BRASÍLIA - O
Banco do Brasil vai assumir, por quatro meses, os custos da contratação de
vigilantes armados e portas giratórias para garantir o funcionamento do Banco
Postal em 1.827 agências dos Correios. A despesa mensal está estimada em R$ 8
milhões. A formalização do entendimento entre o BB e Correios foi anunciada
nesta terça-feira (3) pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e
Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, em vídeo distribuído para parlamentares,
prefeitos e vereadores dos municípios que seriam atingidos.
Com a decisão, o BB vai arcar
com uma despesa, que, pelo contrato assinado, deveria ser assumida pelos
Correios. Com a alegação de não ter recursos, os Correios anunciaram que
deixariam de prestar serviços do Banco Postal em 1.827 de suas agências em 12
cidades. Mais de 137 mil aposentados e pensionistas seriam prejudicados pela
medida, principalmente, na Região Nordeste, conforme noticiado pelo Valor.
A assessoria de imprensa do
MCTIC informou que a formalização do acordo, no entanto, será assinada hoje ou,
no máximo, amanhã. "O BB, ao longo dos próximos quatro meses, irá
continuar realizando financiamento das ações do Banco Postal. Com isso, até o
fim de janeiro, temos a tranquilidade de encontrar outra solução para que o
Banco Postal não deixe de prestar os excelentes serviços que vem fazendo ao
longo dos últimos anos", disse Kassab em mensagem de vídeo enviada para
parlamentares, vereadores e prefeitos por WhatsApp.
Segundo o deputado Júlio
Cesar (PSD-PI), presente em uma reunião realizada hoje, o BB assumiu os
encargos até janeiro. "Os prefeitos estavam muito nervosos com a
interrupção dos serviços", afirmou, acrescentando que em seu Estado 178
agências do Banco Postal deixariam de funcionar. "O ministro conseguiu
reverter o fechamento do Banco Postal", frisou.
O Banco do Brasil assumiu o
Banco Postal em janeiro de 2012, no lugar do Bradesco. O contrato com o BB
terminaria no ano passado. Como não houve novos interessados em licitação, o
banco e os Correios assinaram acordo para dar continuidade à distribuição de
produtos e serviços da instituição na rede de atendimento do Banco Postal pelo
prazo de até 36 meses.
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