Aparecer

Aparecer

Rosa de Saron se firma como a pizzaria mais querida de Jucuruçu

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Academia Teixeirense de Letras divulga resultado da ‘versão regional’ do Prêmio Castro Alves de Literatura 2025

Os grandes vencedores da Versão Regional 2025: Evaristo Soares, Patrícia Souza e Wilton Soares.

A ATL – Academia Teixeirense de Letras divulgou, neste domingo (19/01), o resultado do Prêmio Castro Alves de Literatura 2025 – Versão Regional – com os ganhadores das categorias Conto, Crônica e Poema. A Versão Regional do concurso literário é dirigida aos moradores dos 21 municípios do extremo sul baiano, que este ano, os vencedores foram das cidades de Mucuri, Teixeira de Freitas e Itanhém. 

Os textos inscritos foram avaliados por uma comissão formada por cinco acadêmicos de notável saber literário. São eles: Arolda Figuerêdo (membro benemérito da ATL: Cristhiane Ferreguett (membro efetivo/ATL); Enelita Freitas (membro efetivo/ATL);  Erivan Santana (membro efetivo/ATL); e João Carlos de Oliveira (membro efetivo/ATL). A comissão julgadora avaliou os textos, nas três categorias, com base nos critérios de criatividade, adequação do texto à categoria escolhida e também correção gramatical. 

“O concurso literário chega à sua 9ª edição cumprindo o papel para o qual foi idealizado: apoiar e premiar a produção literária em Teixeira de Freitas e região, seja para os membros da academia, seja para os entusiastas da arte da palavra”, afirmou o presidente da comissão organizadora, Almir Zarfeg. 

O presidente da ATL e membro da comissão organizadora, Raimundo Magalhães, também comemorou o resultado da presente edição do certame. “Estamos muito felizes com a participação do público, acadêmico ou não, que nos prestigiou enviando seus textos inéditos. E também com a participação dos jurados, que atenderam a nosso chamado mais uma vez”. 

O Prêmio Castro Alves de Literatura premia os três ganhadores (1º, 2º e 3º lugares) – das três categorias – com medalhas e certificados personalizados. Os primeiríssimos colocados (1º lugar) ainda recebem uma ajuda de custo no valor de R$300,00. 

Os textos premiados serão publicados na antologia “ATL em Verso e Prosa!”, editada pela confraria literária. Já os textos classificados em 4º, 5º e 6º lugares receberão menções honrosas. 

“Todos os vencedores desta edição estão de parabéns, assim como os membros da comissão julgadora pela avaliação criteriosa e a ATL pelo incentivo à arte da palavra”, acrescentou Zarfeg.  

A premiação será entregue na sessão solene de abertura dos trabalhos acadêmicos do ano de 2025, marcada para a noite de sábado do dia 15 de março, na cidade de Teixeira de Freitas – BA. Na oportunidade, os jurados também serão homenageados com medalhas e certificados. 

GANHADORES DA CATEGORIA CONTO 

Evaristo Souza Soares (1º lugar) com o texto “Um encontro além do tempo”; Patrícia Souza (2º lugar) com o texto “A hora de Ana”; e Jackson Novais (3º lugar) com o texto “Salve, Malandragem”. Vagno Vales (1ª menção honrosa) com “As peripécias de Tomtom”; Mirelly Rocha (2ª menção honrosa) com “A morte do tempo”; e Greicielly Valiense (6ª menção honrosa) com “O padeiro inflexível”. 

GANHADORES DA CATEGORIA CRÔNICA 

Wilton Soares (1º lugar) com o texto “Ser ou não ser o herói da resistência”; Jackson Novais (2º lugar) com o texto “D.M.O”; e Evaristo Souza Soares (3º lugar) com o texto “Quando abelhas invadem o adeus”. Mirelly Rocha (1ª menção honrosa) com “23 de agosto, inverno”; Felipe Vargas (2ª menção honrosa) com “Perguntas sobre muros”; e Kaylã Maforte Araújo (3ª menção honrosa) com “Carta: o lugar onde vivo”. 

GANHADORES DA CATEGORIA POEMA 

Patrícia Souza (1º lugar) com o poema “Arquivos”; Evaristo Souza Soares (2º lugar) com o poema “Sob o sol mudo”; e Fernando Reis (3º lugar) com o poema “Autobiografia”. Rose Rocha (1ª menção honrosa) com “Tatear”; Jackson Novais (2ª menção honrosa) com “Alçando voos”; e Jailton Moraes (3ª menção honrosa) com “Policromo”./TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.