Nasf Jucuruçu - Com o carnaval chegando temos que nos conscientizar... Portanto se beber não dirija. E sexo só se for seguro! Nesta quarta dia 11 aconteceu a primeira passeata do "Bloco da Prevenção". Em Jucuruçu.
- NASF - Dicas para um Carnaval seguro - Você já sabe o que vai fazer no carnaval?
Muitos vão viajar, outros ficar em casa descansando, carnaval é tempo de diversão, mas tudo com segurança e saúde sem prejudicar o próximo. Você já sabe qual a programação das praias da região? E o que estará funcionando em Campos? Muita gente perde a linha no carnaval, depois nem sabe o que está fazendo. Isso é diversão? Não, não é! Com consciência é possível se divertir e pensar no próximo.
O - NASF traz várias dicas para um carnaval seguro:
1- Antes de viajar, os turistas devem se informar sobre a estrutura do evento: onde serão instalados os postos médicos, policiais e de atendimento a visitantes.
2- Não saia com objetos de valor, como jóias, relógios e celulares. Tenha apenas o documento de identidade, dinheiro para pequenos gastos e muita disposição para brincar. 3- Beba bastante água e use roupas leves e confortáveis e não esqueça do protetor solar.
Uma coleção de dicas para aproveitar ao máximo o carnaval e prevenir as doenças que rondam a folia.
O Carnaval chegou e, com ele, a tão esperada curtição. A preocupação com diversão é tanta que é fácil se esquecer dos cuidados mais básicos com a saúde. O NASF - explica que a alimentação errada, o abuso do álcool e a ausência de sono causam um desgaste muito grande ao organismo. "Há também os perigos do sexo sem camisinha e até das doenças transmitidas pelo beijo", Você quer curtir todos os dias de folia com o pique lá em cima? Então siga os conselhos do NASF para manter a energia sem detonar a saúde.
Não saia distribuindo beijos
Não é apenas o sexo que pode transmitir doenças. Existem alguns vírus que podem ser passados também pelo beijo. O NASF explica que a mononucleose infecciosa, conhecida como a "doença do beijo", é transmitida, principalmente, dessa forma. Ela pode causar febre, dor de garganta e até aumento do baço e do fígado.
A herpes labial também é adquirida através do beijo. Uma vez adquirida, ela será a sua companheira pela vida toda. Basta uma situação estressante ou alguma queda da imunidade para que as bolinhas avermelhadas apareçam na mucosa da boca. Mas fique tranquilo, ela só é transmissível enquanto estiver aparente.
Sexo? Só se for seguro
Muitas doenças podem ser transmitidas pelo sexo. O NASF explica que a contaminação pelo vírus da Aids, da gonorreia, da herpes e da sífilis pode acontecer numa única relação sexual. Mas a camisinha, por si só, já é eficaz para prevenir esses problemas. "O preservativo é sempre o melhor método para evitar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a gravidez. Optar por métodos contraceptivos, como a pílula do dia seguinte, pode prejudicar o organismo, pois causam alterações hormonais e não previnem a contaminação de doenças", conta.
Não abuse das substâncias energéticas
Algumas substâncias, como o pó de guaraná e as bebidas energéticas, dão mais pique para curtir o carnaval. Mas o infectologista faz a ressalva: essas substâncias são ricas em cafeína e, se consumidas em excesso, atrapalham o sono na hora de dormir, causam gastrite e sobrecarregam o organismo, podendo levar até à arritmia cardíaca.
O NASF - explica ainda que a quantidade segura é variável, pois a concentração de cafeína em cada cápsula varia de fabricante para fabricante. Além disso, o corpo se acostuma com a cafeína, que passa a ter menos efeitos, e o organismo precisa, progressivamente, de mais remédio para conseguir o efeito desejado.
Dicas de saúde para o carnaval: Alimentação
O carnaval pode ser considerado uma maratona e por isso exige alimentação reforçada. Na véspera da folia, recomenda-se consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia. De preferência as versões integrais, que sustentam por mais tempo. Imediatamente antes da folia, são recomendadas as frutas, pois são ricas em água e sais minerais. Depois da maratona, além de consumir carboidratos, proteínas também são importantes, e podem ser encontradas em carnes magras, ovo e feijão.
Dicas de saúde para o carnaval: Hidratação
Esse é um dos pontos mais importantes para se manter saudável. Recomenda-se que entre três e quatro horas antes da maratona o folião consuma de 250 a 500 ml de água, sucos ou água de coco. Durante a folia, o ideal é beber de 150 a 200 ml a cada 15 minutos a meia hora, dependendo da intensidade.
Bebidas energéticas e esportivas são uma boa opção para quem vai praticar exercícios intensos e por um longo tempo. Mas existe um alerta para as bebidas energéticas que contém cafeína, pois aumentam a perda de líquidos do organismo, merecendo hidratação em dobro.
Dicas de saúde para o carnaval: Lesões musculares
Pessoas com sobrepeso, sedentárias e que já apresentam problemas musculares são o grupo de maior risco para lesões, e, portanto, devem ter mais cuidado. Além disso, o especialista explica que sambar na avenida com sapatos de salto alto exige das passistas um preparo extra, pois os saltos aumentam a carga nas articulações, principalmente dos joelhos.
O uso de bebidas alcoólicas no carnaval é muitas vezes excessivo, sendo uma das maiores causas para interromper a folia, ou pior, ser causa de acidentes de trânsito, quando o folião esquece a regra principal: Se beber, não dirija. Sobre a associação de álcool e atividades físicas, é importante lembrar que o álcool também aumenta a perda de líquido. O ideal seria o consumo moderado e beber mais. O NASF dá a dica: além de moderar no consumo de álcool, intercale um copo de bebida alcoólica com um de água. Dessa forma, os efeitos negativos, e até a ressaca, ficam mais brandos. Comer alguma coisa enquanto bebe também faz bem, pois mantém a glicose estável no sangue e evita que você passe mal.
As dicas de saúde de carnaval: os perigos do álcool. Dicas de saúde para o carnaval: DST e AIDS
A sensação de liberdade típica do carnaval, associada ao consumo excessivo de álcool, também aumenta as chances contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis, dentre elas a AIDS. A informação também é uma grande aliada na hora da prevenção, então é fundamental se informar sobre as doenças e os modos de preveni-las.
Se você tem dúvidas em relação à camisinha, AIDS e DST o Banco de Saúde recomenda: A camisinha é realmente segura? Confira! AIDS: Quais as formas de contato?
Por fim. É fundamental ter limites e não exagerar a ponto de ficar tão mal e deixar de curtir o carnaval. Pode beber comer, se divertir, dançar, mas com uma dose moderação. O carnaval é uma data do ano que proporciona alegria, festa, farra, dança, samba, momentos de soltar todos os bichos, mas para que isso aconteça e não traga nenhuma conseqüência negativa temos que nos cuidar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário