A data mais antiga, e também a mais reconhecida pelos caminhoneiros, é 25 de julho, o Dia de São Cristóvão – a Igreja Católica instituiu essa data após canonizá-lo no século XV. Instituído como padroeiro de todos os viajantes, o santo também é protetor de marinheiros, aviadores e motoristas de todo tipo de veículo, leve ou pesado.
De acordo com a liturgia cristã, Cristóvão significa "aquele que carrega Cristo". O santo era um gigante que queria servir ao mais poderoso de todos os homens, e chegou a trabalhar para Satanás. Mas, quando soube que o mais poderoso era Jesus, converteu-se e foi viver na margem de um rio. Lá, carregava pessoas de uma margem à outra. Certa vez, transportou um menino que ficava cada vez mais pesado. Quando Cristóvão reclamou que parecia que carregava o mundo nas costas, o menino falou: "Não carregas o mundo, carregas seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves".
As datas oficiais
No Brasil, o governo do Estado de São Paulo e a União, sem muitas explicações, definiram datas diferentes para celebrar a profissão de caminhoneiro. Em 30 de dezembro de 1986, o então governador Franco Montoro assinou a Lei 5.487/86, que instituiu 30 de junho como o “Dia do Caminhoneiro”. Trata-se, portanto, de uma data regional.
Mas, 23 anos depois, o presidente da República em exercício, José Alencar Gomes da Silva, firmou que o dia 16 de setembro tornou-se o “Dia Nacional do Caminhoneiro”, fato registrado com a publicação da Lei 11.927/09.
A data nacional surgiu do projeto de lei 6.341/02, do deputado Celso Russomanno. “Toda categoria profissional tem a sua data comemorativa, quando se festeja com orgulho a profissão que escolheu. No caso dos caminhoneiros, essa data já é comemorada de maneira informal; o que pretendemos é oficializá-la”, justificou o parlamentar.
Se depender dos homenageados, o dia do santo católico é campeão disparado. Na cidade gaúcha de Caxias do Sul, entidades como a Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul, que reúne 180 mil profissionais, o dia 25 serve para pedidos de proteção espiritual e física. Inclusive, há na cidade uma igreja em formato de caminhão, a Igreja São Cristóvão, devidamente localizada às margens da BR-116, no Km 142.
Nenhum comentário:
Postar um comentário