Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Cuidado! Veja o que acontece se uma criança engolir uma pilha ou bateria


22set2016-teste-da-bbc-mostra-efeito-corrosivo-do-contato-entre-bateria-e-liquido-1474575658995_615x300
Médicos britânicos estão alertando para o risco de crianças ingerirem as baterias circulares e pequenas usadas em muitos aparelhos eletrônicos e brinquedos, também conhecidas como bateria ou pilha botão.  Uma vez engolida, a bateria pode ficar presa no esôfago e, por causa de uma reação química, perfurar o tecido do canal, que faz parte da ligação entre a boca e o estômago.
Soda cáustica
Um teste em vídeo feito pela BBC – usando baterias, fatias de presunto e água – mostrou o efeito corrosivo que o contato do material com líquidos, como a saliva, pode causar nas mucosas do corpo. O Hospital Great Ormond Street, em Londres, relatou um grande aumento de casos assim no último ano. “Essas baterias deveriam ser tratadas como veneno e mantidas fora do alcance de crianças”, disse a cirurgiã pediátrica Kate Cross.
“Quando a mucosa do esôfago envolve a bateria, isso cria um circuito elétrico e a bateria começa a funcionar, liberando uma substância alcalina semelhante à soda cáustica, que pode corroer a parede que separa o esôfago e a traqueia”, disse Cross. A médica explica que, se a bateria está em outra posição, ela pode corroer os tecidos até atingir a aorta, uma artéria muito importante, e causar uma hemorragia.
“Já houve casos de crianças que morreram assim no Reino Unido. Por isso, temos que divulgar esse alerta ao máximo para os pais e outros profissionais de saúde, porque, em casos assim, é preciso correr contra o tempo para salvar o paciente.”
Novo design 
Katrina Philips, presidente da Fundação de Prevenção de Acidentes Infantis, lembrou que essas baterias são muito comuns nos lares do país e usadas em produtos voltados para crianças.
“Mas poucos pais têm consciência do perigo que representam, especialmente aquelas que contêm lítio”, disse Philips. “Queremos unir forças para que a indústria de baterias faça campanhas de conscientização e ajudem a manter as crianças seguras.”
Em 2014, engenheiros americanos desenvolveram baterias que só conduzem eletricidade quando são pressionadas ao serem colocadas em compartimentos específicos. A tecnologia, porém, ainda não foi incorporada por fabricantes.
22set2016-raio-x-identificou-bateria-presa-no-esofago-de-catharina-1474575657690_615x300
A Associação Britânica e Irlandesa de Baterias Portáteis disse estar estudando esse novo design e que “leva muito a sério a segurança de consumidores”, acrescentando que as baterias vêm com alertas e que sua embalagem é feita para impedir seu manuseio por crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.