da BR-101 está inserida a construção de uma passarela no local. Também estamos nos comprometendo com a iluminação pública e, no mês de dezembro, com pavimentação”, disse o prefeito.

É válido ressaltar que qualquer intervenção em uma BR deve ser realizada pelo DNIT. Para dar agilidade ao processo, a Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), garantiu que, até a próxima sexta-feira, 01, entregará ao DNIT as placas de sinalização.

Após essa etapa, o engenheiro Gerson de Oliveira garantiu que disponibilizará equipes para a construção dos redutores. “Como já foi dito, essa é uma ação paliativa. O projeto da duplicação da BR-101 envolve redutores de velocidade eletrônicos”, comentou Gerson.

Também estiveram presentes na reunião o superintendente da SMTT Anderson Baqueiro, os secretários João Rabelo (Governo), Sônia Fontes (Infraestrutura) e de moradores das localidades.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Edital Do Governo Do Estado Seleciona Profissionais Para Escola De Conselhos



A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) inscreve até esta sexta-feira (1º) para seleção, via edital, de profissionais de nível superior que serão responsáveis por elaborar ementas e conteúdos dos módulos do curso de Formação Básica e Específica de Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares da Bahia (Escola de Conselhos).

A formação dos conselheiros está prevista no plano de trabalho do convênio firmado entre a Sedes e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), que tem o objetivo de implantar o Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado da Bahia, a fim de potencializar e melhorar as condições teórica e prática desses órgãos colegiados.

A seleção será realizada por meio da análise documental e os candidatos devem encaminhar para o e-mailescoladeconselhos@sedesba.ba.gov.br as cópias digitalizadas do requerimento de inscrição assinado pelos candidatos, carteira de identidade, CPF e do currículo lattes ou curriculum vitae. Mais informações e requerimento de inscrição estão no edital disponível aqui.

BOLSA família comemora dez anos e beneficia quase dois milhões de baianos


Nos últimos dez anos a Bahia saiu de 519 mil para 1,8 milhão de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família, lançado pelo ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, em 20 de outubro de 2003. Isso representa a injeção de cerca de R$ 3,3 bilhões na economia do estado, apenas neste ano. Em Salvador, Raquel de Jesus, 51 anos, está há quatro anos entre os 193 mil moradores de baixa renda que recebem o benefício, com valores que podem chegar R$ 300 mensais.

“Foi através deste programa que eu consegui comprar meus remédios. Eu tomo medicações controladas e, todo mês, com o benefício de R$ 102 que ganho, compro. Além disso, ajuda nas despesas de casa, contas de luz e água. É um auxílio importante. Sem ele, eu viveria em condições bem precárias”, afirma Raquel.

Para continuar tendo direito ao Bolsa Família, as crianças devem ter 75% de frequência escolar, as mulheres em idade fértil, entre 14 e 44, realizar consultas semestrais nos postos de saúde e as gestantes fazer o pré-natal. Além disso, o calendário de vacinas de crianças de 0 a 7 anos precisa estar em dia e o recadastramento deve ser feito a cada dois anos para atualização cadastral.

Emprego e renda

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho, “o impacto econômico e social do Programa na Bahia é visível. Essa injeção de R$ 3,3 bilhões distribui renda, gera mais emprego e dinamiza a economia da Bahia. O ano passado foram R$ 2,7 bilhões”.

O acesso ao benefício exige que a família faça o cadastro único e apresente a situação socioeconômica da família, dados que são analisados pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome para liberar uma quantia em dinheiro para as famílias. A beneficiária Maria Cristina da Silva, 53, acompanha de perto a rotina dos netos.

“Eu fiz o recadastramento para não perder o benefício e sempre levo eles para tomar vacina no posto, cumprindo minha parte. Eles ainda não têm idade de estar na escola, mas quando chegar também vou ficar de olho. Afinal, se não fosse o benefício, como eu faria para criar eles? Eu não teria como”, afirma Maria Cristina, que é contemplada com cerca de R$ 200.

Cidadania

De acordo com Moema Gramacho, o programa, além de promover a transferência direta de renda, contribui para a cidadania. “O Bolsa Família melhora a qualidade de vida das pessoas e também a qualidade nutricional porque garante alimentação para as famílias. Ao mesmo tempo ele é estruturante porque melhora a economia local, gerando renda para pessoas que antes não tinham”.

Ainda segundo a secretária, o programa garante ainda a inclusão das crianças na escola e o acompanhamento da saúde. “Hoje, nós temos na Bahia a redução de 17% da mortalidade infantil, nos últimos cinco anos, principalmente por conta do Bolsa Família, que vai a todas as famílias. Com o Busca Ativa, programa estadual que localiza as famílias em extrema pobreza, isso se intensificou”.

Moema também destaca a redução na evasão escolar, de 11% no ensino médio e de 3% no ensino fundamental. “A manutenção da criança na escola e o cuidado maior com a família diminui o trabalho infantil. Aqui na Bahia, de 2011 a 2013, o Governo do Estado conseguiu tirar mais de 130 mil crianças do trabalho infantil”.

Solenidade em Brasília comemora aniversário do programa

Dados do governo federal apontam 13,8 milhões de famílias brasileiras contempladas pelo Bolsa Família, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas. Nesta quarta-feira (30), uma solenidade no Museu Nacional da República, em Brasília, marca a comemoração dos dez anos do programa. O governador Jaques Wagner estará presente.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.