Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sábado, 21 de setembro de 2013

Conheça algumas curiosidades preciosíssimas sobre Jucuruçu

*Em 1934 o posseiro Ramiro Rocha fez uma doação de terra para a criação do povoado do Chumbo.

*Em 1939 o então Chumbo foi elevado a categoria de Vila, e virou Vila Trindade.

*Até 1960 a Vila Trindade pertencia à cidade de Prado, depois o povoado Escondido se emancipou em Itamaraju e a vila passou a pertencer a mesma, se tornando o distrito de Jucuruçu.

*Em 08 de agosto de 1988 foi realizado um plebiscito, onde as pessoas votariam a favor ou não da emancipação da Vila Trindade em cidade. O plebiscito teve maioria de votos a favor da emancipação e em 24 de fevereiro de 1989 a Vila se tornou Jucuruçu.

*Em 03/10/89 foi realizada a primeira eleição para prefeito de Jucuruçu, onde o Sr. Porfiro Antônio Rodrigues venceu as eleições.

*O primeiro rádio que veio para Jucuruçu foi trazido pelo Sr. Álvaro Pompílio, que era escrivão, tabelião e foi vereador, ele comprou esse rádio na cidade de Prado nos anos 50, entre 1953 e 1954, e o curioso é que as pessoas achavam que tinha alguém dentro do rádio.
 
Foto ilustrativa

*A primeira geladeira veio para Jucuruçu nos anos 50, quem trouxe foi o Sr. Aderito e a geladeira foi trazida de Rubim MG. E na época teve que ser trazida num varão por 12 homens contratados por Sr. Aderito, que revezavam para não se cansarem tanto, e ela funcionava à querosene, demorou de 5 a 6 dias para fazer este percurso.
Foto ilustrativa

*Essa mesma geladeira, depois de algum tempo foi trocada por uma terra, que valia muito, hoje essa terra pertence a família do Sr. Zé de Berto (in memória).

*Antes de chegar geladeira em Jucuruçu a cerveja era gelada dentro de sacos de sal grosso ou enterradas em buracos feitos no chão.


*Em 1962 entrou em Jucuruçu o primeiro carro que foi um JEEP, era de uma firma madeireira FERBA, vindo pela estrada de Itanhém, as pessoas ficaram tão felizes que enfeitaram a Rua Vasco da Gama, que na época era a única rua existente, com bandeirolas festejando a vinda do 1º carro motorizado.
 
Foto ilustrativa

*A primeira TV chegou primeiro no povoado do Coqueiro, mais ou menos em 1985, e as pessoas saiam de Jucuruçu para assistir os programas lá.
 
Foto ilustrativa

*Em 1974 o prefeito de Itamaraju Oscar Pereira Filho conhecido como Casinho, trouxe para Jucuruçu um gerador que funcionava a óleo. O gerador ficava onde hoje fica a torre de TV, perto do cemitério, quem cuidava dele era Sidnei Soares Barbosa pai de Drª Sirlene e depois foi João Ribas.

*O gerador funcionava de segunda a sexta-feira das 6:00hs até as 22:00hs, nos sábados e domingos funcionava até meia noite e quando havia festas e velórios de alguém importante amanhecia o dia ligado.

*Em 1968 Jucuruçu ainda era Chumbo e teve a maior enchente de sua história, onde pessoas perderam casas,   móveis e animais, e foi a primeira vez que um helicóptero desceu nessas terras, pois trazia mantimentos e resgatou pessoas.

*Em 1970 chegou em Jucuruçu a primeira professora formada em magistério para lecionar, antes os professores eram leigos e a maioria só tinha o primário, ela veio de Itanhém, era filha do Sr. José Resende e a profª chamava-se Mª do Rosálio, conhecida como Rúzia, ela permaneceu aqui só por um ano.

*No dia 05/10/1985 o deputado Dr. Almir Nóbrega de Almeida, e o prefeito Orlandino Lopes da Paixão, prefeito de Itamaraju, trouxeram a energia elétrica para o povoado.

*No dia 17/07/2007 foi sancionada a lei nº 233 onde oficializava o Hino de Jucuruçu com a composição da letra e melodia do Sr. HIldeberto Onofre.

*Em Jucuruçu só havia telefone no posto telefônico que foi inaugurado no início dos anos 90, no primeiro mandato de Sr. Porfiro Antônio Rodrigues e ficava na rua Trindade, no casarão e funcionava com o número telefônico 229-7138.

*Em 2001 foram empossados os primeiros agentes comunitários de saúde do município.

*O sinal de celular da Claro foi inaugurado em 24/04/2010.
 

*A primeira turma formada em nível superior iniciou em maio de 2005 e terminou em junho de 2008, com o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com 46 alunos.

 *O primeiro professor de nível superior a dar aulas em Jucuruçu para a faculdade foi René Viana formado em Licenciatura Plena em História e Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior e veio de Santo Antônio MG.

*Em 28/08/11 houve a colação de grau dos primeiros bacharéis dos cursos de Bacharelado em Teologia, Programa de Formação Docente em História e Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional, pelo Instituto de Educação Teológica (IET), Instituto de Educação Superior do Brasil (IESB), Faculdades Montenegro (FAM) e Faculdade de Educação Tecnológica (FACET) todos ministrados através do sistema de educação à distância.

*Em 2007 iniciou a primeira turma do curso de Letras que foi ministrado no município de Jucuruçu pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, que iniciou com 25 alunos em sua extensão no distrito de Monte Azul.

*A primeira turma de pós-graduação de Jucuruçu foi pela ULBRA e teve dois cursos Gestão, Supervisão, Coordenação e Inspeção Educacional e Psicopedagogia Institucional, foi concluída em 2010.

*Em maio de 2011 acontece a primeira invasão de terras na sede do município intitulado como Acampamento Edmundo Gusmão.


*Em novembro de 2011 inicia o primeiro informativo online da cidade o Jucuruçu Agora.

*Em Abril de 2013 foram empossados os primeiros agentes de combate de endemias.

