
Aprovado e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, o piso salarial dos agentes comunitários de saúde (ACS), e Agentes de Endemias (ACE) que passou para R$ 1.014,00, não esta sendo pago pelo atual Prefeito da cidade de Guaratinga, Kenoel Viana. O projeto de lei que garante o piso até hoje não foi encaminhado à Câmara Municipal para apreciação e votação.
O delegado sindical Igor Pires, contou que houve uma reunião entre o prefeito e representante da categoria, onde ficou acertado de que no próximo mês o Gestor pagaria o salario integral, de R$1. 104,00. O que não aconteceu.
Os agentes comunitários são responsáveis por integrar os trabalhos entre a atenção primária e a comunidade, fortalecendo o SUS com ações de vigilância e promoção em saúde. Dentro das suas atribuições eles devem ir às casas, reconhecer a realidade das pessoas, orientar para uma alimentação saudável, verificar se o paciente controla os problemas de saúde, como diabetes e hipertensão, se as crianças estão em dia com a vacinação e se as gestantes fazem acompanhamento na unidade de saúde mais próxima.
“O agente comunitário está na ponta do sistema, na casa do cidadão. Ele tem papel fundamental para que melhoremos a saúde da população como um todo. Nossa gestão não se empenha em valorizar o profissional”, afirmou o delegado sindical.
Os setenta e três agentes, comunitários e endemias da cidade de Guaratinga, estão dispostos a denunciar o descumprimento da Lei Federal, sobre o piso salarial, ao Ministério Público Estadual. Esta decisão pode gerar mais uma dor de cabeça ao atual Gestor, que chegou ser afastado do cargo, por descumprimento com servidores públicos, no município./GN
Nenhum comentário:
Postar um comentário