As chuvas que atingiram o
município de Itanhém nesta semana podem servir para fazer a prefeita Zulma
Pinheiro e seu irmão Newton Pinheiro – que é o secretário de Infraestrutura –
entenderem, definitivamente, que estradas de chão batido têm que ser levadas a
sério pela administração, pois a natureza, diferentemente deles, não brinca.
A prefeitura precisa
trabalhar com mais responsabilidade e profissionalismo no levantamento dos
trechos críticos das estradas municipais, de pontes e bueiros com menos
amadorismo na execução dos trabalhos de aterro, desvio de água e
encascalhamento.
Só assim, em períodos
chuvosos, a mobilidade não será prejudicada por tantos transtornos como ocorreu
nos últimos dias.
A estrada que dá acesso a
Santa Rita do Planalto, por exemplo, virou um caos. O empresário do ramo de
combustível, Ronivon Chapéu, registrou imagens da dificuldade de se trafegar
por aquela estrada em época de chuva.
Em vídeos ele mostrou nas
redes sociais um ônibus escolar transportando crianças e adolescentes, sendo
arrastado por uma máquina para ser retirado de dentro do lamaçal. Nas imagens,
uma das laterais do veículo aparece bem próxima ao barranco, colocando em risco
a vida dos alunos. Veja reportagem completa aqui.
Em outra situação, desta vez
na estrada que liga Itanhém ao distrito de Batinga, irritado com as péssimas
condições daquele trecho, que tanto a prefeitura fez propaganda dizendo ter
reestruturado a estrada, um motorista filmou e também mostrou nas redes sociais
o momento em que carros ‘dançavam no lamaçal’ para saírem do atoleiro.
Nas gestões anteriores, do
ex-prefeito Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi (PSB), as estradas principais
de acesso do município foram refeitas com encascalhamento de todos os trechos
críticos, inclusive com retirada de águas e construção e reformas de mais de 40
pontes.
A estrada de Batinga, por
exemplo, onde foram construídas duas pontes já com estrutura para receber
asfalto, foi toda reestruturada pela administração de Bentivi.
Acontece que, nessa estrada e
em todas as demais, a atual gestão costuma apenas passar a motoniveladora para
acabar com a buraqueira e acaba retirando a estrutura de cascalho, que é a
maior sustentação para a mobilidade das estradas de chão.
Se a prefeita Zulma Pinheiro
não levar a sério as estradas municipais, ela vai acabar debilitando ainda mais
a economia local. Sem ter como escoar a produção, o cambaleante comércio
itanheense vive uma das piores crises da história./ aguapretanews
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