*Em 2013 Jucuruçu começa a realizar o sonho da construção do asfalto.

*A cidade já teve seis prefeitos com o total de oito mandatos políticos:
Porfiro Antônio Rodrigues (governou por dois mandatos de 1990 à 1992 e de 1997 à 2000);

Teodolino José Pereira (governou por dois mandatos de 1993 a 1996 e de 2005 à 2008);
Eliana Perpétuo Curvelo Cabanas (2001 à 2004);

Manoel do Carmo Loyola (mandato de 2009 à outubro de 2012 por ter seu mandato cassado);

Gelo (mandato de outubro a dezembro de 2012);
Uberlândia Pereira (mandato previsto de 2013 a 2016),

"Algumas informações foram colhidas com moradores fundadores de Jucuruçu".


Gostaria de parabenizar a blogueira e professora Valeria Santana, e  todos os colaboradores por ter contado  fatos reais da cidade de Jucuruçu.

Rock in Rio: Não vou lavar mais a boca, declara fã beijada por Bon Jovi


Após ser beijada por Bon Jovi no meio do show na madrugada deste sábado (21) no Rock in Rio, a fã Rosana Guedes declarou em sua conta no Twitter que "não iria lavar a boca nunca mais". Ela foi escolhida pelo ícone do hard rock em meio a uma legião de fãs que estavam na beira do palco. Visivelmente emocionada, Rosana ganhou no total cinco beijos do cantor e ainda arriscou alguns versos do clássico "Who Says you Can't Go Home". "Será que eu conseguirei dormir hoje, amanhã e depois e depois?", publicou a fã, pela rede social, logo após descer do palco. Rosana é de Campinas (98km de São Paulo) e logo quando subiu no palco mostrou uma faixa onde declarou seu amor por Bon Jovi. "Querido John. Eu fui a todos os shows que você fez no Brasil. Em 1995 você me chamou no palco. Por favor, me chame de novo. Eu quero um beijo. Obrigado, Rosana", dizia a faixa. Bon Jovi subiu ao palco do Rock In Rio desfalcado de dois integrantes originais, o guitarrista Richie Sambora, demitido no meio da tour, e o baterista Tico Torres, recém-operado para a retirada do apêndice. O músico passeou por praticamente todos os discos lançados por ele ao longo de sua carreira. "Wanted Dead or Alive", "Livin' on a Prayer", "Always", "Runaway" e "It's My Life" foram alguns dos clássicos que emocionaram os mais de 80 mil fãs que estiveram no show. (Folha)

Papa Francisco anuncia mais mudanças na Cúria Romana

Papa Francisco anuncia mais mudanças na Cúria Romana
O papa Francisco anunciou neste sábado (21) novas mudanças na Cúria Romana, o "governo do Vaticano", informou a Santa Sé. O arcebispo Beniamino Stella, de 72 anos, que até agora era o responsável pela chamada "Escola de Núncios", foi nomeado Prefeito da Congregação para o Clero, dicastério vaticano que se ocupa dos seminaristas e sacerdotes. Stella substitui Mauro Piacenza, que agora assumirá a Penitenciária Apostólica, responsável pelas indulgências. 

A função era anteriormente do cardeal português Manuel Monteiro de Castro, que completou 75 anos em março, atingindo a idade de aposentadoria dos religiosos. Outro italiano, Lorenzo Baldisseri, até agora Prefeito da Congregação para os Bispos e que foi secretário do último conclave, foi nomeado para liderar o Sínodo dos Bispos. Ele substitui o croata Nikola Eterovic, designado Núncio Apostólico na Alemanha. 

Quanto a Congregação para o Clero, o papa confirmou como secretário deste dicastério o espanhol Celso Morga Iruzubieta. Já o responsável para os seminaristas passa a ser o mexicano Jorge Carlos Patrón Wong. Essas são as primeiras mudanças do papa Francisco na Cúria romana após a nomeação, há algumas semanas, de Pietro Parolin como número dois do Vaticano. Em 31 de agosto, Parolin foi escolhido pelo papa para ser seu secretário de Estado, o equivalente ao cargo de primeiro-ministro, substituindo Tarcisio Bertone. 

A saída de Bertone do cargo de secretário de Estado foi a mudança mais significativa que Francisco realizou na Cúria. Os anúncios são feitos dias antes do encontro, no início de outubro, do papa Francisco com oito cardeais, que vão refletir junto ao pontífice sobre a reforma no seio da Igreja. Entre os temas em discussão estarão os problemas vividos pelas famílias católicas, em particular a situação dos divorciados que voltam a se casar. 

Na reunião com os cardeais que nomeou como conselheiros, marcada para 1 a 3 de outubro, o papa também falará sobre as reformas da Cúria e do Banco do Vaticano.

Jovens espancam mãe e vandalizam cidade após plano de comer seu fígado

Dois adolescentes de Spokane, no estado americano de Washington, espancaram a mãe de um deles após aparentemente desistir do plano inicial de abri-la para comer seu fígado. Depois da agressão, os jovens, de 13 e 14 anos, ainda praticaram uma série de vandalismos na cidade até serem finalmente apreendidos pela polícia.

Segundo a CNN, o menino mais velho sugeriu que matassem e abrissem o corpo da mãe do amigo, mas os dois desistiram do plano e acabaram por espancar a mulher com o cabo de uma espada. Depois do ataque, os garotos pegaram o carro do pai do adolescente mais velho, invadiram e depredaram uma residência e provocaram um acidente de trânsito, quando foram alcançados e detidos pela polícia.

A mãe do jovem de 13 anos, encontrada ensanguentada em sua casa, foi hospitalizada e se encontra em condição estável e sem risco de morrer. O garoto contou aos policiais que, no dia dos crimes, tomou uma "pílula azul". Ainda não foi possível descobrir se a droga era ecstasy, ópio ou algum outro tipo de alucinógeno.

Greve dos bancários fecha mais de 7,2 mil agências em todo o país

Nesta sexta-feira (20) o comando de greve no extremo sul fez piquete em frente às agências bancárias

A greve dos bancários, como já tinha informado o Sindibancários, ganhou força a partir desta última sexta-feira (20) com o fechamento de 7.282 agências e postos de atendimento em todo o país. Foram 1.143 agências a mais que na véspera, o que equivale a crescimento de 18,5% em relação às 6.145 unidades fechadas no primeiro dia de greve.

O balanço foi divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), depois que os sindicatos regionais avaliaram o movimento de adesões nesta sexta-feira, dia 20. De acordo com o Comando Nacional de Greve, o processo de adesões está se ampliando rapidamente em todo o país, incluindo nas pequenas cidades.

Os bancários reivindicam, entre outras coisas,  reajuste de 11,93%, participação nos Lucros e Resultados (PLR) e piso salarial de R$ 2.860,21 (salário mínimo do Dieese).

Por Ronildo Brito

(ATENÇÃO CENAS FORTÍSSIMAS) Homem que estava desaparecido há 15 dias no município de Jucuruçu é encontrado morto


A Policia Civil de Itamaraju realizou na tarde da última sexta-feira (20), em Jucuruçu um levantamento cadavérico de um homem que estaria desaparecido há mais de 15 dias. De acordo com informações da polícia o corpo teria sido localizado por moradores após sentirem um mau cheiro vindo do alto da propriedade.

O corpo foi encontrado em estado avançado de decomposição nas proximidades de uma rocha, no interior da Fazenda Boa Vista Milagrosa, no Córrego da onça. Ainda não se sabe o que teria provocado a morte de um homem que foi identificado por Gervásio Cecílio dos Anjos (64 anos), que residia próximo ao local.
O Policial Civil Osnilton Pereira esteve realizando o levantamento cadavérico, que foi caracterizado como de difícil acesso. O corpo foi encaminhado para o IML local de Itamaraju para que os procedimentos legais sejam realizados. Segundo os cálculos da Polícia o senhor faleceu a pelo menos 10 dias provavelmente pode ter morrido vítima de infarto.

O senhor Gervásio Cecílio dos Anjos era separado há muito tempo e ultimamente estava passando por um distúrbio mental, ele deixa 2 filhas que moram em Cruzeiro do Sul. 

Radialistas parabéns pelo seu dia, 21 de setembro é dia de comemorar!

Dia do Rádio e do Radialista 

A Radiodifusão é de importância imensurável. E o homem ou mulher de Rádio que leva a sério a sua profissão, que nela crê e a ela se dedica, presta um serviço de inestimável valor à coletividade e faz jus a essas comemorações.

Seja na informação precisa e imediata, seja no aviso de utilidade pública, seja no lazer proporcionado pelos programas que divertem e deleitam, seja na orientação dada, na cultura difundida, na transmissão dos eventos esportivos, seja nas mensagens de paz e amor e fraternidade, o profissional de Rádio presta um grande serviço.

E não são apenas os locutores, os comentaristas, os noticiaristas, os repórteres, aqueles apresentadores que vocês ouvem, que desempenham papel importante na Radiodifusão. Há todo um exército de pessoas cujos nomes vocês nem conhecem, cuja voz vocês nunca escutam e que estão dia e noite, domingos e feriados, trabalhando para que a Emissora possa fazer suas transmissões. São os proprietários e diretores das empresas de radiodifusão, os técnicos, os operadores, o pessoal da área artística, os redatores e produtores, os integrantes do setor comercial e da administração, muita gente mais, compondo uma colmeia que não pára, que trabalha, produz e realiza, fazendo-se merecedora de admiração e respeito.

No dia 21 saudamos os radialistas. No dia 25 homenageamos os radiodifusores, os proprietários de Emissoras. É muito grande a sua luta, são enormes os investimentos necessários, não é fácil a seleção de profissionais, são preocupantes as despesas enormes que se repetem todos os meses.

Com tantos compromissos, não foram poucos os que desistiramno meio da jornada.
Recebam nosso abraço, heróicos radialistas e radiodifusores.
************

Durante muito tempo o Dia do Rádio, ou da Radiodifusão, e o Dia do Radialista foram comemorados juntamente, em 21 de Setembro que é também o Dia da Árvore. A celebração teve início em 1945, quando um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas fixou os níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radiodifusão.

Nos anos 80, por ocasião do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado na Bahia, os proprietários de Emissoras decidiram estabelecer uma data para comemorar em separado O Dia da Radiodifusão. Escolheram 25 de Setembro, pois nesse dia nasceu Roquette-Pinto.

Edgard Roquette-Pinto, médico, antropólogo e professor, nascido em 1.884, fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1.923.

Dessa forma, passamos a comemorar em 21 de Setembro o Dia do Radialista e em 25 desse mês o Dia do Rádio, ou da Radiodifusão.

Mais recentemente, em decreto assinado pelo Presidente Lula, foi instituído no calendário de efemérides nacionais o Dia do Radialista a ser comemorado em 7 de Novembro, data de nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso. Costumes não se criam por decreto e em razão disso continuo recebendo e enviando cumprimentos na data original da qual todos os radialistas gostam: 21 de Setembro.

Na verdade, a Radiodifusão é de importância imensurável. E o homem de Rádio que leva a sério a sua profissão, que nela crê e a ela se dedica, presta um serviço de inestimável valor à coletividade e faz jus a essas comemorações.

Seja na informação precisa e imediata, seja no aviso de utilidade pública, seja no lazer proporcionado pelos programas que divertem e deleitam, seja na orientação dada, na cultura difundida, na transmissão dos eventos esportivos, seja nas mensagens de paz e amor e fraternidade, o profissional de Rádio presta um grande serviço à nação.

