Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 4 de março de 2022

Dom Jailton fala sobre a preparação dos católicos para o período da Quaresma


Em um mensagem através de vídeo divulgado nesta terça-feira, que antecede à quarta-feira de cinzas, dia importante para os católicos, o Bispo de Teixeira de Freitas/Caravelas, Dom Jailton de Oliveira Lino, enfatizou que o momento é propício para nos preparar para celebrar a Páscoa da Ressurreição. É tempo de oração, tempo de penitência e de renovação da vida espiritual. 

“No dia 02 de março, quarta-feira de cinzas, iniciaremos a Quaresma. Esses quarenta dias que nos prepararão para celebrar à Páscoa da Ressurreição do Senhor. Este tempo é um tempo que a Igreja nos convida a oração, jejum, caridade. Por sinal, a caridade é o grande Pilar do nosso Plano Diocesano de Pastoral que nós queremos, de modo todo particular, estar conversando e vendo este ano. Para iniciarmos a Quaresma, somos convidados a colocar as cinzas sobre nossas cabeças, este símbolo importante que nos lembra que somos Pó e que em Pó haveremos de nos tornar e nos convida a vivermos a conversão, ao Evangelho de Jesus.”, disse Dom Jailton. 

O Papa Francisco divulgou no dia 24 de fevereiro uma Mensagem por ocasião da Quaresma 2022: A reflexão sugerida pelo Santo Padre é sobre a exortação de São Paulo aos Gálatas: “Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos” (Gal 6, 9-10a). Por isso, “não nos cansemos de rezar. Precisamos de rezar, porque necessitamos de Deus. A ilusão de nos bastar a nós mesmos é perigosa. Neste ponto Francisco recorda o nosso sofrimento com a pandemia: “No meio das tempestades da história, encontramo-nos todos no mesmo barco, pelo que ninguém se salva sozinho; mas sobretudo ninguém se salva sem Deus, porque só o mistério pascal de Jesus Cristo nos dá a vitória sobre as vagas tenebrosas da morte”. 

“Ninguém se salva sem Deus” 

Papa Francisco 

Dom Jailton faz o convite para que os fiéis participem desse momento que inicia em toda Igreja – o período quaresmal. “Eu lhe convido a participar da Missa de Cinzas em sua paróquia, na sua comunidade. Vamos receber a Cinzas para viver com muita intensidade esse período quaresmal” pediu o prelado. 

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 

A Campanha da Fraternidade de 2022 tem como o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizOU a abertura, nesta Quarta-feira de Cinzas, 2,  com a divulgação de um vídeo reunindo pronunciamentos dos membros da presidência da CNBB e convidados. Será possível acompanhar o vídeo por meio das redes sociais da entidade (Youtube e Facebook) e emissoras de televisão de inspiração católica. A abertura virtual, assim como a do ano passado, deve-se à escolha da CNBB, como forma de prevenção à Covid-19. 

“A campanha vai nos convidar a refletir sobre toda a realidade da Educação no nosso país e a vivermos uma dimensão muito mais educativa, inclusive na nossa vida como Igreja e nossa vida pastoral. Que a Quaresma e a Companha da Fraternidade nos ajudem a caminharmos com muita intensidade como discípulos missionários do Senhor, explicou ainda Dom Jailton. 

Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”. 

Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade). 

A CF 2022 é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Santo Padre apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas abertas, integradas e interligadas, que também sejam capazes de cuidar da casa comum já que a “educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”, conforme explicitado na Encíclica Laudato Si’, 2016, nº 215.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.