Teixeira de Freitas: O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), principal unidade de saúde do extremo sul da Bahia, enfrenta uma grave crise administrativa marcada por denúncias de atrasos salariais, falta de transparência e uma série de derrotas judiciais trabalhistas. A unidade, gerenciada pelo Instituto Fernando Filgueiras (IFF) e mantida com recursos públicos, é a única esperança para milhares de pacientes de baixa renda da região.
Além das reclamações de usuários, a gestão do hospital é questionada por seus próprios funcionários. Recentemente, a Justiça condenou o HECB a pagar o adicional de insalubridade de 20% a agentes de portaria, recepcionistas e auxiliares administrativos que atuam na UTI e no Centro Cirúrgico. A decisão, com valores retroativos a maio de 2024, foi amplamente divulgada pelos sindicatos da categoria.
Condenações Trabalhistas e Crise Institucional
A condenação ao pagamento da insalubridade, referente a um processo de 2024 com decisão em 2025, é uma das perdas judiciais sofridas pela gestão. Outras vitórias dos trabalhadores na Justiça incluem o estabelecimento de regras claras para a dobra de plantão, apontando falhas administrativas recorrentes.
Essas condenações ocorrem em um contexto de denúncias graves: atrasos no pagamento de salários e do FGTS, falta de repasses legais e um suposto alto índice de mortalidade dentro do hospital, que preocupa a população regional.
Silêncio da Administração
O Instituto Fernando Filgueiras (IFF), empresa parceira do Governo do Estado na administração de várias unidades de saúde, não tem respondido aos pedidos de informação da imprensa. Ligações não são atendidas e e-mails não obtêm resposta, aumentando a percepção de falta de transparência na gestão da principal referência em saúde pública da região.
O Liberdade News segue apurando o caso, dada a relevância do HECB para a população e a necessidade de transparência na aplicação de recursos públicos e no respeito aos direitos dos trabalhadores e pacientes./Liberdade News
Nenhum comentário:
Postar um comentário