A Câmara de Vereadores de Porto Seguro aprovou em 1ª votação, nesta quinta-feira (20/04), o projeto do executivo municipal 016/23, que reconhece a patxôhã, língua materna do povo pataxó, como língua cooficial do município. Segundo o site Jojô Notícias, a iniciativa do prefeito Jânio Natal (PL) teve o acompanhamento de vários professores da comunidade indígena pataxó durante a sessão.
O projeto prevê a realização de audiências públicas com os povos indígenas, campanhas institucionais com placas indicativas no idioma e o incentivo de sua aprendizagem nas escolas e meios de comunicação.
“Porto Seguro é a primeira cidade da Bahia a adotar legítimo procedimento”, destacou o vereador Vinicius Parraccho (UB). Já o professor da língua materna e servidor da Secretaria de Educação, Roni Pataxó, celebrou a aprovação do projeto pela unanimidade dos vereadores. Segundo ele, a sociedade está com um olhar de valorização da cultura indígena, especialmente à do povo pataxó, originário da Terra Mãe do Brasil.
O projeto ainda será submetido a uma segunda votação e, caso aprovado, seguirá para a sanção do prefeito e se tornará lei. A medida é considerada um importante reconhecimento à cultura e história dos povos indígenas, além de promover a inclusão e o respeito às diferenças linguísticas./Radar News
Nenhum comentário:
Postar um comentário