Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 26 de junho de 2026

RONDESP Extremo Sul apreende metralhadora artesanal e cocaína durante ação policial em Itanhém

 


Uma ação da Companhia Independente de Policiamento Tático do Extremo Sul (RONDESP Extremo Sul) terminou com a apreensão de uma arma de fogo e uma quantidade de cocaína no fim da tarde desta quinta-feira (25), no município de Itanhém. 

Segundo informações da corporação, por volta das 17h, equipes realizavam patrulhamento tático quando receberam denúncias de moradores apontando que um homem estaria comercializando drogas na esquina da Rua Roberto Luiz Santana, no bairro Monte Santo. 

Ainda conforme a denúncia, o suspeito estaria usando uma camisa preta, bermuda branca e carregando uma mochila de cor rosa. A redação do portal apurou que o suspeito foi identificado como Pedro Henrique, de 19 anos. 

As guarnições foram até o local indicado e encontraram um indivíduo com as mesmas características informadas. Ao perceber a aproximação das viaturas, o suspeito tentou fugir, mas foi alcançado e abordado pelos policiais.

Durante a revista pessoal e a inspeção na mochila que ele carregava, os militares encontraram uma metralhadora artesanal calibre 9 mm e 92 porções de uma substância análoga à cocaína, totalizando aproximadamente 92 gramas. 

Pedro Henrique recebeu voz de prisão e foi encaminhado, junto com o material apreendido, para a 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Teixeira de Freitas, onde a ocorrência foi registrada e as medidas legais foram adotadas. 

Material apreendido: 

01 metralhadora artesanal calibre 9 mm;

92 porções de substância análoga à cocaína, pesando aproximadamente 92 gramas./MDD

"Eduardo" é morto a tiros ao sair do trabalho no bairro Ouro Verde, em Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: Na noite desta quinta-feira, 25 de junho, um jovem de 23 anos foi executado a tiros na Rua Nossa Senhora de Fátima, no bairro Ouro Verde, em Teixeira de Freitas. A vítima foi identificada como Eduardo Costa dos Santos. 

O crime 

De acordo com as primeiras informações levantadas no local, Eduardo havia acabado de sair do trabalho em uma empresa nas proximidades quando foi surpreendido por criminosos, possivelmente em uma motocicleta, e atingido por diversos disparos de arma de fogo. O crime aconteceu a poucos metros do local onde a vítima trabalhava. 

A Polícia Militar foi acionada, e uma guarnição da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (87ª CIPM) esteve no local, confirmando o óbito em decorrência de homicídio. Os militares isolaram a área até a chegada da Polícia Civil. 

Perícia e vestígios 

A delegada plantonista, Dra. Andressa Carvalho, acompanhada de sua equipe, realizou o levantamento cadavérico e solicitou a presença do Departamento de Polícia Técnica (DPT). A perícia foi coordenada pela perita Margareth Lima e sua equipe, que efetuou os procedimentos técnicos no local do crime e no corpo da vítima. 

Durante a perícia preliminar, foram constatados múltiplos ferimentos provocados por projéteis de arma de fogo. A maioria dos disparos atingiu a região da cabeça. Eduardo também apresentava lesões na perna, no rosto, na nuca e nas costas. 

No bolso da vítima, os peritos encontraram:

• Um aparelho celular

• A quantia de R$ 20,00 em dinheiro

• Um papelote contendo uma substância com características semelhantes à cocaína

O material foi recolhido e será submetido à análise pericial para confirmação.  

Remoção do corpo 

Após a conclusão dos trabalhos periciais, a delegada autorizou a remoção do corpo, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas pelo servidor Milton Cândido. A vítima será submetida a exame de necropsia e, posteriormente, o corpo será liberado à família para realização do velório e sepultamento. 

Investigação 

A Polícia Civil instaurará inquérito para apurar a autoria e a motivação do crime. As investigações ficarão sob responsabilidade do Núcleo de Homicídios da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (8ª Coorpin)./LiberdadeNews

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Lula anuncia nome para assumir liderança do governo no Senado


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira 25, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A parlamentar assume o posto após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), oficializada na quarta-feira 24. 

Segundo Lula, Teresa Leitão terá a missão de conduzir a articulação política do governo no Senado e buscar a aprovação de projetos considerados prioritários, como o fim da escala 6×1 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. 

Jaques Wagner deixou a liderança depois de ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal relacionada às investigações sobre o Banco Master. O senador nega qualquer irregularidade e afirma estar tranquilo em relação ao andamento do caso./sigaanoticia

MORRE EM ILHÉUS, AOS 88 ANOS, O EX-DEPUTADO FEDERAL RAIMUNDO VELOSO


Advogado, ex-presidente da Câmara Municipal e ex-parlamentar federal faleceu nesta quinta-feira (25) em casa, ao lado da família 

Ilhéus perdeu nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026. Raymundo Veloso, Faleceu, aos 88 anos, o advogado, ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e ex-deputado federal Raimundo Veloso — ou Raymundo Veloso Silva, como consta em seus registros oficiais. Natural de Água Preta, hoje município de Uruçuca, Veloso completou 88 anos no último dia 11 de janeiro e partiu em casa, cercado pelo afeto da família. 

