Na tarde desta quarta-feira (15), o prefeito Mildson Medeiros e secretária de Educação, Normélia Alquilina, se reuniram com representantes da APLB-Sindicato, Núcleo Itanhém.
O encontro aconteceu no gabinete do prefeito, por volta das 15:30, e contou com a presença do coordenador da APLB-Itanhém, Marco Antônio Pires, do assessor jurídico da APLB, Dr. Rodrigo de Souza, do coordenador da APLB de Vereda, professor Cláudio Adão Pereira, dos vereadores e membros da Comissão Municipal de Educação, Agmar Oliveira e Gutemberg Ferreira, além da secretária de Administração de Itanhém, Vanda Cabral, do assessor jurídico da prefeitura de Itanhém, Dr. Valdey Ferreira, e da assessora jurídica da Secretaria de Educação de Itanhém, Dra. Melissa Prado.
Os participantes dialogaram sobre reivindicações da categoria, ajuste anual do piso salarial dos professores, calendário escolar 2023, planos de cargos e salários dos servidores municipais da Educação, correção da folha de pagamento, inerente ao mês de janeiro; efetivação do plano de cargos e salários, reformas e adequações nas estruturas físicas das escolas, prestações de contas, formação continuada de todos os servidores, melhorias na merenda e transporte escolar.
O coordenador Marco Antônio Pires agradeceu aos presentes e ao prefeito por ter oportunizado o encontro, tão importante para manter o diálogo. No uso da palavra, o prefeito Mildson falou sobre as conquistas para a Educação, nos primeiros dois anos de mandato, e sobre as dificuldades no município.
Quanto ao pagamento do piso, Mildson disse que, até o momento, não tem nenhuma resposta concreta, uma vez que, em reunião com o Consórcio Construir, foi realizada uma consulta junto ao FNDE, referente à legalidade e complementação de recursos e que está esperando a decisão, porém, caso entre recursos, o pagamento será efetivado.
O prefeito ainda informou que está marcada uma reunião com a APES - Associação dos Prefeitos do Extremo Sul, para esta quinta-feira 16 de fevereiro, e convidou os dirigentes a participarem.
O prefeito ainda marcou uma nova reunião com a Diretoria para o próximo dia 2 de março, quanto terá mais informações sobre a pauta.
Referente ao Calendário Escolar, ficou acertado que haverá pagamento em relação às horas trabalhadas nos sábados e feriados para os profissionais. Mildson ainda informou que está buscando recursos para reformas nas escolas, e que já foi assinada a ordem de reformas para mais duas unidades escolares, sendo a escola Eulinda Gavaza, de Batinga, e a escola João Lopes de Ângelo, de Salomão.
O prefeito ainda se comprometeu em manter uma merenda escolar de qualidade e realizar melhorias no transporte escolar. Foi firmado também o compromisso de dar continuidade com a reforma do plano de cargos e salários.
De acordo com a secretária da Educação, Normélia Alquilina, o terço de férias foi pago para todos os funcionários que têm direito, no começo do mês de janeiro e que, nesta quarta-feira (15) foi pago mais 15 dias do terço de férias aos professores do município, referente ao mês de julho.
A secretária ainda reforçou que, antes da gestão Mildson Medeiros, o município nunca havia efetuado o pagamento do terço de férias, referente aos 15 dias, aos profissionais. “Só na gestão Mildson é que os professores, atuantes em sala de aula, passaram a receber 45 dias de férias e o terço de férias, referente ao ano trabalhado. Em relação aos sábados e feriados que são trabalhos, sempre foram pagos de acordo à carga horária trabalhada”, frisou a secretária./Bahiaextremosul/Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário