A Rodovia BR-101, uma das principais estradas federais do Brasil, que corta o país a partir de Touros, no Rio Grande do Norte até São José do Norte, no extremo sul do Rio Grande do Sul, está interditada desde a madrugada do último dia 22 de dezembro de 2022, no Km-817, devido às fortes chuvas que castigaram no último mês o extremo sul da Bahia e o extremo norte do Espírito Santo, deixando interditado o local, na cidade de Itamaraju, em um ponto de saída para Teixeira de Freitas.
Na localidade, a pista cedeu por inteira e abriu uma gigante cratera no asfalto, onde ninguém vai, ninguém vem. A solução para quem está do lado de Itamaraju é utilizar a BA-489 em direção ao Prado, depois acessar a BA-001 em direção a Alcobaça e depois subir pela BA-290 até Teixeira de Freitas ou fazer o percurso inverso. Inclusive, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recomenda que seja realizado o desvio pelos municípios de Prado e Alcobaça, por meio das suas rodovias estaduais, o que aumenta a viagem de 62 quilômetros para 138 quilômetros.
Na tarde desta quinta-feira (12/01), o deputado estadual Tiago Correia (PSDB), alertou o governo, ao se manifestar em suas plataformas digitais para que acelere a dinâmica administrativa para reconstruir o trecho interditado na BR-101 em Itamaraju, por entender que o caso é de estado de emergência e, requer urgência. O parlamentar ainda pediu atenção máxima aos condutores que realizam o desvio pelas rodovias estaduais, que não têm suporte para um tráfego elevado de veículos, pois estão ficando com sua estrutura danificada por causa do surgimento de cargas pesadas sobre elas e já estão oferecendo muito risco.
O deputado Tiago Correia anunciou que já oficiou o Ministério da Infraestrutura com cópia ao DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e conversou com a sua direção pedindo a devida urgência para solucionar a recomposição da interdição para que a rodovia volte a sua normalidade, obtendo a devida resposta do DNIT que já deve começar as obras no Km-817 da BR-101 em Itamaraju, mas sem previsão de voltar ao seu restabelecimento, pois trata-se de obra de alta complexidade e pode durar até 90 dias de trabalho.
No último dia 30 de dezembro, uma equipe do Exército Brasileiro foi recebida no local pelo prefeito Marcelo Angênica (PSDB), para verificar a possibilidade de implementar uma ponte móvel de metal, mas após avaliação, foi constatada a inviabilidade técnica do projeto. Na última segunda-feira (10/01), empresários e fazendeiros de Itamaraju criaram um desvio, por uma propriedade particular, ao lado da cratera, que suporta veículo com cargas até de 20 toneladas, com a intenção de facilitar o trânsito entre Itamaraju e Teixeira de Freitas. Entretanto, a PRF não indica que os carros passem pelo desvio.
Conforme o chefe da 9ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Eduardo José Leôncio, o órgão só pode autorizar a passagem por desvios não oficiais mediante a autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelo reparo e a avaliação técnica. Na madrugada do último dia 4 de janeiro, um carro com três pessoas abordo caiu na gigante cratera do Km 817 da Br-101, que por sorte, os três ocupantes do veículo saíram ilesos do acidente, embora tenham sido retirados do carro por bombeiros./TN
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