Teixeira de Freitas é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se no extremo sul do estado, distante 854 km da capital. Sua população estimada em 2021 era de 164 290 habitantes, sendo a maior cidade da sua Região Geográfica Imediata e a oitava maior do estado da Bahia, uma cidade em ascensão.
O município de Teixeira de Freitas está localizado no Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia. A partir de um novo reordenamento, foi dada a criação do Território de Identidade da Costa do Descobrimento (2011) que é composto por 13 municípios: Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamarajú, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Mucuri, Nova Viçosa, Vereda, Medeiros Neto, Prado e Teixeira de Freitas. As primeiras famílias começaram a chegar em 1950 dando origem ao povoado de São José do Itanhém, as margens do rio Itanhém.
A retirada de grande quantidade de madeira das matas existentes influenciou a chegada de pessoas de outras cidades e a localização às margens do rio também facilitou o intenso comércio de madeiras, assim como a ligação com os estados vizinhos Espírito santo e Minas Gerais, o que define a cidade como multicultural, pois seus habitantes são em sua maioria de origem capixaba, mineira além de uma grande colônia japonesa, que muito contribuiu com a geração de emprego e renda através da fruticultura e comércio. De acordo com acervo do ‘Memorial de Teixeira de Freitas’ da Câmara de Vereadores a cidade teve vários nomes.
O primeiro deles foi Comercinho dos Pretos, assim denominado por ter sido rota de fuga de negros, ficou também conhecido como Mandiocal, devido a uma grande plantação de mandioca existente, outro nome dado ao povoado foi Arrepiado, por causa dos telhados feitos de palha, que arrepiavam com o calor do sol. Depois ainda recebeu os nomes de Cheira Faca, Perna Aberta, Ramal, Zorra e Tira Banha, dos quais não se sabe a origem.
Ainda conforme o Memorial, a cidade de Teixeira de Freitas foi emancipada no dia 09 de maio de 1985 desmembrando dos municípios de Alcobaça e Caravelas, em sua primeira eleição, tendo como sede o clube Jacarandá a cidade já contava com uma população de cerca de 80 mil habitantes ( três vezes mais que as sedes).
Assim que assumiu a prefeitura, o primeiro prefeito eleito da cidade, Timóteo Alves de Brito, concentrou seus esforços em torno da já crescente pecuária de gado de corte e a vocação comercial do município.
O historiador Daniel Rocha (acesso em 06 maio 2022), define Teixeira de Freitas: Hoje, a cidade é uma corrente, cuja força está na soma de todos estes elos: banco, indústria, agricultores, administradores e povo. Mais do que uma cidade, Teixeira é o lar, o lugar onde se encontra médicos, escolas, e faculdades, enfim a terra onde se plantando tudo dá./ SulbahiaNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário