A informação foi confirmada
pela Folha. Mais cedo, o Corpo de Bombeiros informou que duas pessoas tinham
morrido após um helicóptero cair sobre um caminhão em trecho do Rodoanel que dá
acesso à rodovia Anhanguera, na zona oeste de São Paulo.
Eles seriam o piloto e o
copiloto da aeronave, segundo as informações preliminares da corporação. A
confirmação de que o jornalista era um dos ocupantes veio mais tarde.
O jornalista trabalhava
atualmente no Grupo Bandeirantes de Comunicação, apresentando dois programas
diários, o Jornal BandNews, um matinal na rádio BandNews FM, e o Jornal da Band
à noite, na TV Bandeirantes. Ele tinha também uma coluna na revista semanal
Istoé.
Na manhã desta segunda,
Boechat falou em seu programa matinal no rádio sobre a sucessão de tragédias no
país, como Brumadinho, e no Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro.
O jornalista estava em
Campinas palestrando a convite de uma farmacêutica, Libbs, em uma convenção
anual de vendas da empresa. A empresa RQ Serviços Aéreos Especializados Ltda,
dona do helicóptero, não estava autorizada a fazer o serviço de táxi aéreo, ou
seja, a transportar passageiros de forma remunerada, segundo a Agência Nacional
de Aviação Civil (Anac).
A Folha procurou a RQ
Serviços Aéreos Especializados Ltda, mas não teve resposta. A empresa foi
contratada pela Zum Brazil, especializada em realização de eventos
corporativos.
“Para o deslocamento do
jornalista Ricardo Boechat para sua participação em convenção da Libbs
Farmacêutica em Campinas, a Zum Brazil contratou a RQ Serviços Aéreos
Especializados Ltda, que está em situação regular e possui todas as
certificações exigidas pela Anac”, afirmou a Zum Brazil, por meio de nota. A
empresa não explicou se sabia que a RQ não estava autorizada a fazer o serviço
de táxi aéreo.
A Libbs confirmou que
contratou a Zum Brazil para o evento. Em nota, a Libbs disse que todos os
funcionários da empresa estão "profundamente consternados" com a
morte de Boechat.
Em nota, o Grupo
Bandeirantes, disse lamentar "o súbito falecimento do jornalista" que
"além de um profissional muitíssimo conceituado, premiado e admirado, o
Brasil perde um grande homem, pai de seis filhos, avô e amado esposo. Estamos
todos, funcionários e colaboradores, muito tristes e abalados com esta trágica
notícia."
“O jornalismo e o Brasil
perderam hoje uma referência insubstituível. E nós, do Grupo Band, perdemos um
amigo e profissional que jamais esqueceremos”, disse, em nota, João Carlos
Saad, presidente do Grupo Bandeirantes.
Ricardo Boechat era filho do
diplomata Ricardo Eugênio Boechat e nasceu no dia 13 de julho de 1952, em
Buenos Aires. Na época, o pai estava a serviço do Ministério das Relações
Exteriores na Argentina. O jornalista já teve passagem pelo O Globo, O Estado
de S.Paulo, Jornal do Brasil e O Dia.
Na década de 1990 chegou a
ter uma coluna diária no Bom Dia Brasil, jornal matutino da TV Globo.
Boechat é ganhador de três
prêmios Esso de jornalismo. É também o maior ganhador do Prêmio Comunique-se.
Ele era casado com Veruska
Boechat e deixa seis filhos. Beatriz, 40, Rafael, 38, Paula, 36, e Patricia,
29, de seu primeiro casamento com Claudia Costa de Andrade, e Valentina, 12 e
Catarina, 10, do casamento com Veruska.
O ACIDENTE
Segundo testemunhas relataram
ao Corpo de Bombeiros, a aeronave Bell Jet Ranger, um modelo de 1975, tentou
fazer um pouso de emergência em uma alça de acesso do Rodoanel à av. Anhanguera, na altura do quilômetro 7,
sentido Castelo Branco, próximo a um pedágio —local das vias com menos fluxo de
veículos.
Na descida, no entanto, ela
se chocou com um caminhão que tinha acabado de sair do pedágio, na faixa do Sem
Parar (pedágio expresso). Não se sabe ainda qual o problema que a aeronave
apresentou, mas foi a colisão que fez o helicóptero pegar fogo.
O motorista do caminhão foi
socorrido e teve ferimentos leves, segundo a Polícia Militar.
Além de Boechat, o outro
ocupante da aeronave é o piloto Ronaldo Quattrucci, 56, que também morreu no
local, segundo informações do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de
Acidentes Aeronáuticos). Quattrucci tinha dois filhos.
De acordo com a Abraphe
(Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero), o piloto tinha experiência
de quase duas décadas como comandante e "seguiu à risca as doutrinas de
segurança até o último momento, na tentativa de preservar a vida da tripulação
a bordo do helicóptero".
Segundo a Anac (Agência
Nacional de Aviação Civil), a empresa RQ Serviços Aéreos Especializados LTDA,
dona do helicóptero, não estava autorizada a fazer o serviço de táxi aéreo, ou
seja, a transportar passageiros de forma remunerada.
A empresa estava certificada
apenas para prestar Serviços Aéreos Especializados, que incluem aerofotografia,
aeroreportagem, aerofilmagem.
“Qualquer outra atividade
remunerada fora das mencionadas não poderia ser prestada. Tendo em vista essas
informações, a Anac abriu procedimento administrativo para apurar o tipo de
transporte que estava sendo realizado no momento do acidente”, afirmou a Anac,
em nota.
O caso está sendo apresentado
ao 46º Distrito Policial (Perus) e os corpos foram levados ao Núcleo de
Antropologia do IML (Instituto Médico Legal) Centro.
Foram feitas interdições
parciais nas pistas do Rodoanel sentido Perus e da Anhanguera sentido Jundiaí.
A concessionária CCR Rodoanel, que administra o trecho oeste do Rodoanel,
informa que os motoristas que vão ao interior têm como opção acessar a
Anhanguera sentido São Paulo e pegar um retorno no quilômetro 18 para seguir
sentido Jundiaí.
Pelas redes sociais,
jornalistas, políticos e celebridades lamentaram a morte de Boechat. A maior
parte das referências lembrou o estilo crítico e firme do jornalista. / A Folha
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