E não são apenas os locutores, os comentaristas, os noticiaristas, os repórteres, aqueles apresentadores que vocês ouvem, que desempenham papel importante na Radiodifusão. Há todo um exército de pessoas cujos nomes vocês nem conhecem, cuja voz vocês nunca escutam e que estão dia e noite, domingos e feriados, trabalhando para que a Emissora possa fazer suas transmissões. São os proprietários e diretores das empresas de radiodifusão, os técnicos, os operadores, o pessoal da área artística, os redatores e produtores, os integrantes do setor comercial e da administração, muita gente mais, compondo uma colmeia que não pára, que trabalha, produz e realiza, fazendo-se merecedora de admiração e respeito.

No dia 21 saudamos os radialistas. No dia 25 homenageamos os radiodifusores, os proprietários de Emissoras. É muito grande a sua luta, são enormes os investimentos necessários, não é fácil a seleção de profissionais, são preocupantes as despesas enormes que se repetem todos os meses.

Com tantos compromissos, não foram poucos os que desistiram  no meio da jornada.

Recebam nosso abraço, heróicos radialistas e radiodifusores.

Recebam a nossa homenagem e os nossos votos de sucesso.

Torcedor do Corinthians que foi preso na Bolívia troca tiros com a polícia no interior da Bahia

Carteira da Gaviões da Fiel de Raphael Castilho, baleado na Bahia (Foto: PM/ Divulgação)
Membro da Gaviões da Fiel, Raphael Machado Castilho de Araújo, de 18 anos, foi preso nesta sexta-feira (20), em Santo Estevão, microrregião de Feira de Santana. Ele estava acompanhado de Alex Nascimento, de 21 anos.
Arma apreendida com torcedor corintiano e outro rapaz na Bahia (Foto: PM/ Divulgação)
De acordo com a Polícia Militar, a dupla é acusada de praticar assaltos no município. A prisão aconteceu  quando os dois tentaram fugir de uma blitz no centro de Santo Estevão. Houve troca de tiros e eles foram alvejados pelos policiais. “Nós fomos atrás deles, demos a voz de prisão e verificamos que um deles fez um gesto para atirar contra a guarnição. Nós nos protegemos e começamos a perseguição.
Documento que mostra saída de Raphael da bolívia foi encontrado com ele na Bahia (Foto: PM/ Divulgação)
Eles abandonaram o veículo, avistamos eles a pé, e mais uma vez fomos recebidos a tiros. Alvejamos os dois e prestamos socorro”, disse o soldado Oliveira, em entrevista ao site Acorda Cidade. Raphael é um dos 12  torcedores corintianos presos pela morte do jovem boliviano Kevin Espada, que foi atingido por um sinalizador,  durante o jogo entre San Jose x Corinthians, em Oruro, na Bolívia, pela fase de grupos da Taça Libertadores da América, em  fevereiro deste ano. Os dois foram internados no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, mas não correm risco de morte. (G1)

BBom desvia R$ 8,6 mi para empresa 'laranja' e valor é bloqueado, diz MPF

Investigada por suspeita de pirâmide financeira, a empresa BBom foi alvo de uma nova medida judicial. De acordo o Ministério Público Federal em Goiás(MPF-GO), a companhia tentou desviar dinheiro para outra companhia “laranja”, mas a ação foi impedida por uma liminar da Justiça. O esquema, segundo o MPF, teria sido idealizado e executado pela diretoria administrativa da Embrasystem, detentora do nome fantasia BBom. 

A empresa “laranja” foi batizada como Webcard Administradora de Cartões Ltda. e transferiu R$ 8,6 milhões para outra companhia, lícita, que emitiria e administraria os pré-pagos “Cartões BBom”. Estes seriam destinados a associados do grupo para o recebimento de rendimentos obtidos com a adesão de novos integrantes. 

Ao descobrir a transferência, o MPF entrou com um pedido de liminar para que o dinheiro fosse bloqueado. O juiz federal Juliano Taveira Bernardes aceitou a medida no último dia 10. Com isso, os R$ 8,6 milhões foram depositados em uma conta judicial e somam-se aos outros bens da empresa que estão congelados. 

Aliados admitem preferência de Wagner ao PT para 2014

Embora reconheçam a legitimidade da pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), ao governo da Bahia, nas eleições estaduais de 2014, líderes de partidos da base aliada ao governador Jaques Wagner (PT) destacam a preferência do Partido dos Trabalhadores em liderar a cabeça de chapa. 

Dirigentes de siglas que apoiaram a reeleição ao quarto mandato de Nilo, no comando da Casa Parlamentar, responderam a declaração do pedetista de que eles teriam predileção pela sua postulação a um nome do PT. Líder do PSD, segunda maior bancada da AL, Otto Alencar negou que tivesse preferência em meio aos nomes da base, colocados para o Palácio de Ondina. 

“Não faço acepção de ninguém, não incluo e nem excluo ninguém. Todos estão qualificados, têm currículo e interesse legítimo de suceder o governador, mas o PT, por ter o governador, ter a presidente da República, ser o maior da base tem maior legitimidade”, afirmou. Otto ponderou que Nilo está fazendo o papel dele no processo. 

“Tem o trabalho dele, é respeitado, é aliado e tem demonstrado correção com o governador e o grupo, mas não vou escolher nem excluir nenhum candidato. Estou aguardando a decisão do comandante que é o governador”, disse o pessedista, cacifado entre um dos nomes para a sucessão.

