Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

sábado, 11 de maio de 2024

Os moradores de Farinha Lavada Água Limpa e toda aquela região cobram mais agilidades na conclusão da obra da ponte

 

Jucuruçu, sexta-feira, 10 de maio de 2024, é inexplicável o que está acontecendo na Contratação dessa empresa para reconstrução de pontes conforme metas aprovadas junto a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil sob o protocolo REC-BA2918456- 20211227-02. 

Valor Total da Obra: R$ 632.536,00 - Comunidade: Rio Jucuruçu, Estrada De Acesso a Farinha Lavada e Água Limpa Zona Rural De Jucuruçu – BA. Objeto: Meta 11- Reconstrução De Ponte De Concreto Armado Sob O Rio Jucuruçu, Vão De 32,00 Metros E Largura De 4,20 Metros. Agentes Participantes: SEDEC/MIDR, Defesa Civil Municipal e Prefeitura Municipal de Jucuruçu - BA - Início da Obra: 05/04/2023 - Término da Obra: 05/01/2024. 

Recebemos vários relatos de pessoas que moram próximas dessa obra dizendo que para bater a laxe dessa ponte as pessoas tiveram de fazer trabalho voluntário porque o responsável desta obra não estava pagando gente para trabalhar. 

Ai, perguntamos cadê os R$ 632.536,00 mil reais que essa empresa recebeu para concluir esse trabalho. Olha o que um internauta que mora próximo dessa obra nos mandou. 

Oiê tudo bem? Deixa eu te falar a ponte lá do acampamento, nada de ir pra frente, hein? Parada diz que ele está pagando acho que é não sei se é sessenta reais pra o pessoal na mão de obra pra trabalhar lá aí agora veio a panha do café e o povo - Ponte parada e agora não sabe quando vai fazer só depois da eleição, NÉ. 

“São muitos anos nessa situação, e cada dia mais só piora e ninguém toma nenhuma providência”, relata a moradora. Ele afirma também que para os veículos passarem tem que ter muito cuidado, pois os riscos de ocorrer um acidente é muito grande. 

Produtores de Farinha Lavada e Água Limpa, acabam perdendo a produção devido a essa ponte quebrada. A servidora pública A. T. S de 63 anos, morava na região, e se mudou para Itamaraju por não aguentar viver na situação. Ela falou que essa situação já ocorre há anos. Ela relata que a região está desassistida pelo perfeito “LILI” e que os próprios moradores têm que tapar buracos na estrada e reformar pontes. 

“Lá nunca teve estrada! Meu Deus do céu! Lá não tem apoio do prefeito de nada, lá são os moradores mesmos que se reúnem para fazer uma estrada, para tampar um buraco. Só que a ponte não tem condição mais de eles fazerem. Eles [moradores] já concertaram ela várias vezes e todas as vezes caiu”, relatou A. T. S. 

Conforme a denunciante, dois irmãos dela ainda moram em Farinha Lavada e ganham a vida produzindo café. Por outro lado, as condições da estrada são desfavoráveis. 

Eles têm dificuldades no escoamento da produção e por diversas vezes acabam perdendo parte da produção do café deles. 

Segundo o morador L – S - P, de 30 anos, o trecho está praticamente intrafegável e para fazer a travessia, os moradores improvisam e arriscam suas vidas.

 

“Atravessar pela ponte somente a pé mesmo. Eu, por exemplo, trabalho com distribuição de farinha e temos que carregar a mercadoria no ombro de um lado para o outro. As nossas despesas aumentam e quem sente isso também é o consumidor”, essa empresa que está fazendo essa ponte não quer contratar ninguém pra trabalhar, ele quer que a gente trabalhe pra ele de graça.  Desabafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.