Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 19 de abril de 2023

PGR pede acesso às investigações dos atos golpistas de 8 de janeiro

 

O Supremo Tribunal Federal começou hoje um julgamento decorrente dos os ministros vão decidir se aceitam ou não as 100 primeiras denúncias apresentadas pela Procuradoria Geral da República. 

Hoje exatos 100 dias depois dos ataques assédios dos Três Poderes da República teve início o julgamento no plenário virtual do supremo que é o sistema eletrônico da corte os ministros estão analisando denúncias apresentadas pela Procuradoria Geral da República Contra 100 pessoas são os casos considerados mais graves e são os primeiros porque os denunciados permanecem presos é a primeira leva de denúncias analisada pelo STF. 

Mesmo que os supostos crimes sejam similares cada caso está sendo analisado individualmente de acordo com a essas pessoas se associaram de forma armada a partir de convocações por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens com o objetivo de praticar crime contra o estado democrático de direito. 

Os denunciados foram identificados em inquéritos que investigam os autores intelectuais incitadores e executores dos atos golpistas de 8 de janeiro dois ministros já se manifestaram no julgamento. 

O relator Alexandre de Moraes e Dias Toffoli votaram para que os 100 denunciados se tornem Réus em um trecho do voto Ministro Alexandre de Moraes disse que os golpistas pretendiam destruir o regime democrático. 

Pregando a violência o arbítrio o desrespeito a separação de poderes e aos direitos fundamentais em suma pleiteando a tirania o arbítrio a violência e a quebra dos princípios republicanos como se verifica pelas manifestações criminosas ora imputadas ao denunciado Toffo. 

Ele acompanhou o voto do relator como o julgamento é no plenário virtual os ministros têm até a próxima segunda-feira dia 24 para votar se a denúncia for recebida e a ação aberta provas serão Reunidas como os depoimentos de Testemunhas de defesa e de acusação e os interrogatórios dos réus A Procuradoria Geral da República já apresentou denúncia contra outras 1.290 pessoas por envolvimento nos atos golpistas dessas 163 segue a empresas. 

Todas as denúncias serão analisadas pelo Supremo hoje a polícia federal deflagrou a décima fase da operação lesa Pátria que investiga os envolvidos nos ataques golpistas prendeu mais 13 pessoas e cumpriu também 22 mandados de busca e apreensão. 

Os mandados de prisão foram cumpridos no distrito federal e em mais sete estados três dos 16 suspeitos ainda estão foragidos as ordens de prisão estão sob sigilo mas a TV Globo conseguiu apurar os nomes de alguns dos investigados. 

Entre os presos em Minas Gerais está Silvio de Mello Rocha que a presidente do diretório municipal do PL em Monte Azul no Paraná o médico veterinário Paulo Matos foi preso a PF também aprendeu armas e munições que estavam na casa dele no Rio de Janeiro foi preso o tenente coronel da reserva da Aeronáutica Euro Basílica Vieira Magalhães em Goiás o ex comandante da Rotam do Estado Coronel Benito Franco em São Paulo foi preso Nelson Eufrazino filmado tentando quebrar vidraças do supremo no dia dos ataques o suspeito de participação e financiamento são investigados por pelo menos seis crimes Abolição violenta do Estado democrático de direito. 

Golpe de estado dano qualificado Associação criminosa incitação ao Crime e Destruição ou inutilizarão de bem especialmente protegido desde o dia 20 de janeiro a operação lesa Pátria já aprendeu 65 pessoas e cumpriu 174 mandados de busca e apreensão cautelar. 

Nesse caso é desproporcional porque o cliente tem trabalho e Residência fixa e é primário nós não conseguimos contato com as defesas dos outros presos citados na reportagem. /G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.