Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Secretária de Educação e Cultura - Carmem Pereira, presta uma linda homenagem aos professores e diretores do município de Jucuruçu no Dia Nacional do Professor

Nesta segunda feira 14 de outubro de 2013 a (Secretária de Educação e Cultura Carmem Pereira) realizou uma linda homenagem a todos os mestres do município de Jucuruçu, é muito importante e temos de reconhecer a importância desse profissional, que durante seu período de formação desenvolve habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino. Enfatizou que “nós bem sabemos que a missão do Professor, embora árdua, é condignamente sublime, e merece ser reverenciada todos os instantes”.  A festa aconteceu às 19 h na Escola Cecília Meireles, todos os diretores e grande parte dos professores do município estiveram presentes.

A Secretária de Educação e Cultura Carmem Pereira, agradeceu a prefeita Uberlândia, e também a presença de todos os diretores e professores de Jucuruçu, ela disse que se sente muito honrada por está diante de pessoas tão especiais e responsáveis com suas incumbências, porque ser professor não é fácil e na verdade é uma missão ainda pouca valorizada Por mais capacidade que o ensino público e o privado tenham para atender milhares de alunos, por mais computadores e bibliotecas que tenham as escolas e por mais generosa que seja a distribuição de livros didáticos.

Nada se compara à missão do mestre. O bom e dedicado professor ensina, e bem, até mesmo sem essas importantes ferramentas. Por isso, o Brasil tem com os professores uma dívida de justiça profissional, uma obrigação que precisa ser cuidada. No fechando da solenidade, houve sorteio de brindes e ela anunciou a atração da noite, que foi o show da cantora Maria Maia, ela que tem em seu repertorio pra lá de especial. E durante o show, aconteciam os comes e bebes, e todos caíram pra dentro dançando e apreciando as lindas canções na voz da extraordinária cantora de MPB.
 E cada diretor dos distritos do município, agradeceu os professores de sua localidade, e fez uma linda apresentação de Slads. A prefeita Uberlândia no uso de suas palavras agradeceu a Secretária de Educação e Cultura Carmem Pereira e todos os professores, diretores e os convidados que ali estavam presentes.            

(Esta é uma homenagem da Secretária de Educação e Cultura, Carmem Pereira, e da prefeita Uberlândia a todos os verdadeiros mestres do município de Jucuruçu).

Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou. Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original. Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender.

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés. Uma memória de elefante, para de tudo se lembrar. Uma paciência de anjo, para á todos educar. Olhos à volta da cabeça, para tudo poder ver. Resposta automática, para á todos responder. 

Microfone incorporado, para tudo registrar. Umas costas bem largas, para tudo isto aguentar. Ouvidos com controle de intensidade, para não ficar com a cabeça atordoada. E uma voz bem resistente, para não ter de ficar calada. Oito braços como um polvo, para a todos ajudar. E um coração de criança, para tudo apreciar. Um bom filtro nasal, para aos maus cheiros resistir. E um enorme bom humor, para tudo encarar a rir! Mais 10 dedinhos de fada, que ajudem a trabalhar. E umas pernas de atleta, para os mais pequenos apanhar.
Conhecimentos de informática, para usar o computador. E também de medicina, para aliviar a dor. Precisa também de ter muita cultura geral. E nas áreas científicas, não poderá dar-se mal. Biologia, Matemática e também Meteorologia. Para além de Físico-química e também Geografia. Tem de saber Psicologia, para lidar com as pessoas. E dizer, sem magoar, às vezes coisas menos boas. Enfim, uma Educadora à medida da necessidade, só feita por encomenda, não vos parece verdade?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.