Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Funcionários do Hospital Luís Eduardo Magalhães deflagram greve nesta sexta por atraso salarial


Trabalhadores do Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, entrarão em greve a partir desta sexta-feira (13) devido ao atraso de um mês no pagamento de salários. 

O movimento, liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (SINTESI), envolve técnicos de enfermagem, profissionais da portaria, higienização, cozinha, recepção, maqueiros, entre outros. Médicos, fisioterapeutas e enfermeiros são representados por sindicatos diferentes e não estão inclusos na paralisação. 

ATRASO SALARIAL – Os trabalhadores afirmam que os atrasos nos pagamentos têm ocorrido desde janeiro e que, em algumas ocasiões, o repasse dos salários chegou a atrasar até 15 dias. A greve só será encerrada quando os salários forem depositados nas contas dos funcionários. 

Hospital, gerido pelo IGH, que venceu licitação para mais cinco anos, enfrenta greve

De acordo com a diretora do sindicato, Cosmira Amador, o hospital continuará funcionando com 30% da capacidade, garantindo serviços essenciais. 

Em entrevista ao Radar, a diretora sindical pediu o apoio da comunidade para a greve, que, segundo ela, será organizada de forma passiva. A concentração dos trabalhadores será às 6h e a greve terá início às 7h, no horário de troca de plantão. 

A paralisação foi decidida em assembleia realizada na segunda-feira (9), no pátio do hospital, para decidir sobre a paralisação. 

CONTRATO RENOVADO – O Instituto de Gestão e Humanização (IGH), responsável pela administração do hospital, ainda não se pronunciou sobre a paralisação dos trabalhadores da unidade. 

Em agosto, o IGH venceu a licitação promovida pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para continuar à frente da gestão do hospital pelos próximos cinco anos. 

O contrato, com início previsto para 1º de setembro, prevê o repasse de R$ 425,3 milhões para custeio da operação da unidade e mais R$ 2 milhões para Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs). O hospital é considerado referência na região./RadarNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.