Moradores das zonas rurais do município de Jucuruçu esperam com ansiedade luz elétrica



Veja os lugares pendentes  
OBRAS COM PENDÊNCIAS AMBIENTAIS - Jucuruçu
CARTAÍTEMTÍTULOPROJETOEXPEDIENTEONDEPROTOCOLO
LT001/0601868ELET. AGUA LIMPA / FAZ SOMBRA DA TARDEX-00755859001670775
LT002/0701587MP - ELET. REG. DE MONTE AZULX-01962519002007654CONSULTORA
LT008/1200203MP - ESC. MUNICIPAL MARIA DO CARMOX-02957109002554817
LT007/1100367MP - ESCOLA MUN. BANANALX-02913999002554337
LT008/1200204MP- ESC. MUN. MORANGUINHOX-03193229002554990
LT008/1200202MP- ESCOLA MUN. RUI BARBOSAX-02939599002554477
LT013/0702835MP- SAIDO DE ROQUEGON PERCORRENDO B NOVAX-02939339002622049
LT005/1102206MP-COMUNIDADE DE GADO BRAVO-COMPLX-04944879100195068
LT013/0702831MP-ESC. MUN. FRANCISCO DE ASSISX-02939479002555252

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Presidente do DEM confirma que ACM Neto não vai atacar agressivamente o PT em 2014

Presidente do DEM confirma que ACM Neto não vai atacar agressivamente o PT em 2014
Com o discurso de "obrigação do gestor" e com o exemplo da aprovação do IPTU na Câmara Municipal de Salvador, o presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), resumiu o que os políticos locais não têm comentado: o prefeito ACM Neto (DEM) não poderá atacar agressivamente petistas em 2014, como costumava fazer quando era deputado federal. 

Em entrevista ao Bahia Notícias, Agripino não escondeu que a postura do correligionário baiano na campanha eleitoral de 2014 terá de ser mais harmoniosa com o adversário histórico, talvez próximo do estilo “paz e amor” que tem adotado. No entanto, o senador ressaltou que Neto terá que escolher claramente de que lado estará, na oposição. 

“Ele vai ser membro de um palanque em cima da eleição e terá que fazer sua opção. Ele está construindo seu governo, está montando os convênios. A opção que ele tomar, como sempre tomou, vai ser clara e o discurso que ele vai anunciar será claro. Agora, ninguém espere que ACM Neto vá chegar no palanque para desancar com desaforo quem quer que seja, muito menos a presidente da República, se ela vier a ajudar, como está prometendo, a cidade do Salvador”, afirmou. Apesar de não citar diretamente, o mesmo posicionamento deve ser adotado pelo prefeito em relação ao governador Jaques Wagner (PT). 

Bahia gera 39 mil empregos e permanece líder no Nordeste

Bahia gera 39 mil empregos e permanece líder no Nordeste
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira (20) apontam que a Bahia gerou 39,2 mil novas vagas entre janeiro e agosto deste ano e permanece na primeira posição em geração de empregos formais no Nordeste. 

O estado aparece à frente do Ceará, que criou 24,4 mil postos, e do Piauí, com quase 9 mil vagas. Em agosto, o estado teve saldo positivo de quase 4 mil postos de trabalho formais – número 0,2% superior ao estoque de julho – com destaque para os setores do comércio, serviços e construção civil. 

Nos oito primeiros meses de 2013, o interior baiano registrou saldo de 28,7 mil novos empregos formais, ante os 10,5 mil contabilizados na Região Metropolitana de Salvador. Entre os municípios da Bahia, registraram os melhores desempenhos as cidades de Salvador, com 2,7 mil novos postos; Casa Nova, com 747; Juazeiro, com 495; e Camaçari, com 441. Em todo o Brasil, a geração de empregos com carteira assinada cresceu 26% em agosto.

Instrutora de academia morre após acidente em exercício

Instrutora de academia morre após acidente em exercício
Uma profissional de Educação Física morreu nesta quinta-feira (19) depois que um aparelho de 160 quilos caiu sobre ela durante uma sessão de exercícios de agachamento em uma academia na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Leonora Rondan tinha 29 anos e estava sozinha no estabelecimento no momento do acidente. De acordo com o jornal Extra, a polícia acredita que a instrutora tenha morrido por asfixia, após a barra cair sobre seus ombros. Leonora sofreu uma fratura no pescoço no momento do acidente. 

Segundo o delegado Roberto Peternolli, da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, a profissional levantava 80 quilos de cada lado da máquina, que suporta até 140 quilos. “Ou ela perdeu o equilíbrio e caiu, ou ela pensou ter travado o aparelho mas não o fez. Então, o peso caiu sobre ela. Ela era formada em educação física, tinha experiência. Tudo leva a crer que tenha sido uma fatalidade”, informou. 

Inicialmente, o delegado também eximiu a academia de responsabilidade pela morte da jovem, que tinha as chaves do local e treinava sozinha. “Não acredito que haja alguma culpabilidade para a academia, pois ela era uma profissional capacitada. Mas checaremos as normas da categoria para saber se ela poderia estar sozinha", explicou. Leonora era casada e trabalhava na academia há mais de dois anos.


Homem que perfurou olhos da sua ex-mulher se entregou à polícia

Homem que torturou e perfurou olhos de ex-mulher é preso em Goiânia
Homem que torturou e perfurou olhos de ex-mulher é preso em Goiânia

Após 21 dias foragido, o homem de 30 anos que torturou e perfurou os olhos da ex-mulher se entregou à Polícia Civil na noite de quinta-feira (19), em Goiânia. Ele está preso na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), na capital. Segundo a delegada responsável pelo caso, Ana Elisa Gomes, ele confessou ter comitido o crime depois de a vítima se recusar a reatar casamento.

A operadora de caixa Mara Rúbia Guimarães, de 27 anos, foi agredida pelo ex-companheiro no último dia 29, em Goiânia, quando chegava em casa para almoçar. Depois de cometer as agressões com uma faca de mesa, o homem fugiu.

De acordo com a polícia, ele estava escondido em uma fazenda em Águas Lindas de Goiás, município goiano do Entorno do Distrito Federal. Na segunda-feira (16), o homem foi localizado e houve uma intensa perseguição policial, mas o autor entrou em uma mata e fugiu.

Para a delegada, ele se assustou com a perseguição. “Ele achava que estava seguro e bem escondido nessa fazenda e percebeu que não tinha mais para onde fugir. Vendo que não tinha alternativa resolveu se entregar”, afirma.

O autor será interrogado na tarde desta sexta-feira (20). Porém, em depoimento informal, já afirmou que ficou agressivo devido a uma discussão quando Mara Rúbia se recusou a reatar o casamento.