Horários de velório e sepultamento ainda não foram divulgados 

Nascido em 11 de janeiro de 1938, Raimundo Veloso construiu uma trajetória de meio século dedicada à advocacia, à comunicação, ao magistério e, sobretudo, à política ilheense. Formou-se em Direito entre 1974 e 1978 e, antes de ingressar na vida pública, atuou como advogado criminalista — chegou a realizar 67 júris em Ilhéus. A defesa dos mais humildes marcou seus primeiros passos na profissão: ajudou diversas mães que não tinham condições financeiras para contratar um advogado para seus filhos detidos. 

Sua carreira política começou em 1988, quando se elegeu vereador para a Câmara Municipal de Ilhéus. Reelegeu-se em 1992 e, depois de um intervalo, voltou à Câmara em 2004. Foi justamente nesse mandato que assumiu a presidência do Legislativo municipal, nos anos de 2005 e 2006. Em 2006, deu o salto para a política nacional ao ser eleito deputado federal pela Bahia, exercendo o mandato entre 2007 e 2011. 

Ao longo de sua vida partidária, filiou-se a diversas legendas — PDT, PFL, PPS e, por fim, MDB —, mas nunca abandonou a essência de sua atuação: o serviço ao povo de Ilhéus. Na Câmara dos Deputados, integrou comissões permanentes como Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Ciência e Tecnologia, e Direitos Humanos e Minorias, além de ter atuado como 3º vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.Entre suas maiores realizações, Veloso orgulhava-se de ter sido responsável pela implantação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) em Ilhéus. Em entrevista, ele relembrou a luta: "Eu queria uma escola técnica em Ilhéus. Falei com Michel Temer e Geddel. Procurei o prefeito Newton Lima porque eu só precisava do terreno. Mas foi difícil, muito difícil. Conversamos com o ministro da educação, que disse: 'procure o terreno que vai em Ilhéus'. Graças a Deus, foi construído".Também foi o primeiro deputado a trazer a Comissão de Agricultura da Câmara para Ilhéus, em uma grande reunião para tratar da questão do cacau — tema caro à região que o viu nascer. 

Mas quem o conheceu de perto sabe que Raimundo Veloso nunca esqueceu de onde veio nem a quem devia sua trajetória. "Se não fosse pelo povo de Ilhéus, eu nunca teria chegado a três mandatos como vereador e a deputado federal", declarou emocionado em uma de suas últimas entrevistas. Em outra ocasião, repetiu o sentimento que o acompanhou até o fim: "O povo de Ilhéus é um povo admirável, eu devo tudo ao povo de Ilhéus. Primeiro a Deus, mas graças a Deus eu tenho um verdadeiro amor e amizade, amo o povo". 

Veloso também era comunicador — atuou em programas de rádio e sempre manteve um vínculo direto com a população. Sua fé era outro pilar de sua vida: "Eu e minha esposa oramos todos os dias. Na nossa casa ouvimos louvores, porque primeiramente na minha vida está Deus, depois minha esposa e minhas filhas".Raimundo Veloso deixa esposa, filhas, netos e uma cidade que ajudou a construir. Ilhéus perde um de seus mais autênticos representantes — um homem que, como ele mesmo gostava de dizer, nunca teria chegado tão longe sem o povo que tanto amou.As informações sobre velório e sepultamento serão divulgadas oportunamente pela família./otabuleiro

Corpo encontrado na BR-101 é identificado pelo DPT/Teixeira de Freitas; órgão busca localizar familiares da vítima


Ilhéus: Um corpo até então sem identificação foi encontrado sem vida na manhã da última segunda-feira (22), por volta das 10h, no km 05 da rodovia BR-101, logo após o distrito de Itabatã, no município de Mucuri-BA. 

Localização e isolamento 

O cadáver estava em um ponto de ônibus nas proximidades da Fazenda do Mirim, próximo ao trevo de acesso a Mucuri. A Polícia Militar isolou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML). 

Identificação da vítima 

Logo após a entrada do corpo no DPT como "Desconhecido", o perito Alexson Magalhães iniciou os procedimentos de pesquisa papiloscópica. Cruzando as impressões digitais colhidas com o banco de dados do Sistema de Identificação do Estado da Bahia, o especialista conseguiu estabelecer a identidade exata da vítima. 

Trata-se de Lázaro Vilela de Sena, de 43 anos, natural do município de Ilhéus/BA. De acordo com a ficha cadastral civil, ele nasceu em 21 de dezembro de 1982, é filho de Renilde Bispo Vilela e Lourival Lima de Sena, e tinha como último endereço registrado a Rua São Paulo, nº 204, no bairro Nossa Senhora da Vitória, também em Ilhéus. 

Trabalho humanitário do DPT 

A Coordenação de Polícia Técnica (CRPT) de Teixeira de Freitas vem desenvolvendo, há tempos, um rigoroso trabalho humanitário focado na identificação de cadáveres e no acolhimento de suas famílias. 

