A parte baiana do lado norte fica no município de Mucuri e a capixaba do lado sul no município de Conceição da Barra. Divisa legal entre os dois Estados, que virou atração dos turistas que procuram o balneário de Itaúnas.
A praia do Riacho Doce está ladeada pelo Parque Estadual de Itaúnas, por isso o local é bem preservado no entorno do rio, onde se pode banhar e se manter sentado nas barracas com os pés na água doce.
Andando pela praia a partir do balneário de Costa Dourada até o Riacho Doce se gasta 3 horas de caminhada numa extensão de 12 quilômetros, mas se caminhar fotografando as belezas das praias, você gastará cerca de 4 horas e meia.
Mas para quem não queira arriscar a andança, a opção é fazer o trajeto de carro com acesso pelo território capixaba ou se preferir, seguir direto por Itaúnas. 500 metros antes da praia do Riacho Doce, o visitante encontrará a Barraca do Jamaica, um nativo do lugar nascido do outro lado do rio em território do Espírito Santo que oferece desde água de coco gelada, poções, petiscos e até um espaçoso e sombrio estacionamento por um valor de R$ 5.
O rio nasce a 1,7 quilômetros acima, dentro da reserva do Parque Estadual de Itaúnas, a partir de onde a demarcação que divide a Bahia do Espírito Santo passa a se limitar até o oceano atlântico.
Chegando à foz do Riacho Doce, é importante caminhar mais três quilômetros ao norte em território de Mucuri para conhecer mais adiante, a Praia dos Lençóis, uma costa circundada de falésias, formadas por areias alvíssimas.
O visitante que chega a Lençóis se impressiona com o brilho do ambiente, bastante acentuado pelo branco das falésias e quando fotografada, é um fiel retrato das dunas do Rio Grande do Norte.
O caminho fácil para se chegar à Praia do Riacho Doce é pela BR-101 e chegando ao Km-43, entre Pedro Canário e São Mateus, no extremo norte capixaba, faz-se a conversão no trevo em direção à cidade de Conceição da Barra.
Da Barra se dirige ao norte por uma estrada de chão larga e muito bem conservada e após trafegar por 16 quilômetros, você chegará ao balneário de Itaúnas, um delicioso lugarejo dentro do Parque Estadual de Itaúnas.
O Parque é aberto à visitação pública, com entrada gratuita e sua maior atração, são as dunas entre o povoado e o mar. Para quem deseja aproveitar a região, Itaúnas oferece pousadas aconchegantes, tranqüilidade e ainda uma trilha sonora que atrai turistas de todas as partes do país, o “forró”.
No caminho há quatro quiosques de pescadores da região com comida bem simples (peixes e camarões), um deles é o restaurante do Celsão que colocou na estrada muitas placas divertidas: “Proibido Farofeiros”, “Sorria você está próximo da Bahia”, “Olhe de lado você está sendo filmado”. 500 metros antes da praia, o carro é deixado no estacionamento do Jamaica.
E caminhando pelo Parque Estadual de Itaúnas, finalmente você chega à Praia do Riacho Doce, onde poderá beber e se alimentar nas diversas barraquinhas na beira do rio e do mar, podendo escolher a barraca que vai consumir durante sua estada, se do lado da Bahia ou do Espírito Santo.
É um lugar lindo e mágico, propício para levar a família inteira, inclusive às crianças e os bichinhos de estimação. Simplesmente maravilhoso, vale a pena conferir e relaxar. (Por Athylla Borborema)
Nenhum comentário:
Postar um comentário