Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

domingo, 19 de janeiro de 2020

Ciclista enfrenta estradas e praias durante 7 dias pedalando entre Jucuruçu e Porto Seguro



cicli1



Um pradense radicado em Jucuruçu, incentivador do ciclismo, inclusive idealizador de vários eventos de ciclismo na cidade de Jucuruçu, cumpriu a meta de pedalar de Jucuruçu até à cidade de Porto Seguro.  Jose Aldo Prado Ramos, 55 anos, gastou 7 dias para chegar ao seu destino, testando os seus próprios limites.

José Aldo pedalou 100 quilômetros pela BA-284 entre Jucuruçu e Itamaraju, depois enfrentou mais 52 quilômetros entre Itamaraju e Prado pela BA-489. A partir do Prado passou a pedalar pela beira mar. Do Prado até Corumbau, percorreu 76 quilômetros. Após atravessar o rio Corumbau ele enfrentou mais 58 quilômetros de costa, até chegar ao destino, Porto Seguro.

cicli2

Os relatos de José Aldo são impressionantes, tanto pelas diversidades encontradas pela estrada e pela costa do litoral, onde na maré baixa era fácil prosseguir, mas na maré baixa, foram muitas vezes que teve que parar e esperar a vez de atravessar rios e falésias. Embora as paisagens do litoral de Prado e Porto Seguro compensaram todos os 7 dias de sacrifícios.

cicli3

José Aldo registrou cada ponto que passou e se deslumbrou em um vídeo que gravou quando pisou na Foz do Rio Cahy, na Praia do Cahy, ao norte do balneário de Cumuruxatiba, a praia símbolo do descobrimento do Brasil onde os português ancoraram em 22 de abril de 1500 e o sub comandante da esquadra de Cabral, capitão Nicolau Coelho promoveu o primeiro contanto com os aborígenes, cuja praia desde 2 de agosto de 1896, passou a pertencer ao Prado, com o desmembramento do território de Porto Seguro para se criar o município de Prado.

cicli4

O ciclista José Aldo viajou carregando uma bandeira simbolizando a sua cidade, Jucuruçu. Em cada ponto o registro foi importante para celebrar a viagem. Ao chegar no Arraial D’Ajuda, foi visitar a Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda, santa padroeira do balneário e considerada a segunda santa brasileira que mais realiza milagres, apaixonada pelas cores branca e azul. A viagem desbravadora de José Aldo, se encerra com a sua visita ao Centro Histórico de Porto Seguro./Por Athylla Borborema/ Show som Rádio web)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.