
Secretária de saúde (Siderlandia Carmos)
Vem ai para nosso município em breve, o Projeto Caminhos do Cuidado. Neste projeto, o Ministério da Saúde pactuou a formação em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas, para 100% dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Técnicos de Enfermagem (TEnf) da Atenção Básica.
A meta do projeto é oferecer formação para todos os Agentes Comunitários de Saúde do Brasil e um Auxiliar ou Técnico de Enfermagem por equipe de saúde da família, buscando contribuir para a formação de Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica, na área de saúde mental com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas, buscando ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta.

O programa funciona no sentido de fazer o agente comunitário, que é o elo entre os programas governamentais e as famílias, levando informação para os núcleos familiares lidarem com estes problemas de álcool, drogas e o crack.
Além do Ministério da Saúde o programa atua em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e será ministrado em cinco aulas, sendo uma por semana.


Nenhum comentário:
Postar um comentário