Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

sábado, 15 de abril de 2023

Conheça Jorge Sampaoli, novo técnico do Flamengo

 

Nesta sexta-feira, o Flamengo anunciou acordo com para ser o novo técnico do clube carioca até o final de 2024. O comandante chega para substituir Vitor Pereira. Trabalhos curtos, polêmicas e poucos títulos marcaram os trabalhos recentes do treinador argentino. 

Carreira 

Sampaoli iniciou sua carreira como técnico no final dos anos 90, mas teve seu primeiro trabalho em um time de maior expressão em 2011, quando comandou o Universidad do Chile. O trabalho de sucesso levou o argentino ao comando da Seleção Chilena, onde fez seu projeto mais duradouro, entre o final de 2012 e 2016 e conquistou uma Copa América. 

O bom trabalho no Chile levou o treinador ao futebol europeu, para comandar o Sevilla. Desde então, Sampaoli acumula trabalhos curtos. Pelo time espanhol, o técnico assinou por duas temporadas, mas saiu menos de um ano depois, quando recebeu proposta para assumir a seleção argentina. No comando da Albiceleste, Sampaoli também não durou muito depois de campanha ruim na Copa do Mundo de 2018 e desentendimentos com o elenco. 

No final de 2018, Sampaoli chegou ao futebol brasileiro, como técnico do Santos. Com pouco tempo de clube, o argentino já colocava em dúvida sua permanência na equipe paulista caso suas exigências não fossem atendidas. Mesmo com um saldo positivo e o vice no Brasileirão de 2019, Sampaoli pediu demissão após um ano. 

Em seguida o técnico foi anunciado pelo Atlético-MG. Novamente, mesmo com um aproveitamento positivo, título estadual e terceiro lugar no Brasileirão de 2020, o argentino foi atraído por uma oferta para retornar ao futebol europeu e deixou o comando do Galo menos de um ano depois da sua chegada. 

Na sua segunda passagem pela Europa, Sampaoli treinou o Olympique de Marselha e o Sevilla, novamente. Pelo time francês, o técnico pediu demissão depois de quase um ano e meio. Pelo time espanhol foi demitido após sequência de resultados ruins. 

Polêmicas

Ao longo da sua carreira, Sampaoli colecionou polêmicas nos times em que passou. Na Argentina, o treinador não tinha boa relação com os jogadores, entre eles Di María, que definiu o técnico como "esquisito" e que sempre termina seus trabalhos bem, mas termina mal. 

No Olympique, Sampaoli comandou Gerson e os dois tiveram uma relação de altos e baixos. O brasileiro teve início difícil no clube francês, quando o argentino deu poucas oportunidades para que o volante mostrasse seu futebol. Com o tempo, Gerson ganhou espaço e chegou a se destacar. Agora, ambos se reencontram no time carioca. 

As exigências de Sampaoli e sua relação com as diretorias dos clubes em que passou também chamam atenção. No Santos, Atlético-MG e Olympique, o treinador apresentava rusgas com as diretorias e alegava que suas exigências de contratações não eram atendidas, o que motivou vários de seus pedidos de demissão. 

Títulos 

Mesmo com passagens por grandes clubes do futebol, e aproveitamentos positivos em muitos dos seus trabalhos, Sampaoli soma apenas nove títulos durante sua carreira. O último deles em 2020, pelo Atlético-MG. Confira as conquistas do argentino: 

- 2x Liga Equador (2009, 2010) 

- Liga Chilena Clausura (2011) 

- 2x Liga Chilena Apertura (2011 e 2012) 

- Taça Chile (2012) 

- Copa Sul-Americana (2011) 

- Copa América (2015) 

- Campeonato Mineiro (2020)./terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.