Ele não dá detalhes do crime e diz que não queria matar a ex-companheira. Porém, para a polícia, a intenção do homem foi clara. “Acreditamos que quando ele saiu da casa, deixou ela trancada, totalmente ferida e desacordada, imóvel no chão, sangrando, levou o celular dela e fechou toda a casa, ele teve certeza que ela morreria ou que ela já estava morta”, afirma Ana Elisa Gomes.

Segundo a delegada, o autor só demonstrou emoção ao falar do filho. “Chegou a chorar e disse que gosta muito do filho, que eles têm uma relação muito próxima. Ele se diz arrependido do que fez”.

Conforme a Polícia Civil, após a conclusão do inquérito o homem será indiciado por tentativa de homicídio triplamente qualificado porque, para polícia, o crime teve motivo fútil, foi cruel e o autor usou de tortura e retirou qualquer possibilidade de defesa da vítima. Ele também deve responder pelo crime de roubo, pois levou o celular da mulher após tentar matá-la.

Enquanto o inquérito não é concluído, o homem permanece em prisão temporária por um prazo de 30 dias, que podem ser prorrogados por outros 30 dias. Além disso, com o fim das investigações, a delegada afirma que pedirá a previsão preventiva do autor.

Agressões

De acordo com os familiares, o casal se separou há dois anos. Desde então, a mulher, que morava em Corumbá de Goiás, se mudou para a capital. Esta não seria a primeira vez que o homem agrediu a ex-mulher, pois não aceitava o fim do relacionamento.

Ela informou, em entrevista à TV Anhanguera, que procurou a polícia por quatro vezes para denunciar o agressor, mas que não obteve ajuda. “Ouvi de uma delegada que as coisas não são tão fáceis assim. Não é apenas chegar e falar. Mas foi. Ele me cegou e agora vou viver o resto da minha vida na escuridão”, lamentou.

Tratamento

Desde que foi ferida, Mara Rúbia já passou por duas cirurgias. O médico responsável pelo tratamento dela, Antônio Sagawa, disse que a paciente se recupera bem. "O prognóstico era bem sombrio, mas evolução é muito satisfatória”, afirmou. No entanto, a mulher ainda deve ser submetida a novo procedimento cirúrgico.

O médico informou que as lesões provocaram uma catarata no olho direito de Mara Rúbia, onde também será necessário reconstruir a parte detrás do globo ocular. Já no olho esquerdo, o ferimento foi na pupila, que também deve passar por correções. De acordo com o médico, a visão da operadora de caixa não será como antes, mas é provável que ela enxergue mais do que os 25% previstos inicialmente.

Filho

Em meio ao tratamento, Mara Rúbia luta para reaver a guarda do filho, de 7 anos, que mora com a avó paterna em Corumbá de Goiás, a 108 quilômetros da capital. A Justiça de Goiânia deu um parecer favorável à mulher, que solicitou a guarda do filho após ser atacada pelo ex-companheiro.

No entanto, a promotoria da cidade foi contrária à medida e o caso foi encaminhado ao juiz local, que entendeu que houve uma confusão sobre qual comarca deveria julgar o caso. Com isso, o menino não pôde ser levado.

A avó paterna da criança, a dona de casa Divina Bicudo dos Santos disse, em entrevista à TV Anhanguera, que cuida do neto desde que ele nasceu e que não concorda em ceder a guarda para a mãe. “Nós [família paterna] sempre cuidamos dele. Sem contar que o menino está acostumado com a gente. Quero ele aqui”, afirmou Divina, que entrou com um pedido na Justiça pela guarda do neto.

FONTE: G1

Ex-jogadora de vôlei Larissa engravida com óvulo de sua mulher Lili

Ex-jogadora Larissa engravida com  óvulo de sua mulher Lili
Quando confirmou a aposentadoria das quadras, Larissa revelou o desejo de deixar o vôlei de praia  em segundo plano para ser mãe . Pouco menos de dois meses após casar-se oficialmente com Lili Maestrini, bronze no Mundial de Vôlei de Praia de Stare Jablonki, a medalhista olímpica recebeu a notícia de que seu sonho vai se realizar em breve. Graças a um tratamento de fertilização, a ex-parceira de Juliana espera um herdeiro para o próximo ano.

Aos 31 anos, Larissa carrega um bebê gerado em inseminação artificial a partir de um óvulo de Lili, que tomou medicação para fortalecer a célula. A jovem jogadora, em atividade pela seleção brasileira e no Circuito Brasileiro, chegou a consultar a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) sobre as substâncias que estava ingerindo e soube que nenhuma delas implicaria em resultados adversos em exames antidoping.

Juntas há mais de três anos, Lili e Larissa evitam dar entrevistas para preservar o relacionamento. As duas se casaram no início de agosto em uma grande festa com vista para o mar de Fortaleza, ambas com vestidos de noiva. Recentemente, Lili pediu à CBV que mudasse seu nome no pedido de passagens de viagens. Em vez de Liliane Maestrini, agora ela usa Liliane França, sobrenome de Larissa.  (Por GloboEsporte)

Aposentado é preso por posse ilegal de arma em Itamaraju

Um aposentado de 77 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (20), por policiais do Pelotão Emprego Operacional Tático (PEOT), após  denúncia uma anônima.


De acordo com informações, os policiais investigavam uma suposta tentativa de homicídio ocorrida no Conjunto Habitacional Italage, quando um morador da localidade teria informado que o tiro teria sido disparado de uma residência localizada na Rua liberdade, N° 590.

Policiais se deslocaram até o endereço informado, porém o propriétario da residência não se encontrava no local. De imdito os policiais realizaram uma revista na residência do homem e encontraram uma arma calibre 32 de marca INA, com 6 munições intactas.
 
O aposentado identificado como  Ivanir Soares de Oliveira, 77 anos chegou logo após os policiais realizarem a revista na residência. De acordo com a polícia o homem estava tranquilo e admitiu que o revólver pertencia a ele.

Também foi  encontrada, diversas armadilhas espalhadas pela residência além de um arsenal de bombas. De acordo com o acusado, as armadilhas são armadas como forma de se defender da marginalidade existente na localidade.

