O período eleitoral brasileiro faz com que as pessoas revelem sentimentos e ações até então adormecidas. Durante as eleições para prefeitos e vereadores isso acontece em menor grau, mas é no período de escolha de presidente, governadores, senadores e deputados que essa situação se torna mais exaltada.
E apenas para brincar decidimos apresentar 6 tipos de eleitores que surgem de 4 em 4 anos e bombardeiam a internet, nos fazendo rir ou pensar.
Vamos descobrir quais são:
Pontual
Esse tipo, como o nome diz, aparece pontualmente próximo ao período eleitoral, mas eles possuem uma explicação razoável para esse fenômeno: o candidato deles também só dá as caras nesse período.
Caso ganhe, ele fica quieto até o próximo período eleitoral. Caso perca, ainda não temos informações se eles são teletransportados para Nárnia ou se fazem companhia para o Mestre dos Magos, mas por aqui eles nunca ficam.
Torcedor
Esse eleitor só não compra
ingresso porque o candidato não monta um time.
Mas camiseta ele tem!
Só fala no candidato, discute com quem “torce” para outro candidato e após a eleição, se o político que ele apoia perde, diz que foi fraude, que as urnas foram corrompidas e que o brasileiro não sabe votar.
No final, não tem nenhum espírito esportivo e muito menos político, apenas quer ganhar.
Apegado
Você deve conhecer esse tipo: uma pessoa que está em um barco afundando e em diversos momentos passa outra embarcação inteira e o convida a trocar. Mas ele se recusa porque acredita que consegue consertar o próprio barco, mesmo que já esteja 90% submerso.
Em outras palavras, é aquele que não larga o osso. Está na cara que a escolha precisa ser outra, mas ele prefere continuar tentando.
Guardião
Esse tipo é muito engraçado.
Teimoso igual o tipo anterior, as pessoas constantemente apresentam problemas
do seu candidato, mas ele como bom guardião justifica sempre com o mesmo
argumento: “ninguém é perfeito”.
Concordamos que ninguém é perfeito. Isso é impossível. Mas também não é necessário ser tão imperfeito ahahahaha
Formiga
Você já parou para ver uma
trilha de formigas?
Sim, elas andam uma atrás da outra, provavelmente, sem muita consciência do que estão fazendo, apenas seguindo a formiga à sua frente sentindo seu olfato.
Esse é o quinto tipo de
eleitor: o Maria vai com as outras.
Não sabe por que está votando, quais são as propostas do candidato, no que aquilo vai afetar a sua vida. Só sabe que disseram bem ou que é do partido que ele simpatiza.
Consciente
Esse é o único eleitor que
vale a pena o exemplo.
Ele pesquisa as propostas de todos os candidatos, além de sua carreira política até o momento, entende quais delas afetam positivamente e negativamente sua vida e de todos, afinal vivemos em um país imenso, plural e diverso.
Além disso, evita qualquer tipo de polarização porque sabe que dividido o país não avança, só avançamos quando todos fazem juntos.
Uma pessoa sem direitos representa a falta de direitos para todos nós e, por isso, precisamos nos tornar pessoas mais políticas e menos pontuais, torcedoras, apegadas, guardiãs ou formigas.
E lembre-se, que a intenção
desse conteúdo é principalmente para diversão e não para causar ainda mais
polêmica entre os eleitores.
Vote consciente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário