O Dia do Professor é comemorado no Brasil em 15 de outubro. A data celebra a importância dos profissionais da educação que auxiliam na formação de diversas pessoas.
A data comemorativa não é feriado nacional nem ponto facultativo, mas sim um feriado escolar conforme o Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963.
Nesta data mais que especial, o jucurunet em nome do diretor e professor Nilson Correia Amorim e da professora Maria Celeste Ribeiro da Silva - homenageamos todos os mestres do município de Jucuruçu e de todo o Brasil.
A palavra que expressa a admiração, respeito e carinho por meus professores é AGRADECIMENTO.
Agradecer pela paciência, pela partilha de conhecimento, pelos ensinamentos para a vida.
O professor não somente ensina matérias. O professor disciplina alunos, aconselha, gerencia atividades, planeja o futuro e principalmente é formador de opinião. O professor nos faz pensar, refletir, colocar as ideias no lugar. O que seria de nós sem os professores, que, aliados aos pais, nos formam personalidades do bem?
Não importa o ofício ou o saber, para que ele siga existindo é preciso que alguém, a quem chamamos de professor, o passe adiante. Mas a tarefa de transmitir conhecimento, ainda que essencial.
Ser professora é muito mais do que transmitir o conhecimento. É aquela que ensina com dedicação e paciência, é aquele que quebra os nossos galhos, aquele que quando tudo está difícil, abre um sorriso e diz: calma, você vai conseguir. É agir com simplicidade, com companheirismo, estar sempre disposto a te ajudar a qualquer hora. Enfim, todas essas características se resumem em você. Não é a toa que podemos afirmar que você não é nossa professora mas sim uma grande amiga.
Mestre é aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria. Mestre é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida. Mestre não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade. Mestre não é aquele que dá de seu saber, mas aquele que faz germinar o saber do discípulo. Mestre é você, meu professor amigo que me compreende, me estimula, me comunica e me enriquece com sua presença, seu saber e sua ternura.
Penso que esta é a oportunidade ideal para agradecer por tudo aquilo que você faz por mim, por tudo o que me ensina em aula e, também, por tudo de bom que a sua postura séria, honesta e ética sugere a mim e a todos os meus colegas de classe. Acredito que a sua vida seja bastante complicada, com tantas coisas a ensinar, com tantas provas a corrigir, com toda a preocupação em saber se os seus ensinamentos foram assimilados… Creio que sejam poucas as profissões que exijam tanto de alguém como o magistério, pois a sua tarefa não termina quando o sinal sonoro indica o fim da aula, e isso torna a sua função um verdadeiro sacerdócio, não é?
Sei que, às vezes, não sabemos reconhecer o seu esforço e a sua dedicação e, assim, peço-lhe desculpas em meu nome e em nome de meus colegas também. Não é por mal, acredite! Mas, este dia me parece uma boa oportunidade para que todos nós façamos uma promessa para nos comportarmos melhor durante as aulas, para sermos mais atentos, e para retribuirmos a sua dedicação com a nossa dedicação. A gente ouve dizer que a vida do professor é muito sacrificada: muito trabalho, muito estresse, pouco respeito e pouco dinheiro.
No entanto, quero que esta mensagem toque o seu coração e a sua mente
como uma luzinha no fim do túnel, como uma renovação desta sua esperança
latente de que, um dia, finalmente, o mundo saberá reconhecer o valor das suas
palavras, da sua abnegada dedicação, do seu árduo, nobre e sagrado trabalho. Eu
já estou fazendo isso, acredite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário