Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Um Domingo de Ramos atípico, celebração marca o início da Semana Santa em Jucuruçu

 

Fiéis de Jucuruçu percorreram ás ruas da cidade, após a caminhada, todos foram para a igreja católica, para assistir a missa celebrada pelo pároco Gilson Ferreira, que teve a igreja super lotada. 

No domingo de Ramos a Igreja celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando o Senhor entrou na cidade santa montado num jumentinho e foi aclamado pelo povo: "Bendito o que vem em nome do Senhor! 

Hosana nas alturas". Também é o domingo no qual se inicia a Semana Santa, que nos introduz nos sagrados mistérios da Paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Essa semana deve ser vivida com toda reverência e dignidade, pois as celebrações que se realizam nestes dias estão diretamente ligadas a nossa redenção e salvação por meio do sangue de Jesus derramado por cada um de nós. 

O Domingo de Ramos é uma data móvel celebrada no domingo anterior à Páscoa.

Após passar 40 dias no deserto, em jejum e sendo tentado pelo diabo, Jesus chega na cidade sagrada. Conforme diz o evangelho, Jesus adentrou Jerusalém montado em um jumentinho e a multidão que o acompanhava jogou as vestes, mantos e ramos de árvores pelos caminhos. 

Na igreja Nossa Senhora da Esperança, localizada nas quadras 307/308 Norte, diversos religiosos seguravam os ramos de palmeiras e oliveiras — representando vitória — em respeito ao homem que dias antes, teria ressuscitado Lázaro de Betânia.

Nessa ocasião, as pessoas o saudaram com ramos de palmeira e oliveira, motivo pelo qual ficou conhecido como Domingo de Ramos, enquanto Jesus seguia montado em um jumentinho simbolizando a humildade nos seus últimos dias terrenos. 

Portanto, o significado do Domingo de Ramos é recordar o reconhecimento de Jesus como registrado nos Evangelhos: 

“E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.” (Mateus 21: 9-11).

Para recordar, as pessoas costumam levar ramos para a igreja para serem benzidos, bem como realizam procissões lembrando a forma como Jesus foi aclamado. 

Os ramos simbolizam a vitória de Jesus e são levados pelas pessoas para as suas casas que os guardam como força de proteção contra tempestades e outros males. 

Hoje, há padres que recomendam que as pessoas usem raminhos de ervas que podem ser usados para consumo, chás, por exemplo, e que depois de os levarem, para a casa, elas possam utilizar para esse fim, em vez de os deixarem esquecidos. 

Nas igrejas, os ramos benzidos são queimados e as suas cinzas são usadas no ano seguinte para marcar a testa das pessoas na celebração da quarta-feira de cinzas.

Mais fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.