O aposentado informou que não tinha conhecimento sobre a suposta tentativa de homicídio contra a vida do adolescente de 13 anos, foi então que a polícia descobriu que uma das armadilhas da casa tinha sido disparada, o que teria ocasionado a lesão no rosto do jovem.

O homem foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Itamaraju. Até o fechamento da matéria Ivanir se encontrava detido e poderá responder por posse ilegal de arma.

(Por Radar830)

Monitora do Projovem passa mal e acaba morrendo no interior de Itamaraju

O fato aconteceu na noite desta quinta-feira (19) por volta das 20h e deixou familiares, amigos e estudantes em estado de comoção, quando a monitora do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), Jaciane Rodrigues Silva, de 27 anos, moradora do distrito de Piragi, interior de Itamaraju, teria queixado-se para sua mãe que estava com uma dor no estômago, mas mesmo assim saiu caminhando para uma reunião em uma escola local.

Ao término do encontro, já quando retornava para sua casa, Jaciane passou mal e desmaiou. Em meio ao desespero amigos e familiares da jovem tentaram reanimá-la, mas a mesma não reagia aos estímulos. Pouco tempo depois foi constatado o óbito.

O corpo de Jaciane foi removido para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (IML) na mesma noite desta quinta-feira (19), para exames de necropsia.

Na manhã desta sexta-feira (20) o secretário municipal de Assistência Social, Evando Rodrigues, que está participando de um evento público em Salvador e com quem Jaciane trabalhava, lamentou a morte prematura da monitora, reconhecida pelo trabalho desenvolvido no Projovem de Piaragi e ainda nas comunidades de Coração Central e São João da Prata. A família ainda não divulgou os locais do velório e sepulto. (Por TN)

Garantia estendida cresce 14% em 2013 se tornando campeã em denúncias

Seguro que prolonga a garantia de eletrônicos lidera as reclamações de consumidores nos Procons contra as seguradoras. Saiba como se precaver antes de contratar.  parceria entre seguradoras e varejistas no comércio eletrônico ampliou a oferta da garantia estendida. Por outro lado, contribuiu para torná-la o seguro mais reclamado do Brasil, informa ao iG a supervisora de assuntos financeiros do Procon-SP, Renata Reis. “O consumidor é quase sempre pego de surpresa e não tem tempo para refletir antes de contratar o produto”.


Maior causa de frustração contra a garantia estendida é a cobertura e abrangência do produto


As seguradoras arrecadaram prêmios de R$ 1,6 bilhão entre janeiro e julho de 2013 com o produto – um aumento de 14% em relação aos sete primeiros meses do ano passado, segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados), que regulamenta o produto no Brasil. Já os sinistros alcançaram R$ 241,9 mil este ano, ante os R$ 222,5 mil do mesmo período de 2012.
Além da garantia legal e contratual – cedidas gratuitamente –, o mercado oferece estes seguros que prolongam por meses ou anos a cobertura contra possíveis danos, ou que complementam a cobertura do fabricante no período vigente da garantia comum. Saber diferenciar os dois tipos de produtos e conhecer seus itens de exclusão (não previstos em contrato) evita surpresas desagradáveis em caso de necessidade.
A maior causa de frustração contra a garantia estendida é justamente sua cobertura e abrangência, liderando 38,67% das queixas à Secretaria Nacional do Consumidor entre janeiro e 31 de agosto deste ano. Em seguida, a entrega do produto com vícios – quando é devolvido sem apresentar as condições anteriores ao dano – ocorreu em 23,97% das reclamações ao órgão.
Os Procons do País receberam, no total, 14.645 denúncias contra a garantia estendida no período. As cinco categorias com mais problemas foram itens de informática, aparelhos celular, geladeiras, televisores e máquinas de lavar ( veja o gráfico ).
Alteração, descumprimento ou irregularidades no contrato do seguro representaram 5,7% das queixas, seguidas da falta de peças para a reposição do produto (3,1%). “Também ocorre de o reparo não ser feito dentro do prazo informado ou a rede de assistência técnica não ser a mesma do fabricante”, 
esclarece Renata.
Exija o contrato
A melhor forma de evitar problemas futuros é pedir ao vendedor do produto uma cópia das condições gerais do seguro se a compra for feita em uma loja física. No caso das compras pela internet, o cuidado deve ser ainda maior, segundo o advogado Rodrigo Ribeiro, especializado em relações de consumo nos meios eletrônicos.
“A lei determina que as empresas de e-commerce disponibilizem na internet todas as informações gerais da apólice, como cobertura, data da contratação e validade da garantia estendida”, explica. Procurar se informar sobre a empresa que oferece o seguro é outra recomendação para resguardar-se.
Pesquise os preços
A garantia estendida pode ser paga à vista, mesmo que o produto seja financiado, ou inclusa nas parcelas mensais do bem adquirido. “É preferível quitar à vista o valor do seguro para que o preço final do produto não fique maior”, orienta a técnica do Procon.
Não há um valor estipulado para a cobrança (prêmio) deste tipo de seguro, mas uma pesquisa aleatória em quatro redes de varejo na internet (Submarino, Walmart, Ponto Frio e Americanas.com) apontou uma variação entre 9% e 12% do valor total do produto.

