As unidades de saúde de Porto Seguro registraram nas últimas horas uma grande procura por atendimento de pessoas com sintomas de diarreia, vômito, dor no estômago, secura nos olhos e irritação na pele.
A movimentação nas unidades preocupou a Secretaria de Saúde do município que trata os casos como uma possível intoxicação devido ao fenômeno da Maré Vermelha. Nesta terça-feira, 29, de março, a prefeitura emitiu uma nota sobre o assunto:
A prefeitura de Porto Seguro informa que a ocorrência do fenômeno Maré Vermelha (ainda sem confirmação) está recebendo total atenção e os possíveis casos que deram entradas desde segunda-feira, 28 de março, até o presente momento, em toda a Rede de Urgência e Emergência foram devidamente acompanhados pelas equipes de saúde, recebendo a medicação necessária para controle dos sintomas, que não apresentam complicações graves à saúde.
Os principais sintomas relacionados à Maré Vermelha são diarreia, enjoos, vômito, dores de estômago, tremores, além de ardor, secura nos olhos, tosse, irritação na pele e dificuldade de respirar devido à exposição das ondas e do vento. O tratamento é sintomático e envolve hidratação oral ou venosa, possibilitando alívio das dores abdominais.
O fenômeno da Maré Vermelha acontece em todos os mares do planeta e é caracterizado pelo excesso de algas durante um período transitório. Elas liberam substâncias que podem contaminar animais aquáticos, além de intoxicar pessoas que se alimentam destes animais. Neste período, recomenda-se evitar banho de mar. Ao aparecimento dos sintomas, procure a unidade de Urgência e Emergência mais próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário