A professora Iracy Pereira dos Reis, pioneira como primeira vereadora eleita pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em Eunápolis, faleceu na quarta-feira (2), aos 78 anos. Defensora incansável da educação pública e dos direitos dos trabalhadores, ela passou seus últimos anos em Iraporanga, sua terra natal, no município de Iquara, na Chapada Diamantina, após se aposentar.
Segundo relatos de pessoas próximas, Iracy sofreu uma queda no banheiro e foi levada ao hospital, onde veio a falecer em decorrência de um infarto. Seu velório e sepultamento ocorreram na manhã de quinta-feira (3), na Fazenda Canguçu, propriedade da família, no mesmo município.
Legado de luta e educação
Alick Maia, empresário e amigo de longa data, destacou a trajetória de Iracy: "Ela foi um símbolo de resistência pela educação e pelas causas sociais, sempre defendendo os mais vulneráveis." Eleita vereadora entre 1997 e 2000, ela ajudou a fundar o PT na região, ao lado de nomes como Melquíades Espíndola, Lucas Leite, Zezinho Carneiro e Sumário. "Sua dedicação de quase 40 anos a Eunápolis a consagrou como uma educadora por vocação", completou Maia.
Homenagens e reconhecimento
Em sinal de luto, a APLB
Sindicato de Eunápolis suspendeu suas atividades na quinta-feira (3),
destacando em nota: "Iracy será lembrada por sua determinação e
integridade, deixando contribuições que inspiram a luta por uma sociedade mais
justa."
Nenhum comentário:
Postar um comentário