Neste ano de 2023 prefeitos de diversos municípios receberam um motivo a mais para se preocupar. O dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) repassado para as prefeituras tem demonstrado queda excessiva, em relação ao que foi transferido no mesmo período do ano passado.
A crise financeira que tem chegado aos Executivos Municipais através da queda da arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios já leva algumas Prefeituras a situações drásticas entre elas, a possibilidade de fechamento de sedes do poder Executivo.
A idéia de fechar as Prefeituras se alimentam uma vez que seria impossível manter em dia o pagamento de servidores, prejudicando o funcionamento dos setores visto que seria necessário manter abertas apenas setores e/ou atividades consideradas inadiáveis.
Os riscos são extremamente grandes, já que com a falta de recursos as Prefeituras podem ser extremamente prejudicadas com a possibilidade de grandes chances de endividamento, causando impacto na vida de todos os funcionários e de toda população.
Muitas prefeituras dependem do FPM para manter funcionando áreas fundamentais, consideradas de primeira necessidade da população. É o caso de vários municípios que não possuem arrecadação suficiente para atender todas as necessidades básicas dos habitantes.
A situação que preocupa os gestores acende um alerta e faz as administrações públicas repensarem prioridades e formas de trabalho que facilitem e contribuam para o bom desenvolvimento dos municípios./ focodenoticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário