O funeral do Papa Emérito Bento XVI despertou muitas dúvidas e curiosidades para os leigos, já que esta é uma celebração que entrará para a história da Igreja Católica, já que era um papa emérito e a cadeira do Papa não está vacante.
Um dos pontos que será destacado é a missa fúnebre presidida pelo Papa Francisco que deve começar às 9h30, horário local e 5h30, horário de Brasília. Francisco deve realizar sua homilia na missa, que será concelebrada por cerca de 120 cardeais, 400 bispos e quase 4.000 padres.
Ao final da celebração, Papa Francisco pronunciará “A Comenda Final e o Adeus” em latim:
"Gracioso Pai, encomendamos à tua misericórdia o Papa Emérito Bento, a quem fizeste sucessor de Pedro e pastor da Igreja, um pregador destemido da tua palavra e fiel ministro dos mistérios divinos".
O coro deve cantar, também em latim:
"Que os anjos vos conduzam ao Paraíso; que os mártires venham e vos acolham e vos levem para a cidade santa, a nova e eterna Jerusalém".
Sepultamento
O corpo de Bento XVI será colocado em um caixão feito de madeira cipreste, junto com itens de vários papas, moedas e medalhas que foram utilizadas durante seu pontificado.
O Papa emérito utiliza paramentos simbolizando seu papel como papa e bispo, e junto dele será colocado um tubo de chumbo com uma escritura em latim listando com pontos de destaque em seu pontificado.
O caixão do cipreste será fechado na presença de alguns assessores próximos, como o arcebispo Georg Ganswein, secretário de Bento XVI, e outros funcionários do mosteiro onde viveu depois de renunciar ao papado em 2013.
Os responsáveis por carregar o caixão de cipreste de volta à basílica para um serviço privado no qual ele será selado e envolto em fitas. Em seguida, ele será colocado em um segundo caixão, feito de zinco que será soldado. E por fim, será colocado em um terceiro caixão de madeira maior.
Bento XVI será enterrado de acordo com seus desejos, simples e no mesmo local nas criptas sob a Basílica de São Pedro, onde o Papa João Paulo II foi originalmente enterrado em 2005, antes de seu corpo ser realocado para uma capela na basílica em 2011. O sepultamento será um serviço privado./G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário