A Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento padronizado em âmbito nacional que utiliza o CPF como único número de identificação. Além de melhorar a segurança contra fraudes, a CIN permite maior integração de dados, substituindo o RG tradicional. Disponível em formato físico e digital, o documento será obrigatório a partir de 28 de fevereiro de 2032, mas os modelos anteriores continuam válidos até essa data.
Na Bahia, a emissão da CIN começou oficialmente em julho de 2024, após a adequação do sistema estadual. Atualmente, os cidadãos podem agendar a emissão online pelo site do governo (clique aqui para fazer o agendamento), e após comparecer ao SAC localizado próximo ao camelódromo levando apenas o CPF e a certidão de nascimento ou casamento.
A nova CIN pode ser emitida nos seguites formato: Cartão, Papel e Digital (que pode ser acessado pelo aplicativo gov.br disponível para Android e Apple). A emissão da primeira via é inteiramente gratuita. A segunda via da CIN custa R$ 86,66, exceto em caso de roubo ou para pessoas a partir de 65 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário