A diarista Jailma ficou
surpresa ao perceber que recebeu o valor do auxílio emergencial do Governo
Federal em dobro. A moradora de Benfica, Zona Norte do Rio, busca informações
sobre o que deve fazer para devolver o valor a mais depositado na sua conta.
“Eu como sou diarista, não
tenho carteira assinada, pago o meu INSS individual e a pandemia afetou sim
muito a minha renda”, disse Jailma.
“Fiz a minha inscrição no
auxílio. Quando a gente entrou lá no aplicativo da Caixa tem, para minha
surpresa, eu tinha um saldo de R$ 1,2 mil referente a minha parcela. Um valor
correspondente a quem é mãe solteira, quem é chefe de família e eu não sou mãe
solteira, né? Eu tenho um esposo que tem a renda mensal dele também aqui em
casa”, completou.
Jailma mora com a filha e o
marido. Ela desconfia que o sistema deve ter reconhecido ela como “mãe
solteira”, grupo que têm direito ao valor em dobro, por causa de informações
desatualizadas no cadastro único.
“Então eu entendi o que? Que
eles pegaram os dados que eu tinha lá no cadastro único, mesmo desatualizado,
porque há dois anos eu fiz esse cadastro. Está faltando informação e do meu
esposo. Não tem documentação dele, só minha e da minha filha. Eu entendi que, a
partir das informações do cadastro único, eles aprovaram como mãe solteira”,
explicou.
O superintendente regional da
Caixa Econômica Federal, Luciano Medeiros de Castro, disse que esse tipo de
erro é muito “difícil de acontecer”. Segundo ele, o processo de devolução pode
ser entendido em qualquer agência da Caixa Econômica.
“Ela é realmente um exemplo.
O processo de devolução é uma competência do Ministério da Cidadania. Essa é
uma informação que pode ser obtida em uma agência da Caixa”, afirmou o
superintendente./SulBahia News
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