Pentecostes é uma celebração muito importante do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.
Tradicionalmente, o Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e no décimo dia depois do dia da Ascensão.
Juntamente com Natal e a Páscoa, esta é a terceira data mais importante do Ano Litúrgico.
Significado de Pentecostes
O termo Pentecostes é de origem grega, e significa “cinquenta dias depois”, marcando o final da festa Pascal, de acordo com a doutrina cristã.
No dia de Pentecostes, os apóstolos receberam o Espírito Santo e a partir de então, deram início à divulgação dos ensinamentos divinos a fim de converter as pessoas.
Por isso, o dia de Pentecostes é considerado o dia em que teve início a expansão da igreja.
Conforme o Novo Testamento, Pentecostes é o dia da vinda do Espírito Santo.
O Dia de Pentecostes, tal como é comemorado atualmente pelos cristãos, está descrito no livro de Atos dos Apóstolos, no capítulo 2.
"Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos num só lugar.
De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.
E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava." (Atos dos Apóstolos 2, 1-4)
Entretanto, no Antigo Testamento, o Pentecostes era celebrado tradicionalmente pelo povo hebraico como Shavuoth, que significa "Semanas".
Nessa época, o significado desta celebração era agradecer a Deus pela colheita e lembrar do dia em que Moisés recebeu as Tábuas com as Leis Sagradas (Torah).
"A partir do dia seguinte ao sábado, o dia em que vocês trarão o feixe da oferta ritualmente movida, contem sete semanas completas.
Contem cinquenta dias, até um
dia depois do sétimo sábado, e então apresentem uma oferta de cereal novo ao
Senhor." (Levítivo 23,15-16)
Nenhum comentário:
Postar um comentário