O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, participou nesta quarta-feira (21), em Brasília, de sua primeira reunião com o novo ministro da Saúde, Marcelo Castro. Além do secretário, participaram do encontro também o representante do governo baiano no Distrito Federal (DF), Jonas Paulo, e o deputado Paulo Magalhães (PSD).
Durante a audiência, Vilas-Boas destacou as dificuldades financeiras enfrentadas por estados e municípios no financiamento ao setor e pediu ao novo chefe da Saúde que a pasta corrija distorções nos repasses e assuma o pagamento de serviços já em funcionamento na Bahia e ainda não habilitados.
O governo baiano quer do ministério R$ 318 milhões em recursos federais, dos quais 60% seriam destinados aos municípios, montante que, segundo a secretaria, contribuiria para dar um suspiro às finanças da pasta e abrirá condições para novos investimentos.
O atual chefe da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) também afirmou que a Bahiafarma, laboratório farmacêutico estadual, “deveria ser o agente catalisador do processo de industrialização farmacêutica em nosso estado”.
Ao responder aos pleitos do secretário, Castro afirmou que apoiará e “fortalecerá os projetos de desenvolvimento” da saúde no estado e também confirmou que virá ao estado, no final de novembro, para participar do lançamento da campanha contra a sífilis congênita na Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário