Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Homem que nasceu enxergando apenas em preto e branco tem antena implantada na cabeça para conseguir “ouvir” as cores



Um homem que nasceu com um problema nos olhos está próximo de perceber as cores dos objetos por conta de um tratamento inovador. Ele teve uma antena implantada em seu cérebro, a qual fica exposta de forma externa para captar as vibrações de cada cor.

Neil Harbisson, de 31 anos, usou um “olho eletrônico” externo por 10 anos, o qual capta as frequências de cor por meio de uma câmera e as transforma em vibrações sonoras. Morador de Londres, na Inglaterra, ele nasceu com acromatopsia, condição rara que permite a ele enxergar apenas em preto e branco.

Ele já convenceu os cirurgiões a implantar o chip dentro de seu crânio, a fim de perceber as cores mesmo embaraçadas. Um conector WiFi dentro do chip permite que ele escute as imagens enviadas a partir de um telefone celular, sem se quer olhar para elas.

A antena ciborgue (ou Eyeborg), é composta por uma única câmera em uma extremidade e uma entrada de áudio em outra extremidade. Essa segunda entrada lhe permite receber espectro visual captado por sua câmera através de vibrações ósseas. Cada cor tem uma vibração diferente, com notas de sons variadas entre elas.

A entrada de áudio havia sido usada anteriormente fora de sua cabeça, mas agora foi implantada dentro de seu crânio, de forma a ele ter maior profundidade de percepção das cores. Os novos conectores WiFi e Bluetooth significam que ele é a primeira pessoa no mundo a experimentar uma imagem sem realmente vê-la.


Harbisson teve o implante inserido durante uma série de operações em Barcelona, entre dezembro de 2013 e este mês. Ele vai apresentar o resultado de seu tratamento hoje (17) para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.