A queda de energia que causou um apagão em vários estados brasileiros na manhã desta terça-feira, 15 de agosto, foi causada por uma ocorrência nacional.
Segundo a Neoenergia, uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em vários estados brasileiros.
Pelas redes sociais, há relatos de falta de energia em vários estados do Nordeste, como Pernambuco, Bahia, Maranhão e Ceará, além de outras regiões do país, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste.
O órgão diz que a interrupção da energia ocorreu às 8h31, devido à abertura da interligação Norte/Sudeste. As causas estão sendo apuradas.
Segundo a entidade, o abastecimento está sendo retomado em todas as regiões e, até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
O Ministério de Minas e Energia também se manifestou, afirmando que determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada da distribuição energética, assim como apurar as causas do incidente.
“A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível”, diz nota divulgada pela pasta.
Apagão no Nordeste
No decorrer da manhã, a Neoenergia Pernambuco informou que a ocorrência afetou 35% das cargas em todas as regiões do estado. A entidade também disse que foi autorizada pelo ONS a restabelecer o total de cargas afetadas no estado.
“A ocorrência teve início às 8h31 e o processo de recomposição das cargas ocorreu gradativamente. O restabelecimento do fornecimento nas áreas atingidas iniciou às 9h03 e foi concluído às 10h37. As causas da ocorrência ainda estão sob análise pelo ONS”, disse a Neoenergia, em nota.
Às 10h22, o Ministério de Minas
e Energia afirmou que 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste
estavam recompostos. Neste mesmo horário, o abastecimento já havia sido
restabelecido nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste./ UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário