Na sexta-feira, a frente fria vai se deslocar para o Oceano Atlântico, mas a associação entre os demais sistemas meteorológicos presentes, desde os baixos até os altos níveis da atmosfera, vão contribuir para a persistência da chuva, especialmente no norte do Espírito Santo, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e na Bahia (oeste, sul, sudoeste e, principalmente, no litoral sul – área que abrange desde o município de Porto Seguro até o extremo sul do estado).
A região da Bahia citada pode registrar os maiores volumes de chuva, superando 100 milímetros (mm) em locais pontuais.
Figura 1: Previsão do modelo numérico Cosmo 7 km para sexta-feira (21), às 18h (horário de Brasília), com as variáveis de chuva acumulada (a) e temperatura do ar (b), linhas de corrente e umidade relativa do ar em 700 hPa.
Fim de semana
Entre sábado (22) e domingo (23), o tempo instável e chuvoso permanece em toda a faixa litorânea da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano e a cidade de Salvador (BA).
O cenário se mantém devido à circulação dos ventos úmidos vindos o Oceano Atlântico, assim como o padrão em médios e altos níveis da atmosfera./Bahiaextremosul
Nenhum comentário:
Postar um comentário