Os mais reclamados

Categorias de produtos com o maior número de queixas referentes a garantia estendida nos Procons:


Secretaria Nacional do Consumidor

Uma máquina de café Nespresso, por exemplo, vendida por R$ 1.241,91 à vista na rede Ponto Frio, pode estender a garantia do fabricante por mais 12 meses por R$ 135,90, o equivalente a 10,9% do produto. Se a intenção for dobrar o tempo por mais 24 meses, o seguro sai por R$ 217,90 – 17,5% do preço total.
Para saber se o preço é abusivo ou justo, deve-se levar em conta não apenas o valor cobrado, mas também o custo de um conserto simples do item. “Não existe um percentual estipulado para cada produto. O ideal é pesquisar os preços em vários varejistas e comparar as condições”, recomenda Renata.
Condições para cancelar
Quando o consumidor desiste da compra de um produto no prazo de sete dias, o pagamento da garantia estendida também deve ser estornado, sem multa ou ônus para o consumidor. Após este prazo, é preciso considerar se já terminou o período de 90 dias da garantia legal prevista pelo Código de Defesa do Consumidor.
Se sim, ainda resta o período oferecido pelo fabricante gratuitamente. Caso a desistência do seguro ocorra após estas garantias, a seguradora pode estabelecer um custo pelo cancelamento, que estará previsto de antemão no contrato. Esse valor deve corresponder ao período em que o produto ficou passível de indenização pela seguradora, complementa Renata. (iG )

Funcionários de bancos públicos e privados cruzaram os braços em 543 agências na Bahia

Nesta quinta-feira (19), primeiro dia de greve nacional dos bancários, 45 agências ficaram fechadas no extremo sul baiano. O levantamento foi divulgado no final da tarde pelo Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia (Sindibancários). Esse número significa mais de 86% do total de bancários da região, envolvidos na paralisação. Na região, existem 820 bancários em 70 agências de bancos públicos e privados.

O coordenador geral do Sindicato, Carlos Eduardo Coimbra, considera bastante satisfatório o resultado da paralisação em seu primeiro dia e sinaliza que a partir desta sexta (20) a greve ganhará força, em virtude do aumento da mobilização nas demais agências bancárias. No mesmo dia, os diretores do Sindicato visitam as agências que ainda não aderiram à greve, a fim de organizar o crescimento consistente do movimento na região.

Conforme o balanço, nas cidades de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Eunápolis e Porto Seguro, que fazem parte da base do Sindicato, a paralisação foi mais acentuada, atingindo quase todas as agências bancárias.

A avaliação do coordenador do Sindicato é que a greve vai entrar para a próxima semana e continuará crescendo em todo o país, pois os banqueiros mantém a intransigência e não sinalizaram retorno das negociações até o momento.

Confira a relação das agências paralisadas:https://mail.google.com/mail/ca/images/cleardot.gif
Banco do Brasil (12 agências): Arraial D’Ajuda (Porto Seguro), Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itamaraju, Itanhém, Medeiros Neto, Mucuri, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Teixeira de Freitas;
Bradesco (10 agências): Caravelas, Eunápolis, Itabela, Itamaraju, Medeiros Neto, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Teixeira de Freitas (2 agências) e Trancoso (Porto Seguro);
Caixa Econômica Federal (11 agências): Belmonte, Eunápolis (2 agências), Itabatan (Mucuri), Itabela, Itamaraju, Porto Seguro, Posto da Mata (Nova Viçosa), Santa Cruz Cabrália e Teixeira de Freitas (2 agências);
Banco do Nordeste do Brasil (5 agências): Eunápolis, Itamaraju, Medeiros Neto, Porto Seguro e Teixeira de Freitas;
HSBC (3 agências): Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas;
Itaú (3 agências): Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas (1 agência);
Banestes (1 agência): Teixeira de Freitas.

Os bancários reivindicam, entre outras coisas,  reajuste de 11,93%, participação nos Lucros e Resultados (PLR) e piso salarial de R$ 2.860,21 (salário mínimo do Dieese), entre outras reivindicações.

Prefeita Uberlândia Pereira faz convite especial a todos


A Prefeitura Municipal de Jucuruçu, em parceria com a 12ª CIRETRAN e a 43ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIA MILITAR DA BAHIA, convidam a todos para participarem da mobilização em comemoração a semana nacional do transito. Nesta sexta feira  dia 20/09/2013, as 9, horas da manhã saindo uma carreata da Praça JOSINO EDUARDO BRITO pelas ruas da cidade, você é nosso convidado. Haverá panfletagem a partir das 10 h no pátio da escola Cecília Meireles, palestra com os alunos com orientação sobre o trânsito. 

 O Coordenador da 12ª CIRETRAN Jorge Kalid Filho (Responsável pela organização da campanha).

Ao decorrer da semana de comemoração, a campanha desse ano parte de uma realidade impactante, mas que nem sempre é lembrada pelos motoristas: quando um acidente não resulta em óbito, pode deixar graves sequelas em suas vítimas. Em muitos casos, quem sofre o acidente precisa reaprender até as ações mais básicas, como comer, falar e andar. Por isso, a campanha lança mão de casos reais de acidentados que estão passando por esse difícil processo de reabilitação. O conceito dá o comando: “Não deixe um acidente obrigar você a reaprender. Seja você a mudança no trânsito.”.

Segundo o Tenente Sidney, a sessão de planejamentos operacional da 43º CIPM computa mensalmente uma media de 30 a 35 acidentes de transito, o que leva a estatística de 1 a 2 acidentes por dia em Itamaraju e região, que na maioria das vezes envolve veículos de duas rodas, e no mês de julho foram 23 acidentes com motociclistas e quando vamos buscar as causas do acidentes, visto que a cidade teve o transito regulamentado com placas de sinalização, constatamos que a explicação está na imprudência dos condutores, então campanhas como esta se faz necessárias, para que venha conscientizar todos os usuários das vias e que tenhamos um transito mais seguro na cidade de Jucuruçu.

A campanha nos municípios acontece entre o dia 18 a 20 de setembro, com carreatas de abertura, estande de informação e serviço a comunidade, comando educativo (blitz com panfletagens), palestras nas escolas, e divulgação de mensagens voltadas para a prevenção de acidentes nos meios de comunicação.

As estatísticas estão ai para nos alertar da importância de ter prudência no transito, o objetivo desta semana de comemoração é de conscientizar os condutores dos riscos de uma direção imprudente, quero pedir aos motoristas de carros, motos entre outros meios de transporte que não só nessa semana de comemoração mais em todo momento que se guiar algum destes veículos, tenham mais respeito pela sua vida e do próximo.

(Trânsito seguro é a gente que faz. Felicidade e paz).

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.