Lamentavelmente o município de Jucuruçu como vários outros por ai, vem enfrentando grande dificuldade com animais na pista, a gente sabe que esse problema não é fácil para solucionar, mas pode ficar muito pior quando não se tem boa vontade como está acontecendo especialmente no nosso município.
Em 4 de outubro de 2017, quando o promotor Ambiental DR. Fábio Fernandes, esteve na cidade de Jucuruçu, até demos uma sugestão para o Dr. o que poderia fazer para retirar os animais da pista, a receita é essa, com a permissão dele da prefeita Uberlândia, e da câmara de vereadores, os órgãos notificariam os proprietários de animais que ficam próximos da BA 284.
Eles teriam 8 dias para retirar seus animais da pista, depois dessa data se as autoridades encontrassem os animais equinos na pista ele seria doado para quem mora distante da pista de graça, e se pegassem bovino o mesmo seria abatido e doado para a comunidade de graça também, o Dr. aprovou na hora essa ideia, mas infelizmente os gestores jucuruçuenses até hoje não demonstram nenhum interesse de colocar em pratica, parece que o poder público tem medo dos proprietários dos animais.
A atenção que os motoristas precisam ter durante uma viagem não estão restritas aos cuidados com o carro. Dependendo do destino, quem conduz o veículo pode passar por situações não tão corriqueiras, mas que podem provocar sérios acidentes. A presença de animais na pista é uma delas.
Ao avistar animais, olhe pelo espelho retrovisor para verificar se existem carros perto, reduza imediatamente a velocidade e redobre a atenção. Procure passar sempre por trás dos bichos e sem buzinar, porque isso pode assustá-los. Da mesma forma, faróis altos à noite podem fazer com que os animais parem na frente do carro, o que só aumenta o risco de acidente. É preferível parar e esperar que passem, procurando sinalizar a outros motoristas sobre o perigo.
O cuidado deve começar ao se avistar uma placa que alerta para a possível presença de animais. Se ela foi colocada é porque já deve ter acontecido um acidente ou a passagem deles por ali é frequente. Normalmente, a presença de animais é mais registrada das 5h às 8h e das 17h às 22h. É preciso redobrar a atenção nesses horários.
É bom prestar atenção nos descampados ao longo da estrada e também nas áreas com arbustos densos, que dificultam a visualização imediata de animais. Caso você sinta que a batida é inevitável, leve em conta o tamanho do animal. Se for um animal pequeno, tente desviar sem frear nem girar o volante bruscamente. Se não puder desviar, segure com firmeza o volante para manter o carro alinhado. Se o animal for grande, tente desviar só pela direita e se o acostamento ou a área ao lado da estrada estiver em boas condições (sem árvores ou objetos nos quais o carro poderia bater, sem desníveis e com a largura adequada). Procure não bater de frente no animal, já que a força do impacto poderia jogá-lo no meio do para-brisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário