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sábado, 28 de junho de 2014

Brasil atinge 23 mi de assinantes de banda larga, diz Anatel

Banda larga

A banda larga fixa terminou maio com 23,116 milhões de assinantes de banda larga fixa. Isso significa que o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) estava presente em 35,39% dos domicílios ao final do mês passado.

O dado foi divulgado nesta sexta-feira, 27, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No cálculo da densidade de presença do serviço, a Anatel considera o total de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao final de abril, eram 22,933 milhões de assinantes.

O Estado de São Paulo apresentou a maior base ao final do mês passado, com 8,800 milhões de assinantes, ou seja, a banda larga fixa está presente em 60,02% dos domicílios paulistas. A menor base foi apurada no Amapá, com 17.784 assinantes, o que resulta em presença do serviço de comunicação multimídia em 9,03 dos endereços do Estado.

A mais elevada densidade da banda larga foi registrada, ao final do maio, no Distrito Federal. Os brasilienses terminaram o mês passado com 568.436 assinaturas da internet fixa, resultando na presença do serviço em 64,10 de cada cem domicílios do DF. A mais baixa presença foi registrada no Maranhão, onde 161.425 acessos representaram densidade de 8,50 acessos para cada cem domicílios.

Por tecnologia, o "xDSL" liderou, com 13,378 milhões de acessos, ou 57,88% do mercado. Em segundo lugar ficou a modalidade "cable modem", com 6,975 milhões de acessos no País no final de maio, resultando em fatia de 30,17%.

Na divisão de mercado, a liderança foi obtida pela Telmex (Claro/Embratel/NET), com 6,987 milhões de acessos (30,23% do total). Em segundo lugar ficou a Oi, com 6,587 milhões de assinaturas (28,50%). A terceira posição foi ocupada pela Telefônica/Vivo, com base de 4,364 milhões de assinaturas (18,88%).

Assinantes de TV paga chegam a 18,7 mi - O Brasil encerrou maio com 18,761 milhões de assinantes de TV paga, informou nesta sexta-feira, 27, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Considerando esse total, de cada cem domicílios, 28,72 tinham o serviço ao final do mês passado. Para calcular esse índice, a Anatel considera o total de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao final de abril, eram 18,576 milhões de assinantes.

São Paulo foi o Estado com o maior número de assinaturas da TV paga ao final de maio, com 7,161 milhões de acessos. Isso significa que de cada grupo de cem domicílios paulistas, 48,84 têm televisão por assinatura. Roraima, por sua vez, registrou 21.647 acessos ao final de maio, o que representa uma densidade de 15,69 assinaturas a cada cem domicílios.

O topo do ranking de densidade foi ocupado pelo Distrito Federal, onde havia 486.127 assinaturas ao final do mês passado, representando 54,82 acessos para cada cem lares. O Piauí, com 72.791 acessos, terminou maio com densidade de 7,75 acessos à TV paga a cada cem domicílios.

Por tecnologia, os serviços por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite - DTH) lideraram, com 61,99% do mercado, ou seja, 11,629 milhões de assinaturas. O serviço de TV a Cabo (TVC) ficou em segundo lugar, com 7,113 milhões de acessos, representando 37,92% do total.

Na divisão de mercado, a liderança ficou com o grupo Telmex (Claro/Embratel/NET), com 10,035 milhões de acessos (53,49% do total). A segunda posição foi ocupada pela SKY/DirecTV, com 5,578 milhões de assinantes (29,74% do mercado). A Oi ficou em terceiro lugar, com 863.088 (4,6%). São citados também Vivendi (GVT), Telefônica, Big Brasil, Algar (CTBC Telecom), NossaTV, Cabo, Prefeitura de Londrina/Copel e "outros".

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