O órgão busca constantemente parcerias com os meios de comunicação locais e regionais para divulgar esses casos e encontrar os parentes das vítimas. Casos que, em outros tempos, alimentariam as tristes estatísticas de desaparecidos ou terminariam em sepultamentos como indigentes, hoje encontram um desfecho digno através da ciência pericial. 

Mesmo nos cenários em que a família não é localizada de imediato, o DPT realiza o sepultamento com o mapeamento e a localização exata da sepultura no cemitério, permitindo buscas e exumações posteriores de forma totalmente organizada. 

Além disso, a CRPT de Teixeira de Freitas mantém um trabalho de catalogação, ao solicitar publicações de casos como esse. O objetivo é garantir que, quando um familiar em qualquer lugar do mundo buscar pelo nome de um parente desaparecido na internet, possa encontrar o registro de que ele foi identificado, encerrando ciclos de incerteza e angústia. 

Serviço e contato 

Se você conhece ou possui informações sobre os familiares de Lázaro Vilela de Sena, entre em contato imediatamente com a Coordenação de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas pelo telefone e WhatsApp: (73) 3292-4518.//Liberdadenews

Motociclista morre em acidente envolvendo caminhonete na BR-101, em Mucuri


Um acidente registrado nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (25) resultou na  morte de um motociclista na BR-101, no município de Mucuri, extremo sul da Bahia. 

De acordo com as informações apuradas, a ocorrência foi registrada por volta das 5h10, na altura do km 933 da rodovia, e foi classificada como uma colisão traseira. 

O acidente envolveu uma caminhonete VW Amarok, com placa da Bahia, e uma motocicleta com placa do Espírito Santo. O condutor da motocicleta morreu no local. Até o momento do registro da ocorrência, a vítima não havia sido oficialmente identificada. 

Já o motorista da caminhonete sofreu lesões leves e foi socorrido para o Hospital de Itabatã, onde recebeu atendimento médico. 

As circunstâncias que levaram ao acidente ainda deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. O caso foi registrado para adoção das medidas legais e realização dos procedimentos de identificação da vítima./Bahiaextremosul

Jucurunet homenageia Dona Dezinha pelos seus 80 anos de vida: uma história de fé, amor e dedicação à família

 

Hoje é um dia de festa, gratidão e celebração em Jucuruçu. O Jucurunet tem a honra de prestar uma emocionante homenagem à senhora Dezinha, uma das moradoras mais antigas e queridas do município, que alcança a marca dos seus 80 anos de vida, deixando um legado de amor, respeito, fé e dedicação à família e à comunidade.

Dona Dezinha é uma mulher que carrega consigo uma história inspiradora. Ao longo de oito décadas, ela construiu uma trajetória marcada pelo trabalho, pela honestidade, pela perseverança e pelo amor ao próximo. Sua vida é um exemplo para todos que tiveram o privilégio de conviver com ela.


Nascida em uma época em que Jucuruçu ainda dava seus primeiros passos rumo ao desenvolvimento, Dona Dezinha acompanhou as transformações da cidade, testemunhando momentos importantes da história do município. Com sua simplicidade e sabedoria, tornou-se uma referência para familiares, amigos e vizinhos.

Sua maior riqueza sempre foi a família. Mãe dedicada de seis filhas, Dona Dezinha construiu uma verdadeira geração de amor e união. Hoje, tem a alegria de ver sua família crescer e prosperar através de seus 12 netos e 10 bisnetos, que representam a continuidade de seus ensinamentos e valores.

Cada conselho, cada gesto de carinho e cada oração feita por Dona Dezinha ajudaram a fortalecer os laços familiares e a formar cidadãos de bem. Sua presença sempre foi sinônimo de acolhimento, sabedoria e fé em Deus.

Para celebrar esta importante data, Dona Dezinha convida familiares, amigos e toda a comunidade para participarem de um especial Culto de Gratidão ao Senhor, um momento de louvor e agradecimento pelas inúmeras bênçãos recebidas ao longo de sua vida.

O culto acontecerá no dia 25 de junho de 2026, às 19h, na Praça Josino Eduardo Brito, nº 32, em Jucuruçu-BA. Será uma oportunidade para agradecer a Deus pelos 80 anos de uma vida repleta de conquistas, desafios superados e incontáveis demonstrações de amor.

Mais do que uma comemoração de aniversário, este momento simboliza a celebração de uma história construída com dignidade, fé e compromisso com a família. Dona Dezinha representa uma geração de mulheres fortes, guerreiras e batalhadoras que ajudaram a construir os alicerces da sociedade jucuruçuense.

Neste dia tão especial, o Jucurunet se une aos familiares e amigos para desejar muita saúde, paz, felicidade e muitos anos de vida. Que Deus continue derramando bênçãos sobre Dona Dezinha e que sua caminhada permaneça iluminando a vida de todos ao seu redor.

Parabéns, Dona Dezinha! Que seus 80 anos sejam celebrados com muita alegria, cercada pelo carinho de suas 6 filhas, 12 netos, 10 bisnetos e de toda a população de Jucuruçu, que reconhece e valoriza sua bela história de vida. 🎂🎉🙏

Por/Jucurunet

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.